Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Me ajudem a indentificar

LucySilvaa

Esporo
Cadastrado
06/05/2020
13
3
34
Boa a todos 😁

Sou iniciante e sempre surgirá dúvidas enquanto eu realmente tiver nessa primeira experiência. E gostaria de saber se existe contaminantes nesse bolo nas fotos.
Faz uns 10 dias que eu coloquei ele no terrário, e de início achei que estava brotando uns pins, porém agora tá desse jeito.


Obrigada
 

Anexos

  • IMG_20210215_133045.jpg
    IMG_20210215_133045.jpg
    699.8 KB · Visualizações: 9
  • IMG_20210225_150554.jpg
    IMG_20210225_150554.jpg
    3.3 MB · Visualizações: 11
  • IMG_20210225_150559.jpg
    IMG_20210225_150559.jpg
    1 MB · Visualizações: 10
  • IMG_20210225_150604.jpg
    IMG_20210225_150604.jpg
    1.1 MB · Visualizações: 11
Essa formação algodoada é normalmente causada por falta de troca de ar adequada e muita umidade.
Como é seu terrário? Quantas vezes por dia você faz a troca de ar?

Se mantiver o bolo em um ambiente rico em CO2 a tendência é continuar na fase de incubação e o micélio continuará a buscar substrato para consumir (além de facilitar o surgimento de contaminações).
É bom evitar deixar os bolos em contato com uma camada tão extensa de vermiculita, justamente para minimizar essa colonização, use um pires ou pratinho descartável.

São quantos bolos? O da primeira foto parece saudável, já os outros que aparecem com esse micélio de cor marrom, podem estar com bolor.
Já estavam assim quando aniversariou ou mudaram de cor nesses dias?

O ideal é separá-los para minimizar o risco de espalhar a eventual contaminação.
 
Última edição:
Upvote 0
Olá. Agradeço imensamente pelo seu rico comentário.
O meu terrário eu fiz na caixa transparente mesmo. Vou deixar aqui uma foto.
Eu utilizo o borbulhador para a troca, e também aquele aparelho que mede tanto a umidade como a temperatura.
A umidade está em torno de uns 60% e não passa mais disso, no começo batia os 99%. E a temperatura eu sempre consigo deixar até 26.
Agora tenho apenas dois bolos no terrário, pois perdi alguns na primeira tentativa. Esse que anexei as fotos seria do bolo sobrevivente kkkkkk.
Ontem coloquei mais um que aniversariei, e tenho mais alguns na incubadora.
E no começo ele estava bem branco, de uns dias pra cá que está formando esse tom amarronzado.

Realmente eu tbm estava com dúvida quanto deixar o bolo em contato direto com a vermiculita. Pois logo se formou parecendo um enorme carimbo.

Essa formação algodoada é normalmente causada por falta de troca de ar adequada e muita umidade.
Como é seu terrário? Quantas vezes por dia você faz a troca de ar?

Se mantiver o bolo em um ambiente rico em CO2 a tendência é continuar na fase de incubação e o micélio continuará a buscar substrato para consumir (além de facilitar o surgimento de contaminações).
É bom evitar deixar os bolos em contato com uma camada tão extensa de vermiculita, justamente para minimizar essa colonização, use um pires ou pratinho descartável.

São quantos bolos? O da primeira foto parece saudável, já os outros que aparecem com esse micélio de cor marrom, podem estar com bolor.
Já estavam assim quando aniversariou ou mudaram de cor nesses dias?

O ideal é separá-los para minimizar o risco de espalhar a eventual contaminação.
Estou deixando também mais uma foto do bolo na parte debaixo.
Tá bem esquisito
 

Anexos

  • IMG_20210225_193132.jpg
    IMG_20210225_193132.jpg
    2.9 MB · Visualizações: 8
  • IMG_20210225_193707.jpg
    IMG_20210225_193707.jpg
    861.1 KB · Visualizações: 10
Upvote 0
É então, os furos são muito pequenos para uma ventilação adequada, pode aumentar os furos ou a frequência de abanadas...a fita microporo dificulta também, a malha dela é muito fechada...pode usar lã acrílica ou uma máscara descartável/tnt.

Esses termohigrômetros não são muito confiáveis em ambientes com alta umidade, podem dar uma falsa leitura. Se o seu borbulhador não for bem potente, também não adianta muito...
Eu prefiro observar e sentir a vermiculita, se ela estiver clara é porque está seca e o terrário está com umidade baixa. É fácil sentir na ponta dos dedos também.

O bolor é complicado de tirar, mas consegui um flush extra (bem pouco, mas deu) de um bolo embolorado (no meu caso era tipo um cinza escuro) fazendo isso:

- Raspe toda a superfície, com cuidado e devagar, com uma faca sanitizada com álcool 70 até o bolo ficar todo branco
- Borrife peróxido de hidrogênio, H2O2 (água oxigenada) comum, 10 volumes, pura, em todo o bolo, inclusive por baixo (não precisa encharcar) e deixe agir por uns 20 minutos
- Depois faça um dunk na geladeira de pelo menos 6 horas (melhor durante a noite)
- Prepare uma porção de vermiculita um pouco úmida, misture uma colher de chá rasa de cal hidratada e use-a para fazer um roll caprichado no bolo inteiro (pode usar uma colher para ajudar a fixar mas sem apertar muito para não machucar o bolo)
- Ponha no terrário e mantenha bem ventilado. Se ficar seco, borrife água filtrada nas paredes internas.

Importante:
- Lave o terrário enquanto os bolos estiverem fora
- Faça uma solução com 20% de água sanitária e dê uma limpada no ambiente onde você mantém o terrário, chão e superfícies
- Evite deixar o terrário próximo do chão e de objetos que acumulem poeira, tipo essa pelúcia verde

Espero que ajude
 
Última edição:
Upvote 0
É então, os furos são muito pequenos para uma ventilação adequada, pode aumentar os furos ou a frequência de abanadas...a fita microporo dificulta também, a malha dela é muito fechada...pode usar lã acrílica ou uma máscara descartável/tnt.

Esses termohigrômetros não são muito confiáveis em ambientes com alta umidade, podem dar uma falsa leitura. Se o seu borbulhador não for bem potente, também não adianta muito...
Eu prefiro observar e sentir a vermiculita, se ela estiver clara é porque está seca e o terrário está com umidade baixa. É fácil sentir na ponta dos dedos também.

O bolor é complicado de tirar, mas consegui um flush extra (bem pouco, mas deu) de um bolo embolorado (no meu caso era tipo um cinza escuro) fazendo isso:

- Raspe toda a superfície, com cuidado e devagar, com uma faca sanitizada com álcool 70 até o bolo ficar todo branco
- Borrife peróxido de hidrogênio, H2O2 (água oxigenada) comum, 10 volumes, pura, em todo o bolo, inclusive por baixo (não precisa encharcar) e deixe agir por uns 20 minutos
- Depois faça um dunk na geladeira de pelo menos 6 horas (melhor durante a noite)
- Prepare uma porção de vermiculita um pouco úmida, misture uma colher de chá rasa de cal hidratada e use-a para fazer um roll caprichado no bolo inteiro (pode usar uma colher para ajudar a fixar mas sem apertar muito para não machucar o bolo)
- Ponha no terrário e mantenha bem ventilado. Se ficar seco, borrife água filtrada nas paredes internas.

Importante:
- Lave o terrário enquanto os bolos estiverem fora
- Faça uma solução com 20% de água sanitária e dê uma limpada no ambiente onde você mantém o terrário, chão e superfícies
- Evite deixar o terrário próximo do chão e de objetos que acumulem poeira, tipo essa pelúcia verde

Espero que ajude
Agradeço mtooooooo de verdade. Eu vou fazer tudo isso sim e aumentar também os furos.
Fazendo essa manutenção, nos próximos cultivos saberei mais como proceder.
Obrigadaaa 🤩🤩🤩🤩✨
 
Upvote 0
Back
Top