Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Me preparando para a primeira experiencia

GSChagas

Hifa
Cadastrado
14/09/2013
7
17
32
Caros amigos do CM,

Agora em outubro encontrei diversas amanitas espalhadas na cidade onde estou morando (na Holanda). Ainda não estou preparado nem informado para comê-las, mas como na minha região do Brasil não encontro as sagradas (na verdade nunca procurei, cogumelos é uma coisa que descobri aqui), penso que aqui será uma das únicas oportunidades que terei para experimentá-las. Então as colhi e comecei a secá-las para guardá-las. Se até o final do ano me sentir preparado e informado, bom, se não retornarei ao Brasil sem experimentá-las.

Começo então a minha busca por informações, tenho lido vários posts aqui, que estão sendo de grande ajuda, e em outros blogs. Minha filosofia é que para comer cogumelos se precisa de sabedoria sobre o assunto, e só se ganha sabedoria conversando diretamente com quem já comeu, não basta a literatura. Então gostaria de discutir sobre isso com vocês, uma vez que não conheci ninguem que tenha tomado (por incrível que pareça, aqui na Holanda parece que ninguém sabe sobre as Amanitas, nem nos smart shops que vendem psilocybes).

Comecei a secá-las ontem, deixarei 24 horas em túnel de vento e estou correndo atrás de silica para secá-las por mais 3-4 dias. Seguem fotos.
No próprio blog parece que não há um consenso sobre se esta é a melhor maneira de secá-las, por isso gostaria da opinião de vcs sobre isso.

Li artigos que falam que, no caso da América do Norte, as amanitas que nascem depois de setembro já não possuem tanto efeito visual, sobrando mais o desconforto. Vcs sabem se isso se aplica na Europa?

Encontrei tanto Amanitas vermelho-rubras quanto vermelho-alaranjadas. Podemos analisar alguma diferença nos efeitos através disso?

Paz e luz.

2013-10-14 17.57.22.jpg 2013-10-14 19.29.18.jpg 2013-10-14 19.29.29.jpg 2013-10-15 12.36.58.jpg
 
Dá para comemorar o Natal à moda antiga... Rs...
 
Ah! e vcs poderiam me explicar o porque nao se come a estirpe? li que nela tbm há psicoativos.

Estou encontrando dificuldades em achar silica, entao por enquanto manterei eles agora em cima do aquecedor, acho que seria equivalente ao mpetodo de vcs de deixar atrás da geladeira.
 
Tem amanitas vermelhos porém com pouca ou nada de "manchas" brancas no chapéu, esses podem ser de um gênero venenoso, cuidado, consuma os que tem estas manchas bem definidas que é um sinal de ser o cogumelo correto... (veja imagem anexada)

amanita.JPG

Ele estraga fácil, não sei se isso na foto são "hélices" de ventilador, mas se tiver um ventilador ai deixa ligado em cima por umas 24h, seca rápido assim....

Desculpe discordar de ti, mas sabedoria não se consegue conversando com quem já usou ou lendo artigos e livros, pelo menos para mim, gosto de diferenciar bem as coisas para entender melhor o significado de cada uma delas... pode adquirir muito conhecimento, mas a Sabedoria é a arte de manejar conhecimento(s) e não ele em si mesmo... leia, estude, mas no momento da sua visagem só você entenderá que forma de interação há entre esses cogumelos e sua psique. O efeito na hora não tem nada haver com oque tenha lido ou "sabido" sobre ele... é algo único, filho do instante que estará vivenciando...

Boa sorte!
 
Tem amanitas vermelhos porém com pouca ou nada de "manchas" brancas no chapéu, esses podem ser de um gênero venenoso, cuidado, consuma os que tem estas manchas bem definidas que é um sinal de ser o cogumelo correto... (veja imagem anexada)


Ainda que mal pergunte, de onde veio essa informação?
 
Ainda que mal pergunte, de onde veio essa informação?
são conclusões minhas, por que percebi que tem Amanitas (vermelhos) sem "pintas brancas" já achei esses juntamente com phalloides e os muscaria... nascendo debaixo do mesmo pinus... É fácil confundir.
Olhe como é fácil confundir cogumelos comestíveis com tóxicos...
os da esquerda são comestíveis e da direita tóxicos...
venenosas.JPG
 
são conclusões minhas, por que percebi que tem Amanitas (vermelhos) sem "pintas brancas" já achei esses juntamente com phalloides e os muscaria... nascendo debaixo do mesmo pinus... É fácil confundir.


Você sabia que a chuva lava as pintas dos amanitas?

Nunca vi nada que apoie essa informação. E ainda, phalloides é Amanita phallaiodes. Muscaria é Amanita muscaria. São o mesmo gênero. Qual seria esse gênero venenoso dos cogumelos vermelhos sem pintas?
 
Você sabia que a chuva lava as pintas dos amanitas?

Nunca vi nada que apoie essa informação. E ainda, phalloides é Amanita phallaiodes. Muscaria é Amanita muscaria. São o mesmo gênero. Qual seria esse gênero venenoso dos cogumelos vermelhos sem pintas?
confusão de termos, é o mesmo gênero amanita certo? não manjo muito de nomes e tal... mas acho que na imagem que anexei agora na edição deva esclarecer oque quis dizer... sei que tem amanita sem manchas e já os vi, não são amanitas muscaria que perderam com a chuva, por que não tinha chovido nos dias anteriores (acompanhei o crescimento)
 
confusão de termos, é o mesmo gênero amanita certo? não manjo muito de nomes e tal... mas acho que na imagem que anexei agora na edição deva esclarecer oque quis dizer... sei que tem amanita sem manchas e já os vi, não são amanitas muscaria que perderam com a chuva, por que não tinha chovido nos dias anteriores (acompanhei o crescimento)


Desculpe, mas está uma confusão só.

Ausência de manchas em amanita não é carater de distinção taxonômica ...

E seria sem mancha ou com pouca mancha, como você colocou na mensagem original?

Você fala uma coisa dessas aqui e daqui a pouco alguém está repetindo a mesma informação sem fundamento num fórum do japão. Tem que se tomar muito cuidado com essa informações.
 
Desculpe, mas está uma confusão só.

Ausência de manchas em amanita não é carater de distinção taxonômica ...

e seria sem mancha ou com pouca mancha, como você colocou na mensagem original?

Você fala uma coisa dessas aqui e daqui a pouco alguém está repetindo a mesma informação sem fundamento num fórum do japão. Tem que se tomar muito cuidado com essa informações.
Ecuador, desculpe, eu só quis instigar o cara a investigar, pois vi na foto dele um amanita vermelhão e sem pintas, como esta na mensagem: em amanitas vermelhos porém com pouca ou nada de "manchas" brancas no chapéu, esses podem ser de um gênero venenoso, cuidado, consuma os que tem estas manchas bem definidas que é um sinal de ser o cogumelo correto...
O risco de má interpretação da mensagem é inevitável, por isso é sempre bom o diálogo para irmos esclarecendo, em prol da informação correta e da saúde de todos nós. Muitas pessoas não sabem destas diferenças sutis de espécies venenosas e comestíveis, a minha intenção foi atentar para este detalhe. :)
 
Tem amanitas vermelhos porém com pouca ou nada de "manchas" brancas no chapéu, esses podem ser de um gênero venenoso, cuidado, consuma os que tem estas manchas bem definidas que é um sinal de ser o cogumelo correto... (veja imagem anexada)

View attachment 59518

Ele estraga fácil, não sei se isso na foto são "hélices" de ventilador, mas se tiver um ventilador ai deixa ligado em cima por umas 24h, seca rápido assim....

Desculpe discordar de ti, mas sabedoria não se consegue conversando com quem já usou ou lendo artigos e livros, pelo menos para mim, gosto de diferenciar bem as coisas para entender melhor o significado de cada uma delas... pode adquirir muito conhecimento, mas a Sabedoria é a arte de manejar conhecimento(s) e não ele em si mesmo... leia, estude, mas no momento da sua visagem só você entenderá que forma de interação há entre esses cogumelos e sua psique. O efeito na hora não tem nada haver com oque tenha lido ou "sabido" sobre ele... é algo único, filho do instante que estará vivenciando...

Boa sorte!

Olá F.J.P.,

Os cogumelos possuem pintas brancas sim, como mostram as imagens que tirei antes de colhê-las, mas ao lavá-las, antes de pô-las pra secar, as pintas saíram.
O exemplo em que se pode confundir com Muscaria sem pintas eh a Amanita Caesarea, que vc pos como exemplo. Este Caesarea não é venenoso, é comestível, um dos favoritos do imperador romano em que herdou o nome.

Mas obrigado pelo alerta, é sempre bom verificarmos todos os detalhes antes de comer algum cogumelo, não qro ser um exemplo de jovem que comeu cogumelo por engano, manchando ainda mais a reputação das sagradas.

São hélices de ventilador sim, jah deixei 24h, está bem seco, mas o centro ainda estah 'fofo' e umido. Essa regiao ainda umida estah ficando escura, será que jah está estragando?

Concordo que leitura e pesquisa não contribuem com sabedoria, mas sim ouvir o que outros tem a dizer.

Um abraço e fique em paz.
 
Olá F.J.P.,

Os cogumelos possuem pintas brancas sim, como mostram as imagens que tirei antes de colhê-las, mas ao lavá-las, antes de pô-las pra secar, as pintas saíram.
O exemplo em que se pode confundir com Muscaria sem pintas eh a Amanita Caesarea, que vc pos como exemplo. Este Caesarea não é venenoso, é comestível, um dos favoritos do imperador romano em que herdou o nome.

Mas obrigado pelo alerta, é sempre bom verificarmos todos os detalhes antes de comer algum cogumelo, não qro ser um exemplo de jovem que comeu cogumelo por engano, manchando ainda mais a reputação das sagradas.

São hélices de ventilador sim, jah deixei 24h, está bem seco, mas o centro ainda estah 'fofo' e umido. Essa regiao ainda umida estah ficando escura, será que jah está estragando?

Concordo que leitura e pesquisa não contribuem com sabedoria, mas sim ouvir o que outros tem a dizer.

Um abraço e fique em paz.
Depois que eu vi que o Amanita Caesarea não é venenoso, menos mal... agora entendi por que na foto estão sem pintas...

Essa região que ainda está úmida pode estragar mesmo, deve estar bem densa e com dificuldade para secar, se preferir pode realizar alguns cortes facilitando a passagem de ar... mas acho que essa alteração de cor é normal, não deve estar estragando não.

Um abraço, paz pra você também! :)
 
Depois que eu vi que o Amanita Caesarea não é venenoso, menos mal... agora entendi por que na foto estão sem pintas...

Essa região que ainda está úmida pode estragar mesmo, deve estar bem densa e com dificuldade para secar, se preferir pode realizar alguns cortes facilitando a passagem de ar... mas acho que essa alteração de cor é normal, não deve estar estragando não.

Um abraço, paz pra você também! :)

A sim, bem lembrado, vou cortá-los no meio entao. uma pena, qria eles inteiros, mas isso era soh um capricho, a gente s apega com o primeiro cogu xD
Só para confirmar, nao se come a haste mesmo nao neh?
 
A sim, bem lembrado, vou cortá-los no meio entao. uma pena, qria eles inteiros, mas isso era soh um capricho, a gente s apega com o primeiro cogu xD
Só para confirmar, nao se come a haste mesmo nao neh?

Siga a cultura, vai no fluxo, somente os chapéus.

Não siga o coelho!
 
Li documentos que sujerem a ingestão da amanita sem mastigá-la, ao contrário do q deve ser feito com psilocybes. Isto seria para evitar a ação do veneno. Alguem confirma, ou desmente, isso?
 
A secagem é necessária justamente para inativar o veneno.
Mesmo após esse procedimento ainda pode restar alguma quantia dele, mas irrisória.

Pode mastigar na boa.
Nunca tive experiência com amanitas, mas dizem que o sabor é excelente!
 
Se deve secar os chapéus até ficarem crocantes, ou eles nao chegam a esse ponto? Os meus parecem bem secos já, mas ainda estao meio 'borrachudos'. Estou usando cloreto de cálcio como dissecante, nao achei silica :/ talvez seja esse um problema.

Sem qrer criei esse topico na seção de experiencias, devia estar na seção de dicas, desculpem me o engano xD
 
Caros amigos do CM,

Agora em outubro encontrei diversas amanitas espalhadas na cidade onde estou morando (na Holanda). Ainda não estou preparado nem informado para comê-las, mas como na minha região do Brasil não encontro as sagradas (na verdade nunca procurei, cogumelos é uma coisa que descobri aqui), penso que aqui será uma das únicas oportunidades que terei para experimentá-las. Então as colhi e comecei a secá-las para guardá-las. Se até o final do ano me sentir preparado e informado, bom, se não retornarei ao Brasil sem experimentá-las.

Começo então a minha busca por informações, tenho lido vários posts aqui, que estão sendo de grande ajuda, e em outros blogs. Minha filosofia é que para comer cogumelos se precisa de sabedoria sobre o assunto, e só se ganha sabedoria conversando diretamente com quem já comeu, não basta a literatura. Então gostaria de discutir sobre isso com vocês, uma vez que não conheci ninguem que tenha tomado (por incrível que pareça, aqui na Holanda parece que ninguém sabe sobre as Amanitas, nem nos smart shops que vendem psilocybes).

Comecei a secá-las ontem, deixarei 24 horas em túnel de vento e estou correndo atrás de silica para secá-las por mais 3-4 dias. Seguem fotos.
No próprio blog parece que não há um consenso sobre se esta é a melhor maneira de secá-las, por isso gostaria da opinião de vcs sobre isso.

Li artigos que falam que, no caso da América do Norte, as amanitas que nascem depois de setembro já não possuem tanto efeito visual, sobrando mais o desconforto. Vcs sabem se isso se aplica na Europa?

Encontrei tanto Amanitas vermelho-rubras quanto vermelho-alaranjadas. Podemos analisar alguma diferença nos efeitos através disso?

Paz e luz.

View attachment 59500 View attachment 59501 View attachment 59502 View attachment 59503


As Amanitas muscaria são os cogumelos enteógenos mais perigosos do mundo, pois existem espécies de amanitas muito venenosas que são parecidas com as alucinógenas e até as alucinógenas possuem ácido ibotênico (Neurotoxina que destrói os neurônios, causando danos irreversíveis para o cérebro) que deve ser descarboxilado através da secagem para ser eliminado, mas mesmo assim quantidades residuais desta neurotoxina ainda estarão presentes, alguns autores orientam a aquecê-las no forno por aproximadamente 20 minutos em fogo baixo (180ºC), isso aquecerá a amanita a 150ºC, tanto as estipes como os píleos são alucinógenas, então ambos devem ser consumidos. Nunca consumi estes cogumelos, mas prefiro os panaeolus e psilocybes devido a ausência de neurotoxinas, embora alguns dizem que seus efeitos são muito marcantes.
Outro problema é que o muscimol e os outras substâncias alucinógenos dessa espécie possuem pontos de ebulição muito próximos da temperatura de descarboxilação das neurotoxinas, então todo o procedimento de desintoxicação podem reduzir seu efeito alucinógeno. Além disso, sua dose letal é razoavelmente baixa e isso torna seu consumo ainda mais perigoso. Muito cuidado com estes cogumelos.
Luz e paz,
 
As Amanitas muscaria são os cogumelos enteógenos mais perigosos do mundo


Leafar, não sei se é o caso ficar postando em um tópico de seis anos atrás para avisar sobre os perigos dos amanitas.

A maioria das pessoas que interagiram nesse tópico nem acessam mais o fórum.
 
Back
Top