Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Meu Primeiro Diario, experimento de substratos Milho seprando o endosperma vitreo

Diário de cultivo completo.
24/10/²°²°
Ola pessoal, iniciei um experimento de substratos, para ver qual me adapto melhor.



Neste primeiro experimento a materia prima foi o milho e alpiste.

Através de moinho, triturei os grãos, de milho duas vezes, 1603574729526.jpeg a primeira para retirar a casca e a segunda para separar o embrião e o farináceo. obtendo assim quatro substratos para teste.

O primeiro consiste em ( endosperma vitreo ) que é a parte amarela do milho onde esta a vitamina A e os principais nutrientes .
O Segundo substrato consiste na camada negra, Embrião e Endosperma farináceo.
( acho que é a parte que mais estraga no milho ) segundo teste que realizei em banho Maria, este foi o primeiro a ficar degradado em dois dias enquanto o endosperma vitreo se manteve em boas condiçoes por longo período.

A Foto mostro os três subprodutos . 1603575896637.jpeg.

todos os substratos foram levados a ferfura por 15 minutos, em um pre cozimento, para retenção de umidade.

Para os recipientes de evolução do micelio, adquiri vidros contendo açúcar de coco o mesmo que de azeitona, e atraves do processo de resistência elétrica e choque termico, cortei os vidros, achei adequando para facil remoção após a colonização e um fechamento, mais seguro na esterilização, 1603576193550.jpeg.

Substratos armazenados:

01 endosperma vitreo semi puro, + selo de vermiculita, por segurança
02 endosperma vitreo + vermiculita, mistura padrão para PFtec, + selo de vermiculita, conforme ( esporos no ar )
03 camada negra, Embrião e Endosperma farináceo + selo de vermiculita por segurança
04 Alpiste + selo de vermiculita, por segurança
05 Arroz integral mistura padrão para PFtec, + selo de vermiculita. conforme ( esporos no ar )


1603577189119.jpeg

foram feito dois furos em cada tampa com prego, e colocado fita micropore em cada orifício.

1603577365225.jpeg

Foi colocado duas camadas de papel alumínio nas tampas.




todos os Substrato foram levados para pressão por 1:15 minutos, iniciando em fogo alto, e após pegar pressão deduzido a fogo baixo pelo tempo restante.
1603577512428.jpeg 1603577581937.jpeg

Séra inoculada os esporos

AB+AKN
Albino
Florida
Porto Rico
Cambodia

A Panela esta Esfriando agora, depois posto a inoculação.


25/10/²°²°

A inoculação:




1603639080234.jpeg

Ganhei experiência hoje, Lição aprendida:

Não utilize copos plásticos descartáveis para guardar esporos, primeiro por o copo ser frágil e qualquer apertão e lá se vai os esporos pela geladeira a fora.

Segunda lição sobre os copos descartáveis:
1603639284573.jpeg

Os esporos ficam grudados no olho d'água, ou seja fica grudado nas laterais e eles não soltam, mesmo com jatos de seringa.


Foi uma surpresa para mim buscar no fundo da geladeira os esporos e perceber que se derramaram do copo descartável e se fez um lago de esporos dentro do recipiente onde os copos estavam, ( perdidos ) eu tinha apenas um copo de vidro que ficou intacto e estava em boas condições.

Tendo em vista o ocorrido retirei o restante de esporos de cada copo descartável e injetei no copo de vidro, fazendo uma cultura multi esporos de 5 estirpes diferentes, a chance de contaminação é alta, mas como não tinha mais esporos e so o copo de vidro não sendo suficiente, não tive escolha.

Estava chovendo, eu sem luvas, e vendo o ocorrido, não fui comprar, também não usei capela laminar, apenas mascara.

consegui 4 seringas que eu ja tinha, eu as reutilizei, fervendo elas, usei apenas uma agulha nova, flambando a cada inoculação.

Agora estou sem esporo nenhum, vou dar uma parada nos experimentos.

(vou ter que arrumar esporos)

Bem é isso, tudo muito rústico, sem os cuidados extensivo de assepsia, com seringas reutilizadas, sem luvas com uma cultura com tudo pra dar errado, por ter vazado e utilizando todo o restante em uma multi cultura so.

Mas Alexander Fleming, em 1928 por acidente descobriu a penicilina.
vai que da certo, em 10 dias posto o resultado.


Obrigado Nitive, ExPoro e Kvasir Valeu.
 
Última edição:
Uma distração, Hoje é o dia de dar tudo errado, Game Over para o Micelio

tinha 3 bolos no terrario aguardando a frutificação, mas:

Game Over para o Micelio, depois da primeira colheita , fui ajustar de 24 para 25 graus no terrario ajustando o termostato w1209 para 25 graus deixei ele piscando no ajuste, nem percebi, que ele ficou piscando, depois de horas vi o terrário todo embasado, olhei no termostato e ele estava piscando e HHH com alarme de temperatura, olhei no outro termômetro que mede a temperatura da agua do terrário e estava em 30 graus, abri a tampa e o vapor de agua subiu quente, peguei um outro termômetro e medi o terrario no aquecedor e estava incriveis 60 graus. então medi o ar no terrário incríveis 52 graus.

Bem é isso: game over pro micelio, vou aguardar duas semanas, antes de descartar, mas ja tenho por certo que estou no marco zero.

Um dos bolos que pesava quase 500 gramas , ficou leve agora, umas 300 gramas,

Mamae dizia quando a cabeça não pensa o corpo padece.

vou exercitar a paciência nos próximos 10 dias e ver se a estufa vai me surpreender, ou comprar esporos e de volta aos experimentos, penso na borra de café agora ou farinha de kibe.

vou fazer um sistema de segurança para isso não acontecer mais.

Estou pensando em muda meu apelido e meu avatar de Estrelinha para
1603646802269.jpeg

KKKKK

que nada, passo a passo e conquisto, o que se ganha é experiência.

Esta ai uma coisa estranha, Hoje dia 27/10/2020 e foram uns jatos de agua nos bolos, uma umedecida, e o cheiro estranho deu lugar ao antigo cheiro de micelio saudável, como pode estar vivo depois de passar mais de 60 graus na estufa, eu não sei, mas o cheiro molhado é de micelio, e parece vivo algo cresce ali.
 
Última edição:
Uma distração, Hoje é o dia de dar tudo errado, Game Over para o Micelio

tinha 3 bolos no terrario aguardando a frutificação, mas:

Game Over para o Micelio, depois da primeira colheita , fui ajustar de 24 para 25 graus no terrario ajustando o termostato w1209 para 25 graus deixei ele piscando no ajuste, nem percebi, que ele ficou piscando, depois de horas vi o terrário todo embasado, olhei no termostato e ele estava piscando e HHH com alarme de temperatura, olhei no outro termômetro que mede a temperatura da agua do terrário e estava em 30 graus, abri a tampa e o vapor de agua subiu quente, peguei um outro termômetro e medi o terrario no aquecedor e estava incriveis 60 graus. então medi o ar no terrário incríveis 52 graus.

Bem é isso: game over pro micelio, vou aguardar duas semanas, antes de descartar, mas ja tenho por certo que estou no marco zero.

Um dos bolos que pesava quase 500 gramas , ficou leve agora, umas 300 gramas,

Mamae dizia quando a cabeça não pensa o corpo padece.

vou exercitar a paciência nos próximos 10 dias e ver se a estufa vai me surpreender, ou comprar esporos e de volta aos experimentos, penso na borra de café agora ou farinha de kibe.

vou fazer um sistema de segurança para isso não acontecer mais.

Estou pensando em muda meu apelido e meu avatar de Estrelinha para
View attachment 119679

KKKKK

que nada, passo a passo e conquisto, o que se ganha é experiência.
Depois da Chuva vem o Sol

1603649382762.jpeg

Dei uma Mexida na CL e olha a surpresa kkkk to tão Feliz, a maioria esta assim, ja vou ter Micelio para as experiências, que bom kkkkkk
 
Incrível, acima de 60 graus por horas, e o micelio, não morreu, ja vejo os pins

1604160477627.jpeg

Ele esta vivo, como percebi pelo aroma, olha os pins
como comentei sobre o botão do termostato, e descontrole da temperatura.
Fiquei impressionado, o micelio é mais forte do que pensei, embora esteja prejudicado creio eu.
 
31/10/2020

segue o Status de colonização dos substratos

Colonizou em 6 dias o Alpiste De todos os Substratos o unico que colonizou até agora foi o alpiste dia 24 noite até dia 30 inicio do micelio.

segue foto de hoje 31 ja colonizando no alpiste, super rapido alpiste apenas 6 dias hoje 07 dia segue foto.
1604187478475.jpeg parte de baixo quase toda colonizada, todo os 02 potes de alpiste colonizando.

todos os outros substratos nem sinal de vida, todos usaram o mesmos esporos.

Sobre o CL o Porto rico e Pesa estão super rapidos, o resto quase parado,

percebo que em todos os meios tem como uma neve na agua como flocos de neve, não sei se é contaminante.

CL 01 lugar porto Rico CL Campea na Colonização 02 lugar Pesa

1604187753689.jpeg

Todas tem como flocos de neve, da pra ver o micelio, mas estes milhares de flocos de neve me preocupam sera que é contaminante.

1604187903893.jpeg
 
Para os recipientes de evolução do micelio, adquiri vidros contendo açúcar de coco o mesmo que de azeitona, e atraves do processo de resistência elétrica e choque termico, cortei os vidros, achei adequando para facil remoção após a colonização e um fechamento, mais seguro na esterilização, View attachment 119628.

Excelente ideia, ficaram perfeitos. No aguardo pra saber qual grão vencerá essa batalha 🙌
 
Hoje dia 03/11/²°²°

Me sinto na terra liliput eu sendo o gulliver esta pinando todo o Bolo, muitas primordias e são pins pra todo lado, vejo que ele vai ser tomado pelos pins da terra de liliput de tão pequenos qua são
1604423404110.jpeg 1604423481710.jpeg

Estes mesmo bolo ficou 02 horas com temperatura acima de 60 Graus, este desenvolvimento começou a pinar no sábado hoje faz 3 dias, mas acho que o desenvolvimento esta super lento, embora a quantidade de pins seja significativa, e olho pelas primordiais e novos pins que parece que ira tomar quase todo o substrato, o que eu pensei que era aborto começou a crescer de forma lenta, mas ainda esta crescendo.

Estou com dividas, quanto tempo posso deixar uns pins ou abortos no substrato até ele comprometer por se estragar ?
Eu não sei o que é aborto, ficou 3 dias parado, molhei e voltou a crescer.
Quanto tempo posso deixar no terrario? uma semana? ja faz 5 dias, tenho esta duvida, quanto tempo para estragar?
 
Hoje dia Hoje dia 03/11/²°²° Experiência de um dos meus CL com Café e verniculita.

Bem fiz nova experiência desta vez para testar um de meus CL's coloquei 1,5 litros de café ja usado, em 1,5 de verniculita.

(Me perdendo por um instante em um devaneio )

(Estava analisando o Álcool 98% comprei uns 10 litros a tempos atrás, e vi que não era eficaz, percebendo que ele não é bom para esterilizar os materiais, porque o que mata os Fungos/Bacterias/Virus é a agua contida no Álcool. Estranho né? mas é exatamente isso, quando se coloca somente álcool o ( Fungos/Bacterias/Virus ) se encapsula se protegendo do álcool e não morre, mas quando o álcool é 70 % temos 30 % de agua, então o ( Fungos/Bacterias/Virus ) se abre para a agua e o álcool presente vem e o mata.)

Voltando ao Café e o CL coloquei 15% de agua baseado no fundamento do álcool, sei que é pouco, mas tinha que deixar o substrato mais seco possível, e eficaz na esterilização tenho em vista que seria inundado com uns 300 ml de CL viva e não queria fazer uma sopa de substrato, com CL.

levei para a pressão de indústria, 30 Litros, coloquei substrato em garrafa de vidro de 3 litros, (sei que é muito grande, mas a intenção e esta mesma, verificar o tempo e o processo no desenvolvimento do micelio depois do CL no Substrato.

Bem foi Café e Verniculita esterilizada a 1,3 horas de pressão depois foram 300 ML de CL em 3 litros de Substrato ja com 15 % de agua. mais 300 ml de CL.


é isso acompanhando o desenvolvimento, desta Experiência com o Substrato Café, e espécime Porto Rico foi a que mais se desenvolveu no CL
 
Embora esteja pinando muito,
A aparecia não me agrada, os pins todos brancos, este buraco aumentou, esta na cor de Psilocibina, parece ressecado, mas esta bem hidratado, acho que esta queimado, mesmo, por isso esta desta forma, mas vou retirar todos, e fazer uma hidratação ou talvez um monotub.
Penso em dar uma raspada nele, para tirar uma superfície .
Hoje 04/11/²°²° e não vi mudança nenhuma, de ontem para hoje.
este é o resultado se colocar o substrato acima de 50graus, algo não deixa crescer, mas pina muito eu achei.





1604458757171.jpeg1604459082922.jpeg
 
Final do Experimento e dos post's

Resultados

01 endosperma vitreo semi puro, + selo de vermiculita, por segurança
Em 10 dias Ficou seco, o Endosperma absorveu toda a agua, e deixou o bolo seco. :morto: sem sinal de micelio.

02 endosperma vitreo + vermiculita, mistura padrão para PFtec, + selo de vermiculita, conforme ( esporos no ar )
Em 10 dias Ficou seco, o Endosperma absorveu toda a agua, embora com a verniculita, não ajudou, deveria ter colocado a panela de pressão quente dentro de uma estufa e deixar penetrar a umidade, ( para virar papa ) 😆😆😆 como esta :morto:deixou o bolo seco. :morto: sem sinal de micelio.

03 camada negra, Embrião e Endosperma farináceo + selo de vermiculita por segurança
Em 10 dias e :morto: tão :morto: como poderia estar, a camada negra, Embrião e Endosperma farináceo retém muita agua, tanta agua que ganha da verniculita sem comparação, ela prende a agua nas lacunas das cascas, mas não por muito tempo e vira um sopão, não consegue ficar homogêneo, a agua vai pro fundo e se concentra, conclusão micelio :morto:

04 Alpiste + selo de vermiculita, por segurança

Em 03 dias ja colonizado, em 10 esta quase metade do vidro, este esta bem, :ahhque: sera ? a agua no alpiste não foi suficiente acho que tem parte seca, vai necessitar de uma hidratação. mas gostei do Alpiste, melhor que o arroz, apesar que nos USA comenta de como fácil contaminar o alpiste.
Financeiramente não é viavel a 10,00 o quilo melhor ficar no básico do arroz mesmo.

05 Arroz integral mistura padrão para PFtec, + selo de vermiculita. conforme ( esporos no ar )

É a receita de sucesso :piscada: alternativa milho em grão mesmo.


Eu nunca fui muito popular, na verdade creio que sempre fui peculiar.

Este experimento foi, para me distrair neste momento tão complicado no qual enfrento,

Sem muita pretensão.

agradeço aos que visitaram e aos que comentaram.

Não vejo sentido em ficar postando a esmo, erros nas tentativas de acerto.

Fecho este experimento

Obrigado.
 
Back
Top