Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Literatura sobre Sílica Gel Dessecante...

Estava solicitando preço da Sílica Gel em alguns distribuidores de São Paulo, e um deles me passou esse material. achei interessante compartilhar com o fórum... Abraços

Rápida Literatura sobre Sílica Gel Dessecante

Sílica Gel Dessecante é um composto sintético cuja principal matéria prima é o silicato de sódio. Possui propriedades higroscópicas e adsorventes, isto é, grande capacidade em retirar moléculas de líquidos e gases do meio em que se encontram e armazená-las em seus poros. Sua aplicação para proteção de produtos diversos baseia-se no princípio da retirada de umidade residual não propiciando a formação de colônias de fungos responsáveis pelo mofo e impedindo a oxidação por contato.

Normalmente a Sílica Gel é apresentada sob duas formas: GRANULADA (grânulos amorfos) e/ou PEROLADA (pérolas irregulares). Mais comumente é produzida na cor branca cristalizada. Todavia, para inspeção visual de seu grau de saturação pode ser impregnada com cloreto de cobalto o que lhe confere, quando seca, uma coloração azul-intenso mudando para cor-rosa quando saturada. Mesmo neste estado (saturada), mantém sua forma original e não se umidifica externamente. É quimicamente inerte, insolúvel em água, não corrosiva, atóxica (branca) e baixo grau de toxicidade (azul).

Sendo basicamente um óxido de silício, deve ser evitado seu contato direto com álcalis e ácido fluorídrico os quais reagem com o material. Deve-se também evitar o contato direto da Sílica Gel com água, pois pode haver projeção de material sólido e aquecimento, reação fortemente exotérmica. Tal fato não ocorre quando a Sílica Gel é exposta a ambientes úmidos ou no caso de passagem, por ela, de ar comprimido ou gases.


REATIVAÇÃO DA SÍLICA GEL E MEIO AMBIENTE:

A Sílica Gel Dessecante pode ser reativada ou regenerada bastando que seja submetida a temperaturas superiores a 100ºC e inferiores a 200ºC, por um período mínimo de aproximadamente 40 minutos (podendo variar em função da quantidade, do forno ou estufa utilizados). Em geral nos processos de regeneração verifica-se uma perda aproximada de 10 a 20% em função da fragmentação dos grânulos. Tal perda deverá ser compensada com a adição de material virgem em novos processos de adsorção.
Por ser quimicamente inerte, salvo os casos citados, a Sílica Gel Dessecante não apresenta nenhum efeito adverso ou nocivo ao meio ambiente. Ingestões acidentais do produto demonstraram total tolerância e inertibilidade do organismo humano ao efeito da Sílica.
No caso da Sílica Gel Dessecante Azul, a qual contém em sua formulação cerca de 0,5% de cloreto de cobalto, deve-se observar os limites impostos pela legislação local para o manuseio e descarte do produto.

PROPORÇÕES DE UTILIZAÇÃO:

Recomenda-se utilizar a Sílica Gel na seguinte proporção genérica: 1kg de Sílica Gel p/ 1m³ de área a ser protegida. Em utilizações mais específicas, como a área farmacêutica, esta proporção pode chegar até a 1Kg p/ 0,2 m³ ou mais. Em casos de embalagens de máquinas, utensílios, objetos, etc., para exportação, esta recomendação também pode mudar em função das condições climáticas do local de origem, local de destino, duração da viagem e meio de transporte.

MANIPULAÇÃO, ARMAZENAGEM E ÁREA DE TRABALHO

Sacos e recipientes devem ser mantidos hermeticamente fechados em local seco. Eventuais sobras de frações utilizadas, tanto a granel como em sachês, devem ser ensacadas e lacradas com fita adesiva plástica, retirando-se todo o ar possível em contato direto com a Sílica Gel. A área de trabalho deve ser mantida bem ventilada, se necessário, pode-se usar um exaustor no local, a fim de se reduzir ao mínimo os níveis de poeira no ambiente de trabalho. Uma considerável carga eletrostática pode-se acumular durante o manuseio mecânico do produto, a qual, pode transformar-se em risco em ambientes que contenham vapores inflamáveis. Recomendações sobre o controle de estática são dadas na norma inglesa BS5958.

PROPRIEDADES TÍPICAS DA SÍLICA GEL:
Código:
Fórmula Química:.................SiO²
pH (solução aquosa) à 5%:........5,5 a 6,5
Densidade de massa:..............0,750g/ml
Gravidade especifica:............2,2 g/ml
Teor de Sílica (1.000ºC):........99,5%
Cloreto de Cobalto (azul):.......0,5%
Ferro:...........................Máx. 100 ppm
Se eu colocar esse pacotinho de sílica no forno por 30min poderei usar para manter secos meus cogumelos? ou 5min no microondas?

IMG_20150721_195003404.jpg
 
Difícil dizer, por a sílica estar dentro do pacotinho, não há como saber se ela secou. E mesmo que você tire do pacotinho, também não será possível se ela não tiver indicador (for branca), o que parece ser o caso.

Além de quê, com um pacotinho desse tamanho, você não irá conseguir secar muita coisa.

A sílica branca pode ser usada, mas é melhor que esteja misturada a um lote com indicador, que seja recuperado junto.
 
Difícil dizer, por a sílica estar dentro do pacotinho, não há como saber se ela secou. E mesmo que você tire do pacotinho, também não será possível se ela não tiver indicador (for branca), o que parece ser o caso.

Além de quê, com um pacotinho desse tamanho, você não irá conseguir secar muita coisa.

A sílica branca pode ser usada, mas é melhor que esteja misturada a um lote com indicador, que seja recuperado junto.
Acho que comprarei um antimofo no mercado então, porque não faço a minima de onde posso conseguir a silica...
 
Comprei uma embalagem de sílica que é vendida para utilização de gatos. Ela é Branca e tem alguns pedaços azuis. Na embalagem na composição diz 100% sílica gel.
Servirá?
 
Sim, li isso. Mas isto não é areia para gato.

O texto do glossário é bem claro na parte que diz que esse produto para gato "não tem nada a ver com Sílica gel.".

Tem que ser otimista para acreditar que vão vender sílica gel pelo preço de um produto sanitário para gatos.

Aí em Portugal você certamente deve conseguir comprar silica gel, a de verdade, online.

Mas pode ter disponível perto de você. Tente ver com o pessoal da fotografia, por exemplo.
 
O texto do glossário é bem claro na parte que diz que esse produto para gato "não tem nada a ver com Sílica gel.".

Tem que ser otimista para acreditar que vão vender sílica gel pelo preço de um produto sanitário para gatos.

Mas pode ter disponível perto de você. Tente ver com o pessoal da fotografia, por exemplo.

Segui a sugestão e fui pesquisar nos fóruns de fotografia e existe várias pessoas a usar o mesmo produto que referi para observar a humildade e com eficácia. Não sei se é permitido mas se for posso partilhar aqui o link do tópico do fórum de fotografia.
É mais que uma pessoa a referir que utiliza o produto pelo que penso não ser efeito placebo.

De qualquer forma não me importo de fazer algum teste a ver se funciona mesmo. Ainda não tenho cogumelos para secar, alguma ideia de como posso testar esta sílica? Depois partilhava aqui o resultado.
 
Algumas pessoas no shroomery usam sílica de gato, não sei se é o ideal, mas pode ser que segure a umidade. De qualquer forma, desidrate primeiro com um ventilador e lembre de não deixar que os cogus toquem a sílica. Se usar este método, poderia reportar os resultados?
 
Estamos regredindo no entendimento do assunto.

Areia de gato ou preparados sanitários de diversos tipos para gatos definitivamente não são silica gel. Não sei qual o material base de cada um dos tipos desses preparados, nem sei se são seguros para utilizar como dessecante de material que você pode acabar ingerindo depois ( ;) ).

Silica gel é um material de fórmula conhecida (SiO2), com propriedades conhecidas (como absorver 30% do peso em água e poder ser seca para reutilização) e uso comprovado como dessecante. Basta ver o início desse tópico e outros textos sobre sílica gel no fórum.

Quem quiser pode certamente arriscar seus cogumelos, utilizando esses preparados, assim como tem gente que confia em arroz seco ou em sal grosso como dessecante, por exemplo. Mas é uma aposta, já que há dessecantes eficientes e seguros conhecidos e disponíveis.


Nos fóruns portugueses de fotografia há quem diga usar a areia ou silica gel para gatos, mas há também depoimentos como esse:
eu agora já não uso a areia dos gatos (embora diga ser 100% silica gel ... não absove humidade suficientemente. agora uso uma silica laranja (comprada na amazon.uk)
-
http://www.forumfotografia.net/topic/49439-caixas-secas/#entry392346


Ah, se "areia de gato" fosse assim um dessecante confiável materiais fotográficos e outros equipamentos deveriam ser embalados pelos fabricantes com saquinhos de "areia de gato", e não de sílica gel.
 
Fala ae, seus lindos!

Gostaria de saber se eu poderia utilizar aqueles sachês de sílica (que geralmente vem em caixas de sapatos ou outras coisas) ou são tóxicos...

Tenho uma quantidade boa guardada e, provavelmente, estão com a potência reduzida, mas pensei em utilizar junto ao arroz (vi que arroz não é tão bom, mas se unir com a sílica, talvez dê certo).

O que acham? Corro o risco de não secar direito? Será minha primeira experiência e, se não conseguir dessa maneira, irei fazer chá mesmo!

Desde já, muito obrigado! :*
 
Fala ae, seus lindos!

Gostaria de saber se eu poderia utilizar aqueles sachês de sílica (que geralmente vem em caixas de sapatos ou outras coisas) ou são tóxicos...

Tenho uma quantidade boa guardada e, provavelmente, estão com a potência reduzida, mas pensei em utilizar junto ao arroz (vi que arroz não é tão bom, mas se unir com a sílica, talvez dê certo).

O que acham? Corro o risco de não secar direito? Será minha primeira experiência e, se não conseguir dessa maneira, irei fazer chá mesmo!

Desde já, muito obrigado! :*

Eu evitaria o contato direto.

Dependendo da idade pode ser que não seque direito, mas só testando pra ver.

Não sei se tem como esquentar elas no micro-ondas como a sílica que tem o indicador de saturação.
 
Esses sachês com certeza já estão pra lá de saturados, pode usá-los mas vai precisar recuperar a sílica antes.

Mas para valer a pena, melhor você ter uma quantidade grande, digamos pelo menos meio quilo...

Veja esse tópico sobre: :teo_seta_direita: Sílica em gel laranja
 
Obrigado pelas respostas, @Ankardo e @Salaam`aleik !

Realmente, não vale a pena! hahaha. Vou passar no mercado e comprar um antimofo natural mesmo que é baratinho!

Valeussss! ♥
 
Última edição:
Back
Top