Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Música + Cogumelos = Composições (Primeiro relato)

AlfaZemma

Primórdia
Cadastrado
29/06/2016
68
36
Olá amigos psico-nautas!

Meu relato não será escrito, a história será contada através dos sons! O único problema é a duração - cerca de 2 horas - para quem tiver paciência, comentem suas impressões!

Neste domingo (20/11/2016) após um almoço leve, eu e minha companheira consagramos 4 cogumelos médio/grandes cada um (com Suco de Limão + Kefir + Vitamina C + Açúcar Mascavo)

Liguei meu equipo de gravação, enquanto ligava um monte de fios já estava sentindo os efeitos.
[ (PC + Placa de som + Microfone) + (guitarra + pedais + amplificador) ]

Toquei por duas horas sem interrupção gravando o som de toda a experiência, segue o registro sonoro:


  • Separei em faixas de acordo com o clima que vai mudando e dei nome para os momentos.
  • Tudo foi improvisado no momento, tentando não pensar, somente tocar o que eu sentia.
  • Não tem efeito de pós produção, os efeitos foram criados na hora, usando pedais (delay, equalizador, oitavador, freeze).
  • As duas primeiras músicas são muito parecidas e longas, da terceira em diante a coisa vai ficando mais interessante...
  • Alguns ruídos de rabeca na faixa 'Caminhar ao absurdo'.
  • Guitarra com arco de rabeca na faixa 'Paz infinita'.
  • Fones de ouvido ligados nos pedais modulando a voz falada, na faixa 'Isso não tem mais sentido'.
- Abraço! -
 
Última edição:
Caracas! Eu as vezes pulo os relatos muito longos ou faço uma leitura dinâmica, mas vou separar umas 2 horas de algum dia para ouvir isso. (é sério)

Eu tinha a idéia de fazer a mesma coisa, mas chega na hora da trip eu esqueço totalmente de qual era a intenção antes de começar :D
 
iai Salaam!

Então, acho que só rolou porque estou acostumado com o instrumento, então fiquei em uma onda de não pensar - foi muito bom, muito meditativo! - Se fosse com outra arte: desenhar, pintar, escrever... acho que ia me perder rapidinho... (esquecer a intenção)

A linguagem musical deve correr por outras vias no cérebro, diferente da linguagem falada - ao menos o SOM vem antes das palavras - Para quem não sabe, à 30.000 anos atrás o homem já fazia música com flautas de ossos afinadas na escala 'penta-tônica' (A mesma escala usada no rock´n´roll hoje em dia) - o SOM é muito ancestral.

Tenho gostado de não falar muito durante a sessão e sempre me pergunto sobre o propósito:
-Qual é a busca? O que buscamos? Qual o propósito?
 
Última edição:
Nobre músico cogumeleiro @AlfaZemma, só escutei tudo hoje, companheiro, e por isso demorei todo esse tempo pra responder ao seu tópico - porque queria ouvir. Não vou falar de cada música em particular, mas as músicas que mais apreciei foram "Padrões geométricos" (que parece ter trazido elementos de rock progressivo levemente psicodélico) e "Paz infinita".

Foi possível sentir em alguns momentos a sua lisergia se aprofundando no som, a partir de "A Calma após a tormenta", que em alguma coisa me lembrou "Shine on ou craz diamond" no começo, a se repetir no fim de "Padrões geométricos".

Também notei elementos de música egípcia ou indiana - não sei dizer ao certo... Desculpe não saber especificar, mas me refiro à sonoridade do começo de "Caminhar ao absurdo", que também existiram na primeira faixa. Mais pra frente, parece que o som sugere uma elevação ao cosmos, algo de "extraterrestre", de ir em direção a um caminho espacial no "Caminhar ao absurdo".

Aliás, incrível como você curte a sonoridade abstrata. :) Eu acho que eu sempre procuraria improvisar algo mais blues e rock, trabalhando com escalas acromáticas quando em psicodelia, pois elas saem totalmente naturais.

O uso de som de violino (ou algo parecido) foi muito bom de ouvir. Adoro o som de um violino, ele tem algo de um toque de alma. O começo de "Paz Infinita" e o som de cordas tem algo de mais profundo. Há certo chamamento a um âmbito espiritual.

Noto que a sonoridade se torna mais "consistente" e menos "abstrata", com adição de mais elementos sonoros nesta altura, mas não só isso, ainda em "Paz infinita". Talvez sua mente tenha terminado a primeira passagem dos efeitos dos cogumelos, quando você chega em "Estamos dentro", em que se estabelece a linha mais clara entre harmonia e melodia, que vinha sendo desenhada desde "Padrões geométricos".

Talvez os termos não sejam os mais precisos, mas talvez você consiga entender o que digo.

"Aceitação" já parece chegar com uma sonoridade mais lisérgica, e algo de espacial novamente. E por fim a voz de "Isso não faz sentido" é pra derreter de vez. :LOL:

-------

Enfim, interessante e diferente "ouvir" um relato sonoro, de certa forma. Imagino se não sentiu uma liberdade maior com a quebra dos filtros.

Mas também sinta-se livre pra nos relatar quando a viagem for tão profunda que você não tenha mais corpo pra tocar. :)

Parabéns pela trip, e que bom que continua firme forte aqui pelo fórum. :)
 
Rapaz, incrível.

Não tive tempo de ouvir tudo, na verdade ouvi bem pouco, mas é material de qualidade mesmo, meus parabéns.

Nada acompanha uma viagem (seja do que for) do que música. Normalmente eu escuto trance, já que pra mim brisa acompanha muito o som, e trance tem algo que me atrai muito nessas horas (e repele quando estou sóbrio :D), mas isso aí é bom, de verdade (inclusive estou escutando agora).
 
Nobre músico cogumeleiro @AlfaZemma, só escutei tudo hoje, companheiro, :)

Fala Exporo! Velho, obrigado pelas palavras, foi uma ótima análise e não sei se alguém já escutou esse som com tanto cuidado assim, kkk - valeu!

Fazia um tempo que não escutava esses sons! Eles são um belo rascunho para algo mais elaborado! Deu um pla no #'Padrões Geométricos' agora.

Agora essa de escala Acromática foi muito louca hein! - [Seria cromática talvez?] - Essa eu não conheço, depois me explica! As sonoridades Egípcias/Orientais são relações de intervalo de 1 tom e meio, como da escala menor harmônica - e outras coisinhas mais! kkk..
  • St / T / St / 1,5T / St / T / T <----esse cara é legal tambem (onde; St = semitom / T = tom / 1,5T = 1 tom e meio)
  • St / 1,5T / St / T / St / T / T <----modo da menor harmônica (simetria perfeita da escala anterior, o eixo de simetria está em preto)

O violino (em 'paz infinita') na verdade é guitarra tocada com arco de rabeca, rabeca é um violino rústico nordestino. Tocar a guitarra com o arco dá essa cara, parece violino mas não muito, então da pra usar efeitos tb, etc...

Noto que a sonoridade se torna mais "consistente" e menos "abstrata", com adição de mais elementos sonoros nesta altura, mas não só isso, ainda em "Paz infinita". Talvez sua mente tenha terminado a primeira passagem dos efeitos dos cogumelos, quando você chega em "Estamos dentro", em que se estabelece a linha mais clara entre harmonia e melodia, que vinha sendo desenhada desde "Padrões geométricos".

Realmente, rola uma sensação inicial de decolagem onde as vezes as coisas são conflitantes, em um momento, parece que vc se acostuma e relaxa pois já esta dentro! Mas isso não deixava de fazer meu corpo vibrar junto com o som, o braço da guitarra se dividia em partes, as coisas pulsavam...

#Isso não faz mais sentido, eu gravei um pouco depois. já estava bem mais leve, e eu pensei nessa frase e fui gravar, kkk - muito engraçado! Muita coisa não faz sentido em como vivemos, estamos em uma ilusão...

Obrigado pelo cuidado em escutar o som de verdade!
Estamos por aqui! Vish quase 11h, tenho que ir na feira!
 
Última edição:
Agora essa de escala Acromática foi muito louca hein! - [Seria cromática talvez?]

:LOL: Pois é, não existe "a"cromática... :p falha minha. Na verdade, nunca tinha lido antes, eu só ouvia "na escala cromática" que soa como "escala (a)cromática" aos meus ouvidos. Quis dizer solo sem escala, livre nas notas. O que no fundo é solo dentro da escala cromática, ou solo que pode passar por todas as notas da nossa divisão prevalente de 12 semitons. Eu só fui "aprender" a solar nela ano retrasado quando comecei a me envolver com os psicodélicos e finalmente passei a solar de forma livre de qualquer escala como resultado.

Eu nunca estudei muito escalas, nunca fui de solos. Sempre curti mais a parte de fazer bases mais avançadas em termos de feeling, marcação, complexidade e riqueza da batida no diálogo com solos e com a melodia, então em todo meu tempo de violão "de ouvido" nunca me preocupei muito com escalas. Mas foi algo legal ter adicionado essa habilidade. :cantar::musica: Isso me fez também aprender a transitar entre escalas num mesmo solo, e aprender um pouquinho mais sobre elas, saindo do basicão pentatônico e diatônico maior/menor. :D

Obrigado por me ensinar a grafia correta e pela forma humilde e gentil como me chamou a atenção pro erro. :)

Obrigado pelo cuidado em escutar o som de verdade!

Imagina! Foi um passeio muito legal. ;)
 
Excelente trabalho, meu amigo. Parabéns!


Olá amigos psico-nautas!

Meu relato não será escrito, a história será contada através dos sons! O único problema é a duração - cerca de 2 horas - para quem tiver paciência, comentem suas impressões!

Neste domingo (20/11/2016) após um almoço leve, eu e minha companheira consagramos 4 cogumelos médio/grandes cada um (com Suco de Limão + Kefir + Vitamina C + Açúcar Mascavo)

Liguei meu equipo de gravação, enquanto ligava um monte de fios já estava sentindo os efeitos.
[ (PC + Placa de som + Microfone) + (guitarra + pedais + amplificador) ]

Toquei por duas horas sem interrupção gravando o som de toda a experiência, segue o registro sonoro:


  • Separei em faixas de acordo com o clima que vai mudando e dei nome para os momentos.
  • Tudo foi improvisado no momento, tentando não pensar, somente tocar o que eu sentia.
  • Não tem efeito de pós produção, os efeitos foram criados na hora, usando pedais (delay, equalizador, oitavador, freeze).
  • As duas primeiras músicas são muito parecidas e longas, da terceira em diante a coisa vai ficando mais interessante...
  • Alguns ruídos de rabeca na faixa 'Caminhar ao absurdo'.
  • Guitarra com arco de rabeca na faixa 'Paz infinita'.
  • Fones de ouvido ligados nos pedais modulando a voz falada, na faixa 'Isso não tem mais sentido'.
- Abraço! -
 
Mt bom...
tenho deixado tocando enqt produzo algo aqui em casa...
Em breve irei esperimentar na trip...
 
Back
Top