Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Importante Manual do usuário Teo

Mensagem importante da equipe TEO.
Status
Não está aberto para novas respostas.
:idea: Manual do usuário Teo

Bem-vindo ao Cogumelos Mágicos! :)

Esse manual serve para explicar o funcionamento e a organização do portal para que você, usuário, navegue com facilidade pelas informações aqui contidas.

Antes de começar leia as Regras (se já não as leu) do portal para que a sua participação esteja de acordo com a política de convivência do portal. É muito importante que você esteja a par das regras para evitar ter o seu cadastro cancelado.

:idea: Como o portal está organizado?

O portal divide-se sete seções principais:

:teo_seta_direita: INICIAL - É a página inicial. :p Nela você encontra informações básicas sobre o que está acontecendo no portal como as novidades do portal e as novas mensagens do fórum.

:teo_seta_direita: FÓRUM - O local mais ativo do portal, onde as discussões florescem e a produção de conhecimento se torna uma constante.

:teo_seta_direita: BIBLIOTECA - É uma das seções mais importantes do fórum. É um grande arquivo com várias informações sobre cogumelos compiladas, com traduções de técnicas referentes ao cultivo de cogumelos. É por onde o usuário deve começar se quiser ter um entendimento básico (e até avançado) do que é tratado no portal CM. Aqui você também encontra seções como o Glossário, Guia de Raças, Regras e Termos do fórum.

:teo_seta_direita: MEMBROS - Exibe uma lista com todos os usuários do CM.

:teo_seta_direita: AJUDA - Informações básicas sobre a utilização do fórum.

:teo_seta_direita: *PESQUISAR* - É a busca do portal. Antes de criar um tópico, procure saber se a sua dúvida ou a sua informação já foi postada. Tópicos repetidos podem ser excluídos sem justificativa.

Seções secundárias

São seções que fornecem mais controle do usuário sobre como ele quer exibir o portal.

:teo_seta_direita: SAIR - Se você acessa o portal de lugares públicos, como uma lan house, é recomendável que saia quando terminar a sua visita, sobretudo se você marcou a caixa de seleção "Lembrar-me" quando fez o login.

:idea: ROTEIRO BÁSICO DO NOVO USUÁRIO

Quando vemos um cogumelo achamos que ele nasceu do nada ali naquele lugar, entretanto, abaixo do cogumelo há toda uma rede que digere material orgânico através de enzimas chamada micélio. Chega um momento do desenvolvimento do micélio que ele sente que é hora de se reproduzir e então ele entra numa nova fase de crescimento. Essa nova fase é caracterizada por mudanças na sua estrutura, quando o micélio começa a concentrar sua atenção em alguns pontos do seu corpo que começam a crescer de forma diferente, dando origem aos cogumelos. Portanto, o ser vivo é o micélio e o cogumelo é apenas o seu corpo reprodutor. Um cogumelo só pode nascer de um micélio, mas um micélio pode ter vários cogumelos.

O cultivo de cogumelos basicamente se resume a:

Substrato - onde micélio vai crescer e se desenvolver. É o alimento do micélio e também a base que vai sustentar os cogumelos quando eles surgirem. O mais utilizado é o substrato de grãos, como farinha de arroz, milho etc. Aqui você vai aprender e encontrar várias receitas de substratos.

Esporos - são as "sementes" de cogumelos que em contato com o substrato começam a crescer. Eles precisam ser obtidos de algum banco de esporos. Quando o seu cultivo der certo, você poderá tirar esporos dos seus próprios cogumelos, não tendo mais a necessidade de recorrer aos bancos para obter esporos.

Controles - para um cultivo bem sucedido algumas técnicas são imprescindíveis como, por exemplo, esterilização, umidade, iluminação, temperatura etc. Aqui você vai aprender como controlar todos os parâmetros para ter um cultivo de sucesso.

:teo_seta_direita: Links básicos:

Experimentando cogumelos - Se você não tem nenhum tipo de experiência ou tem dúvidas quanto aos cogumelos e seus usos, visite essa seção.

Glossário - Acesse-o sempre que tiver dúvida quanto aos significados de palavras utilizadas no portal.

:teo_seta_direita: Se o assunto for cultivo de cogumelos:

10 Dicas para cultivadores iniciantes - Algumas dicas importantes.

Bancos de Esporos - onde encontrar esporos

Figuras ilustrando o cultivo - Imagens mostrando os passos do cultivo.

Técnica - O PF - A técnica mais utilizada e mais recomendada para iniciantes. Dominar a técnica PF é um bom passo para entender o ciclo de vida dos cogumelos e adquirir mais experiência para experimentar as outras técnicas de cultivo.

Perguntas frequentes - O próximo passo após você ter conhecido a técnica PF.

Nova norma sobre kits de cultivo - Antes de perguntar ou postar algo relativo a kits de cultivo leia este tópico.

:teo_seta_direita: Se o assunto for coleta de cogumelos (ou estrume colonizado) veja:

Identificando e colhendo cogumelos - Guia rápido sobre coleta.

Guia de caçada para Panaeolus subbalteatus - Guia rápido para coleta de Panaeolus subbalteatus, adaptado do Shroomery.

Identificando seus cogumelos! - Tópico para identificação de cogumelos. Leia bem a primeira mensagem para saber como proceder.

Coleta de estrume colonizado para posterior frutificação - se você pensa em coletar estrume.

Se você tem alguma dúvida sobre cultivo que não está na base de conhecimento do fórum pode tentar perguntar em: Eu quero saber

Se precisar de alguma ajuda a comunidade tem usuários com mais experiência que, conforme a disponibilidade de tempo, podem ajudar no seu cultivo, com os moderadores e administradores podendo ajudar também nas coisas relativas ao fórum. Mas lembre-se que as informações e conceitos básicos devem ser pesquisados antes, e portanto antes de tudo devore a Biblioteca e sempre use a Pesquisa antes de postar a sua dúvida.
 
Última edição por um moderador:
Status
Não está aberto para novas respostas.
Back
Top