Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Incubadora/Terrário para regiões quentes

  • Criador do tópico Mauricio
  • Data de início
M

Mauricio

Visitante
Uma boa alternativa para quem está em região quente como norte e nordeste é uma geladeira velha.

Diversas lojas aqui na minha região vendem utensílio usados, são eletrodoméstico velhos, seminovos, todos com um preço bem razóavel.

Uma geladeira velha, mesmo que não esteja 100% na refrigeração é uma alternativa para produção de cogumelos.

Após uma limpeza bem elaborada, é fácil ter a geladeira como incubadora na fase de colonização, mantendo a temperatura ideal para o crescimento do micélio.

Na fase de frutificação a geladeira refrigera os bolos e casing na temperatura ideal.

Qualquer mecanico de refrigeração ajusta a geladeira para não promover temperatura muito baixa.

Claro que bolos e casing estão em caixas plásticas com oxigenação e umidade adequadas.
 
Boa dica, grande mestre Maurício!!

Moro aqui no nordeste, e ta fazendo um calorzinho legal... uma pena que as épocas de chuvas estão acabando. Agora cai uma ou outra por ali.

Tenho uma geladeira velha, mas velha messssmooooo, que usava quando tinha um bar aqui. vou tentar fazer um bom proveito dela para quando for frutificar meus bolos.

Inoculei MEX no dia 01/08 e agora que estão aparecendo os primeiros sinais de colonização.

É bom que dá tempo de arrumar a véinha.. hehehe. :pos:
 
Maurício, pensa que beleza receber visitas, e na hora da sobremesa, abrir a geladeira e então: sirvam-se!!! Diversos casings e bolos frutificando a mil!!! Hehe


Num bom mexânico de refrigeração, ele vai ajustar o termostato para operar em maior temperatura, e talvez tirar um pouco do gás de refrigeração.

Então, teríamos a temperatura desejada para a pinagem, dentro do congelador (~21ºC), e logo abaixo dele. Depois da pinagem, os casings iriam para o último andar embaixo, na tradicional gaveta das verduras. Lá, a temperatura seria mais alta, entre os 21ºC e 25ºC.

Teria que ser aberto furos com filtros para troca de ar, e ainda assim utilizar diversos pontos de pedras porosas. Para frutificar bolos, indispensável umidificador. Para seus casings, dispensa o umidificador.

Uma lãmpada eletrônica (fria) tb teria que ter.

Com certeza, seu custo com energia elétrica iria diminuir, caso você suportasse ficar sem ar condicionado 24horas/dia.

Se precisar, dou meu pitacos nesse projeto, conta comigo. Mas acho que vc não vai precisar disso, só vai precisar de um pouco de paciência.:)

Sucesso Profeta !!!!!
 
Certo Maurício, vou amadureçendo a idéia.


Porém:

Vi que nosso colega gringo, utiliza sim o umidificador ultrassônico (dispensável em terrário, temos resultados positivos com perlita e tb com argila).

A geladeira não é boa para bolos pf, pois quando vc abre a porta, expõe todo seu interior ao ar externo.

Meu terrário, é somente uma compilação da idéia principal de refrigeração, criada por você.

Com o custo de adquirir uma geladeira velha funcionando, é possível comprar o controlador digital, que vai monitorar a temperatura em tempo integral. (+- 150,00), e, não precisa no primeiro instante, investir no umidificador.

Com uma serpentina de canos de cobre, e não de mangueira, a condição térmica tem melhor aproveitamento (mas a de mangueira funciona também).

De quebra, com o controlador, além de poder controlar o aquecimento (onde é frio é bom para a incubação), vc pode alterar a temperatura como desejada, com precisão. Na geladeira, o termostato é analógico, e são necessário testes até conseguir estabilizar a temperatura desejada.


No caso de um cultivo de grande quantidade (tipo o de 9 strains, que exigiu 4 terrários), a geladeira ganha, mas no caso de cultivos de médio tamanho, eu ainda fico com o terrário (100L), que cabe muita coisa.

A geladeira teria maior autonomia, porém tem o custo do umidificador + o timer para controlá-lo.

O terrário só exige que seja colocado gelo na caixa de solução de circulação. Uma vez pela manhã é o suficiente para um dia.

E vamo que vamo!!! qq coisa, só postar aí.

abraço:)
 
01.JPG02.JPG

Outra solução é no lugar de argila expandida/perlita expandida no fundo usar apenas isso tudo como uma espécie de "estufa refrigerada" e colocar um ou dois terrários de plástico dentro dependendo do tamanho que for a caixa térmica. Isso dispensaria o trabalho de limpar a serpentina.

Outra solução ainda é moldar seu terrário de plástico/vidro por fora e depois comprar folhas de isopor e cola apropriada numa livraria e fazer ua caixa térmica bem justa que envolva seu terrário envolto pela serpentina. É ainda mais barato que comprar uma caixa térmica grande, e talvez funcione melhor ainda. Além de não precisar se preocupar em serpentina no interior do terrário, o que dificulta a limpeza. Ao acomodar seu terrário de plastico envolto pela serpentina na caixinha térmica feita do exato tamanho para isso, preencheria-se os espaços restantes das bordas com tiras de isopor feita com as folhas de isopor. Isso seria parecido como é dentro de um gela-água.


Atenção: Isto é apenas uma idéia a ser pensada. Quem se interessar em por em prática deverá analizar os prós e os contras. Eu apenas imaginei isso, nunca testei de verdade.
 
Ae Tripman
Também pensei em usar um compressor de gela-água ou mini-geladeira para refrigerar o terrário nos dias quentes. Só que minha ídeia é um pouco diferente da sua:

Iria colocar a serpentina dentro do reservatório de água do terrário, onde tb se encontra uma bomba de água e 2 ou 3 aquecedores de aquário.

O esquema é o seguinte:

A bomba de água ficará funcionando 24h fazendo a água circular dentro do terrário por meio de mangueiras ou tubos de cobre. Já o compressor e os aquecedores serão ligados a um controlador de temperatura digital com duas saídas, ou seja, depois de programado se a temperatura do terrário passar de 25ºC o controlador liga o compressor que irá resfriar a agua do reservatório que irá circular por dentro do terrário, assim refrigerando o terrário, mas se a temperatura ficar abaixo de 21ºC o controlador liga os aquecedores de aquário que irão aquecer a agua para circular dentro do terrário. Se a temperatura ficar entre 22º e 24ºC nada será ligado, apenas a bomba de agua ficará em funcionamento.

Bom, isso tudo tb é apenas uma idéia, um projeto que ainda quero fazer para montar um terrário totalmente automatico. Mas pra frente coloco aqui o projeto completo com fotos e mais detalhes da programação do controlador de temperatura.

fica ai a idéia para criticas e sujestões.

abraço a todos
 
Inda bem que aqui tenho a temperatura ideal...

Minha incubadora eh uma caixa de sapatos..:p:

E meu terrário.. um isopor..

Se quiser diminuir a temperatura é só borrifar agua gelada.. nas paredes
 
Olhem o que eu achei... eu não sabia que existia isso para aquários. Sistema de refrigeração da água. Pode servir pra terrários, já que refrigerando a água o ambiente dentro do terrário ficaria mais resfriado. Só que é BEM caro, todos acima de R$ 1.000.

Mas está aí por curiosidade caso alguém nunca tenha visto:

Clique aqui.
 
Alguem já tentou o seguinte sistema para resfriar o terrário .... bomba de circulação (essas de fonte natural) cooler de pc e radiador de carro?

As fonte custam uns 18 reais, radiador de oleo de kombi é pequeno e ideal, em ferro velho com certeza tem se bobiar de graça, só vai precisar de cooler de pc uns 4 no minimo. Em ferro velho tbm tem muita fonte de pc é só tirar o cooler e ligar em fonte de 12 v. quando comprei umas fontes usadas em ferro velho aqui custaram 1 real.

De resto é só montar as mangueiras dentro do terrário.
 
Já pensei em algum tipo de radiador usando coolers de computador,
mas só o radiador e os coolers não irão deixar a água gelada o suficiente para deixar a temperatura dentro do terrário de 21 a 24ºC. O maximo que o radiador vai conseguir é manter a agua um pouco abaixo da temperatura ambiente.

Mais pra frente vou pesquisar uns equipamentos em lojas de refrigeração e tentar adaptar algo bom e barato para o meu terrário.

flow
 
Já pensei em algum tipo de radiador usando coolers de computador,
mas só o radiador e os coolers não irão deixar a água gelada o suficiente para deixar a temperatura dentro do terrário de 21 a 24ºC. O maximo que o radiador vai conseguir é manter a agua um pouco abaixo da temperatura ambiente.

Mais pra frente vou pesquisar uns equipamentos em lojas de refrigeração e tentar adaptar algo bom e barato para o meu terrário.

flow

Fala Bloodykisses

Existem muitas idéias capazes de resfriar o terrário, porém, como vc pode ver acima, algumas não são eficazes ao ponto que precisamos, outras são simplesmente de alto custo.

Eu continuo concluindo que a melhor maneira de refrigerar o terrário, é a circulação de água gelada por meio de uma serpentina. Uma única desvantagem, é ter que colocar gelo no reservatório uma vez ao dia. Porém, é uma alternativa de baixo custo e de fácil construção.

Sem falar que o sistema pode ser montado e melhorado aos poucos, não exigindo muito investimento nos primeiros passos.

Se planeja fazer um sistema de resfriamento, é bom partir desta idéia central.
:pos:
 
A geladeira não é boa para bolos pf, pois quando vc abre a porta, expõe todo seu interior ao ar externo.
Pensei a mesma coisa, porém resolve-se facilmente encaixando retângulos de isopor separando cada um dos andares, assim só ficaria exposto o andar a ser manipulado. Ainda assim acho que a gaveta das "verduras" ficaria muito próxima ao chão, sendo necessário colocar a geladeira em cima de algum degrau.

Gostei muito dessa idéia, vou ver se faço alguns testes !!
 
Fala Bloodykisses

Existem muitas idéias capazes de resfriar o terrário, porém, como vc pode ver acima, algumas não são eficazes ao ponto que precisamos, outras são simplesmente de alto custo.

Eu continuo concluindo que a melhor maneira de refrigerar o terrário, é a circulação de água gelada por meio de uma serpentina. Uma única desvantagem, é ter que colocar gelo no reservatório uma vez ao dia. Porém, é uma alternativa de baixo custo e de fácil construção.

Sem falar que o sistema pode ser montado e melhorado aos poucos, não exigindo muito investimento nos primeiros passos.

Se planeja fazer um sistema de resfriamento, é bom partir desta idéia central.
:pos:
seria bom dx em um ambiente com ar condicionado? E qual temperatura seria ideal?
 
Back
Top