Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Isolamento em papelão (DUVIDA)

microgerme

Esporo
Cadastrado
01/04/2020
7
2
26
Palmas-TO
Galera, saudações à todos, mestres e loucos dos cogumelos, sou novo no forúm mas já acompanho a alguns meses.

Já frutifiquei algumas remessas de kids bem serelepes e atualmente estou tentando entrar no mundo do isolamento de micélios. Tenho muita vontade de isolar uma variedade selvagem encontrada aqui na cidade (Palmas - TO) e espero conseguir uma strain um pouco mais resistente ao calor excessivo dessa região (Seria um sonho????).

Feita essa breve introdução vamos à questão (busquei bastante mas não encontrei nada que sanasse minha dúvida, espero não estar infringindo nenhuma regra, caso esteja pf me avisem, vlwvlw). Vi muitas receitas de BDA mas devido a quarentena que estamos vivendo esta dificil obter certos produtos e quero saber o seguinte, alguém ja fez/tentou uma mistura de água de batata + açúcar/dextrose gotejada sobre um papelao devidamente esterelizado??

Tava lendo diversas receitas e tive a seguinte ideia, preparar o BDA, mas retirando o 'A' (devido a dificuldade de encontrar na cidade) e depois apenas respingar essa solução nutritiva num pedaço de papelão para que ele funcionasse de base para o micélio crescer, e posteriormente poder fazer o isolamento. Nesse caso eu faria uma inoculação usando uma seringa feita c/ um print q eu fiz no meu ultimo cultivo e outro usando o bendito cogumelo tocantinense selvagem para fins de isolamento da sub-strain rizomórfica.

Aos mestres do cogumelo eu pergunto, isso teria alguma chance de dar certo ou é so viagem msm??????
 
Bem acho que vale tentar. Nunca germinei esporos em papelão, quando transfiro micélio para papelão ele já colonizou algum meio antes.
Nesse caso o papelão só puro basta. Eu jogo um pedaço de papelão em água fervente e deixo um pouco, retiro, deixo sair o excesso de água e ai jogo num copo higienizado e fecho com papel alumínio. O papelão não pega contaminante com facilidade então não mando pra PP, geralmente funciona bem o suficiente pra conseguir expandir o micélio que tenho.
Imaginando o que você descreveu acima, acho que você pode ferver uma mistura de água com batata e dextrose, e jogar o papelão deixar um pouco e retirar de novo, deixar pingar o excesso de água e jogar num recipiente que possa fechar. Assim o papelão deve absorver alguns nutrientes que estão na água fervente. Agora, não sei se vai precisar mandar pra PP ou se da pra tratar ele como papelão normal por ter mais nutrientes. Isso você vai ter que testar, se tem que jogar na PP e se dá pra germinar esporos assim, acredito que possa dar certo. Você pode experimentar em papelão sem nada e com essa mistura.
Uma boa forma de germinar esporos e obter micélio que depois pode ser transferido para papelão ou grãos é fazer uma cultura liquida, pode ser feita na própria seringa.
 
Muito animador hehehe.
Já estou com uma cultura liquida em andamento e uma tentativa de colonizar em milho de pipoca.
Caso a germinação direta do esporo no papelão não dê certo eu vou tentar fazer isso de tranferir um micélio já vivo para o papelão, seja da cultura liquida, seja do grão de pipoca.

Assim que houver mando atualizações das tentativas.
 
Fala aí se conseguiu germinar os esporos no papelão ;)

Tenho essa dúvida.
 
Última edição:
Fiz uma solução de água mineral e um pouquinho de açúcar branco de cozinha mesmo, deixei uns 2 dias uma seringa com a solução multi-esporos dentro da incubadora e depois pingay no papelão. Ainda não abri o pote pra ver no que que deu, mas daq uma semana devo abrir pra verificar se deu certo.
De toda forma, faz uma solução de água mineral com um açuquinha e joga os esporos dentro, é o jeito mais efetivo que vi até hoje pra germinar os esporos de forma simples.
 
Eu acho que adicionar açúcar na solução a ser inoculada tende a aumentar a chance de bactérias e outros contaminantes eclodirem rapidamente e prevalecerem sobre o micélio de cubensis.
 
Voltando aqui trazendo atualizações, não ocorreu absolutamente nada com os testes feitos com água e açúcar pingado no papelão. Não contaminou mas tambem não houve nenhum sinal de micélio.

Cara, aparentemente os esporos não eclodem no papelão, ou pelo menos não sem um certo procedimento :<

Montei 2 bolos PF, 2 copos com milho e fiz o teste com o papelão, os copos tiveram uma germinação normal dos esporos e estão com um micélio lindio, mas a mesma solução quando pingada no papelão não demonstrou nenhum sucesso.
 
Voltando aqui trazendo atualizações, não ocorreu absolutamente nada com os testes feitos com água e açúcar pingado no papelão. Não contaminou mas tambem não houve nenhum sinal de micélio.

Cara, aparentemente os esporos não eclodem no papelão, ou pelo menos não sem um certo procedimento :<

Montei 2 bolos PF, 2 copos com milho e fiz o teste com o papelão, os copos tiveram uma germinação normal dos esporos e estão com um micélio lindio, mas a mesma solução quando pingada no papelão não demonstrou nenhum sucesso.


o papelão você pasteurizou? ou pingou nele seco?
 
hmmm tendi. Bom, tlvz o unico q possa fzr é deixar de lado p ver se em algum momento os esporos resolvem eclodir. Pode ser q o tempo só seja diferente. Faz quantos dias isso?
 
Verdade... não tinha pensando nessa possibilidade. Deixei 7 dias dentro da incubadora com os demais bolos, mas depois do 7º dia eu retirei pq fiquei com medo de contaminar ou dar algum problema que acabasse atrapalhando o desenvolvimento dos outros bolos.

Daqui a uns 3/4 dias vou fazer uma nova inoculação, vou testar repetir o processo e aguardar mais tempo dessa vez..

No mais, sobre a duvida inicial do tópico, que é o bendido do isolamento, vou acabar fazendo com grão de milho/pedaços de micélio mesmo.
 
Estava vendo alguns tópicos e vou testar a seguinte possibilidade. Colocar algum tipo de nutriente no papelão. Por exemplo água de batata. Vou testar e ver o que dá.
 
Deixei 7 dias dentro da incubadora com os demais bolos, mas depois do 7º dia eu retirei pq fiquei com medo de contaminar ou dar algum problema que acabasse atrapalhando o desenvolvimento dos outros bolos.

O papelão contamina com dificuldade. Eu deixo minhas culturas d papelão dentro de potes iguais as outras culturas, isolados, mas com troca de ar. Só contamina comigo quando faço algum repique errado e o substrato da transferência que jogo no papelão contamina, ai a contaminação se espalha. Ja deixei papelão pasteurizado que sobrou, num pote de plastico pp, que apenas higienizei com água sanitária e álcool, em cima do armário do quarto largado por 2 semanas e abrindo de vez em quando. E mesmo abrindo de vez em quando p ver como tava, sem lavar as mãos, não contaminou. Sequei esse papelão pasteurizei de novo e usei em outra cultura depois.
 
Back
Top