Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Inoculação/colonização estagnada

Rickarddin

Hifa
Membro Ativo
06/02/2021
98
9
45
Salve, amigos

Sou cultivador iniciante. Meu primeiro cultivo deu certo, mas os seguintes estão com alguns probleminhas.

Estou com alguns pacotes PFTEK com pó de côco (esterilizados em bags plásticos) que foram inoculados com solução de esporos, porém já fazem mais de 20 dias que inoculei, e nem sinal de colonização. De 2 bags, apenas um deu sinais. Numa outra tentativa com 4 bags, nenhum sinal ainda. Posso tentar inocular novamente?
 
Bags são os sacos para cultivo, meu caro.


View attachment 199949

Sim, mas precisa saber como você fez a esterilização com os sacos, como fechou a abertura, como o vapor entrou, como está a condição do substrato.

Se a seringa foi produzida de forma correta, o problema, normalmente, não é a inoculação.

As sacolas são mais para grãos e spawn em geral.
Ou no caso de comestíveis, bloco axenico
 
Upvote 0
Cozinhei o substrato por 70-80 minutos em pressão, no caso a preferência por cozinhar no bag foi mais para testar a possibilidade.
Fechei dobrando o saco sob ele mesmo e clipes de papel, em panela de 35 litros (fiz 4, mais ou menos 2 dedos de altura tomando todo o fundo do saco).
Antes de inocular, fechei com fita larga.
Usei solução de esporos com agulha estéril, a seringa ficou uma hora na lâmpada ionizada UVC, depois higienizada com álcool 70%.
 
Upvote 0
Back
Top