Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Artigo Inoculação de Sementes de Milho Utilizando O Trichoderma Harzianum

A 1ª medida a ser tomada para combater o inimigo é cozinhar imediatamente o milho por 1 hora, assim que entrarmos com ele dentro de casa.

Não há essa necessidade de ferver assim que chegar, veja, se você comprou milho para pipoca no supermercado, o milho é tratado de forma a ser adequado para o consumo humano, então não pode ter uma quantidade absurda de esporos de contaminantes.
Aqui, os pacotes de milho que eu compro tem validade de 1 ano, para mim isso é mais do que uma prova de que não pode ter muitos contaminantes por lá.
E simplesmente ferver não resolveria nada, pois se existem esporos de contaminantes, o simples abrir do pacote já seria uma maneira legal de espalhar esporos, jogar o milho na panela então, nem imagine!
Mas, novamente eu digo, não tem tantos esporos assim, pois como o milho foi feito para o consumo humano, é mais provavel que os esporos que ficam do lado de fora do pacote, aqueles que vieram do supermercado, sejam mais nocivos do que os que estão dentro do milho.
Basta continuar com os procedimentos básicos de limpeza da casa, acrescentando que os armários onde as compras são guardadas é um dos focos de proliferação de esporos, pois fica cheio de grãos, tanto moidos, quando em pó ou sementes, não custa nada ajudar a patroa/mãe/patrão/pai a limpar os armários uma ou duas vezes por mês, tirar tudo e passar algum desinfectante sem cheiro.
Mas uma coisa que eu sempre lembro é que não adianta ser paranóico sobre a existência de esporos de contaminantes na casa, só de abrir a janela de manhã um monte entra, lembre-se que seus vizinhos não são cultivadores e não se importam muito se há ou não contaminantes por lá, aí a casa dele se transforma numa maldita reprodutora de esporos malignos.
Voltando, basta seguir os procedimentos básicos de confecção da seringa, substrato, esterelização e inoculação e não se preocupar com isso.
 
O Tricoderma é um coadjuvante na agricultura, ele não é um elemento nocivo pelo contrário ele inibi a proliferação de bactérias e outros microorganismos, possibilitando maiores safras.

O que pode ocorrer é um esporo ou outro no milho industrializado, quantidade que está dentro do padrão, mas que se cultivada, como nos fazemos, origina uma grande colônia.

Talvez por isso que deparamos com cultivos que seguem com perfeição e então aparece o Tricoderma.

Um esporo num grão de milho que um inseto arrastou e levou para dentro do grão e fundiu na massa do miolo.

Aqui a Agência Nacional de Vigilância Sanitária define:

ENZIMAS PERMITIDAS PARA USO EM ALIMENTOS DESTINADOS AO CONSUMO HUMANO:

ENZIMAS DE ORIGEM MICROBIANA
Nome da Enzima ou Complexo Enzimático ou Atividade Principal Fonte(s)

Beta-Glucanase
Trichoderma reseei;
Trichoderma harzianum
Trichoderma longibrachiatum;


Beta-Glucosidase
Trichoderma longibrachiatum

Celulase
Trichoderma reseei;
Trichoderma konningii;
Trichoderma longibrachiatum
Trichoderma virede;


Hemicelulase
Trichoderma longibrachiatum
Trichoderma ressei
 

Anexos

  • CP[13128-1-0].PDF
    135.6 KB · Visualizações: 15
Última edição por um moderador:
Back
Top