Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Meu laboratório, está contaminado com esporos de Trichoderma. Como faço para exterminar?

hugocpj

Hifa
Cadastrado
22/03/2020
34
9
28
Apareceu focos de Trichoderma num dos meu bolos depois do 1 primeiro flush e dunking. Ao tirar, provavelmente irradiou esporos para todo lado. Por enquanto não posso iniciar meus próximos projetos até solucionar isso. Quais produtos eficazes posso usar para destruí-los?
 
1a medida, jogar fora imediatamente os bolos contaminados - tente colocá-los dentro de um saco plástico antes de tirar da caixa onde vc frutifica. Eu tbm descartaria todos os bolos que estão no mesmo recipiente - mesmo que (ainda) pareçam sem contaminação...

2a. spray com solução água e com 10% de sanitária - 450ml de água e 50ml de sanitária - borrifar no local, antes remova qq coisa que possa manchar (roupas, toalhas e etc.). (aqui tem um truque, prefira água filtrada, pois a água da torneira contém ferro que reage com a sanitária e o spray fica ligeiramente marrom, o que pode manchar a parede branca por exemplo)

3a. fazer uma mistura de água e detergente, molhar um pano de piso e passar com ajuda de um rodo.

cara, meu pior erro, foi não descartar imediatamente a contaminação por trichoderma.
O tricoderma é bom para as plantas, tem ação simbiótica com as raízes. Eu coloquei em alguns vasos, um deles chegou até a começar a colonizar a superfície com micélio, mas logo foi tomado pela tricoderma. Este fungo esporula muito - tive que ficar um tempo sem cultivar...
 
Back
Top