Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Contaminado Manchas azuis no bolo, contaminantes ou falta de umidade?

misstika

Hifa
Cadastrado
10/09/2016
2
5
27
Ei amigos, fiz 3 bolos no dia 2/04 com esporos de cubensis comprados em Amsterdam. Fiz a esterilização da melhor forma que pude, apesar de não ter panela de pressão, usei alcool e fervi tudo em àgua quente. Usei vermiculite e arroz integral cozido.
Hoje, fui dar uma olhada nos bolos e percebi que eles tem uns pontinhos azuis dentro, não sei se eh algum contaminante ou falta de umidade (da ultima vez que fiz, o micelio foi ficando azulado e ao aumentar a umidade ele retomou a cor normal e começou a frutificar). Segue as fotos:
 

Anexos

  • 20170413_193210.jpg
    20170413_193210.jpg
    240.5 KB · Visualizações: 39
  • 20170413_193223.jpg
    20170413_193223.jpg
    213.4 KB · Visualizações: 37
  • 20170413_193138.jpg
    20170413_193138.jpg
    234.1 KB · Visualizações: 38
  • 20170413_193232.jpg
    20170413_193232.jpg
    225 KB · Visualizações: 35
Fiz a esterilização da melhor forma que pude, apesar de não ter panela de pressão, usei alcool e fervi tudo em àgua quente.

Não fez esterilização. :(

Tem surgido uma ideia de que dá pra esterilizar o substrato de arroz sem usar PP que eu nunca testei, que o @Shroomaniac parece entender melhor como funciona. Mas vale a pena comprar uma PP, até pra fazer um feijão. ;)

Hoje, fui dar uma olhada nos bolos e percebi que eles tem uns pontinhos azuis dentro, não sei se eh algum contaminante ou falta de umidade (da ultima vez que fiz, o micelio foi ficando azulado e ao aumentar a umidade ele retomou a cor normal e começou a frutificar).

Uma diferença fundamental na dúvida se é um micélio ressacado ou contaminação é que deve pelo menos ter sido uma área colonizada por micélio de cubensis, pra que talvez haja uma contaminação sobre o micélio. Com este exemplo adquirido na sua prática, você pode ver que nestes pontos não há qualquer sinal de micélio de cubensis, mas apenas de um micélio azul de contaminante sobre o substrato. :coffee:
 
Upvote 0
Não fez esterilização. :(

Tem surgido uma ideia de que dá pra esterilizar o substrato de arroz sem usar PP que eu nunca testei, que o @Shroomaniac parece entender melhor como funciona. Mas vale a pena comprar uma PP, até pra fazer um feijão. ;)


Uma diferença fundamental na dúvida se é um micélio ressacado ou contaminação é que deve pelo menos ter sido uma área colonizada por micélio de cubensis, pra que talvez haja uma contaminação sobre o micélio. Com este exemplo adquirido na sua prática, você pode ver que nestes pontos não há qualquer sinal de micélio de cubensis, mas apenas de um micélio azul de contaminante sobre o substrato. :coffee:
Eu até compraria a PP mas vou ficar pouco tempo no lugar onde to morando, entao nem vale a pena.... de resto, vou tentar salvar o que dá. Tem que jogar fora os que estao contaminados, né? Ou tem algum jeito de salvar?
 
Upvote 0
Upvote 0
Back
Top