Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Inoculacão de pleurotus ostreatus brancos em grânulos de higienização para gatos.

Diário de cultivo problemático.
Raças
pleurotus ostreatus
Inoculação
01/08/2021
Inoculação via
Clonagem em agar
Assepsia (Inoculação)
Ar livre
Aniversário
28/08/2021
Terrário
Caixa organizadora
Técnicas
Clonagem de pleurotus ostreatus cinza em agar, inoculacão em grânulos de madeira
Substratos
Granulos de higienização para gatos
ola boa noite.

hoje vou fazer uma experiência nova vou inocular a clonagem de pleurotus ostreatus em grânulos de higienização de gatos.
É... Como estes grânulos são madeira moída e compactada e já são esterilizada não teremos muitos problemas com contaminantes.


Para começar eu fiz a clonagem em agar de um shimeji que comprei no mercado.
O agar não tem nada de especial foi feito com a água de uma batata cozida com corante.
Os granulos que usei foram este não é estou fazendo propaganda mas para eu pela propaganda, bom dando continuidade foi hidratado com água fervida o ponto de umidade vc aperta ele até cair uma gotinha de água.
Deixei esfriar e inoculei com os esporos.
Coloquei nos saquinhos.
Estes sacos fiz um respiro neles colando filtro de Café e colando com durex mesmo.
Já estão tudo na incubadora e no decorrer do processo vou postando fotos.
 

Anexos

  • IMG_20210731_081210411.jpg
    IMG_20210731_081210411.jpg
    2.6 MB · Visualizações: 630
  • IMG_20210731_134854831.jpg
    IMG_20210731_134854831.jpg
    2.8 MB · Visualizações: 9
  • IMG_20210731_140853769~2.jpg
    IMG_20210731_140853769~2.jpg
    2.1 MB · Visualizações: 9
  • IMG_20210731_141222762.jpg
    IMG_20210731_141222762.jpg
    4.4 MB · Visualizações: 10
  • IMG_20210731_141618873.jpg
    IMG_20210731_141618873.jpg
    5.3 MB · Visualizações: 9
  • IMG_20210731_134937365.jpg
    IMG_20210731_134937365.jpg
    4.2 MB · Visualizações: 9
  • IMG_20210731_142157189.jpg
    IMG_20210731_142157189.jpg
    2.8 MB · Visualizações: 10
Oia já tá dando sinal de vida heheh.
 

Anexos

  • IMG_20210802_195613630.jpg
    IMG_20210802_195613630.jpg
    3.7 MB · Visualizações: 14
  • IMG_20210802_195726500.jpg
    IMG_20210802_195726500.jpg
    3.7 MB · Visualizações: 14
Grânulos de higienização! Como não pensei nisso antes?! (é porque nunca tive gatos...) :sorrisão:
Acompanhando @Sr_Tody, nos mantenha atualizados.
 
Legal! Tudo caminhando bem por aí pelo jeito.
Você trabalhou com esporos? Esta parte nao entendi.
Para complementar o diário, o legal destes pellets de madeira (granulado higiênico) é que o processo de pelletização praticamente esteriliza a serragem de madeira. Devido a alta temperatura e pressão durante o processo... e ainda hidratando com a água fervendo ocorre uma pasteurização só para garantir.
Para não precisar ficar medindo, 1kg de pellet para 1,7L de água hidrata perfeitamente. Por aqui eu hidrato com água + cal a 1% para tbm aumentar o pH e prevenir alguns contaminantes... o Pleurotus ostreatus cinza vai bem em substrato alcalino.
No mais, ficou lindo os saquinhos com filtro de café, acompanhando por aqui!
 
Legal! Tudo caminhando bem por aí pelo jeito.
Você trabalhou com esporos? Esta parte nao entendi.
Para complementar o diário, o legal destes pellets de madeira (granulado higiênico) é que o processo de pelletização praticamente esteriliza a serragem de madeira. Devido a alta temperatura e pressão durante o processo... e ainda hidratando com a água fervendo ocorre uma pasteurização só para garantir.
Para não precisar ficar medindo, 1kg de pellet para 1,7L de água hidrata perfeitamente. Por aqui eu hidrato com água + cal a 1% para tbm aumentar o pH e prevenir alguns contaminantes... o Pleurotus ostreatus cinza vai bem em substrato alcalino.
No mais, ficou lindo os saquinhos com filtro de café, acompanhando por aqui!
Opa!!!
Muito obrigado por complementar meu post acabei pulando esta parte da explicação sobre os pellets.
Você pergunto use trabalhei com esporos, não eu não trabalhei não.
Sou aventureiro iniciante na arte de cultivar cogumelos.

Nos próximos testes de cultivo vou acrescentar cal e farinha de arroz.
E é difícil de calcular a quantia dos pellets que eles se expandem muito acho que quadriplicam seu tamanho.
 
Opa!!!
Muito obrigado por complementar meu post acabei pulando esta parte da explicação sobre os pellets.
Você pergunto use trabalhei com esporos, não eu não trabalhei não.
Sou aventureiro iniciante na arte de cultivar cogumelos.

Nos próximos testes de cultivo vou acrescentar cal e farinha de arroz.
E é difícil de calcular a quantia dos pellets que eles se expandem muito acho que quadriplicam seu tamanho.
Vou fazer meu primeiro cultivo e vi na internet sobre o uso dos pellets para gato. Já comprei, e vou fazer um teste com shimeji branco proxima semana. O que vc achou ? teve contaminação ?
vou testar tb no mesmo dia um substrato que um amigo me falou com pó de coco + vermiculita + farinha de arroz e gesso. Acho que já vou seguir sua sugestão e fazer um saquinho com pellets + farinha de arroz + gesso pra ver .
 
Olá boa tarde @Rvtsom , este e meu primeiro cultivo com pellets.
Que massa que vc está entrando neste mundo dos cultivadores de cogumelos.
Bom vamos lá.
Como eu só hidratei os pellets com água fervida, a água não foi suficiente para matar os contaminantes.
( Ob's fiz este teste sim mesmo para ver se só com a água seria bastante).
Um dos sacos acho que esta apresentando contaminação acho que com duende verde.

IMG_20210814_150755604.jpg
E estou tendo uns problemas para o micélio evoluir, acho que pode ser a falta uns nutrientes eu não adicionei farinha de arroz ou farelo de trigo, cal.
Um outro problema que estou tendo é a temperatura anda fazendo dias bem frios, e o aquecedor de aquário dentro de uma garrafa não da conta de deixar uma temperatura constante no cooler.

Nos próximos cultivo vou fazer a mistura do substrato como @mysticgrower comentou.
Vai ser Pellets + Farinha de arroz + Cal + água fervida, o cal e agua fervida já vai dar uma pasteurizada no substrato a credito eliminando os contaminantes.
Eu vi pessoas que utilizam sacos de polipropileno que ele aguenta alta temperatura, com isto é levado seu saquinho de substrato para cozinhar na panela de pressão
já para garantir uma boa esterilização.

"pó de coco e fibra de coco"
Já tentei utilizar, se não fizer uma boa esterilização nele ele mofam bem rapidinho.
 
Olá boa tarde @Rvtsom , este e meu primeiro cultivo com pellets.
Que massa que vc está entrando neste mundo dos cultivadores de cogumelos.
Bom vamos lá.
Como eu só hidratei os pellets com água fervida, a água não foi suficiente para matar os contaminantes.
( Ob's fiz este teste sim mesmo para ver se só com a água seria bastante).
Um dos sacos acho que esta apresentando contaminação acho que com duende verde.

View attachment 201075
E estou tendo uns problemas para o micélio evoluir, acho que pode ser a falta uns nutrientes eu não adicionei farinha de arroz ou farelo de trigo, cal.
Um outro problema que estou tendo é a temperatura anda fazendo dias bem frios, e o aquecedor de aquário dentro de uma garrafa não da conta de deixar uma temperatura constante no cooler.

Nos próximos cultivo vou fazer a mistura do substrato como @mysticgrower comentou.
Vai ser Pellets + Farinha de arroz + Cal + água fervida, o cal e agua fervida já vai dar uma pasteurizada no substrato a credito eliminando os contaminantes.
Eu vi pessoas que utilizam sacos de polipropileno que ele aguenta alta temperatura, com isto é levado seu saquinho de substrato para cozinhar na panela de pressão
já para garantir uma boa esterilização.

"pó de coco e fibra de coco"
Já tentei utilizar, se não fizer uma boa esterilização nele ele mofam bem rapidinho.
Obrigado por compartilhar sua experiência. Pesquisei por saquinho para cogumelos, e os que vendem próprios para cogumelo são bem caros. Comprei em loja de embalagens saquinho de polipropileno, eles chamam de saquinho PP, saiu bem barato. Os saco no tamanho 30x40 cm saiu 50 unidades por 10,00.
Já nem vou tentar sem a farinha como vc falou, vou fazer o teste já com a farinha e cal.
Li diversas postagens aqui no forum sobre a panela de pressão, mas não cheguei a uma conclusão. Quanto tempo vc me recomendaria deixar os saquinhos como substrato na panela de pressão?
A maior parte das experiencias com panela de pressão que vi aqui no forum, foram para produzir spaw, ai fiquei sem saber o que fazer kkkkkk já que nessa primeira experiencia vou comprar minha sementes prontas de um fornecedor.
Então minha preocupação nesse primeiro momento é só acertar o substrato, vou fazer com fibra+vermiculita+farinha de arroz+gesso, e também essa sua ideia de pellets+farinha+cal. Alguns posts dizem que não é bom esterilizar o substrato e sim pasteurizar kkk enfim to super confuso.
De fato a panela de pressão no meu grosso modo de pensar seria mais fácil, pois é só deixar na pressão e depois do tempo determinado desligar ... enquanto pasteurizar tem que ficar ali atento na temperatura, sem falar que gastaria mais gás.
Se puder me ajudar a decidir agradeço, certamente postarei fotos dos resultados para tentar ajudar também outras pessoas.
 
Obrigado por compartilhar sua experiência. Pesquisei por saquinho para cogumelos, e os que vendem próprios para cogumelo são bem caros. Comprei em loja de embalagens saquinho de polipropileno, eles chamam de saquinho PP, saiu bem barato. Os saco no tamanho 30x40 cm saiu 50 unidades por 10,00.
Já nem vou tentar sem a farinha como vc falou, vou fazer o teste já com a farinha e cal.
Li diversas postagens aqui no forum sobre a panela de pressão, mas não cheguei a uma conclusão. Quanto tempo vc me recomendaria deixar os saquinhos como substrato na panela de pressão?
A maior parte das experiencias com panela de pressão que vi aqui no forum, foram para produzir spaw, ai fiquei sem saber o que fazer kkkkkk já que nessa primeira experiencia vou comprar minha sementes prontas de um fornecedor.
Então minha preocupação nesse primeiro momento é só acertar o substrato, vou fazer com fibra+vermiculita+farinha de arroz+gesso, e também essa sua ideia de pellets+farinha+cal. Alguns posts dizem que não é bom esterilizar o substrato e sim pasteurizar kkk enfim to super confuso.
De fato a panela de pressão no meu grosso modo de pensar seria mais fácil, pois é só deixar na pressão e depois do tempo determinado desligar ... enquanto pasteurizar tem que ficar ali atento na temperatura, sem falar que gastaria mais gás.
Se puder me ajudar a decidir agradeço, certamente postarei fotos dos resultados para tentar ajudar também outras pessoas.
Eu achei um vídeo no youtube que é bem explicado bem o processo dele.
Frisando que não tenho nem um vinculo com a pessoa do canal.

Link:


Sobre a panela de pressão, já vi vários vídeos das pessoas cozinhando os substrato para ter garantia que não vai ter contaminantes.
O tempo de cozimento que utilizo para fazer os SPAW é depois de pegar bem a pressão na panela eu baixo o fogo e deixo entre 50~1h e desligo a panela e deixo a pressão sair da panela sozinha.
 
Última edição:
Eu achei um vídeo no youtube que é bem explicado bem o processo dele.
Frisando que não tenho nem um vinculo com a pessoa do canal.

Link:


Sobre a panela de pressão, já vi vários vídeos das pessoas cozinhando os substrato para ter garantia que não vai ter contaminantes.
O tempo de cozimento que utilizo para fazer os SPAW é depois de pegar bem a pressão na panela eu baixo o fogo e deixo entre 50~1h e desligo a panela e deixo a pressão sair da panela sozinha.

Obrigado, foi examente nesse video que descobri a possibilidade de usar os pellets. Mas nesse caso ele não usa farelo nem estereliza
 
Fiz experiências com :
Fibra de coco + gesso + pó de arroz
pellets + gesso + pó de arroz
pellets + gesso
Fiz todos no dia 23.08

Os que coloquei pó de arroz, levei por 30 minutos na pressão, e depois de esfriar coloquei 10% de sementes.
O que fiz com fibra de coco, colonizou muito rápido, hoje dia 31.08 8 dias depois o saco já está todo branco, já tirei do escuro e coloquei na cozinha para frutificar.
Os outros que fiz com pellets estão colonizando, mais estão mais lentos.
Fiz 2 ou 3 pequenos furos em formato de + nos que coloquei para frutificar., imagindo que os cogumelos devem sair por alí.
Vi em alguns videos que tem uma hora que o pessoal borrifa agua. isso é mesmo necessário ? quando devo borrifar ?
Acredito que os que fiz com pellets devem estar no ponto de sair do escuro na proxima semana.
 

Anexos

  • 240753501_338028821398358_4514023256008031123_n.jpg
    240753501_338028821398358_4514023256008031123_n.jpg
    156.5 KB · Visualizações: 9
  • 240802248_861015184542792_8557493082052066259_n.jpg
    240802248_861015184542792_8557493082052066259_n.jpg
    134.7 KB · Visualizações: 9
Fiz experiências com :
Fibra de coco + gesso + pó de arroz
pellets + gesso + pó de arroz
pellets + gesso
Fiz todos no dia 23.08

Os que coloquei pó de arroz, levei por 30 minutos na pressão, e depois de esfriar coloquei 10% de sementes.
O que fiz com fibra de coco, colonizou muito rápido, hoje dia 31.08 8 dias depois o saco já está todo branco, já tirei do escuro e coloquei na cozinha para frutificar.
Os outros que fiz com pellets estão colonizando, mais estão mais lentos.
Fiz 2 ou 3 pequenos furos em formato de + nos que coloquei para frutificar., imagindo que os cogumelos devem sair por alí.
Vi em alguns videos que tem uma hora que o pessoal borrifa agua. isso é mesmo necessário ? quando devo borrifar ?
Acredito que os que fiz com pellets devem estar no ponto de sair do escuro na proxima semana.
Nossa show de bola!!!!
Parabéns !!!
Estão lindo seus saquinhos bem colonizados.
Em questão de borrifar a água é para umedecer os cogumelos e o substrato.
Que o cogumelo é composto por 90% quase 100% de água.
Daí borrifa de duas a três vezes por dia, ou depende dá necessidade do substrato para não fica seco, para ele ficar sempre meio úmido.
E para ficar úmido os cogumelos quando eles estão saindo ou como dizem saindo os spaikes.
Como já aconteceu comigo, do clima estar muito quente, mesmo borrifando de manhã quando chegava de noite depois do trabalho, via que o bolo estava seco e os spaikes meio murchos e borrachudos, aí os cogumelos não se desenvolviam.


Olha este site ele mostra os dados de cultivo, as temperatura e unidades para cada etapa do processo.



Está muito bom seu cultivo se possível posta uma foto deles frutificado .
 
Ola estou começando neste novo mundo micelial kakakakakka . Quero começar com os fungos mais fáceis para ir me aprofundando aos poucos, e pelo que pesquisei este Pleurotus sp é um dos mais fáceis de cultivar, estive vendo o tópico e achei bem interessante, já tinha visto o vídeo mencionado acima e suas continuações , porem ainda estou com algumas duvidas sobre as misturas acima citadas. qual a % de gesso usada na mistura? posso usar farelo de trigo ou arroz integral para aumentar a quantidade de nutrientes do substrato? precisaria passar esta mistura pela panela de pressão para pasteurizar? estes sacos plasticos aguentariam a pressão e calor, não derretem? valeu pela atenção e quem puder contribuir aceito sugestões, um abraço
 
Back
Top