Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Mancha Verde me ajudem please

Hipnosapo

Esporo
Cadastrado
16/08/2020
4
3
30
Galera bom dia, estou com este problema, isso aconteceu de ontem pra hoje, apareceu essa mancha verde, eu coloquei vermiculita estéril por cima, a condensação da água que está no vidro deve ter pingado em cima, mas como sou novato não sei indentificar se é realmente um contaminante.
 

Anexos

  • IMG_20200823_091820.jpg
    IMG_20200823_091820.jpg
    1.2 MB · Visualizações: 41
  • IMG_20200823_091814.jpg
    IMG_20200823_091814.jpg
    1.2 MB · Visualizações: 38
Última edição:
Vish mano, triste... Trichoderma braba ai, o que tu pode tentar é remover toda a parte contaminada e mais um pouco além, toda parte que parecer "solta, molenga", e torcer pra dar certo...
Enterrar num vaso também é uma opção
Muito obrigado, vou tentar remover, se não der certo, tentar novamente, bom domingo pra você. n.n
 
Upvote 0
Galera bom dia, estou com este problema, isso aconteceu de ontem pra hoje, apareceu essa mancha verde, eu coloquei vermiculita estéril por cima, a condensação da água que está no vidro deve ter pingado em cima, mas como sou novato não sei indentificar se é realmente um contaminante.
que pena amigao, duende verde....mas talvez ate de pra fazer um outdoor sla...
 
Upvote 0
Obrigado pela ajuda gente, eu retirei a parte ruim e se não der certo eu tento um outdoor, levo pra minha mãe, ela manja mais ✌🏽😂
 
Upvote 0
Amigo, já aconteceu comigo.
Em bolo e em casing. Retirar as manchas só irá atrasar o contaminante, mas você não irá vence-lo (infelizmente).
Comigo quando eu retirei do casing, demorou dias pra voltar e frutificou normal, até colhi. Depois aconteceu novamente e etc até o descarte.
No bolos a mesma coisa, depois do 2 flush eu removi a parte que ficou verde, 1 dia deps voltava e voltava, tentei cortar, deps até alcool, mas já era,
Enfim, o que te adianto é que irá voltar mais forte e se esse for seu único casing ou não tiver carimbos, continue tentando manter o controle até a colheita, mas depois descarte, tente fazer um carimbo o mais limpo possível, mas te adianto que esse casing já está condenado.
 
Upvote 0
Amigo, já aconteceu comigo.
Em bolo e em casing. Retirar as manchas só irá atrasar o contaminante, mas você não irá vence-lo (infelizmente).
Comigo quando eu retirei do casing, demorou dias pra voltar e frutificou normal, até colhi. Depois aconteceu novamente e etc até o descarte.
No bolos a mesma coisa, depois do 2 flush eu removi a parte que ficou verde, 1 dia deps voltava e voltava, tentei cortar, deps até alcool, mas já era,
Enfim, o que te adianto é que irá voltar mais forte e se esse for seu único casing ou não tiver carimbos, continue tentando manter o controle até a colheita, mas depois descarte, tente fazer um carimbo o mais limpo possível, mas te adianto que esse casing já está condenado.
Pois é, foi exatamente o que houve, eu tirei e voltou, tirei se novo e voltou, aí eu enterrei e contaminou o resto 😂😂
Estou esperando, meu outro casing está quase bom pra por pra frutificar, aí acho que consegui arrumar o problema das gotas que estava caindo em cima, logo mais posto umas fotos.
 
Upvote 0
Amigo, já aconteceu comigo.
Em bolo e em casing. Retirar as manchas só irá atrasar o contaminante, mas você não irá vence-lo (infelizmente).
Comigo quando eu retirei do casing, demorou dias pra voltar e frutificou normal, até colhi. Depois aconteceu novamente e etc até o descarte.
No bolos a mesma coisa, depois do 2 flush eu removi a parte que ficou verde, 1 dia deps voltava e voltava, tentei cortar, deps até alcool, mas já era,
Enfim, o que te adianto é que irá voltar mais forte e se esse for seu único casing ou não tiver carimbos, continue tentando manter o controle até a colheita, mas depois descarte, tente fazer um carimbo o mais limpo possível, mas te adianto que esse casing já está condenado.

Olá, @Microdosador, em regra é isso aí mesmo, pra debelar o trichoderma é preciso não apenas tirar a parte exposta dele onde esporula, mas também todo o micélio dele que entrou no micélio de cubensis e o matou por dentro - que são as áreas escuras e molengas internas do micélio contaminado. Retirando tudo isso até só sobrar micélio saudável, o bolo pode não recontaminar.

O que ocorre é que normalmente se tira apenas a parte externa do mofo, e não ele lá dentro do micélio. Então, na verdade, não se tirou a contaminação. O micélio dele volta a crescer e no dia seguinte já pode ter verde de novo.

Minha taxa de sucesso em retirar trichoderma e não voltar a contaminar em bolos é de mais de 50%.
 
Upvote 0
Back
Top