Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Indicação de microscópio.

Juba

Hifa
Membro Ativo
26/07/2014
7
12
Boa tarde, pessoal!
Alguém poderia me indicar um microscópio para acompanhar o crescimento do micélio e identificar possíveis contaminantes? Melhor custo benefício. Algo que seja barato mas que satisfaça o uso no cultivo. Vi alguns no ML de até 1000x mas tem muita reclamação quanto à qualidade.
Obrigado!
 
Vi alguns no ML de até 1000x mas tem muita reclamação quanto à qualidade.

Meu amigo... Microscópio bom você não vai achar por menos de 2 mil reais (na melhor das hipóteses). O resto é "microscópio fajuto".
 
Mas microscópio de verdade você só precisa se quiser ver coisas muito, muito pequenas, por exemplo esporos.

Se é apenas para identificação, um daqueles microscópio-câmera USB (na faixa dos R$ 100) já quebra o galho. Eu tenho um, veja por exemplo essas fotos.
 
Meu amigo... Microscópio bom você não vai achar por menos de 2 mil reais (na melhor das hipóteses). O resto é "microscópio fajuto".
Obrigado @PsychoEvie. Mas para cultivo amador não acho válido investir tão alto. Rsrsrs

Mas microscópio de verdade você só precisa se quiser ver coisas muito, muito pequenas, por exemplo esporos.

Se é apenas para identificação, um daqueles microscópio-câmera USB (na faixa dos R$ 100) já quebra o galho. Eu tenho um, veja por exemplo essas fotos.

@Salaam`aleik, acho que um desse já seria suficiente. Até porque não sou profissional. Qual o zoom desse?
 
Última edição por um moderador:
Se é apenas para identificação, um daqueles microscópio-câmera USB (na faixa dos R$ 100) já quebra o galho.
Pode ser que seja suficiente sim, mas eu digo fajuto no sentido de ampliarem 1000x, 100000000000000x como eles prometem. Se for comparar com um microscópio profissional que faz essa ampliação real é visivel que não cumprem com o prometido .

Obrigado @PsychoEvie. Mas para cultivo amador não acho válido investir tão alto. Rsrsrs

Bem, para cultivo amador eu não acho valido investir nem 100 nem 3000 em um microscopio. Pelo motivo do microscopio não interferir no cultivo propriamente dito. As principais contaminações podem ser facilmente detectadas a olho nu.

O microscópio seria pra curiosidade mesmo se não houver fim acadêmico. Ai depende do tamanho da sua curiosidade, não do cultivo em si, se é que me entende.
 
Pode ser que seja suficiente sim, mas eu digo fajuto no sentido de ampliarem 1000x, 100000000000000x como eles prometem. Se for comparar com um microscópio profissional que faz essa ampliação real é visivel que não cumprem com o prometido .
@Salaam`aleik, acho que um desse já seria suficiente. Até porque não sou profissional. Qual o zoom desse?
Esses microscópios do ML, mesmo os que dizem 1000x de aumento, são no máximo 200x. O meu é menos que isso com certeza.
 
Obrigado @Salaam`aleik, comprei um de 1600x depois de ver uns vídeos no YouTube. Rapaz, vi até o povo adaptando webcam, e acredite, deu para ver o núcleo de uma célula. Mas resolvi comprar.

Obrigado @PsychoEvie, minha curiosidade é grande mas meu bolso não a acompanha :D:D:D De qualquer forma, vai me ajudar a tirar umas fotos. Vale gente!
 
Back
Top