Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Artigo Hallucinogen persisting perception disorder: what do we know after 50 years?

Hoje eu tenho a plena certeza, infelizmente eu estou com essa doença. Havia melhorado um pouco, até que bastante, porém sempre que fumava um voltava as percepções visuais. Ontem tomei cerca de 2g de cubensis b+ secos, e a trip visual foi intensa, porém sem muitas reflexões pessoias nem filosóficas, resumindo trip recreativa desnecessária. Eu infelizmente estou afirmando agora que nunca mais tomarei psilocibina e qualquer outro enteógeno. Nao é nenhum pouco legal ter HPPD e eu quero me livrar pra sempre disso, sei que melhora, porém necessita-se de parar de vez com enteógenos, incluindo maconha. O Cogumelo mais uma vez me ensinando, a unica coisa ruim desse aprendizado é ter que dar adeus a meu querido amigo aconselhador cogumelo. Eu vou continuar cultivando, pois sei que não é todos que possuem esse problema, alias eu também não possuía, até eu exagerar e tomar 4 vezes na semana, com um propósito completamente recreacional, porém com trips intensas de reflexões, e foi ai que começou a ficar persistente a trip visual de psilocibina. Então a dica que eu vou sempre dar à alguem que está a tomar cogumelo, é não abuse, mas sim aprenda, guarde a lição e use ela para sua evolução tanto quanto introspectiva quanto social. Pois é para somente isso que serve, tomar para ficar doidão é desrespeito com a sua própria racionalidade, não é possível estudar nem trabalhar sobre efeitos de cogumelo, portanto tem de ser utilizado com necessidade, não com ansiedade nem com subestimação da potencia do efeito psico-terapêutico que ele tem.
 
Hoje eu tenho a plena certeza, infelizmente eu estou com essa doença. Havia melhorado um pouco, até que bastante, porém sempre que fumava um voltava as percepções visuais.


Dê tempo ao tempo.

O que você pensa hoje que é permanente pode se dissolver pouco a pouco.

Mas, enquanto isso, pare com tudo mesmo.
 
Verdade concordo com o que disse. Mas mesmo que passe, vou temer que volte, ta ligado? Por isso não irei usar mais mesmo, só irei pesquisar e ajudar amigos com problemas com drogas e tals oferecendo a eles os frutos do meus cultivos. Eu simplesmente amo cultivar cogumelos e isso não vai dar pra parar hehe
 
só irei pesquisar e ajudar amigos com problemas com drogas e tals oferecendo a eles os frutos do meus cultivos. Eu simplesmente amo cultivar cogumelos e isso não vai dar pra parar hehe


Talvez seja melhor reconsiderar essa parte também.

Cultivar cogumelos para outras pessoas pode ser complicado. E se um deles tiver HPPD como você? Você vai explicar para os pais dele como aconteceu?

Deixe cada um decidir cultivar ou coletar seus próprios cogumelos.
 
Então ecuador, a questão é, eu desenvolvi esse HPPD por conta de um consumo excessivo de psilocibina em curto prazo. Por que eu ja tomei cogumelo muitas vezes, porém era em doses moderadas e mensalmente. No meu ultimo cultivo, dei sorte e colhi muito cogumelo, me empolguei e comecei a tomar semanalmente, até que tomei 4 vezes na mesma semana. E também pesquisando sobre hppd, vi que pode ser desenvolvidos até com mescalina, portanto, eu que ja usei mais substancias, tipo dmt, salvorina a, lsa, lsd, e nunca tinha tido isso, acredito que realmente o meu hppd foi por conta dos abusos que fiz da psilocibina. E os amigos que eu cito, são pessoas totalmentes dependentes, de crack, que moram na rua e estão já sem contato com a familia a muito tempo. Eu conheci muito desse mundo qnd usava essas porcarias e com isso muitas pessoas, que precisam já, de um choque de realidade propriamente essencial, pode ficar tranquilo que eles não tem nada a perderem a final, eles fumam pedra, se tivesse hppd com certeza essa droga influenciaria tbm, ou não, mas mesmo sim se eles por ventura desenvolvesse o hppd porém se curassem do vício do crack, acredito que eles estariam ganhando com esse resultado. você nao acha? Valeu cara, mais uma vez!!! Vc sempre disposto a ajudar aqui na CM!!!! Valeu msm!
 
Uma árdua missão, PsilocybeJulio.

Só resta lhe desejar prudência e boa sorte.
 
PsilocybeJulio.

Eu passei quase um ano sofrendo. Me culpando que eu tinha fundido o cérebro por causa dos meus usos seguidos de psilocibina no ano anterior.

Passei pela tal despersonalização/desrealização. Um ano vivendo fora do corpo, como se eu estivesse dormindo acordado.

Um ano sem poder aproveitar minha vida, com sensações esquisitas. Quando eu andava na rua, muitas vezes nem sabia onde eu estava.

Mas, veja só! Passou!

A partir do momento que eu compreendi que tudo era parte do processo de aprendizado, eu relaxei, e me submeti.

Passei a achar curioso as sensações, e fui aprendendo a trabalhar com elas e saindo do loop de pensamento constante que eu vivia.

Vai dar tudo certo! Como disse o Ecuador, dê tempo ao tempo!
 
Nossa é por isso que eu amo essa comunidade, sempre com brothers experientes e dispostos a ajudar. Caramba cara tu me acalmou agora relatando a seu aprendizado doloroso. Eu imagino que foi muito dificil mesmo lidar com essa situação, realmente eu também estava me culpando, mas a algum tempo estou aceitando isso como uma forma de aprendizado fodida!!! que legal, que bom que passou e uma pergunta você também tinha alterações visuais? e você ainda usa psilocibina? Um abraço brother, valeu mesmo relatar seu caso!



Uma árdua missão, PsilocybeJulio.

Só resta lhe desejar prudência e boa sorte.


Com certeza, sei que não será fácil, mas vou tentar fazer o experimento, se funcionar significativamente com a primeira pessoas, darei prosseguimento com demais amigos. Eu vou dar doses fraquíssimas e vou estar o tempo todo do lado do cara enquanto ele estiver sobre os efeitos, meio que guiando a trip para reflexões de si próprio e tals. Tenho esperança, nao tenho certeza que funcionará, mas comigo, funcionou e ainda está funcionando, vou até parar de fumar, olha que mudança hehe =) Valeu por desejar sorte, vou precisar!
 
e uma pergunta você também tinha alterações visuais? e você ainda usa psilocibina? Um abraço brother, valeu mesmo relatar seu caso!

Sim, mas eram alterações que não dava para realmente "ver"... :huh:

Por exemplo, quando eu olhava para minha mão, ela parecia distante e pequena, separada do corpo. Minha noção de distância estava bem prejudicada, e tudo parecia 2d.

Eu estou há um ano longe, aproximadamente. Mas vou retomar o uso em breve, de forma mais consciente.

Abraços!
 
Entendi, é o seu caso deve ter sido crise serotoninérgica né? As minhas alterações visuais é mais para falsos movimentos no campo periférico da visão (fora do foco) e sensação de intensificação das cores. Também vejo muitos rostos e seres em qualquer deformidade ou marcas de umidade nas paredes da minha casa e há também, porém só quando eu fumo, uma sensação de flutuação das coisas, come se os objetos estivessem vivos. É como se eu tivesse tomado um doce forte, porém sem ideias malucas, mente totalmente lúcida. Eu to me acostumado e achando tudo uma doideira deliciosa, porém preocupante, tanto é que tomei a conclusão de me afastar por um tempo dos enteogenos. Abraço!!!
 
PsilocybeJulio.

A partir do momento que eu compreendi que tudo era parte do processo de aprendizado, eu relaxei, e me submeti.
...
Vai dar tudo certo! Como disse o Ecuador, dê tempo ao tempo!

Perfeito. Tive sintomas há alguns anos que se acumularam em efeito cascata, a "visão de cogumelo" surgia do nada, claro que mais sutil, mas no início me incomodou. O problema não estava nas alterações perceptivas, eu até gostava delas, mas sim no medo de algo estar errado com meu corpo.

A coisa toda começou a melhorar quando justamente me submeti, aceitei e relaxei na minha possível nova condição. Isso, aliado a certeza de que estando vivos não temos nada a perder e tudo pra arriscar, fez com que o medo evaporasse. Com o tempo tudo passou, hj tenho até saudade da facilidade de entrar no "segundo plano".
 
Legaaal, eu também estou me submetendo e aceitando essa minha nova condição e por incrível que parece, do dia pra noite, estou melhorando. Só o relato do rainspirit ontem, me tranquilizaram a tal modo que hoje quando acordei, não tiva mais tremedeiras na visão =D Logicamente estou também sem fumar para que não volte as sensações, mas estou realmente ficando com a plena certeza de que o tratamento mais útil para essa ''doença'' psicológica, é a aceitação e perder o medo. Afinal agora que eu sei q são meras sensações e q isso não vai afetar minha saúde mental, eu fico naturalmente mais tranquilo, pois de fato não há o que temer. E um ponto bem curioso é que sempre que eu ficava preocupado em o hppd poder afetar minha saúde mental, os efeitos visuais aumentavam a intensidade. Pesquisando num site muito bom que achei ontem, li que o hppd está relacionado a ansiedade, isso é quanto mais ansioso o paciente fica em relação ao hppd, mais se agravara o caso. *-* Muito obrigado por relatar seu caso também NeuroFX, foi mto útil para mim, assim como foram os outros que li aqui e em demais comunidades e acho que esses relatos ajudará mais pessoas que possivelmente passarão pelo o mesmo.
 
É muito explicativo e nos mostra mais uma vez que o tratamento dessa doença é a despreocupação de agravamento da mesma. Ou seja, simplesmente esquecer que tem hppd.


Ótimo link, PsilocybeJulio.

Mas pode ser que diferentes pessoas com, claro, diferentes personalidades, reajam de forma diferente à HPPD, e nem sempre esquecer seja uma opção viável.

E a vida da pessoa em si não deve ser esquecida, é claro. Pessoas que dependem muito da visão no trabalho podem se sentir particularmente afetadas, por exemplo. E podem colocar sua própria segurança e a de outros em risco se nesse "esquecer" insistirem em uma atividade profissional que envolva visão e risco elevado de acidentes.

Então, quem se sentir vontade com essa abordagem de esquecer, e conseguir sucesso com a mesma, pode ir em frente. Parece a solução mais simples e natural. Outros, conforme suas condições, talvez devam considerar opções de tratamento psicológico ou psiquiátrico, entre tantas opções.

Sempre lembrando que a abstinência de psicoativos é um passo essencial.
 
Sim concordo, se a pessoa que estiver com HPPD (forte), trabalhar por exemplo de taxista ou numa industria que manipule equipamentos perigosos, com certeza essa pessoa terá que tomar mais precauções, como você citou, (tratamento psicológico ou psiquiátrico) entre tantas opções. Porém, como você já citou em outra ocasião, seria difícil um profissional da psicologia saber o que é de fato HPPD. É muito brando o estudo dessa doença, não só no Brasil, mas em todo mundo. Portanto como você mesmo já disse também, as vezes pode constrangedor ter que falar para um médico psiquiatra, que você está com esses sintomas após o uso de alucinógenos, porque há muito preconceito até na área médica. As chances dele falar para você ''Bem feito, isso é para você aprender a não usar mais essas porcarias'' são grandes, tanto porque EU mesmo já passei por isso, quando tive minha pior badtrip com cogu, fui pro hospital porque estava crente que estava morrendo. E o hospital da minha cidade, Hospital das Clínicas, é considerado um dos melhores hospitais públicos do Estado e do Brasil, porém lá não tinha nenhum médico que sabia ao menos o que era psilocibina. Creio que para procurar a ajuda médica, tem que ser em ultimo caso, só quando realmente as visões te atrapalharem significativamente, não apenas incomodarem. Mas de qualquer forma eu concordo que cada caso é um caso, as vezes eu tenho esse ponto de vista porque o meu HPPD está bem fraco em comparações com o que li sobre graus de hppd. Porém fica nítido, realmente carecemos de nos abster de psicoativos, infelizmente, porque realmente qualquer coisa psicoativa, incluindo remédios tarja pretas ( que dizem ser uma forma de tratamento para hppd) até eles, pioram o grau da doença. Incluindo alcool e infelizmente a cannabis também. =(

Eu nunca imaginei que teria que virar careta, hehehe pois bem vou ter.
 
porque realmente qualquer coisa psicoativa, incluindo remédios tarja pretas ( que dizem ser uma forma de tratamento para hppd) até eles, pioram o grau da doença.


Sobre isso há algumas dúvidas. Creio que alguns psicotrópicos (não necessariamente só os com tarja preta) poderiam ajudar em pelo menos alguns casos, pelo menos para os piores momentos. Mas o histórico de tratamento realmente é falho, e acho que tanto pelo número relativamente pequeno de casos como por uma tendência dos pacientes a não tornarem pública a sua condição. Se transtornos psiquiátricos, mesmos os comuns e não necessariamente ligados ao uso de psicoativos, como depressão, são vistos com preconceito, imagine então o HPPD.

É claro que um tratamento psiquiátrico vai depender muito do médico e da relação médico-paciente. Como qualquer outro tipo de tratamento que envolva apoio profissional vai depender da relação terapeuta-paciente.

Mas no caso do psiquiatra o mesmo, além de desenvolver uma relação bem forte com o paciente, teria que ser bem ágil e esperto. Pois não há nenhum tratamento consagrado para HPPD, e teria que haver tipo uma experimentação "a frio" do que poderia mesmo ajudar o paciente.
 
''Sobre isso há algumas dúvidas. Creio que alguns psicotrópicos (não necessariamente só os com tarja preta) poderiam ajudar em pelo menos alguns casos, pelo menos para os piores momentos. Mas o histórico de tratamento realmente é falho, e acho que tanto pelo número relativamente pequeno de casos como por uma tendência dos pacientes a não tornarem pública a sua condição.''

Falou tudo velho, refleti e concordo plenamente com você. Se todo mundo que tem hppd fosse ao psiquiatra, ao menos pedir conselhos e explicar o seu caso, com certeza já existiria mais base para o estudo dessa doença, pois assim naturalmente os profissionais ficariam mais por dentro e curiosos sobre essa questão. Cara você me fez lembrar de uma coisa muita legal, eu tenho um amigo que é psicólogo e ele ja tem uns 50 anos. Acho que seria bom eu marcar uma conversa com ele para explicar meu caso, ja seria uma forma de ajuda à informação, suponho.
 
lembre-se HPPD não é real. até que voce o torne real.
é apenas uma verdade que contam pra você, não sofra com verdades que enfiam na sua cabeça.
você que decide no que acreditar, e no que tornar real.
tenha respeito pelo poder dos cogumelos e tudo ficará bem.
todas essas doenças e transtornos, não existiam a 500 anos atras, e todos viviam bem.
 
Você tem a plena razão meu amigo, isso não existe, tanto é que nas horas que eu me distraio, tipo conversando com minha namorada ou fazendo outra coisa sem pensar e sem querer reparar nos efeitos visuais, eles simplesmente não existem e nem os percebo, é pq de fato a gnt que escolhe em que acreditar.
 
Back
Top