Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Guia de PP (Panela de Pressão)

Grako

Hifa
Membro Ativo
08/06/2020
273
11
31
Fortaleza - CE
Então galera, resolvi criar esse tópico exclusivamente para falarmos dessa nossa amiga. Como sei que para muitas pessoas essa é uma ferramenta assustadora (e acho compreensível pois até hoje tenho certo medo 😅 ) resolvi deixar aqui esse espaço para que possamos ir contribuindo com informações sobre o assunto que podem ser tanto experiência própria quanto relatos de conhecidos e notícias da internet.

Começando pelo básico, acho que é interessante compreender como uma panela de pressão funciona.

1658748640893.png


A água, nas condições normais de temperatura e pressão, ferve a 100° C. O que a PP faz é colocar essa água sobre pressão, criada com o vapor, de modo que a temperatura de ebulição da água passa a ser de cerda de 120° C. Com isso os alimentos cozinham bem mais rápido. No nosso caso, tanto a temperatura elevada quanto a pressão ajudam a matar todos os microrganismos (diferentemente da pasteurização que meio que "seleciona" alguns para auxiliar no desenvolvimento do micélio combatendo certos contaminantes).

É interessante citar que o que segura a pressão dentro da panela é o peso da válvula móvel no topo e é o peso dela que determina a quantidade de pressão máxima que vai existir dentro da panela até que essa pressão adquira força suficiente para levantar o peso e escapar por cima. Sendo assim, o primeiro cuidado que se deve tomar é de sempre que tiver que trocar a válvula, busque a correspondente para o seu modelo de panela. As PPs são feitas para aguentar pressões específicas. Caso o peso da válvula seja muito maior do que deveria, a pressão interna pode ficar maior do que o que a estrutura aguenta suportar.

Basicamente todos os possíveis acidentes com a panela estão em volta da falta de cuidado com as válvulas.
Primeiro é importante sempre adquirir panelas com a válvula de segurança. Acredito que atualmente isso seja obrigatório, mas panelas mais antigas, ou reformadas, podem não possuir isso e sem ela o risco de um acidente é muito maior.
Quanto a válvula principal, é importante sempre limpar os orifícios dela muito bem a fim de que seja retirada a gordura acumulada com o tempo (na verdade o ideal é que se tenha uma panela apenas para o cultivo, mas PPs são caras então só manter uma boa limpeza já ajuda).


Essas foram observações para o uso geral de uma PP. Agora vou entrar em alguns detalhes mais específicos da esterilização para cultivo.

Para esterilizar os copos utilizados na pftek é preciso que se utilize um suporte dentro da panela tanto para que os copos não se choquem com o fundo devido ao borbulhar quanto para que eles não entrem em contato direto com o metal de baixo da panela e rachem devido ao calor. Para isso existem suportes específicos para tal. O problema é que as vezes a panela é muito pequena e não cabe o aparato, então utilizamos panos de prato para isso. A questão é que recentemente começou-se um debate a respeito disso falando da possibilidade desse pano soltar fiapos na água, entupir a válvula principal e causar uma explosão. Particularmente eu acho isso bem improvável de acontecer pois não consigo imaginar um pedaço de tecido conseguindo segurar tanta pressão ao ponto de explodir, mas o medo é maior então eu, que tenho uma panela pequena, tento tomar algumas precauções a respeito disso ao usar um pano.

Primeiro é importante usar um pano que se observe ser firme e com fibras pequenas. As bordas dele devem estar bem costuradas e é bom que esse seja um pano usado exclusivamente para esta função.
Quando o pano estiver na panela, é bom ficar atento para o som da panela pois enquanto ela estiver fazendo barulho, isso quer dizer que a válvula está desobstruída normalmente e está tudo ok. Se em algum momento você para de ouvir o chiado do vapor durante a esterilização, apague o fogo imediatamente e deixe que a panela esfrie naturalmente sem ficar próximo a ela.

Sobre as coisas que colocamos dentro da panela, é importante notar que frascos vedados com a tampa muito apertada podem quebrar dentro por conta da pressão do vapor que é criada dentro do frasco. Com copos fechados com fita isolante não é preciso se preocupar pois a pressão acaba vazando por pequenas espaços entre a fita e o copo que nunca é perfeitamente vedado. Já com vidros de cultura liquida ou spawn, é importante deixar eles ou com a tampa levemente folgada, ou furar um buraco pequeno na tampa e fecha-lo com micropore que vai servir tanto pra aliviar a pressão quanto pra auxiliar na circulação de gases e inoculação depois.
Sobre potes de plástico, só coloque na panela aqueles que são feitos de polipropileno 5 (pp5) pois outros tipos podem acabar derretendo e isso poderia inclusive entupir a válvula. Geralmente esse potes apresentam esse símbolo neles
1658758049831.png

Pra finalizar, vou falar um pouco sobre o nível da água. Não acho que tenha muito para se falar mas o mais importante é entender que ele precisa ser alto o suficiente para aguentar as horas de fogo. Mas não pode ser alto demais também para que essa água não seja derramada pela válvula e nem fique acima da borda dos copos. Geralmente as panelas também tem uma marca interna indicando a altura máxima que se deve por de água então é importante respeitar isso.


Bom, de cabeça é isso que consigo ter de informações sobre o assunto, mas é interessante que qualquer um que tenha acréscimos, ou notas sobre, siga enriquecendo o tópico :)
 
Última edição:
E ae @Grako, blz? Estava lendo seu post sobre a PP e achei muito útil, parabéns!

A única coisa que não concordo é a questão de não poder colocar potes fechados ou lacrados na pressão.
Quando um pote lacrado, ou hermeticamente fechado é submetido à alta pressão e temperatura dentro da PP, ele normalmente deve permanecer intacto pois a alta pressão formada pela evaporação em seu interior é compensada pela pressão externa (interna da PP). Por isso é comum e seguro cozinhar latas ou potes lacrados de leite condensado na PP para fazer doce de leite.

No caso da esterilização do substrato para os nossos cultivos, percebi aqui no fórum que tem pessoas que deixam apenas um pedaço de papel alumínio cobrindo a boca do pote com a ideia de que haja esse fluxo de vapor pressurizado na superfície do substrato, mas evitando que pingue água no interior do recipiente e tem pessoas que fecham melhor o pote buscando preservar a proporção de água utilizada na confecção.

Pessoalmente já testei as duas formas e não verifiquei nenhuma alteração significativa, apenas que quando uso o copo sem uma boa vedação, o substrato aparenta ficar um pouco mais úmido, mas nada muito relevante.

Bom lembrar de não encher demais o pote/copo com substrato, pois ao cozinhar ele expande e pode romper mecanicamente a tampa ou o próprio pote.

É bom destacar também a importância de deixar resfriar naturalmente até a temperatura ambiente. Isso é ainda mais importante quando utilizar potes fechados, uma vez que a diminuição brusca da pressão interna da PP, causará um delta muito alto de pressão em relação à pressão interna do pote, causando seu rompimento, justamente pelo desequilíbrio provocado no sistema.
 
Valeu pela contribuição @TupacWari ! Muito importantes os pontos destacados ^^

A única coisa que não concordo é a questão de não poder colocar potes fechados ou lacrados na pressão.
Quando um pote lacrado, ou hermeticamente fechado é submetido à alta pressão e temperatura dentro da PP, ele normalmente deve permanecer intacto pois a alta pressão formada pela evaporação em seu interior é compensada pela pressão externa (interna da PP). Por isso é comum e seguro cozinhar latas ou potes lacrados de leite condensado na PP para fazer doce de leite.
Então, eu já fiz com o pote fechado e também não tive problemas. Acredito que isso de rachar ocorra justamente se não deixar esfriar naturalmente como tu apontou. O que ocorreu na verdade foi que se criou uma espécie de vácuo dentro e ficou extremamente difícil de abrir depois hehe
Daí faço isso justamente pra não passar por isso de novo 😅
mas o que você disse realmente faz muito sentido e talvez até seja mais interessante caso vá guardar potes de milho por exemplo pra ser utilizado só semanas depois :)
 
Olá, achei bastante útil o tópico estava com um certo receio de colocar um pano dentro da panela.

Sobre potes de plástico, só coloque na panela aqueles que são feitos de polipropileno 5 (pp5) pois outros tipos podem acabar derretendo e isso poderia inclusive entupir a válvula.

Tem algum tamanho máximo para o pote? Tenho um de 1L nesse mesmo material, se ocorrer tudo bem na primeira tentativa estava pensando em usar ele na segunda...
 
Olá, achei bastante útil o tópico estava com um certo receio de colocar um pano dentro da panela.



Tem algum tamanho máximo para o pote? Tenho um de 1L nesse mesmo material, se ocorrer tudo bem na primeira tentativa estava pensando em usar ele na segunda...

Depende. Para esterilizar não tem problema.

Mas se usar multiesporos em 1 litro vai contaminar antes de colonizar. Sendo pftek ou grãos.

Se usar g2g, tudo bem.
 
Oi, tudo bem? Será que é possível uma pasteurização na panela de pressão? Pergunto isso pois li que o uso da panela de pressão na verdade é uma esterilização. Valeu pela atenção!
 
Oi, tudo bem? Será que é possível uma pasteurização na panela de pressão? Pergunto isso pois li que o uso da panela de pressão na verdade é uma esterilização. Valeu pela atenção!
A resposta objetiva, e que talvez seja aquela que você busca é: na panela de pressão a gente esteriliza e no forno pasteurizamos.

A panela depende do vapor pra criar pressão, ou seja, estamos falando de uma temperatura interna inicial de 100°+.
Pra pasteurização precisaríamos manter ela mais baixa, algo entre 60°~70° por algum tempo.

Sendo muuuito criativo, é possível sim usar ela sem pressão ou qualquer outra panela com tampa pra esse processo, mas você teria que ficar de babá com algum tipo de termômetro ligando e desligando o fogão (fogo baixo) o tempo todo pra que o substrato se mantenha nesse patamar. Mas isso seria bem fora do usual.
 
A resposta objetiva, e que talvez seja aquela que você busca é: na panela de pressão a gente esteriliza e no forno pasteurizamos.

A panela depende do vapor pra criar pressão, ou seja, estamos falando de uma temperatura interna inicial de 100°+.
Pra pasteurização precisaríamos manter ela mais baixa, algo entre 60°~70° por algum tempo.

Sendo muuuito criativo, é possível sim usar ela sem pressão ou qualquer outra panela com tampa pra esse processo, mas você teria que ficar de babá com algum tipo de termômetro ligando e desligando o fogão (fogo baixo) o tempo todo pra que o substrato se mantenha nesse patamar. Mas isso seria bem fora do usual.
Valeu pela resposta, estou voltando a cultivar.
 
Então galera, resolvi criar esse tópico exclusivamente para falarmos dessa nossa amiga. Como sei que para muitas pessoas essa é uma ferramenta assustadora (e acho compreensível pois até hoje tenho certo medo 😅 ) resolvi deixar aqui esse espaço para que possamos ir contribuindo com informações sobre o assunto que podem ser tanto experiência própria quanto relatos de conhecidos e notícias da internet.

Começando pelo básico, acho que é interessante compreender como uma panela de pressão funciona.

View attachment 205950


A água, nas condições normais de temperatura e pressão, ferve a 100° C. O que a PP faz é colocar essa água sobre pressão, criada com o vapor, de modo que a temperatura de ebulição da água passa a ser de cerda de 120° C. Com isso os alimentos cozinham bem mais rápido. No nosso caso, tanto a temperatura elevada quanto a pressão ajudam a matar todos os microrganismos (diferentemente da pasteurização que meio que "seleciona" alguns para auxiliar no desenvolvimento do micélio combatendo certos contaminantes).

É interessante citar que o que segura a pressão dentro da panela é o peso da válvula móvel no topo e é o peso dela que determina a quantidade de pressão máxima que vai existir dentro da panela até que essa pressão adquira força suficiente para levantar o peso e escapar por cima. Sendo assim, o primeiro cuidado que se deve tomar é de sempre que tiver que trocar a válvula, busque a correspondente para o seu modelo de panela. As PPs são feitas para aguentar pressões específicas. Caso o peso da válvula seja muito maior do que deveria, a pressão interna pode ficar maior do que o que a estrutura aguenta suportar.

Basicamente todos os possíveis acidentes com a panela estão em volta da falta de cuidado com as válvulas.
Primeiro é importante sempre adquirir panelas com a válvula de segurança. Acredito que atualmente isso seja obrigatório, mas panelas mais antigas, ou reformadas, podem não possuir isso e sem ela o risco de um acidente é muito maior.
Quanto a válvula principal, é importante sempre limpar os orifícios dela muito bem a fim de que seja retirada a gordura acumulada com o tempo (na verdade o ideal é que se tenha uma panela apenas para o cultivo, mas PPs são caras então só manter uma boa limpeza já ajuda).


Essas foram observações para o uso geral de uma PP. Agora vou entrar em alguns detalhes mais específicos da esterilização para cultivo.

Para esterilizar os copos utilizados na pftek é preciso que se utilize um suporte dentro da panela tanto para que os copos não se choquem com o fundo devido ao borbulhar quanto para que eles não entrem em contato direto com o metal de baixo da panela e rachem devido ao calor. Para isso existem suportes específicos para tal. O problema é que as vezes a panela é muito pequena e não cabe o aparato, então utilizamos panos de prato para isso. A questão é que recentemente começou-se um debate a respeito disso falando da possibilidade desse pano soltar fiapos na água, entupir a válvula principal e causar uma explosão. Particularmente eu acho isso bem improvável de acontecer pois não consigo imaginar um pedaço de tecido conseguindo segurar tanta pressão ao ponto de explodir, mas o medo é maior então eu, que tenho uma panela pequena, tento tomar algumas precauções a respeito disso ao usar um pano.

Primeiro é importante usar um pano que se observe ser firme e com fibras pequenas. As bordas dele devem estar bem costuradas e é bom que esse seja um pano usado exclusivamente para esta função.
Quando o pano estiver na panela, é bom ficar atento para o som da panela pois enquanto ela estiver fazendo barulho, isso quer dizer que a válvula está desobstruída normalmente e está tudo ok. Se em algum momento você para de ouvir o chiado do vapor durante a esterilização, apague o fogo imediatamente e deixe que a panela esfrie naturalmente sem ficar próximo a ela.

Sobre as coisas que colocamos dentro da panela, é importante notar que frascos vedados com a tampa muito apertada podem quebrar dentro por conta da pressão do vapor que é criada dentro do frasco. Com copos fechados com fita isolante não é preciso se preocupar pois a pressão acaba vazando por pequenas espaços entre a fita e o copo que nunca é perfeitamente vedado. Já com vidros de cultura liquida ou spawn, é importante deixar eles ou com a tampa levemente folgada, ou furar um buraco pequeno na tampa e fecha-lo com micropore que vai servir tanto pra aliviar a pressão quanto pra auxiliar na circulação de gases e inoculação depois.
Sobre potes de plástico, só coloque na panela aqueles que são feitos de polipropileno 5 (pp5) pois outros tipos podem acabar derretendo e isso poderia inclusive entupir a válvula. Geralmente esse potes apresentam esse símbolo neles
View attachment 205951

Pra finalizar, vou falar um pouco sobre o nível da água. Não acho que tenha muito para se falar mas o mais importante é entender que ele precisa ser alto o suficiente para aguentar as horas de fogo. Mas não pode ser alto demais também para que essa água não seja derramada pela válvula e nem fique acima da borda dos copos. Geralmente as panelas também tem uma marca interna indicando a altura máxima que se deve por de água então é importante respeitar isso.


Bom, de cabeça é isso que consigo ter de informações sobre o assunto, mas é interessante que qualquer um que tenha acréscimos, ou notas sobre, siga enriquecendo o tópico :)
Boa noite!
No caso de usar um pote plástico pp5 preciso ainda assim usar um pano no fundo?
Na minha última experiência o pano jo fundo chegou a queimar (mesmo com agua), oque me forçou a desligar o processo antes do tempo ideal. Agora estou preparando outra remessa e me veio essa questão na dúvida sobre que pano usar ou se nem é necessário, tendo em vista que no caso do plástico o impacto não oferece o risco de quebra.
 
Boa noite!
No caso de usar um pote plástico pp5 preciso ainda assim usar um pano no fundo?
Na minha última experiência o pano jo fundo chegou a queimar (mesmo com agua), oque me forçou a desligar o processo antes do tempo ideal. Agora estou preparando outra remessa e me veio essa questão na dúvida sobre que pano usar ou se nem é necessário, tendo em vista que no caso do plástico o impacto não oferece o risco de quebra.
Por questão de segurança, jamais coloque pano dentro da panela de pressão.
Arrume um apoio de panela de metal ou qualquer outra forma de deixar o pote alguns centímetros acima do fundo da panela. O apoio serve para o pote não sofrer o risco de derreter em contato com o fundo da panela e para ser possível colocar água o suficiente para a esterelização ocorrer no tempo suficiente.
 
E ae @Grako, blz? Estava lendo seu post sobre a PP e achei muito útil, parabéns!

A única coisa que não concordo é a questão de não poder colocar potes fechados ou lacrados na pressão.
Quando um pote lacrado, ou hermeticamente fechado é submetido à alta pressão e temperatura dentro da PP, ele normalmente deve permanecer intacto pois a alta pressão formada pela evaporação em seu interior é compensada pela pressão externa (interna da PP). Por isso é comum e seguro cozinhar latas ou potes lacrados de leite condensado na PP para fazer doce de leite.

No caso da esterilização do substrato para os nossos cultivos, percebi aqui no fórum que tem pessoas que deixam apenas um pedaço de papel alumínio cobrindo a boca do pote com a ideia de que haja esse fluxo de vapor pressurizado na superfície do substrato, mas evitando que pingue água no interior do recipiente e tem pessoas que fecham melhor o pote buscando preservar a proporção de água utilizada na confecção.

Pessoalmente já testei as duas formas e não verifiquei nenhuma alteração significativa, apenas que quando uso o copo sem uma boa vedação, o substrato aparenta ficar um pouco mais úmido, mas nada muito relevante.

Bom lembrar de não encher demais o pote/copo com substrato, pois ao cozinhar ele expande e pode romper mecanicamente a tampa ou o próprio pote.

É bom destacar também a importância de deixar resfriar naturalmente até a temperatura ambiente. Isso é ainda mais importante quando utilizar potes fechados, uma vez que a diminuição brusca da pressão interna da PP, causará um delta muito alto de pressão em relação à pressão interna do pote, causando seu rompimento, justamente pelo desequilíbrio provocado no sistema.
Eu estou usando potes pp aqueles tipo de bolo e estava com um problema eles abriam nao todos não sabia o que estava acontacontecendo, mas então é essa desequilíbrio eu sempre faço a pressão sair e abro então deixar esfriar lá dentro talvez resolva
 
Back
Top