Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Meus bolos PF Tek inoculado com cultura líquida, possivelmente estagnaram o crescimento com 12 dias

hugocpj

Hifa
Cadastrado
22/03/2020
34
9
28
Inoculei bolos PF Tek à 11 dias atrás, e cresceu bem rápido o micélio sob temperatura constante de 28-30°. Nestes últimos dias comecei a notar algo errado com os bolos, percebi que uns encolheram de forma muito acentuada e apareceu acúmulo de água dentro do copo, enquanto um dos copos desenvolveu bem e não encolheu. Os que encolheram o micélio possivelmente parou de crescer e não completou. Ontém fiz mais furos no alumínio com fita porosa, e hoje fui conferir a os bolos encolhido, estavam com aparência de seco e sumiu o acúmulo de água dentro do copo, enquanto o bolo que se desenvolveu bem, não encolheu e continua com acúmulo de água.

Estou achando que errei na preparação do substrato, acabei exagerando na quantidade de arroz e acrescentei pouca água. Desde o momento que enchi os copos achei que ficou muito compacto, com aparência de seco e fiz a esterilização normal .Depois que começou a colonização, encolheu o micélio, ficou com um aspecto batumado com acúmulo de água dentro do copo

Um copo, inoculei com seringa de esporos, e inicialmente não vingou. 5 dias depois inoculei com outra seringa, aí começou a surgir o micélio, mas de repente, não cresceu mais. Observem nas fotos

Se eu cortar os pedaços que não prosseguiu de todos os bolos, daí fazer dunk na geladeira por 12-24horas, há possibilidade de salvar?
 

Anexos

  • 20200730_204916.jpg
    20200730_204916.jpg
    1.3 MB · Visualizações: 15
  • 20200730_204912.jpg
    20200730_204912.jpg
    1.3 MB · Visualizações: 16
  • 20200730_204757.jpg
    20200730_204757.jpg
    1.2 MB · Visualizações: 15
  • 20200730_204452.jpg
    20200730_204452.jpg
    1.3 MB · Visualizações: 15
  • 20200730_204648.jpg
    20200730_204648.jpg
    1.3 MB · Visualizações: 13
  • 20200730_204534.jpg
    20200730_204534.jpg
    1.2 MB · Visualizações: 12
  • 20200730_205257.jpg
    20200730_205257.jpg
    1.4 MB · Visualizações: 12
  • 20200730_205254.jpg
    20200730_205254.jpg
    1.4 MB · Visualizações: 13
Última edição:
Não estás sozinho! Estou exactamente com o mesmo problema. Meus bolos de cultura líquida cresceram um pouco nos primeiros dias e depois deixaram de crescer.. :((((
 
Faça marcações com uma caneta e espere ao menos uma semana para ter certeza de que estagnou ou se apenas o crescimento não está lento.
 
Oi, voltou a crescer? to querendo aprender sobre cultura líquida, ver se vale a pena mesmo

Talvez essa área da Biblioteca possa lhe ajudar, caro @bruuno:

 
Inoculei bolos PF Tek à 11 dias atrás, e cresceu bem rápido o micélio sob temperatura constante de 28-30°. Nestes últimos dias comecei a notar algo errado com os bolos, percebi que uns encolheram de forma muito acentuada e apareceu acúmulo de água dentro do copo, enquanto um dos copos desenvolveu bem e não encolheu. Os que encolheram o micélio possivelmente parou de crescer e não completou. Ontem fiz mais furos no alumínio com fita porosa, e hoje fui conferir a os bolos encolhido, estavam com aparência de seco e sumiu o acúmulo de água dentro do copo, enquanto o bolo que se desenvolveu bem, não encolheu e continua com acúmulo de água.

Estou achando que errei na preparação do substrato, acabei exagerando na quantidade de arroz e acrescentei pouca água. Desde o momento que enchi os copos achei que ficou muito compacto, com aparência de seco e fiz a esterilização normal .Depois que começou a colonização, encolheu o micélio, ficou com um aspecto batumado com acúmulo de água dentro do copo

Um copo, inoculei com seringa de esporos, e inicialmente não vingou. 5 dias depois inoculei com outra seringa, aí começou a surgir o micélio, mas de repente, não cresceu mais. Observem nas fotos

Se eu cortar os pedaços que não prosseguiu de todos os bolos, daí fazer dunk na geladeira por 12-24horas, há possibilidade de salvar?
Ola Sou novata em experimentos, mas em minhas experiências e pelas dicas dos próximos aqui, me deram conta que: próximo a 30 graus o micelio da uma estagnada, e se acumula gotículas de agua no vidro, ( tem até lógica, se aumentar a temperatura vai ficar todo molhado, vapor de agua pra todo lado.

isso de molhado para todo lado, comprovei por outra experiência ao acaso.

Cheguei a ter 30 graus na agua do terrário (onde esta a argila expandida) e 60 no aquecedor., mas com incríveis 52 graus ambiental dentro do terrário e o micelio não morreu, mas virou uma sauna mesmo, vapor, fumaça mesmo e agua por toda parte, ( agua dentro do seu vidro ).

Se temos 2 graus a mais dentro do substrato pela colonização, fazendo as contas 30 + 2 = 32 graus o que leva a estagnação.

Creio que o Ideal é entre 26 a 27 graus o que na conversão é 28/30 graus o que pode ser uma mínima e máxima ( somente o que eu acho ok não tenho propriedade pra falar, mas e onde tenho observado a evolução. ).

Sobre fazer furos extras, na colonização com alta temperatura, 30 graus creio que somente ira perder umidade fazendo ficar com aparência de seco mesmo.
 
Back
Top