Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Iluminação!

deviant

Cogumelo maduro
Membro Ativo
28/05/2006
90
69
37
Vale mesmo a pena ter uma lampada fluorescente ligada a toda a hora por cima do terrario ?!

o crescimento é mais rapido ? os cogus n precisam tambem de escuridao ?
 
Bom deviant, a função principal da luz é guiar os cogumelos a uma só direção e só é necessário na hora que surgirem os pins. E também para eliminar os fat-asses.

Escuridão também se torna necessário para que eles não fiquem tão finos, conseqüência de seus esforços para chegar até a luz.

Logo, pode alternar com períodos de luz e de escuridão, tente seguir o padrão mais perfeito, a natureza... Luz no período do dia, escuridão no período da noite.

Aonde você leu que precisa ser lâmpada fluorescente?
Eu por exemplo estou usando leds de alta luminosidade.

Aonde você leu que deveria estar ligado todo tempo e que não precisam de escuridão?

:eek:
 
Última edição por um moderador:
então qualquer luz serve....e se precisam de luz tantas horas como um dia e de escuridao como a noite mais vale deixar assim mesmo no meu quardo a levar com a luz da natureza :)

não li em lado nenhum foi apenas uma questao
 
Eu acho que a luz fluorescente é mais vantajosu ,, pq naum influencia na temperatura né ?? se bem que eu acho que algumas esquentam ,, mas sei la ,,, eu optei pela luz fria ,,, e assim utilizarei somente o aquecedor como fonte de calor !!!!
 
Eu acho que a luz fluorescente é mais vantajosu ,, pq naum influencia na temperatura né ?? se bem que eu acho que algumas esquentam ,, mas sei la ,,, eu optei pela luz fria ,,, e assim utilizarei somente o aquecedor como fonte de calor !!!!


A lampâda é utilizada como fonte de calor na fase de incubação dos bolos.

Utilize fluorescente no período 12x12 ( é como o 4x4x2 no futebol ).

Pq o Thread foi postado no avançado?

A questão de iluminação está bem discutida no fórum.


E ae SoBoRo?

É vc na foto?
 
Um amigo Utiliza 12/12 para a formação de pins e depois ciclos de 15 minutos a cada 45 minutos para o crescimento até a maturação.Ele disse que É muito importante, seja qual for o esquema e tempo de fotoperiodo, que o terrário seja vedado, isolado de luz lateral, para que mesmo com pouca luz (leia-se sem nenhuma fonte artificial) não apareçam cogumelos gordos e baixos estilo nelson nedis ou cogumelos tortos estilo pano molhado retorcido.
 
Boa tarde , Eu estava com uma lampada flourescente na minha estufa... mas era muito potente... como ainda nao estão prontos para receber a luz... estou vendo alternativas...
Axei uma lampada de leds BEEEM economica jogada na minha gaveta.. mas ela é verde, será que vai ter algum problema com fat-asses ou algo do tipo?
 
... Axei uma lampada de leds BEEEM economica jogada na minha gaveta.. mas ela é verde, será que vai ter algum problema com fat-asses ou algo do tipo?

No livro The Mushroom Cultivator, P. Stamets menciona um experimento de desenvolvimento sobre luz/cogumelos, e indica que a luz vermelha, infravermelha e verde com comprimentos de ondas maior que 510 nm, não são eficazes para a formação dos cogumelos.
 
Obrigado amigo , vou voltar a lampada branca fria então!
 
Bom, dando uma passeada pelo Shoomery, topei nisso aqui, espero que possa ajudar:

“Psilocybe cubensis, um cogumelo alucinógeno, e Erinaceus Hericium precisam de luz para produzir em abundância frutos de tamanho normal. Experiências ensinaram-nos que a luz mais adequada para a formação de primórdias e desenvolvimento dos corpos frutíferos é luz brilhante, com uma temperatura de cor de 5.000 Kelvins a 7.000 Kelvins. Felizmente, este tipo de luz é de fácil obtenção, encontradas na forma de luminárias florescentes. Para um pequeno terrário, conforme descrito neste capítulo, uma única CFL (fluorescentes compactas) que enrosca em um simples bocal padrão para lâmpada vai funcionar muito bem. Estes podem ser encontrados em supermercados. Uma lâmpada florescente de15 W irá fazer o trabalho bem, mas na caixa provavelmente terá estampada um grande 60, indicando que elas produzem luz ‘equivalente’ a uma lâmpada incandescente de 60 watts. Eles estão referindo-se lumens de saída, e não a freqüência. Lâmpadas incandescentes são a pior escolha possível para cultura de cogumelos, uma vez que eles emitem uma luz 'vermelha' na faixa de temperatura de cor 3.000 Kelvin.

Quanto maior a temperatura de cor, expressa em Kelvin, mais perto a luz emitida estará do final do espectro ‘azul’. Quanto menor a temperatura de cor ‘mais vermelho’ a luz é. Se você tem a opção de escolha, compre aquelas lâmpadas rotuladas ‘luz do dia’ uma vez que estas têm uma temperatura de cor um pouco maior do que o branco fresco. Luz do dia, às vezes chamado de lâmpadas florescentes, "luz natural", geralmente emitem luz na faixa de 6.500 Kelvin, enquanto branca fria fluorescente emite luz em torno de 5.000 Kelvin.

Se você tiver vários terrários empilhados ou próximos uns dos outros, você pode usar 2-4 luminárias de lâmpadas fluorescentes das grandes. Estas vêm em 48 "e 96" de comprimento (to com preguiça de procurar os tamanhos compatíveis aqui no Brasil). Coloque as lâmpadas fluorescentes tão perto dos seus terrários quanto você puder, sem causar um aquecimento excessivo. Espécies como o Shiitake e Ostra, preferem frutificar em temperaturas entre 15°C a 20°C, enquanto os Psilocybe Cubensis preferem frutificar em temperaturas entre 23°C a 27°C. A maioria das espécies de cogumelos não se importa com uma temperatura ligeiramente mais quente durante o dia e um pouco mais fria durante a noite, então se a seu terrário é um pouco mais frio que as variações de temperatura dadas acima, um pouco de aquecimento vindo de suas luzes durante o dia não vai machucá-los, desde que você não deixe o ar em seu terrário ficar muito seco. Para bolos, tente manter a umidade acima de 95%. Casings são um pouco mais indulgentes, mas ainda assim tente manter a umidade acima de 90%. O intervalo de12 em 12 horas provou ser uma grande combinação em uma ampla gama de espécies. Claro que se você tiver uma janela brilhante perto do seu terrário será suficiente porém a luz solar direta por mais de alguns minutos por dia deve ser evitada.”

Fonte:http://www.shroomery.org/11386/Lighting-Requirements-of-Mushrooms

Comprei, para meu terrário uma lâmpada florescente de 9w branca, com a temperatura de cor de 6400K. Espero que funcione bem.
 
Boa tarde!
Gostei, estava fazendo "no escuro" e com estas colocações suas fiquei mais tranquilo, já que sem dúvida você tem mais experiência que eu. Estou aperfeiçoando pouco a pouco e agora estou utilizando uma caixa de isopor ,fiz um buraco na tampa e coloquei um bocal bem preso e uma lâmpada fluorecente de 10W que equivale 60W da incandecente. Deixo ligado a noite, os pins já estão surgindo e tem luz, o bocal esquenta e faz a temperatura chegar aos 27 e 28º... O fundo da caixa coloquei água mineral, 2 cm...1 x por dia abro e borrifo água neles...espero que dê certo, tem duas bandeijas com vários pins... obrigado pelas informações.
 
Ola, o recomendado seria a luz natural;
mas como sabem não podemos cultivar nosso
cogumelos expostos asim , o meu cultivo foi
utilizado a luz natural provinientes dos primeiros
raios da manhã, mas valeu deu trabalho mais deu certo.

Paz e luz.
 
Como sabem não recomendo
engerir alucinogenos dessa forma,
mas sim com conciensia do q estar fazendo,
e com q tem nas mão, mas não amigo dei uma manerada
agora so quando eles me convocam entende, os Deuses
q me acompanhão, isso e os Deuses do saber.

Paz e luz.
 
Slv Familia, gostaria de saber se posso usar essa lampada full spectrum para a iluminação dos congumelos.
 

Anexos

  • 20210401_152622.jpg
    20210401_152622.jpg
    1.8 MB · Visualizações: 1
  • 20210401_154043.jpg
    20210401_154043.jpg
    689.4 KB · Visualizações: 1
Slv Familia, gostaria de saber se posso usar essa lampada full spectrum para a iluminação dos congumelos.
Irmão, creio que essa não da certo, pois ela possui raios UV. O ideal é uma lâmpada fria das mais fraquinhas mesmo
 
Back
Top