Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Ipiaú | Arroz + Casca de Pinus [Casing]

Diário de cultivo problemático.
Esse diário propõe testes na utilização de casca de pinus como susbtrato para Psilicybe Cubensis, além do uso da dextrose como complemento/aditivo.
A ideia é promover maior flexibilidade aos cultivos, e encimar o uso de materiais "Lado B" no preparo de substratos.


Confecção da seringa multi-esporos

24/10/2015


Em uma glovebox improvisada, utilizei ¾ de um carimbo para confeccionar 2 seringas de 20ml cada. Com o ¼ restante do carimbo, fiz a inoculação de duas CLs (água + dextrose) e de uma superfície de PDA (agar + Levedo de Cerveja + dextrose + água de batata).

O procedimento foi feito com luvas cirúrgicas esterilizadas, e a raspagem dos exporos foi feita com bisturi esterilizado. 2 seringas, 1 copo de cachaça e 4 ampolas de água de injeção foram utilizados.

20151102080332.jpg

As seringas prontas foram guardadas na geladeira.



Preparo do substrato


4 copos de 300ml: Casca de pinus com granulação média (75%) + Arroz 7 grãos (25%) + 2 colheres rasas de Dextrose


Deixei a casca de pinus de molho por algumas horas e, então, eu a fervi por 10 minutos. Escorri, e fervi novamente por mais 10 minutos. Escorri, e lavei em água corrente. Nesse processo, a maior parte da poeira e sujeira foi embora.

Misturei a casca, ainda úmida, ao arroz 7 grãos, inteiro. Adicionei a dextrose, que possui volume é nulo, pois a mesma dissolve com água.

Não adicionei mais que 30ml de água à mistura. Misturei à ela 2 gotas de alcalinizador de aquário.



Esterilização do substrato


Acomodei os quatro copos na PP, com água até a metade dos copos. Eu não os lacrei. Apenas coloquei a tampa de papel alumínio, e apertei.

Desliguei a panela após 50 minutos.



25/10/2015

Inoculação


Em um lavabo limpo, sem correntes de ar, acomodei a GloveBox previamente limpa com álcool de cozinha e a mistura de água + Q-Boa.
A seringa ME utilizada nesse procedimento passou por um período de hidratação de 24 horas.
Os copos foram inoculados com 0,6 à 0,7ml do líquido, injetado em cada um dos 4 furos eqüidistantes. No final das contas, foram utilizados cerca de 2,5ml para inocular cada copo. Eles tiveram seus furos tampados com uma camada de micropore.

6e244193-c9ca-4f07-804c-0f41d6fb2348.jpg


Incubação


Todos os copos foram guardados em local escuro, à uma temperatura que varia entre 26 e 30 graus.


02/11/15
No 8° dia de incubação, cada um, dos 4 copos, apresenta um pequeno ponto de desenvolvimento micelial, de cerca de 5mm de diâmetro.
As culturas líquidas e o PDA continuam sem sinal de desenvolvimento.
Temperatura: 26°/28°

36ec38a9-9394-4577-80c7-0893729ea07e.jpg 0485bdac-1713-463b-8d13-97bc73eb4529.jpg 630532a2-be3b-4dfd-abd4-616605a9f70c.jpg ec2b1491-de78-40e5-b1f6-77bb6a59b1df.jpg

03/11/2015
Múltiplos pontos de desenvolvimento micelial podem ser observados em todos os 4 copos.
O micélio se apresenta branco, espesso, e algodoado, com breves sessões rizomóficas.
Temperatura: 28°/30°


06/11/2015
Os copos se encontram com cerca de 15% de colonização. Mais pontos de germinação podem ser observados em dois copos.
Temperatura: 27°/29°
 
Última edição:
Incubação
13/11/2015

Sem fotos.
Os copos estão colonizados nas seguintes proporções: 40%, 60%, 70% e 90% colonizados.
Até o presente momento, nenhum sinal visível de contaminação.

Temperatura: 27°/28°
 
Incubação
14/11/2015

75dcc830-850a-443d-a5a3-e9425d48a7ef.jpg

Um dos copos já está 100% colonizado.
O clima está um pouco mais quente.

Temperatura: 29°/30°
 
Interessante! Vc já havia feito com casca de pinus antes @TheHunter ? se sim, sentiu diferença no tamanho do corpo do dos cogumelos?
 
Interessante! Vc já havia feito com casca de pinus antes @TheHunter ? se sim, sentiu diferença no tamanho do corpo do dos cogumelos?
Essa é a primeira vez que uso casca de pinus como substrato, @EmBusca. Tenho esses 4 copos, e mais outros 6 recém inoculados. Tô apostando que pode dar certo, não como aditivo, mas como substituto para a vermiculita/fibra de coco.
 
Última edição:
Fim do Período de Incubação
18/11/2015

O todos os copos estão completamente colonizados. Dois deles, há quase uma semana.
Em relação ao meu primeiro cultivo da strain Ipiaú, foi possível observar uma diminuição de até 40% no tempo de colonização do substrato.

As inoculações feitas em Cultura Líquida e PDA não germinaram, e serão descartados. Repetirei o processo, substituindo a raspagem pela inoculação via seringa ME.
 
diminuição de até 40% no tempo de colonização do substrato
Se você pensar bem, como os pedaços de pinus são grandes, há menos área pra colonizar. ;)
As inoculações feitas em Cultura Líquida e PDA não germinaram, e serão descartados. Repetirei o processo, substituindo a raspagem pela inoculação via seringa ME.
No meu caso e de outras pessoas, as CLs feitas a partir de seringas germinam mais rápido do que as feitas de raspagem, porque já sofreram hidratação prévia (embora a seringa adicione mais uma porta de entrada para contaminações). Talvez não seja isso. Pode ser algum problema com essa dextrose, talvez?
 
Se você pensar bem, como os pedaços de pinus são grandes, há menos área pra colonizar.
Acho que não, mala. A área (bxh) disponível é muito similar. O tipo de nutriente, aeração e umidade do substrato é que são bem diferentes.
Acho que a diminuição de macronutrientes (carboidrato) e a adição de micronutrientes (minerais) foi a principal causa da diferença. Mas isso é só especulação. :p

Pode ser algum problema com essa dextrose, talvez?
Poxa... será?! Deu certo no substrato... :cautious::unhas:
 
Amigos, devido à problemas de saúde, não consigo levar o cultivo à diante. Por enquanto, nem outdoor vai ser possível.
Espero voltar em breve. Abraços!
 
Amigos, devido à problemas de saúde, não consigo levar o cultivo à diante. Por enquanto, nem outdoor vai ser possível.
Espero voltar em breve. Abraços!

Melhoras :coffee:.
 
Back
Top