Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Lizard King - Um Calango Rei... Acertando a mão no Casing...

Diário de cultivo completo.
Saudações Súdit@s...

É com prazer que convoco todos do Reino para anunciar meu novo cultivo!

Depois de aprender a cultivar com bolos e sem sucesso nos casings... Resolvi estudar e estudar pra entender o que eu tinha feito de certo nos bolos e o que eu tinha feito de errado nos casings...
Fui colhendo informações dali... Pegando dicas com amigos daqui... E resolvi juntar duas técnicas de dois amigos diferentes que me apeteceram...

O BOLO PF MODIFICADO: Eu tinha comprado centeio, e reservei por uns 15 dias... Quando abri o pacote, o mesmo estava LOTADO de carunchos*!
Foi horrível, pois fui no Mercado Municipal de SP, e só tinha um lugar que tinha, e como bons capitalistas, me cobraram o dobro do valor.. OFERTA x PROCURA... Paguei R$10,00 o Kg... O que fazer? Limpar os grãos...
Depois de 3 horas em 2 pessoas, tiramos todos os que víamos, centenas deles! Não satisfeita, mergulhei o centeio em uma solução de água até cobrir e uma tampinha de água sanitária por algumas horas... Mais alguns boiaram, retirei e reservei metade, pré cozinhei para inoculação no grão. A outra metade, escorri, ventilei até secar, sequei a umidade que tinha e mandei pro multiprocessador pra moer...
Moí grosso, ainda ficando alguns grãos inteiros, ou metades significativas...
Fiz o PF normal, e como minha FAI é pó tipo maizena, acrescentei mais uma medida dessa farinha de centeio bem grossa... Lancei nos copos, selo em cima e abaixo... Panela de pressão por 1 hr, aproximadamente.

COMENTÁRIOS DO BOLO: Notei algo que parece bobo, mas vou comentar... Quando faço a mistura e misturo com um garfo, mesmo que devidamente limpo, não vinga, ou não fica do jeito que quero...
Quando misturo com as mãos, com um mantra tocando, ou na cabeça, e esfrego minhas mãos, como se tivera energizando-as, tudo fica lindo...
Agi assim no primeiro, usei garfo no segundo e me dei mal e neste fiz novamente assim, com as mãos, e tive ótimos resultados! Que seja! Mãos à obra!

Fiz a seringa com um naco do carimbo que ganhei de um cabeludo mui querido, usei menos carimbo dessa vez... Inoculei com 4 furos, cobri...
Demoraram 1 mês pra colonizar sob uma temp. de 28ºC, aproximadamente...
Micélio forte e vivo, como se fora espuma de barbear... Lindo! Copo colonizado... Vamos a montagem do casing.
Fonte da TK do BOLO: Símbios (CM)

O CASING: Recebi, de um grande amigo, um substrato POWER - PLUS - ADVANCED - SUPER TOP MARA! O mesmo que ele usa em seus cultivos.
Aparentemente contém: Pó de coco, vermiculita, musgo sphagnum, e acho que só, se tiver mais coisa, me avisa!
Umideci, e esterilizei por 10min no microondas.
2 copos, 2 marmitas...
Usei marmitas de plástico, uma delas uma marmita mesmo, e a outra foi um tupperware de mamã que me daria uma ótima área pra pinagem e que a véinha já não usa mais...
Limpei com (Água + Cloro + Água Sanitária - Na proporção de 10.1.1) - Bem forte!
Depois ainda passei um papel toalha com álcool pra garantir, papel embebido que ficou dentro da marmita até a hora do substrato ir pra dentro...
Fiz uma caminha não muuuito fina, uns 2 centímetros, bem fofa, coloquei e espalhei com o garfo, não amassei...
Quebrei o bolo com as mãos, pedaços pequenos e bem distribuídos, lotaram a marmita...
Pressionei com a mão, para nivelar e deixar a camada retinha e unida. Lancei a nova camada em cima, da mesma maneira que a cama, só espalhado, ficando beem aerado!
1 delas (tupperware) coloquei alumínio em cima, incubei por 1 semana.
1 delas levei direto ao terrário. Essa contaminou depois de uns 7 dias lá... Nos primeiros 5 dias estava linda, mas depois... Contaminou... (estou tentando salvar).
A marmita que saiu da incubadora estava lindaaaa!!
Foi pro terrário, temp. de 23ºC-25ºC, alguns picos altos de 29ºC-30ºC pela tarde...
Quase 10 dias, nem isso, pins! Muitos pins!
Fonte da montagem do Casing: Pitbull (CM)

Peço desculpas por não tirar fotos, mas eu tava sem cam...
Eu ia colher durante a madruga, mas preferi esperar...
Quando acordei e olhei a marmita, gritei!
Era pra eu colher umas 11h da manhã, e tive que esperar até umas 15h para ter a cam...
Eu precisava fotografar esse meu feito!
PINS: Todos os meus bolos e cultivos que se deram juntos com esses, saíram magrelos, sem vida... E a marmita parecia que levaria o mesmo fim...
QUE NADA!!!

Espero que gostem!



*CARUNCHO: Para quem não sabe o que é caruncho, pergunte à mãe, à esposa, vó... Ou quem faz comida em casa...
(DEFINIÇÃO: O caruncho é um insecto coleóptero também conhecido por gorgulho ou carcoma, sendo a designação comum dos insectos que perfuram sobretudo madeira, vários tipos de cereais e feijão armazenados, reduzindo-os a pó, e danificando grandes quantidades de produtos armazenados.) Fonte: http://www.zecafil.com/conteudos/default.asp?ID=39
Aqui você encontrará uma ótima imagem dele:
http://scienceblogs.com.br/rainha/upload/2009/04/sitophilus_zeamais.jpg

 
Os carunchos dão ótimas vibrações para o cultivo né Dutch? Aqui sempre funciona com a companhia deles!

:) Parabéns pelo cultivo, linda strain, ótima escolha!!
 
(Colheita do dia 28/11/2010)
ESBALDEM-SE:

Naipe clonagem:

Cópia de 100_5515.JPG

Clássica e Peculiar:

100_5518.JPG

Como dizem os pirralhos da Vila: ESTÔREI!!!!

100_5520.JPG

Colhendo... Olha o azul no Casing!!!

Cópia de 100_5519.JPG

Deu só isso, só...

100_5516.JPG Cópia de 100_5526.JPG

Viu? Quase nada...

Cópia de 100_5521.JPG

Não consigo pegar com uma mão só!!!

Cópia de 100_5525.JPG

É muita informação!!!
Cópia de 100_5531.JPG Cópia de 100_5536.JPG

Apresento-lhes, MY BABIES!!!

100_5532.JPG 100_5528.JPG 100_5530.JPG

BRUTO: 75,5g

100_5541.JPG

LIMPO: 67g

100_5547.JPG

JUNTANDO ABORTOS: 70g

100_5554.JPG

Dúvidas? Críticas? Ameaças?


OBS: Foi necessário compactar algumas fotos para poder postar...
 
Última edição por um moderador:
Rainha,

Lindo trabalho o seu que fora executado. Aproveite com sapiência.
Aliás, se me permite uma pergunta. Quando mistura a massa o faz com as mãos, correto? usando luvas ou apenas com a higienização adequada?

Grande AbraX
 
Rainha,

Lindo trabalho o seu que fora executado. Aproveite com sapiência.
Aliás, se me permite uma pergunta. Quando mistura a massa o faz com as mãos, correto? usando luvas ou apenas com a higienização adequada?

Grande AbraX

Saudações!
Não costumo usar luvas nesta parte do processo...
Mas vale dizer que sigo "normas" padrões de higiene para manusear a massa, sendo:
*Lavo as mãos, punhos e antebraços com Protex;
*Passo álcool 92º
Os copos que receberão a massa, já estão esperando, devidamente lavados, limpos com solução de água+água sanitária+cloro (essa parte eu uso luvas) e depois ainda passo papel toalha dentro com álcool.
Coloco o selo de vermiculita e coloco a massa com a ajuda de um garfo, mas eu somente coloco, não bato o copo pra assentar, deixo bem aerado...
Se eu precisar lavar a mão pra pegar alguma "coisa", eu passo uma água nas mãos, passo álcool nelas e pego a "coisa", depois de usar, passo álcool dinovo e volto a mexer na massa...
Sou bem chata com assepsia... Acho que não custa...
Mas o uso de luvas, dependendo da qualidade das unhas do plebeu, é fundamental...
Não me preocupo com luvas nessa parte, pois tenho unhas limpas e bem cuidadas, e considero que a massa vai na sequência para a esterilização... Mas somente nessa parte... Mas tudo é muito limpinho... Inclusive eu!

:)
 
Lindo o cultivo
Me encontra no Wonderland, hein
Conversei tanto contigo na minha trip ontem
Good vibes rainha
 
a trip do lizards e espetacular,muito colorida!!
parabens minha rainha!!!!
arrasou!!
 
Back
Top