Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Micélio desenvolvendo estruturas peculiares

Fi Psi

Esporo
Cadastrado
25/11/2021
2
2
24
Olá, bom dia a todos!
Podem me chamar de Fi Psi (ΦΨ).Sou novo aqui e no cultivo de cogumelos
Recentemente começei meu primeiro cultivo, PFTEK com GT, que honestamente tinha quase tudo para dar errado, mas que talvez ainda haja alguma espença. Vou apresentar minhas/as condições do meu cultivo e depois uma situação significativamente peculiar que aconteceu:
Usei 2 medidas vermiculita para 1 de arroz integral, creio que eu possa ter adicionando mais água do que o ponto ideal. Coloquei tudo na panela de pressão em um recipiente de vídro e deixei em pressão com fogo baixo por 1 hora e meia. Ao invés de usar o mesmo recipiente de vidro, troquei por uma garrafa PET (que erro que cometi em...) de 3L que eu havia esterilizado anteriormente com álcool 70 e choque térmico. Com o substrato ainda significativamente quente, inoculei aproximadamente 5mL de cultura líquida de GT (na superfície do substrato). A garrafa, por conta do processo de choque térmico que havia feito e do calor tranferido do substrato, acabou deformando e atrapalhando no sistema de vedação que eu havia planejado, então envolvi parte da garrafa em algumas camadas de papel filme, deixando a parte da tampa com um pedaço de algodão na boca, vedada com micropor.
Como o substrato ainda estava quente, acabou condensando muita água nas paredes internas da garrafa, aumentando e muito a humidade.
Passado apenas 1 dia, consegui observar um pequeno esbranquiçado cobrindo apenas meio grão de arroz, com o tempo ele foi crescendo e mais "colônias" surgiram (ao menos visivelmente). Entre os dias 2 e 3, senti um cheiro bem desagradável, que me preocupou pois indicava contaminação, bacteriana possívelmente visto que não há sinais visíveis aparentes de qualquer tipo de fungo filamentoso além do meu, ao menos nas paredes. Não descartando a possibilidade de ser algum outro fungo invasor, pinguei algumas boas gotas de água oxigenada no fita que cobria a boca da garrafa, repeti isso 3 vezes no dia, 2 no dia seguinte e 1 no posterior a este, o cheiro melhorou um pouco. Para tentar controlar a humidade, coloquei um tipo de tubo com alguns agentes secantes dentro e alguns furos encima para o ar circular.
Agora, contudo, vem os eventos que me deixaram curioso e cheio de dúvidas: no dia 5, notei que uma das "colônias" estava criando uma espécie de broto. Inicialmente achei que era pinos, mesmo o meio não estando nas condições ideias para pinagem, mas depois fui atrás de imagens e notei que em todas elas, os pinos tinham uma espécie de bolha na ponta, normalmente variando de cor com o micélio. Os meus contudo, não apresentavam essa bolha, no lugar, o micélio parecia a ponta de um cotonete, só que menor, mais comprida e fofa/"peluda".
estrutura peculiar - dia 6 - foto 1.jpegestrutura peculiar - dia 6 - foto 2.jpegestrutura peculiar - dia 6 - foto 3.jpeg
Hoje, dia 6, essas "pontas de cotonete" cresceram, e quase todas as outras colônias (com excessão das menores) começaram a desenvolver diversas dessas estruturas. Alguém sabe o que é?
Adicionalmente, alguém saberia me aconselhar algo com relação à contaminação? Sei que o recomendado seria jogar tudo fora, mas eu realmente mesmo não quero perder toda essa leva, queria conseguir nem que fosse 1 cogumelo dela para fazer um carimbo, porque só tenho mais 5mL de cultura líquida e nenhum carimbo dessa variante e tenho medo de fazer um novo cultivo com ela e acabar pondo tudo a perder.
Obrigado pela atenção : )
 

Anexos

  • dia 1 - foto 1.jpg
    dia 1 - foto 1.jpg
    236 KB · Visualizações: 6
  • dia 1 - foto 2.jpg
    dia 1 - foto 2.jpg
    448.2 KB · Visualizações: 5
  • dia 1 - foto 3.jpg
    dia 1 - foto 3.jpg
    236.3 KB · Visualizações: 5
  • dia 1 - foto 4.jpg
    dia 1 - foto 4.jpg
    647.5 KB · Visualizações: 5
  • dia 1 - foto 5.jpg
    dia 1 - foto 5.jpg
    356.6 KB · Visualizações: 5
  • dia 1 - foto 6.jpg
    dia 1 - foto 6.jpg
    350.2 KB · Visualizações: 5
  • condensação - dia 6.jpeg
    condensação - dia 6.jpeg
    70.4 KB · Visualizações: 5
  • condensação + micélio - dia 6.jpeg
    condensação + micélio - dia 6.jpeg
    136.3 KB · Visualizações: 5
  • estrutura peculiar - dia 6 - foto 4.jpeg
    estrutura peculiar - dia 6 - foto 4.jpeg
    49.5 KB · Visualizações: 5
  • estrutura peculiar - dia 6 - foto 5.jpeg
    estrutura peculiar - dia 6 - foto 5.jpeg
    52.6 KB · Visualizações: 5
  • foto frente - dia 6.jpeg
    foto frente - dia 6.jpeg
    100.7 KB · Visualizações: 5
  • micélio + estrutura peculiar - dia 6 - foto 1.jpeg
    micélio + estrutura peculiar - dia 6 - foto 1.jpeg
    73.9 KB · Visualizações: 5
  • micélio + estrutura peculiar - dia 6 - foto 3.jpeg
    micélio + estrutura peculiar - dia 6 - foto 3.jpeg
    85.7 KB · Visualizações: 4
  • seringa após inoculação - dia 6 - foto 1.jpeg
    seringa após inoculação - dia 6 - foto 1.jpeg
    263.9 KB · Visualizações: 4
  • seringa após inoculação - dia 6 - foto 2.jpeg
    seringa após inoculação - dia 6 - foto 2.jpeg
    45.2 KB · Visualizações: 4
  • tampa - dia 6 - foto 1.jpeg
    tampa - dia 6 - foto 1.jpeg
    74.9 KB · Visualizações: 5
  • tampa - dia 6 - foto 2.jpeg
    tampa - dia 6 - foto 2.jpeg
    52.1 KB · Visualizações: 7
Recomendo seguir o tutorial da pftek exatamente como é.

Provavelmente esses cotonetes vão ser o único micélio (talvez de cubensis) que vai ver no substrato e Apenas por ter inoculado com cultura liquida.
Que deu uma vantagem pra ele.

Mas além da aparência, se falou que está fedendo, o restante vai ficar tudo dominado por bactérias.

A, alguns cultivadores dizem que a formação dessas hifas "esticando" são a forma que o micelio tem de buscar substrato livre.
O que seria um sinal ruim, já que ele só buscaria se não conseguisse colonizar a parte que está.
 
Última edição:
Back
Top