Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Informações básicas para montagem de estufa.

Victor.afonso

Esporo
Cadastrado
29/07/2018
6
2
30
Rio das ostras
Boa tarde, caros colegas. Venho através deste tópico tentar sanar algumas das primeiras dúvidas para começar a construção da estrutura que suportará minha pequena produção de shiitake.

Pretendo agora no mês de setembro começar a construção de uma Estufa, porém para tal, preciso aprender algumas coisas e assim, peço ajuda dos senhores.

A primeira dúvida que eu tenho é: qual a necessidade de luz e troca de Co2? É necessário mais iluminação ou é preferível ter um ambiente mais escuro? E o Co2 fico na dúvida sobre a necessidade de ventilação.
A partir daí eu gostaria de saber qual é a melhor opção de material para a construção da Estufa. Eu já tenho um quarto inabitado que pode vir a se tornar uma Estufa, mas não sei se por ser feito de cimento, pode vir a prejudicar o desenvolvimento do fungo. Caso não seja possível aproveitar a estrutura que já Tenho, gostaria de saber se uma estufa deve ser construída com tela ou lona/plastico justamente por conta da duvida sobre luminosidade e ventilação.

Desde já peço desculpa pelo extenso texto e agradeço a ajuda de todos!

Abraço.
 
Posso dar um ponta pé inicial no quesito umidificação
Digita lá no oráculo ... "The House of Hidro" e divirta-se

Ps. seria melhor começar por baixo , com uma escala menor ate vc "plantar" cogumelos de ponta cabeça e daí sim vc vai saber o q fazer em grande escala !
 
Boa noite Speisepils.
Primeiramente obrigado pela dica de pesquisa. Sobre a produção em escala, de fato pretendo (e preciso, devido às restrições orçamentárias) começar por baixo, aos poucos. A questão é que terei uns dias de férias e poderei nesse tempo fazer por conta própria a parte estrutural, economizando recursos e também tendo o prazer de tirar o projeto do papel através do meu próprio trabalho. Por este motivo, a minha primeira preocupação é aprender sobre o ambiente ideal para o cultivo, desta forma poderei durante um período, acompanhar os parâmetros para quando for começar o cultivo de fato, ter a certeza de que estarei proporcionando um ambiente confortável para o desenvolvimento do cogumelo.
De resto, vale dizer que não pretendo produzir em grande escala, pelo menos não num futuro próximo, afinal, embarcar num empreitada dessas requer muito conhecimento e experiência!

Mais uma vez agradeço a resposta e a presteza em ajudar!

Grande abraço!
 
Boa tarde amigo, fiz umas pesquisas em relação aos shiitakes, em questão do lugar, não tem tanto problema assim em ser um quartinho desde que seja ventilado pois vi um vídeo de um homem que cultiva na floresta em "céu aberto" sendo protegida só por telhas, depois do choque térmico é que ele coloca em um lugar mais fechado e mesmo assim o lugar não tem porta, você também vai precisar de um lugar para dar choque térmico nas toras que é onde ela passa um
Tempo na água gelada e depois vai para a encubadora espero ter ajudado, qualquer outra coisa que eu descobrir volto para avisar, agora uma curiosidade, pq você não tenta com os shimejes que são mais fáceis e rapidos de trabalhar e depois passa para os shiitakes
 
Obrigado pelo feedback, camarada. Meu interesse é no shiitake pois tenho familiares com uma demanda um tanto quanto alta. E pelo que andei pesquisando, o sítio onde pretendo cultivar, tem o clima perfeito para o desenvolvimento deles.
Uma outra dúvida que tenho é se é possível cultivar o shiitake de maneira orgânica em substrato? Pretendo cultivar em todas de eucalipto, porém andei lendo também sobre o cultivo em substrato, e se for possível fazê-lo de maneira correta e orgânica, pode se tornar interessante no futuro.

Mais uma vez agradeço!
Grande abraço.
 
Até o exato momento ainda não vi nenhum relato de produção de shiitakes em substrato, porém eu estava pensando em uma maneira diferente de produzir, podendo fazer as toras um pouco menor e pendurar em sequência, provavelmente a produção possa acelerar pois o micélio se expande mais rápido e talvez tome menos espaço, porém da mais trabalho, outra alternativa seria fazer uma serragem meio rústicas do eucalipto e depois fazer um substrato do mesmo, essa última alternativa é um pouco mais cara, porém é uma alternativa.
Obs : acabei de ter essa idéia nesse momento, ainda não pensei nas possibilidades de erro ou outra alternativa, qualquer outra coisa eu volto.
 
Back
Top