Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Me ajudem a indentificar

LucySilvaa

Esporo
Cadastrado
06/05/2020
13
3
34
Boa a todos 😁

Sou iniciante e sempre surgirá dúvidas enquanto eu realmente tiver nessa primeira experiência. E gostaria de saber se existe contaminantes nesse bolo nas fotos.
Faz uns 10 dias que eu coloquei ele no terrário, e de início achei que estava brotando uns pins, porém agora tá desse jeito.


Obrigada
 

Anexos

  • IMG_20210215_133045.jpg
    IMG_20210215_133045.jpg
    699.8 KB · Visualizações: 9
  • IMG_20210225_150554.jpg
    IMG_20210225_150554.jpg
    3.3 MB · Visualizações: 11
  • IMG_20210225_150559.jpg
    IMG_20210225_150559.jpg
    1 MB · Visualizações: 10
  • IMG_20210225_150604.jpg
    IMG_20210225_150604.jpg
    1.1 MB · Visualizações: 11
Essa formação algodoada é normalmente causada por falta de troca de ar adequada e muita umidade.
Como é seu terrário? Quantas vezes por dia você faz a troca de ar?

Se mantiver o bolo em um ambiente rico em CO2 a tendência é continuar na fase de incubação e o micélio continuará a buscar substrato para consumir (além de facilitar o surgimento de contaminações).
É bom evitar deixar os bolos em contato com uma camada tão extensa de vermiculita, justamente para minimizar essa colonização, use um pires ou pratinho descartável.

São quantos bolos? O da primeira foto parece saudável, já os outros que aparecem com esse micélio de cor marrom, podem estar com bolor.
Já estavam assim quando aniversariou ou mudaram de cor nesses dias?

O ideal é separá-los para minimizar o risco de espalhar a eventual contaminação.
 
Última edição: