Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Importância do gesso na pasteurização

MarceloHirosse

Hifa
Membro Ativo
09/03/2022
352
8
54
Salve meus irmãos,

Após uma tentativa de pasteurização de substrato no forno elétrico que não deu muito certo (temperatura oscilou demais!) quero testar a tal da bucket tek.

Sei que as receitas destoam entre si, mas algumas delas adicionam gesso ao preparo. Qual é o propósito disso?
O gesso tem ação bactericida ou fazem isso com a finalidade de corrigir o pH?
 
Solução
Estou travado nesta questão, pois se for de fato para correção do pH existem soluções melhores como pó de concha ou carbonato de cálcio fracionado.
Mas se participar do extermínio dos micro organismo não tem como não usar.

O pó de concha também é utilizado.

Não tem relação com o extermínio.

Dizem que a liberação de cálcio e enxofre é benéfica, disponibilizados como nutriente para o micélio.

É comum encontrar que a intenção do gesso (CaSO4) ou do carbonato de cálcio CaCo3 é estabilizar o ph, como um buffer.
Mas o gesso é um sal neutro e não altera o pH
Já o carbonato de calcio (pó de concha) vem de uma base forte e um ácido fraco e eleva o pH, mas por ser pouco solúvel não é tão expressiva a elevação do pH da água.

O...
Acredito que seja para correção do pH, mas não faço Pasteur, digo pelo que já li no fórum quando estava pesquisando sobre teks.

Além disso, geralmente na aplicação em construção cívil são adicionados ao gesso fungicidas e bactericidas
 
Acredito que seja para correção do pH, mas não faço Pasteur, digo pelo que já li no fórum quando estava pesquisando sobre teks.

Além disso, geralmente na aplicação em construção cívil são adicionados ao gesso fungicidas e bactericidas
Estou travado nesta questão, pois se for de fato para correção do pH existem soluções melhores como pó de concha ou carbonato de cálcio fracionado.
Mas se participar do extermínio dos micro organismo não tem como não usar.
 
Estou travado nesta questão, pois se for de fato para correção do pH existem soluções melhores como pó de concha ou carbonato de cálcio fracionado.
Mas se participar do extermínio dos micro organismo não tem como não usar.

O pó de concha também é utilizado.

Não tem relação com o extermínio.

Dizem que a liberação de cálcio e enxofre é benéfica, disponibilizados como nutriente para o micélio.

É comum encontrar que a intenção do gesso (CaSO4) ou do carbonato de cálcio CaCo3 é estabilizar o ph, como um buffer.
Mas o gesso é um sal neutro e não altera o pH
Já o carbonato de calcio (pó de concha) vem de uma base forte e um ácido fraco e eleva o pH, mas por ser pouco solúvel não é tão expressiva a elevação do pH da água.

O maior motivo para a utilização seria a disponibilização de nutriente e deixa os grãos mais soltos para chacoalhar e não formar aqueles "torrões".

Eu vou de gesso por não influenciar o pH.
Um dos cultivadores mais experientes do shroomery (RoggerRabbit) afirma que o melhor intervalo de pH para cubensis é de 5 a 6,5, para obter os melhores resultados, por isso recomenda o gesso.

A recomendação mais comum é de 6 a 8, mas tem um cara que diz ter testado com 13 e frutificou.

Na prática, não tem necessidade de se preocupar com pH, os grãos vão estar dentro da faixa.
 
Solução
O pó de concha também é utilizado.

Não tem relação com o extermínio.

Dizem que a liberação de cálcio e enxofre é benéfica, disponibilizados como nutriente para o micélio.

É comum encontrar que a intenção do gesso (CaSO4) ou do carbonato de cálcio CaCo3 é estabilizar o ph, como um buffer.
Mas o gesso é um sal neutro e não altera o pH
Já o carbonato de calcio (pó de concha) vem de uma base forte e um ácido fraco e eleva o pH, mas por ser pouco solúvel não é tão expressiva a elevação do pH da água.

O maior motivo para a utilização seria a disponibilização de nutriente e deixa os grãos mais soltos para chacoalhar e não formar aqueles "torrões".

Eu vou de gesso por não influenciar o pH.
Um dos cultivadores mais experientes do shroomery (RoggerRabbit) afirma que o melhor intervalo de pH para cubensis é de 5 a 6,5, para obter os melhores resultados, por isso recomenda o gesso.

A recomendação mais comum é de 6 a 8, mas tem um cara que diz ter testado com 13 e frutificou.

Na prática, não tem necessidade de se preocupar com pH, os grãos vão estar dentro da faixa.
Uau que resposta completa!

Você tem experiência com calcário @Texugo? Li aqui no fórum que a presença de magnésio poderia inibir a frutificação.
Se for o caso acredito que mesmo a versão calcítica (que possui até 5% de Mg) seria preterida em relação ao gesso/pó de conchas. Qual a sua opinião?
 
Última edição:
O pó de concha também é utilizado.

Não tem relação com o extermínio.

Dizem que a liberação de cálcio e enxofre é benéfica, disponibilizados como nutriente para o micélio.

É comum encontrar que a intenção do gesso (CaSO4) ou do carbonato de cálcio CaCo3 é estabilizar o ph, como um buffer.
Mas o gesso é um sal neutro e não altera o pH
Já o carbonato de calcio (pó de concha) vem de uma base forte e um ácido fraco e eleva o pH, mas por ser pouco solúvel não é tão expressiva a elevação do pH da água.

O maior motivo para a utilização seria a disponibilização de nutriente e deixa os grãos mais soltos para chacoalhar e não formar aqueles "torrões".

Eu vou de gesso por não influenciar o pH.
Um dos cultivadores mais experientes do shroomery (RoggerRabbit) afirma que o melhor intervalo de pH para cubensis é de 5 a 6,5, para obter os melhores resultados, por isso recomenda o gesso.

A recomendação mais comum é de 6 a 8, mas tem um cara que diz ter testado com 13 e frutificou.

Na prática, não tem necessidade de se preocupar com pH, os grãos vão estar dentro da faixa.
O Ph elevado não teria a utilidade de eliminar grande(ou toda) parte de organismos nocivos ?
O que você acha de cal hidratada, será que afetaria ? Creio que seja bem em conta um tratamento com esse produto.
 
Vai de bucket Tek, simples e efetivo. 500gr de pó de coco, 500 de vermiculita, 100grs de gesso, água não lembro agora, mas sempre melhor menos que mais (mais fácil de corrigir).... Receita popular e funcional, o simples que dá certo.
 
O Ph elevado não teria a utilidade de eliminar grande(ou toda) parte de organismos nocivos ?
O que você acha de cal hidratada, será que afetaria ? Creio que seja bem em conta um tratamento com esse produto.

Considerando que o cubensis se desenvolve melhor no pH indo pro ácido, elevar o pH mais do que 8.5 acabaria atrasando a colonização.

O benefício é que trichoderma é muito mais lento em pH alto do que o cubensis. (Mas também demora mais o cubensis)

Então se estivesse com infestação de tricho em todos os cultivos, poderia ser uma alternativa ideia.

Mas normalmente a contaminação é por algum erro, então ajustar o pH é a última solução, se está fazendo todo o resto certo.

A maioria dos microorganismos tem a mesma faixa de pH do que o cubensis, então se for alterar o suficiente para não desenvolver contaminação, também vai prejudicar o micelio.

O mais comum para bactérias é pH de 6 a 8 também.

Eu não consigo encontrar nenhuma utilidade que faça valer a pena corrigir pH do substrato pro cultivo de cubensis.

Se você está tendo contaminação, o erro que está cometendo não vai ser resolvido com um meio levemente mais alcalino.

Só a suplementação mesmo.

Recomendação do gesso é 5% pro volume do substrato
 
Nossa me desculpe @Texugo , em minha cabeça estava imaginando o Ostreatus e não o Cubensis. É que entrei no mundo do cogumelo há pouco tempo e estou perdidamente apaixonado por todos.
Então no caso do Cubensis é só colocar o suficiente em gesso. @MarceloHirosse Você queria fazer apenas o processo de pasteurização para o Cubensis, é isso ?
 
Uau que resposta completa!

Você tem experiência com calcário @Texugo? Li aqui no fórum que a presença de magnésio poderia inibir a frutificação.
Se for o caso acredito que mesmo a versão calcítica (que possui até 5% de Mg) seria preterida em relação ao gesso/pó de conchas. Qual a sua opinião?
Nunca usei e nem li sobre, então 0 conhecimento
 
Nossa me desculpe @Texugo , em minha cabeça estava imaginando o Ostreatus e não o Cubensis. É que entrei no mundo do cogumelo há pouco tempo e estou perdidamente apaixonado por todos.
Então no caso do Cubensis é só colocar o suficiente em gesso. @MarceloHirosse Você queria fazer apenas o processo de pasteurização para o Cubensis, é isso ?
Isso mesmo @joaor, é que são muitas variáveis!
Tenho um estoque gigante de calcário calcítico aqui, que seria a escolha mais em conta... porém a presença de magnésio na composição me preocupa. Por outro lado, se o gesso fosse usado unicamente pro pH e eu tivesse que gastar $, o pó de concha é uma alternativa mais eficaz. Mas agora o processo de decisão ficou mais fácil com o esclarecimento do @Texugo.
 
Salve meus irmãos,

Após uma tentativa de pasteurização de substrato no forno elétrico que não deu muito certo (temperatura oscilou demais!) quero testar a tal da bucket tek.

Sei que as receitas destoam entre si, mas algumas delas adicionam gesso ao preparo. Qual é o propósito disso?
O gesso tem ação bactericida ou fazem isso com a finalidade de corrigir o pH?
Cada espécie de fungo possui um pH ótimo para crescimento e frutificação, sendo a variação do pH entre 4.0 a 7.0 a mais adequada para crescimento do micélio. Para frutificação, o ideal é uma variação entre 3.5 a 5.0. Esses valores de pH podem ser maiores ou menores a depender da espécie (BELLETTINE et al., 2016).
 
Cada espécie de fungo possui um pH ótimo para crescimento e frutificação, sendo a variação do pH entre 4.0 a 7.0 a mais adequada para crescimento do micélio. Para frutificação, o ideal é uma variação entre 3.5 a 5.0. Esses valores de pH podem ser maiores ou menores a depender da espécie (BELLETTINE et al., 2016).
Eae, caro @Smirandaolive. Isso é uma variação de pH bem alta e genérica. No caso dos cubensis, temos um debate e na postagem do mestre @Mortandello (Como o pH influência no cultivo de Cogumelos????), o valor ideal indicado pro pH do cubensis fica entre 6,95 e 7,15. Mas deve ter uma janela aí que, apesar de não ideal, fica tudo OK.

Mas acho que já li algo diferente disso, ou dando uma abertura um pouco maior, nas receitas de bulks.

Não sei, contudo, se o @Mortandello tem uma nova posição sobre pH, pois a postagem é antiga.
 
Back
Top