Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Keepers Creepers - pouca pigmentação

Diário de cultivo completo.
Relatando mais um cultivo em andamento quase finalizado.
Irei postar um resumo rápido e abaixo passo as informações detalhadas. :ler:

Resumo do cultivo:
Strain: Keepers Creepers - Carimbo doado pela @Malahov
Substrato: 2x Vermiculita, 1x Água potável, 1x Arroz integral
Esterilização: Panela de Pressão por 60 min.
Tipo de inoculação: Seringa ME
Data de inoculação: Inoculei 06 copos no dia 04/02/16

Preparei a seringa no dia 01/02 e deixei hidratando por 03 dias. Utilizei 20ml de água de copinho (vide foto).

CAM01074.jpg
Seringa confeccionada.

No dia 04/02 fiz a inoculação nos 06 copos utilizando a seringa ME (Multi esporos).

CAM01077.jpg CAM01078.jpg
Inoculação

A colonização demorou cerca de 20 dias mantendo em uma temperatura de 28C em uma caixa térmica parcialmente fechada. Evitei fechar totalmente para evitar contaminantes anaeróbicos. A ultima foto foi tirada no dia 16/02, onde os copos estavam cerca de 80% colonizados. As demais foram tiradas no dia 09/02, 05 dias após a inoculação onde apareceram os primeiros sinais do micélio.
Durante a fase de colonização, 02 dos copos contaminaram sobrando 04 copos.

CAM01086.jpg CAM01087.jpg CAM01088.jpg CAM01092.jpg
Desenvolvimento

Com os 04 copos de micélio optei por montar 02 bulks em baldes.
Utilizei as dicas do @Lwalker para montar os mesmos. A proporção foi 2/1 (2 copos de bulk para 1 de micélio.)
O bulk foi composto por 55% pó de fibra de côco + 30% humus de minhoca + 15% vermiculita que foi pasteurizado por 2h numa temperatura de 70C (Essa temperatura é uma media, em alguns momentos ela excedeu este valor). Não tirei fotos da montagem dos bulks, so tirei dos baldes prontos.
Fiz 4 furos nos baldes e tampei com fita isolante para incubar e tampei com papel alumínio, na fase de frutificação troque a fita isolante por algodão.

CAM01106.jpg CAM01108.jpg
Bulks montados.

Em 06 dias os bulks estavam colonizados e prontos para a fase de frutificação.

CAM01115.jpg CAM01116.jpg CAM01117.jpg CAM01118.jpg CAM01124.jpg
Bulks colonizados e prontos para o aniversário.

Os flushes estão abaixo.

No dia 12/03 realizei a primeira colheita do balde 1.
O flush rendeu 35.6g frescos. Abaixo seguem as fotos do flush.

CAM01137.jpg CAM01139.jpg CAM01141.jpg CAM01143.jpg CAM01144.jpg
Colheita, cogumelos e pesagem do flush 1, balde 1.

No dia seguinte 13/03 realizei a colheita do flush 1 do balde 2.
Este flush rendeu 42.2g frescos. Abaixo seguem as fotos.

CAM01146.jpg CAM01147.jpg CAM01149.jpg CAM01150.jpg
Colheita, cogumelos e pesagem do flush 1, balde 2.

Como podem ver na foto do balde, haviam alguns cogumelos pequenos.
Deixei eles crescerem e fiz a colheita 02 dias depois. Haviam cogumelos pequenos nos 2 baldes, sendo assim fiz uma colheita grupal.
Juntei os frutos do balde 1 e do balde 2 e o total da colheita foi 30.6g frescos.

CAM01154.jpg CAM01156.jpg CAM01158.jpg
Colheita, cogumelos e pesagem do restante do flush 1 dos 2 baldes.

No dia 18/03 fiz a colheita do segundo flush dos baldes.
O balde 1 rendeu menos cogumelos, porém, cogumelos mais robustos e pesados. O total da colheita foi de 55.6g frescos.

CAM01167.jpg CAM01164.jpg CAM01163.jpg
Cogumelos e pesagem do flush 2, balde 1.

Já o balde 2 rendeu vários frutos e todos com uma massa considerável. O total da colheita foi de 52.0g frescos. Um pouco menos que o balde 1, porém, praticamente iguais.

CAM01171.jpg CAM01170.jpg CAM01169.jpg
Cogumelos e pesagem do flush 2, balde 2.

Pesagem do total dos frutos. Esta faltando algo em torno de 5g que eu não faço a mínima ideia ondem foram parar...... :fome::alien::giggle:
CAM01173.jpg

Considerações até o momento:
O que eu percebi nas colheitas foi que vários cogumelos apresentaram pouca pigmentação com relação a outros cultivos dessa mesma strain.
Essa diferença também foi notada pela @Malahov em seu cultivo. Achei muito interessante essa característica.
A maioria dos cogumelos produziu uma ótima quantidade de esporos, realmente um bom depositador.
O terceiro flush eu dediquei para a retirada de carimbos e não tirei fotos. Realizei a colheita no dia 25/03 porém, infelizmente não tirei fotos.
O bulk está produzindo o quarto flush, porém já estão bem cansados e no fim do ciclo vital. Após cada colheita realizei um dunk nos bulks, somente após as colheitas (não dunkei para aniversariar).
Até o momento foi isso, acredito que consigo tirar mais 1 ou 2 flushes, estou no aguardo do crescimento. Quando o fizer, trago as fotos.
Obrigado pela atenção.
 
Última edição por um moderador:
Bom ver meus netinhos por aqui! Belo cultivo. Em breve eu prometo que terá um diário do seu carimbo, hehe. ;)
 
Narciss. Os meus parabéns por todo o setting. Um verdadeiro laboratório. Espero um dia ser tão organizado :) irei ter concerteza melhores resultados.
 
Desculpas pela demora em trazer updates. O cultivo ja foi finalizado e enterrei os 2 baldes.
Vou falar sobre os flushes.

Dia 26/03 realizei mais uma colheita que priorizei a coleta de carimbos para preservar esta strain que eh no minimo interessante.
Sem os chapéus que foram cortados, o flush dos 02 baldes rendeu 38.1g frescos.

CAM01177.jpg CAM01178.jpg
Coleta de carimbos e pesagem

Dia 01/04 realizei mais ultima colheita. Os baldes ja estavam no fim do ciclo de vida e foi uma colheita bem pequena.
1 Balde apresentou apenas 01 cogumelo gigante enquanto o outro apresentou outros 04 menores.
Reparem na pigmentação dos mesmos... Muito interessante! ! :bigode::fotos:
Cogumelo gigante: 16.3g fresco.
Cogumelos menores: 40.3g frescos.

CAM01184.jpg CAM01185.jpg CAM01186.jpg CAM01189.jpg
Balde 01

CAM01188.jpg CAM01190.jpg
Balde 02

O penultimo flush dos 02 baldes rendeu apenas 02 cogumelos 1 em cada. Foi realizado no dia 10/04.
A pesagem foi de 14.9g frescos.

CAM01203.jpg CAM01201.jpg
Pesagem

O último flush veio dia 19/04 contabilizando apenas 01 cogumelo em um dos baldes, o outro morreu.
Não cheguei a pesar porque colhi e comi. :eek: Pra finalizar bem, né...
Mas antes tirei uma fotinha. :LOL:
CAM01207.jpg
Grandalhao

Bom, como dito acima o cultivo foi finalizado. Espero que tenha ajudado e compartilhado essa strain que apresentou fenótipos muito peculiares. :coffee:
Irei realizar outro cultivo para manter esta pigmentação interessante.
Obrigado a todos e fiquem em paz.
 
Última edição:
Back
Top