Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo MDK - Cultivo com grãos de milho

Diário de cultivo completo.
Olá galera! Depois de ler alguns diarios aqui pelo forum de grãos de milho me interessei e decidi tentar inocular milho.. Segui o tutorial de tindalização do @Mauricio , durante 3 dias deixei a agua ferver e depois coloquei o milho na agua, quando fervia eu deixava descansar por 24h.
No sabado dia 04/04 fiz a ultima fervura, deixei esfriar e secar e coloquei nos potes e mandei pra PP durante 70mn, deixei esfriar algumas horas e inoculei com uma seringa ME de MDK que eu havia feito na manhã do mesmo dia, a seringa ficou hidratando por algumas horas, inoculei os potes de milho e coloquei na caixa de isopor... ontem dia 8/04 notei alguns pontos branco no milho.. Ai me surgiu uma duvida, a textura deste micelio me pareceu meio suspeita, está me parecendo cobweb(espero estar errado) ou não?! Fotos em anexo!

Anexos

• IMG_2906.JPG
    IMG_2906.JPG
    93.5 KB · Visualizações: 224
  • IMG_2907.JPG
    IMG_2907.JPG
    103.6 KB · Visualizações: 218
  • IMG_2908.JPG
    IMG_2908.JPG
    123.2 KB · Visualizações: 213
  • IMG_2911.JPG
    IMG_2911.JPG
    83 KB · Visualizações: 205
  • IMG_2912.JPG
    IMG_2912.JPG
    87.7 KB · Visualizações: 204
  • IMG_2913.JPG
    IMG_2913.JPG
    115.2 KB · Visualizações: 194
  • IMG_2914.JPG
    IMG_2914.JPG
    99.4 KB · Visualizações: 194
  • IMG_2915.JPG
    IMG_2915.JPG
    100.7 KB · Visualizações: 202
As primeiras 4 fotos são cubensis com certeza, as 4 últimas parecem cubensis também, com várias germinações de esporos.

O milho irá demorar um pouco mais que o PF para cobrir, mas agora é só esperar até ficar tudo branquinho ;) E se você deixou algum espaço nos potes, daqui a 1 ou 2 semanas pode chacoalhar.

Estou com o olho destreinado. O meu cultivo fiquei em dúvida logo no início da colonização... ainda mais que o micélio estava bastante algodoado. Achei interessante a camada de vermiculita no final do pote. Tem algum motivo específico? Os meu spawns de millho eu gosto de fazer em sacos de polipropileno, mas percebi que ficou muito suado dentro, tipo acumulando muita umidade.
Sucesso aí no cultivo!

As primeiras 4 fotos são cubensis com certeza, as 4 últimas parecem cubensis também, com várias germinações de esporos.

O milho irá demorar um pouco mais que o PF para cobrir, mas agora é só esperar até ficar tudo branquinho ;) E se você deixou algum espaço nos potes, daqui a 1 ou 2 semanas pode chacoalhar.
Opa, valeu por tirar essa duvida Salaam, eu inoculei 3 potes, porem apenas 2 apresentaram sinal de micelio, acho que o outro vai ir mais devagar, vou deixar os potes em paz durante algumas semanas então e deixar o micelio tomar conta do pote!
Cubensis com toda certeza...
Mas te entendo, o primeiro micélio que vi, tambem achei que fosse cobweb, depois descomplica :D
Verdade Psycho, ainda não to sabendo distinguir muito entre micelio algodoado e cobweb, preciso de mais experiencia hehe!
Estou com o olho destreinado. O meu cultivo fiquei em dúvida logo no início da colonização... ainda mais que o micélio estava bastante algodoado. Achei interessante a camada de vermiculita no final do pote. Tem algum motivo específico? Os meu spawns de millho eu gosto de fazer em sacos de polipropileno, mas percebi que ficou muito suado dentro, tipo acumulando muita umidade.
Sucesso aí no cultivo!
Opa iae bufo, então a vermiculita no fundo do pote foi sugestão do @Amaral , ele me disse que coloca vermiculita no fundo do pote pra puxar a umidade em excesso do milho.. então resolvi seguir a sugestão dele. O meus potes ficaram suados também nos primeiros dias, eu deixei o milho escorrer depois da ultima fervura mas não durante muito tempo, então acho que ficou um pouco umido demais, mas dai a vermiculita aparentemente puxou esse excesso de umidade do pote pra ela.. valeu bro!!

segue tranquilo, tem tudo pra dar certo, boa sorte no cultivo, trabalhar com o milho é bem legal :)

Opa @tupy valeu pelo feed, então a minha vontade era trabalhar com centeio mas não encontrei na minha cidade, então decidi tentar com o milho depois de ver alguns diários bastante promissores com milho e isso me animou a tentar trabalhar com ele..

Opa @tupy valeu pelo feed, então a minha vontade era trabalhar com centeio mas não encontrei na minha cidade, então decidi tentar com o milho depois de ver alguns diários bastante promissores com milho e isso me animou a tentar trabalhar com ele..
Acho milho o melhor grão para trabalhar, colonização rápida, seguindo um tutorial aqui do fórum para esterilizar o milho a probabilidade de dar certo é muito alta, sem contaminação... E ao montar casing / bulk fica ainda mais faceis pela não compactação do spawn. Sigo acompanhando o desempenho. Q venha lindos frutos

Acho milho o melhor grão para trabalhar, colonização rápida, seguindo um tutorial aqui do fórum para esterilizar o milho a probabilidade de dar certo é muito alta, sem contaminação... E ao montar casing / bulk fica ainda mais faceis pela não compactação do spawn. Sigo acompanhando o desempenho. Q venha lindos frutos
Opa mycology! Tô gostando de trabalhar com o milho viu, a velocidade de colonização tá rápida mesmo, o micélio tá adorando o milho, tomando conta do pote com gosto, mais tarde posto umas fotos recentes.

Atualizando, fotos de hoje 13/04

Anexos

• IMG_2949.JPG
    IMG_2949.JPG
    70.9 KB · Visualizações: 156
  • IMG_2950.JPG
    IMG_2950.JPG
    60.6 KB · Visualizações: 156
  • IMG_2951.JPG
    IMG_2951.JPG
    61.9 KB · Visualizações: 153
  • IMG_2952.JPG
    IMG_2952.JPG
    62.1 KB · Visualizações: 374
  • IMG_2953.JPG
    IMG_2953.JPG
    63.3 KB · Visualizações: 151
Parabens!! Micelio colonizou legal e esta muito bonito :)
Torcendo pros frutos chegarem mais bonitos ainda :blackalien:

Acompanhando! Qual sua ideia para depois de 100% colonizados?

parabens pelo seu cultivo!!!...micélio perfeitamente desenvolvido,e pelo jeito bem rapido:)...cara eu tambem inoculei um pote de milho no dia 18/03 e até hoje nem sinal de um micélio só pequenas gósmas brancas entre os milhos..andei observando não está cheirando azedo e nem sinal de contaminação...mas profundo mexendo o pote observei que escorria no fundo um pouco do caldo branco...o pote está em um local escuro com temperaturas entre 26°G há 35°G..mas como disse sem nenhuma reação e nem contaminação...se alguem poder me ajudar agradeço:)

eu tambem inoculei um pote de milho no dia 18/03 e até hoje nem sinal de um micélio só pequenas gósmas brancas entre os milhos..

Acho que não vai germinar nada depois de tanto tempo.

Os esporos era viáveis?

E esse tipo de pergunta é melhor fazer no "Eu quero saber", para não desviar o foco do diário alheio.

Galera segue em anexo fotos atuais dos 3 potes.. já estão pronto pra ir pro bulk ou espero mais alguns dias?!

Valeu!

Anexos

• EwzQZTK.jpg
    EwzQZTK.jpg
    43.1 KB · Visualizações: 361
  • jqp8VTT.jpg
    jqp8VTT.jpg
    38.6 KB · Visualizações: 158
  • MeqdtyY.jpg
    MeqdtyY.jpg
    41.9 KB · Visualizações: 141
já estão pronto pra ir pro bulk ou espero mais alguns dias?!

Em minha opinião estão ótimos. :fome: Esperar colonizar mais do que isso é um desperdício de energia.

Boa tarde, devido a uns imprevistos (fiquei doente) não consegui montar o bulk na quinta e ficou pra hoje sabado que não trabalho e tenho mais tempo... bom vamos lá..
Trabalhei da seguinte forma: Utilizei 2 potes dos 3 colonizados (potes de 300g) para montar um monotube o qual utilizei uma proporção de 1:3 ou seja no total ficou 2:6 spawn bulk.. pra montar o bulk eu utilizei 70% humus, 20% pó de fibra de coco , 10% vermiculita e 2 colheres de sopa de pó de conchas, misturei tudo isso em uma bacia adicionando agua aos poucos para chegar a uma mistura homogenea, após terminar a mistura coloquei todo conteudo em uma sacola de super mercado e mandei pra panela com agua para pasteurização... segui o metodo de pasteurização do @Cosmik aonde após o substrato atingir 65º começei a contar 2h , quando chegava em 75º eu desligava o fogo, uma vez que a temperatura chegasse a 70º eu ligava o fogo novamente em fogo baixo, repeti este processo durante umas 2h30 ... uma vez que o substrato esfriou, deixei ele chegar a temperatura de 30º, apertei o substrato e a umidade estava boa, apenas uma gota de agua caiu quando apertei... então após isso dei inicio a mistura do substrato com o spawn, abri os potes de milho e com uma colher começei a puxar o spawn para a bacia e começei a misturar tudo junto... uma vez tudo misturado eu levei a mistura para uma caixa organizadora de 35L aonde eu havia perviamente feito uma camada de vermiculita esterilizada no forno durante 1h30 (dica da @Champis) , misturei tudo muito bem e cuidei para não deixar grãos expostos para cima do bulk, terminei a mistura e fechei a caixa com a tampa.. agora é so esperar o spawn colonizar o bulk para aniversariar... agora as duvidas, deveria já em periodo de incubação fazer furos na caixa e tampar com polyfil,lã acrilica ? posso usar uma mascara cirugica ou filtro de café? funciona da mesma forma? ou em fase de incubação posso deixar tudo fechado mesmo?!

O 3o pote eu vou utilizar para efetuar esta tek de cultura liquida do @Amaral : https://teonanacatl.org/threads/cultura-liquida-prática-avançado.10997/ , bom galera é isso ai!! Agora é aguardar e tocer!

Anexos

• 20150425071816.jpg
    20150425071816.jpg
    92.8 KB · Visualizações: 343
  • 20150425071826.jpg
    20150425071826.jpg
    57.8 KB · Visualizações: 332
  • 20150425120136.jpg
    20150425120136.jpg
    92.5 KB · Visualizações: 330
  • 20150425120138 (1).jpg
    20150425120138 (1).jpg