Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Isolamento/Clonagem - PC Corumba Albino

tupy

★ vento sul ☆
Membro da Staff
Cultivador confiável
29/05/2006
4,063
94
Terra de Deus
Pois bem, compartilho aqui minha tentativa de isolar um albino da strain PC Corumba.
Espero que consiga e conto com a ajuda e colaboração de todos.

O aspecto desse cogumelo albino não é lá de porte muito grande ou bem definido, ou seja, na teoria não seria um cogumelo ideal para se clonar, mas é o único albino que surgiu no bolo PF, logo, o objetivo dessa clonagem é mais pela sua característica albina.

Aqui está ele:

Primeiramente retirei pedaços de tecido vivo do corpo do cogumelo e distritui em algumas placas com papelão, segue fotos das diversas placas, notem as diferentes características em cada uma delas:




Logo depois de eu ter tirado as fotos, com um bisturi, retirei o tecido do cogumelo do meio dos papelões, isso tem que ser feito, caso contrário é bem fácil iniciar um processo de contaminação por ali, apodrecimento, etc.

Eu propaguei a segunda geração do micélio das placas com melhor característica e especialmente desta:



Notem com o micélio também cresceu por baixo do papelão:


Só aqui cometi um erro:


Nessa segunda geração usei um papelão diferente, que continha uma cola bem fraquinha,
mas que serviu para não permitir que o micélio crescesse, pesquisando, mais tarde, percebi que, realmente usar papelão meio grudento ou colante, inibe o crescimento, dito e feito:


Então, para não perder o micélio, transferi alguns pedaços do micélio para algumas culturas líquidas :)


Notem com o papelão vai perdendo a sua umidade, e secando o micélio:


Outras placas que tinham micélio promissor, transferi uns pedaços pro milho:



Ainda, preparei algumas "placas petri" (cinzeiro no meu caso que é + barato =)...)
com BDA como garantia:




Meu agar ficou no ponto


Bem, por enquanto é só. Conforme progressos ou insucessos, vou atualizando.

Estou chegando a conclusão de que gosto muito de micologia, porque olha, isso tudo dá um trabalho imenso. :coffee:
corumba 1º flush 009_640x480.jpgcorumba 1º flush 010_640x480.jpgcorumba 1º flush 011_640x480.jpgDSC00236_640x480.jpgDSC00240_640x480.jpgDSC00290_640x480.jpgDSC00294_640x480.jpgDSC00304_640x480.jpgDSC00309_640x480.jpgDSC00311_640x480.jpgDSC00312_640x480.jpgDSC00313_640x480.jpgDSC00489_640x480.jpgDSC00529_640x480.jpgDSC00533_640x480.jpgDSC00599_640x480.jpgDSC00601_640x480.jpgDSC00604_640x480.jpgDSC00605_640x480.jpgDSC00606_640x480.jpgDSC00613_640x480.jpgDSC00615_640x480.jpgDSC00617_640x480.jpgDSC00628_640x480.jpgDSC00635_640x480.jpg
 
Última edição:
Muito fera! Eu não entendo muito de genética, mais por ele ser albino, o gene dele é recessivo ?
Caso de certo, você conseguira isolar um Corumba Albino ?
 
belo trabalho tupy, tenho certeza que vai conseguir isolar esse branquelo!!!
concordo com vc da um trabalhao da orra, mas o premio e a satisfaçao!!
 
Excelente tupy! E tá com cheiro de sucesso :D
Obrigado por compartilhar e muito boa sorte com esses clones!
no aguardo aqui...
 
Impressionante ver tudo isso, ainda mais por se tratar de belos albinos corumbá. Meus bigodóns vão de um canto a outro da orelha.

Esses corumbás albinos vieram de bolos PF!? tente um cultivo com essa mesma téc.
Tá no caminho certo, e no final terá grandes surpresas.
Esses albinos são especiais.
Parabéns!
 
Cruzei os dedos olhei pra lua e gritei CORUMBAA!

To na torcida,ver um futuro casing desse micélio frutificando vai nos dar muito prazer,sem falar que vai ser um ótimo trabalho realizado.
 
meu deus quero ver pipocar essa cepa de branquelos!! vai fundo tupy!! esse forum ta enxendo de nego profi !! hehe assim nao da, vou ter q correr atraz hehehe
 
Essa dedicação toda vai dar um resultado ó....maravilhoso :)
 
Impressionante ver tudo isso, ainda mais por se tratar de belos albinos corumbá. Meus bigodóns vão de um canto a outro da orelha.

Esses corumbás albinos vieram de bolos PF!? tente um cultivo com essa mesma téc.
Tá no caminho certo, e no final terá grandes surpresas.
Esses albinos são especiais.
Parabéns!

Sim, foi uma única cepa com 3 albinos, são de bolo PF, arroz integral e vermiculita.
 
Muito fera! Eu não entendo muito de genética, mais por ele ser albino, o gene dele é recessivo ?
Caso de certo, você conseguira isolar um Corumba Albino ?

´Por acaso não tais falando de senescência?
 
Não. ele está falando de recessividade mesmo, @tupy.

Os fungos são diplóides como nós, quer dizer, têm dois conjuntos de genes. E o gene para albinismo geralmente é sim recessivo, @gusthavyn. Quer dizer, só se manifesta quando o seu alelo também provoca albinismo.
 
Não. ele está falando de recessividade mesmo, @tupy.

Os fungos são diplóides como nós, quer dizer, têm dois conjuntos de genes. E o gene para albinismo geralmente é sim recessivo, @gusthavyn. Quer dizer, só se manifesta quando o seu alelo também provoca albinismo.
Então uma clonagem faria permanecer todas as características de albino. Essa característica albina poderia ser devida a polialelia recessiva?

A polialelia resulta de mutações sucessivas ocorridas nos genes de um determinado locus. Cada gene mutante que surge estabelece condições para o aparecimento de mais uma nova expressão fenotípica daquele caráter, naquela espécie". O fenótipo albino é recessivo para todos os demais alelos.

Com um isolamento bem feito, conseguiria-se perpetuar essa característica fenotípica?
 
Sim, o isolamento, se feito com sucesso, vai preservar o caráter albino, se o fenótipo depender diretamente dos genes.

Sem uma análise do locus envolvido é difícil saber se é devido à polialelia ou somente a uma única mutação.
 
Com os esporos também seria possível produzir albinos. Mas segundo o tupy eles não produziram esporos.
 
Se o fenótipo albino se originou por ordem gênica, então será possível que todos os alelos sejam recessivos. Sendo assim, conclui-se que na formação de um novo organismo diplóide formará basidiomas com as mesmas características do primeiro cogumelo.

Como não houve esporos, essa mutação foi deletéria.
Vamos esperar os próximos flushes da experiência do typi para ver se surgirão novos albinos e se eles tenham carga de esporos.
 
por isso eu amo biologia e se deus quiser ano que vem eu vou estar fazendo ciencias biológicas..
Boa sorte com esse cultivo, aguardo novidades ! :d
 
@ghustavyn também farei ciências biológicas, se a gnomada permitir...
a todos os biólogos e futuros biólogos, um salve!
Boa sorte no cultivo (denovo) :)
 
Back
Top