Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo John Allen

Diário de cultivo completo.
Boa tarde meus jovens x)

Iniciando mais um diario de cultivo, dessa vez a strain eh John Allen proveniente do caro @PsychoEvie
Substrato utilizado : Centeio
Modo de inoculacao : Seringa com CL

Segui o tutorial do @PsychoEvie pra preparar o centeio, metodo de esteriliacao 1h20 na PP, fiz 6 potes de centeio e inoculei com a CL... agora eh esperar

HAypfju.jpg npt1MMY.jpg tyq4OQO.jpg
 
Boa noite galera, passando pra dar uma atualizada, eeeeeeeeeee habemus mycelium! Todos 6 potes apresentam micelio.. uma pequena duvida, sei que quando usando graos eh interessante dar uma chacoalhada ocasional para espalhar os graos colonizados e tentar chegar a uma colonizacao mais rapida do pote em si, pelas fotos voces acham que ja devo dar umas chacoalhadas ou deixo essas areas de micelio se desenvolverem mais e ficarem maiores?

Abracos fungicos!bOuOWrI.jpg
 
Chacoalhar nesse estágio pode atrasar o desenvolvimento. Eu espero até estarem pelo menos 40% colonizados.
 
Eu particularmente nunca chacoalho. Só se houver estagnação. A possibilidade de contaminação aumenta bastante.
Não tem como contaminar um pote bem lacrado, contaminantes não surgem do nada, o que pode acontecer é de suspirar ar externo contaminado, principalmente no caso de potes com tampões de papel aluminio selados com fita adesiva que na maioria das vezes possuem suspiros . Estagnação é por falta de oxigenio e não por falta de choque mecanico. Nunca tive um pote contaminado por chacolhar, alias nem sacos de spawn.
4L spawn feito com milho inoculados com Ecuadores WP_20151102_024.jpg
1L spawn feito com milho inoculado com MDKWP_20151024_003.jpg

Se tiver receio de chocolhar faça dentro da glovebox.
 
Todos 6 potes apresentam micelio.. uma pequena duvida, sei que quando usando graos eh interessante dar uma chacoalhada ocasional para espalhar os graos colonizados e tentar chegar a uma colonizacao mais rapida do pote em si, pelas fotos voces acham que ja devo dar umas chacoalhadas ou deixo essas areas de micelio se desenvolverem mais e ficarem maiores?

Visto que ainda está no começo, nesse estágio ainda pode ser feito mais uma chacoalhada sim. Se a colonização passar de 70%, deixe o micélio sossegado.

:ler: :teo_seta_direita: https://teonanacatl.org/threads/quando-eu-devo-agitar-os-frascos-de-grãos.127/

Não tem como contaminar um pote bem lacrado, contaminantes não surgem do nada, o que pode acontecer é de suspirar ar externo contaminado, principalmente no caso de potes com tampões de papel aluminio selados com fita adesiva que na maioria das vezes possuem suspiros . Estagnação é por falta de oxigenio e não por falta de choque mecanico. Nunca tive um pote contaminado por chacolhar, alias nem sacos de spawn.

Concordo. Em todos os meus cultivos eu chacoalho de 2 a 3 vezes no máximo, e também nunca tive problemas. Se os potes contaminam após a chacoalhada, é porque o cultivador errou em outro ponto do cultivo, seja má esterilização, inoculação, vedação, etc.
 
Não tem como contaminar um pote bem lacrado, contaminantes não surgem do nada

Não estou falando de abiogenese :facepalm: O que ocorre é que as partes do pote que ficam secas, sem contato com o substrato como a tampa por exemplo, pode não estar bem esterilizado. É por isso que muitos tutoriais de PF tek pede para que se limpe a borda dos copos com alcool. Você agitando o pote faz com que o substrato toque nessas áreas onde a esterilização pode não ter sido tão eficiente, e leve os contaminantes para o substrato.

Enfim, tiraram o dia pra discordar de mim, vou ficar na minha! :censored:

:hilario::hilario::hilario::hilario:
 
O que ocorre é que as partes do pote que ficam secas, sem contato com o substrato como a tampa por exemplo, pode não estar bem esterilizado.

Desculpe mais um discordando de você, mas ... se foi esterilizado corretamente na PP tanto faz que depois fique seco ou não.

O vapor d´água a 120 C e a pressão fazem seu trabalho, sem dúvida, em superfícies expostas.
 
fiz 6 potes de centeio e inoculei com a CL...
Desculpe me a ignorância, mas como foi feito para se dividir o micelio da CL em 6 partes? Semana passada usei uma CL INTEIRA, para apenas UM copo :notworthy: fiquei com medo de machucar o micelio... Quando ele entrou na seringa, ja deu um aperto, se enconheu todo :unsure:

Ja vi topicos abordando o uso de materiais cortantes, mas achei que ele seria adicionado junto a inoculação da CL.
 
Desculpe me a ignorância, mas como foi feito para se dividir o micelio da CL em 6 partes? Semana passada usei uma CL INTEIRA, para apenas UM copo :notworthy: fiquei com medo de machucar o micelio... Quando ele entrou na seringa, ja deu um aperto, se enconheu todo :unsure:

Ja vi topicos abordando o uso de materiais cortantes, mas achei que ele seria adicionado junto a inoculação da CL.

O "material cortante" deve ser colocado antes de se esterilizar a cultura liquida.

Eu por exemplo uso caco de vidro.
IMG_1266.JPG

Depois de agitar um pouquinho, o micélio já fica todo "quebradinho".
IMG_1269.JPG

Se você não pôs nada na CL você precisa agitar com muito mais vigor para o micélio repartir e ficar uma mistura homogênea para entrar na seringa.
 
Boa noite galera, passando aqui pra dar uma pequena atualizada, o micelio segue forte avancando vigorosamente e saudavel em 4 dos 6 potes que inoculei, 2 potes contaminaram .. acho que ate o final de semana os potes provavelmente conseguiram completar 100%, seguem fotos

12386795_10156280721440392_184080591_n.jpg 12366550_10156280721495392_667593231_n.jpg 12395121_10156280721585392_669755809_n.jpg 1415848_10156280721705392_488723504_n.jpg

potes contaminados

12380091_10156280751145392_1830364069_n.jpg 12380155_10156280751465392_1124547972_n.jpg
 
Os problemas são sempre ou a esterelização do substrato, ou fonte de esporos contaminados... Esse último é sempre mais difícil de resolver.... Tem que conseguir esporos novos...

Legal, achei bem bonitos os micélios!!! Vai firme!!!!

Boa noite galera, passando pra dar uma atualizada, eeeeeeeeeee habemus mycelium! Todos 6 potes apresentam micelio.. uma pequena duvida, sei que quando usando graos eh interessante dar uma chacoalhada ocasional para espalhar os graos colonizados e tentar chegar a uma colonizacao mais rapida do pote em si, pelas fotos voces acham que ja devo dar umas chacoalhadas ou deixo essas areas de micelio se desenvolverem mais e ficarem maiores?

Abracos fungicos!View attachment 86285
Acho que só vai dar pra vc tentar chacoalhar aquele pote que tem menos grãos.... Tenta com um ou dois na próxima e vai comparando, na proxima.... ABraços
 
Última edição por um moderador:
Essa semana tem aniversario :)
 

Anexos

  • c1.jpg
    c1.jpg
    69.9 KB · Visualizações: 24
  • c2.jpg
    c2.jpg
    63.6 KB · Visualizações: 22
Back
Top