Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Inoculação com pote vazio

  • Criador do tópico Mauricio
  • Data de início
M

Mauricio

Visitante
Poupando tempo

Comigo já aconteceu que os bolos e casing saudáveis entraram no terrário e não frutificaram.

Então só resta reiniciar todo o processo desde a confecção da seringa até enviar bolos ou casings para o terrário, novamente.

Venho poupando tempo desde que comecei a usar o procedimento abaixo:

1 – Esterilizar um pote com milho de pipoca.

Todo o procedimento está aqui: https://teonanacatl.org/threads/milho-de-pipoca-substrato-para-casing.1026/

2 – Limpe uma caixa plástica, internamente e externamente. Em ambiente limpo, ponha a caixa plástica sem tampa deitada sobre a mesa de trabalho. Derrame álcool dentro da caixa. Tome banho com protex, use máscara e luvas antes de iniciar o trabalho.

3 - Limpe o pote que contém o substrato 100% colonizado, o pote com milho esterilizado e um estilete com toalha de papel umidecido em álcool. Corte 3 folhas sobrepostas de papel alumínio para servir de tampão


4 – Coloque os potes, estilete, o tampão e fita durex dentro da caixa plástica (glove box). O substrato 100% é sacado do pote e o pote é virado sobre o tampão.

5 - Com o estilete corte o centro do tampão do pote de milho, faça um grande X.

6 - Vire o pote de milho sobre o pote vazio, de onde o substrato 100% foi sacado.

7 – Depois que todo milho foi transferido, cubra com o tampão de papel alumínio e lacre com fita durex.

O micélio que ficou aderido a parede do pote promove a colonização do milho.

A colonização é mais rápida porque é através de micélio e não seringa de esporos.
 
Fala Maçaranduba!!!!
Sensacional! Estou com uns potes PF quase totalmente colonizados, lá pra quarta-feira vou tentar essa estratégia.
É coisa de mágico mesmo!:eek:
 
Fala Maurício. Tudo beleza?

Fantástica técnica, acho que nunca pensaria em algo assim. Vou usá-la nos próximos bolos que tirar do copo.

Mas tenho uma dúvida: achei que o motivo dos bolos não frutificarem, mesmo com condições ideais, seria pela carga genética que o micélio carregava. Sendo assim, se o bolo que estava no seu pote não frutificou, o novo que se criaria a partir do mesmo micélio também não frutificaria. No seu caso, os novos bolos frutificam comprovadamente? Qual o verdadeiro motivo dos bolos não frutificarem?

Abraços.
 
Fala Maurício. Tudo beleza?

Fantástica técnica, acho que nunca pensaria em algo assim. Vou usá-la nos próximos bolos que tirar do copo.

Mas tenho uma dúvida: achei que o motivo dos bolos não frutificarem, mesmo com condições ideais, seria pela carga genética que o micélio carregava. Sendo assim, se o bolo que estava no seu pote não frutificou, o novo que se criaria a partir do mesmo micélio também não frutificaria. No seu caso, os novos bolos frutificam comprovadamente? Qual o verdadeiro motivo dos bolos não frutificarem?

Abraços.
Fala kiqstar

Informações Básicas: https://teonanacatl.org/forums/informações-básicas.95/
O ciclo vital do Psilocybe: https://teonanacatl.org/threads/o-ciclo-vital-do-psilocybe.44/
Usos, Bioquímica E Atividade Biológica Do Psilocybe Spp.: https://teonanacatl.org/threads/usos-bioquímica-e-atividade-biológica-do-psilocybe-spp.94/
Biologia dos Cogumelos: https://teonanacatl.org/threads/biologia-dos-cogumelos.46/
Frutificação - Fatores Importantes: https://teonanacatl.org/threads/frutificação-fatores-importantes.1032/
 
Fala Irmão Maurício, tudo na santa paz???

Muito boa essa técnica, fiquei muito interessado pelo tempo que se ganha com isso. No bolo PF, através de inoculação via esporos, para um copo de whisky, demora em média 30 dias pra colonizar... se eu conseguir colocar, nesse mesmo recepiente, um substrato e inocular com um micéio de outro bolo... tens alguma perspectiva de tempo de colonização total???

Mais uma perguntinha... to com uns bolos aqui, que apresentaram contaminhação...porém, o micélio, muito forte, abriu um leque aveludado, e avança na parede do copo, sobrepondo-se a uma área de contaminação, mas sem tocá-la...pois existe um pequeno espaço entre a superfície do bolo e a parede interna do copo... consigo isolar ele, e utilizar pra um novo bolo? como faço a inoculação, é necessário abrir a tampa após a esterilização???

Vlw pessoal, muito interessante essa tecnica mesmo!!

paz e luz!!
 
Fala Irmão Maurício, tudo na santa paz???

Muito boa essa técnica, fiquei muito interessado pelo tempo que se ganha com isso. No bolo PF, através de inoculação via esporos, para um copo de whisky, demora em média 30 dias pra colonizar... se eu conseguir colocar, nesse mesmo recepiente, um substrato e inocular com um micéio de outro bolo... tens alguma perspectiva de tempo de colonização total???



A proposta é utilizar o micélio que fica aderido na parede do pote depois que o bolo é sacado.

O substrato é adicionado no pote vazio e coberto com tampão de papel alumínio.

O milho é utilizado porque escoa com facilidade para o pote com micélio aderido.


O tempo de colonização é bem menor, em média os copos colonizam em 15 dias.






Mais uma perguntinha... to com uns bolos aqui, que apresentaram contaminhação...porém, o micélio, muito forte, abriu um leque aveludado, e avança na parede do copo, sobrepondo-se a uma área de contaminação, mas sem tocá-la...pois existe um pequeno espaço entre a superfície do bolo e a parede interna do copo... consigo isolar ele, e utilizar pra um novo bolo? como faço a inoculação, é necessário abrir a tampa após a esterilização???




Se for possível isolar micélio saudável, basta levar um pedaço do bolo PF ou um punhado de grãos para um pote com grãos de milho já esterilizados.

Será necessário levantar o tampão de alumínio, do pote de milho esterilizado, e colocar o pedaço de substrato colonizado no pote, fechar o tampão e vedar com fita durex

O sucesso depende da assepsia e rapidez de execução.


Vlw pessoal, muito interessante essa tecnica mesmo!!

paz e luz!!


Cuidado com contaminação.
 
05/11/2006

Abrir 2 potes de MEX e 1 de B+ para montar 3 casing.

Os potes vazios foram preenchidos com milho esterilizado.
Imagem 0462.jpgImagem 0463.jpgImagem 0464.jpg

Boa sacada Maurício. Vc teve sucesso em todas as vezes que tentou?


Fala Neuro

Fiz 2 vezes e ambas colonizaram, sem problema.

Passei hoje milho para 3 potes (2 MEX e 1 B+)
 
Última edição por um moderador:
Estou fazendo um teste com milho e café.

Na água de cozimento do milho, fiz a adição de uma colher de sopa de café.

Depois de cozido, o milho foi lavado para tirar o resto de pó.

Escorrido e dividido em potes para esterilizar.

Esse milho com adição de café será usado para preencher 3 potes.
 
Fala kiqstar

Estou utilizando esse procedimento a pouco tempo.

Foram 2 potes vazios reutilizados que colonizaram.

A referência que fiz a bolos que não frutificaram é para enfatizar o fato de ter que retomar todo o processo desde a seringa.

Os link que indique foi para mostrar o ciclo de vida do fungo.

O micélio deve ser induzido para formar o cogumelo.

Se a indução não ocorrer ou não for adequada, não frutifica.
 
Lindo mauricio!(os potes)
ME - AW!


vc fez essa mudança direta, ,simplesmente tirou o milho colonizado e depois preencheu com milho novo?
poxa que interessante, eu sempre vejo nos copos de uisque aquele monte de micelio grudado no vidro... vou tentar também com os texas e Hillbilly. está colonizando MUITO depressa isso ae neh!
 
Fala kiqstar

Estou utilizando esse procedimento a pouco tempo.

Foram 2 potes vazios reutilizados que colonizaram.

A referência que fiz a bolos que não frutificaram é para enfatizar o fato de ter que retomar todo o processo desde a seringa.

Os link que indique foi para mostrar o ciclo de vida do fungo.

O micélio deve ser induzido para formar o cogumelo.

Se a indução não ocorrer ou não for adequada, não frutifica.

Fala Maurício. Gostaria de somente me justificar.

Quando você fez a referência a bolos que não frutificam, eu pensei na possibilidade já comentada por você e pelo Neuro de bolos que mesmo sob condições adequadas e induzidas, não frutificam.
Por isso a minha dúvida e hipótese de que talvez não frutificariam.

Aqui está o link em que você e o Neuro comentam:
https://teonanacatl.org/threads/meus-bolos-não-nascem-pins.620/

A propósito, li todos os links, muito obrigado.
Desculpe-me se fui impertinente.
Abraços.
 
Fala Maurício. Gostaria de somente me justificar.

Quando você fez a referência a bolos que não frutificam, eu pensei na possibilidade já comentada por você e pelo Neuro de bolos que mesmo sob condições adequadas e induzidas, não frutificam.
Por isso a minha dúvida e hipótese de que talvez não frutificariam.

Aqui está o link em que você e o Neuro comentam:
https://teonanacatl.org/threads/meus-bolos-não-nascem-pins.620/

A propósito, li todos os links, muito obrigado.
Desculpe-me se fui impertinente.
Abraços.


Fala kiqstar

Estamos demonstrando nossas idéias.

É importante o debate para esclarecer, rever e firmar.

Você não foi impertinente em momento algum.

A propósito, você sabe procurar as referências para embasar as questões que levanta.
 
14/12/2006


Chacoalhei ambos os potes para homogeneizar a colonização.

Notei que grãos de milho no interior do pote ainda não estavam colonizados.

Os potes estão em caixa de papelão, e ficaram mais uns 5 dias assim.
 
A idéia é interessante, mas parece que exige uma grande habilidade e cuidado para não deixar contaminantes entrar no pote depois de aberto. Acho que usar spray de lysol no deve resolver, mas mesmo assim eu ainda sou meio paranóico nesses casos.
Uma coisa que eu gostei e vou fazer em breve é culturas em mel, espero ter uns clusters (sim, eu sei que é difícil, raro, etc) e cloná-los, agora imagine injetar 10ml de "mel com micélio" num pote desses, deve colonizar quase que instantaneamente, e ainda vai carregar o gene de clusters, muito massa :D
 
Back
Top