Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Guia de Identificação de Psilocybes

User03

Cogumelo maduro
Membro Ativo
28/03/2011
2,985
56
Vemos em nosso fórum, especialmente no tópico "Identificando seus Cogumelos!" diversos membros que postam fotos e informações de cogumelos encontrados em meio natural, com o questionamento se são psicoativos ou não. Na maioria das vezes, os fungos não são. Existem alguns métodos para excluir qualquer possibilidade de dúvidas na identificação de Psilocbes.


:!: Ponto-chave número 2: CARACTERÍSTICAS COMUNS

:teo_seta_direita: TALO: Cubensis possuem o talo (estipe) com grossura média e comprido, mas mantendo a estrutura troncuda. O final do talo, na parte que permanece no solo, é cheia de pontos brancos,
e bem irregular. Ele possui riscos que o cortam longitudinalmente.

Cubensis sempre possuem o véu pendurado no seu talo, e raramente o mesmo encontra-se de outra forma que não seja rompido. É realmente fino e frágil, e está sempre escurecido por causa dos esporos.

Observe:

tut2.jpg

:teo_seta_direita: CHAPÉU: Psilocbes têm o chapéu (píleo) em forma de um mamilo masculino. :) O mesmo é arredondado e raramente rachado nas bordas. Se os rachos existem, são muito pequenos.



A parte inferior dos cubensis é negra, e com formato decorrente (ScreenShot001.jpg ) O mesmo é bem amarronzado, geralmente apresentando o topo com a cor mais concentrada que no resto.

Observe:

tut1.jpg

:!: Ponto-chave número 3: TEXTURA

A textura do chapéu de um cubensis é geralmente gelada ao toque e gosmenta, com alta umidade. O talo é frágil e, quando passamos o dedo, reage como um pedaço de plástico.

:!: Ponto-chave número 4: CHEIRO

Psilocbes possuem cheiro adocicado, com leves traços de fungo. Não é forte nem muito diferente, e pode ser considerado agradável. Cubensis secos ficam com cheiro de bolacha de mel.

:!: Ponto-chave número 5: LOCAL

Psilocbes no meio natural SEMPRE nascem no esterco. São raríssimos os casos de aparecimento em terra misturada com esterco. Não se baseie por essa história. Se está fora da bosta, esqueça. Não é cubensis.


psilocybe_cubensis_cow_dung.jpg 2.jpg panaolus_antillarum_e_psilocybe_cubensis.jpg


:!: Ponto-chave número 6: AZULAMENTO

A espécie Psilocbe cubensis sempre azula, independente de condição. Mas não é porque uma espécie azulou que a mesma pertence ao gênero e/ou espécie cubensis. Preste muita atenção a este aspecto. Não adianta um azul bem fraquinho, quando azula, azula mesmo. Esse já é um dos pontos que elimina qualquer outra espécie que não seja cubensis.

-Cogumelos que foram encontrados e são cubensis:

3.jpg9.JPG11.JPGDSC01419.JPGDSC01420.JPGDSC01421.JPGPhoto1442.jpgPhoto1444.jpgPhoto1446.jpgPhoto1448.jpg

-Cogumelos que foram encontrados e não são cubensis:

2011-08-03_15-20-21_397.jpg20120120170606.jpgDSC04187.JPGFoto0589.jpgFoto0591.jpgIMG0069A.jpgIMG0126A.jpgIMG_2447.jpgIMG_20110725_143931.jpgjhonii2.jpg

Qualquer cogumelo que não possua a maioria dessas características não é psicoativo, e muito menos cubensis. Portanto, Não poste no tópico "Identificando seus Cogumelos!" nenhum pedido de uma espécie que você queira saber se são cubensis, sem analisar as características citadas.

Abraços! :)
 
Última edição por um moderador:
Olha, geralmente varia muito... digo, tanto o cogumelo quanto o mamilo, hehehe. Esse aí, por exemplo, parece muito mais uma certa obra-prima feminina que já tive o prazer de contemplar, do que qualquer peitchola peluda de macho.

Mas tem muitos que parecem mais uma piroca ou um frisbee ou uma bola de natal amarela ou N outras coisas. Talvez fosse mais útil fazer um grande mosaico tentando reunir a maior diversidade de fenótipos possível... acho inclusive que isso daria um lindo projeto colaborativo do CM! (a gente bola um enquadramento meio padronizado e pede pra galera do Brasil todo contribuir com "pixels" desse mosaico!)
 
Sei que intenção foi boa, mas achei a descrição muito genérica. Uma das belezas dos P. cubensis é justamente não terem um padrão único. Permita-me rebater alguma das descrições:

Chapéu: Cubensis têm o chapéu (píleo) em forma de mamilo masculino.
Com todo respeito aos que caçam dessa forma, mas acho muita bad trip caçar cogumelos com mamilo masculino na cabeça (WTF???). Recomendo que vejam alguns diários de cultivos ou tópicos sobre de identificações. Logo toda a ideia do "mamilo" irá por água abaixo. (Sorry!)

Lamelas: (Parte inferior do Chapéu) Após a fase de esporulação ficam num tom de roxo escuro/preto.
Véu: Normalmente Cubensis possuem o véu pendurado no seu talo, e está sempre escurecido por causa do esporos.
Vários cogumelos possuem véu, e vários ficam escurecidos por causa dos esporos. O mesmo ocorre com a cor das lamelas.

Talo: Cubensis possuem o talo (estipe) com grossura média e comprido, mas mantendo a estrutura troncuda.
Traduzindo: Todo animal que tiver 4 patas é cachorro. Gato é uma espécie de cachorro também. Não entendeu? Nem eu.

Textura: A textura do chapéu de um Cubensis é geralmente gelada ao toque e gosmenta, com alta umidade. O talo é frágil e, quando passamos o dedo, reage com um pedaço de plástico.
A descrição da textura é muito genérica. A maioria dos cogumelos são úmidos, frágeis e parecem plástico.

Cheiro: Cubensis possuem cheiro adocicado, com leves traços de fungo. Não é forte nem muito diferente, e pode ser considerado agradável.
Acho muito difícil a pessoa sentir um "cheiro adocicado com leves traços de fungo" com um forte cheiro de bosta logo abaixo. Pelo menos para mim, isso não é nada agradável, claro, com todo respeito aos que curtem coprofilia (cada um com seu fetiche).

Local: Cubensis normalmente nascem no esterco. Mas também podem nascer em terra misturada com esterco.
Se eu seguir essa descrição, em menos de uma semana estarei morto ou precisando urgentemente de um transplante de figado.

Azulamento: A espécie Psilocybe cubensis sempre azula, independente de condição.
Certamente. Mas há uma variedade de cogumelos que azulam e não são psicoativos.
 
Cosmik eu entendo que ah várias especies de cogumelos que tem alguns traços do cubensis, como você deu o exemplo do cachorro e do gato lá (lol), estamos falando de um traço que aparece em várias outras espécies, mais acontece também com o cubensis, e é dele que estamos falando. a do mamilo masculino eu dei muita risada do que vc falou :hilario: vamos tentar pensar em alguma outra coisa...
Agradeço ae, gostaria de que o pessoal desse mais sugestões, assim poderei corrijir os erros e fazer um esquema bem simplificado e direto!

Obss: É só pra descontrair clique aqui:
25j9w8i.jpg
 
Última edição por um moderador:
Com todo respeito aos que caçam dessa forma, mas acho muita bad trip caçar cogumelos com mamilo masculino na cabeça (WTF???).



E as meninas?
 
Você poderia ter citado que tirou as informações do meu tópico, somente cortando algumas palavras:

https://teonanacatl.org/threads/guia-de-identificação-de-psilocybes.6979/

Inclusive as informações que você postou, por serem sucintas demais, podem levar ao engano, como o @Cosmik disse.


Nota da moderação: Creio que ajustei essa questão da origem das informações. Ver mensagem abaixo - ECUADOR
 
Última edição por um moderador:
Realmente o cheiro é uma característica bem marcante do P. cubensis:)

Se eu seguir essa descrição, em menos de uma semana estarei morto ou precisando urgentemente de um transplante de figado.
Administrador, não entendi essa sua colocação de estar morto ou precisar de um transplante de fígado. Vou sempre à campo e sempre vejo P. cubensis saindo do esterco ou do solo (devido a esterco por de baixo da terra). Por gentileza esclareça-me. Obrigado!
 
Última edição por um moderador:
Administrador, não entendi essa sua colocação de estar morto ou precisar de um transplante de fígado. Vou sempre à campo e sempre vejo P. cubensis saindo do esterco ou do solo (devido a esterco por de baixo da terra). Por gentileza esclareça-me. Obrigado!

Sarcasmo/Ironia. Explicar perde a graça, mas vamos lá: Eu quis dizer que a descrição da identificação era muito simplista para um novato. Caso um novato seguisse cegamente tais dicas poderia acabar parando no hospital, o que não é brincadeira, claro. Acredito que muitos micólogos concordariam.
 
Sarcasmo/Ironia. Explicar perde a graça, mas vamos lá: Eu quis dizer que a descrição da identificação era muito simplista para um novato. Caso um novato seguisse cegamente tais dicas poderia acabar parando no hospital, o que não é brincadeira, claro. Acredito que muitos micólogos concordariam.
Ok! obrigado! Pois os meus Cubensis são todos selvagens. Só essa temporada já colhi 180..hehehe:)
 
:!: Ponto-chave número 4: CHEIRO

Psilocybes possuem cheiro adocicado, com leves traços de fungo. Não é forte nem muito diferente, e pode ser considerado agradável.


É o tal cheiro farináceo, citado em chaves de identificação para P.cubensis e outras espécies.

Você poderia ter citado que tirou as informações do meu tópico, somente cortando algumas palavras:

Juntei os dois tópicos, visto que o tópico do @Trip_ era praticamente uma ilustração um pouco simplificada para o que você escreveu no seu tópico, @RainSpirit.


E senhores, vamos levar mais a sério essa questão das fontes. Não vejo graça em copiar e colar texto do tópico de outro user, acrescentar uma ilustração e criar um tópico para apresentar à comunidade como se fosse algo novo. Embora as informações que o @RainSpirit também tenham sido compiladas de outras fontes ;)

Se você tivesse postado originalmente no tópico do Rain, como acho que deveria ter feito, a discussão inclusive teria tomado outro rumo, Trip_.
 
Última edição:
Vemos em nosso fórum, especialmente no tópico "Identificando seus Cogumelos!" diversos membros que postam fotos e informações de cogumelos encontrados em meio natural, com o questionamento se são psicoativos ou não. Na maioria das vezes, os fungos não são. Existem alguns métodos para excluir qualquer possibilidade de dúvidas na identificação de Psilocybes.

Será que esses pontos chaves não estão meio ´genéricos, pois já achei vários cubensis que não estão mais gosmentos na parte de cima do píleo, e também já achei vários cubensis que uns azulam mais que os outros, alguns cubensis chegam a nem azular.

Esses são uns vídeos com as dicas que os irmãos já colocaram aqui nesse tópico, mas acho válido também. Vídeos de minha autoria. Estão bem simples os vídeos mas, assistam aí:

 
Última edição por um moderador:
Agradeço não só ao RainSpirit como aos demais, com essa troca d experiências estão me ajudando muito, de pouco em pouco eu vou aprendendo, é muita coisa p assimilar, mais vale cade segundo!!!!
estou acompanhando, só n achei o link ond eu possa sta adquirindo um carimbo!!! vlw galera, boas energias!!!!
 
Boa tarde galera, este azulamento se da quando?

Quando você danifica o tecido do cogumelo, cortando ou partindo a haste, por exemplo, ou esmagando uma parte do cogumelo.

Pesquise e leia com atenção o fórum e a Biblioteca, @KentsuIkashi. As informações básicas que não estão escritas de forma explícita ficam mais claras após algumas leituras.
 
Vemos em nosso fórum, especialmente no tópico "Identificando seus Cogumelos!" diversos membros que postam fotos e informações de cogumelos encontrados em meio natural, com o questionamento se são psicoativos ou não. Na maioria das vezes, os fungos não são. Existem alguns métodos para excluir qualquer possibilidade de dúvidas na identificação de Psilocbes.


:!: Ponto-chave número 2: CARACTERÍSTICAS COMUNS

:teo_seta_direita: TALO: Cubensis possuem o talo (estipe) com grossura média e comprido, mas mantendo a estrutura troncuda. O final do talo, na parte que permanece no solo, é cheia de pontos brancos,
e bem irregular. Ele possui riscos que o cortam longitudinalmente.

Cubensis sempre possuem o véu pendurado no seu talo, e raramente o mesmo encontra-se de outra forma que não seja rompido. É realmente fino e frágil, e está sempre escurecido por causa dos esporos.

Observe:

View attachment 32095

:teo_seta_direita: CHAPÉU: Psilocbes têm o chapéu (píleo) em forma de um mamilo masculino. :) O mesmo é arredondado e raramente rachado nas bordas. Se os rachos existem, são muito pequenos.



A parte inferior dos cubensis é negra, e com formato decorrente (View attachment 32093 ) O mesmo é bem amarronzado, geralmente apresentando o topo com a cor mais concentrada que no resto.

Observe:

View attachment 32094

:!: Ponto-chave número 3: TEXTURA

A textura do chapéu de um cubensis é geralmente gelada ao toque e gosmenta, com alta umidade. O talo é frágil e, quando passamos o dedo, reage como um pedaço de plástico.

:!: Ponto-chave número 4: CHEIRO

Psilocbes possuem cheiro adocicado, com leves traços de fungo. Não é forte nem muito diferente, e pode ser considerado agradável. Cubensis secos ficam com cheiro de bolacha de mel.

:!: Ponto-chave número 5: LOCAL

Psilocbes no meio natural SEMPRE nascem no esterco. São raríssimos os casos de aparecimento em terra misturada com esterco. Não se baseie por essa história. Se está fora da bosta, esqueça. Não é cubensis.


View attachment 32096 View attachment 32097 View attachment 32098


:!: Ponto-chave número 6: AZULAMENTO

A espécie Psilocbe cubensis sempre azula, independente de condição. Mas não é porque uma espécie azulou que a mesma pertence ao gênero e/ou espécie cubensis. Preste muita atenção a este aspecto. Não adianta um azul bem fraquinho, quando azula, azula mesmo. Esse já é um dos pontos que elimina qualquer outra espécie que não seja cubensis.

-Cogumelos que foram encontrados e são cubensis:

View attachment 32109View attachment 32110View attachment 32111View attachment 32112View attachment 32113View attachment 32114View attachment 32115View attachment 32116View attachment 32117View attachment 32118

-Cogumelos que foram encontrados e não são cubensis:

View attachment 32099View attachment 32100View attachment 32101View attachment 32102View attachment 32103View attachment 32104View attachment 32105View attachment 32106View attachment 32107View attachment 32108

Qualquer cogumelo que não possua a maioria dessas características não é psicoativo, e muito menos cubensis. Portanto, Não poste no tópico "Identificando seus Cogumelos!" nenhum pedido de uma espécie que você queira saber se são cubensis, sem analisar as características citadas.

Abraços! :)
Aqui perto de onde moro tem um pasto. Todo pasto e toda bosta de vaca vai ter cogumelo ? Uma vez ouvi dizer que só dava na bosta do boi zebu ou daquelas vacas malhadas branca e preta.
 
Aqui perto de onde moro tem um pasto. Todo pasto e toda bosta de vaca vai ter cogumelo ? Uma vez ouvi dizer que só dava na bosta do boi zebu ou daquelas vacas malhadas branca e preta.
Os cogumelos aparecem nas fezes de vários herbívoros, até cavalos por exemplos.
Mas infelizmente nem todo esterco vai gerar cogus kkkkk, o animal precisa ter ingerido esporos pra que exista a chance disso acontecer.
 
Última edição:
Os cogumelos aparecem nas fezes de vários herbívoros, até cavalos por exemplos.
Mas infelizmente nem todo esterco vai gerar cogus kkkkk, o animal precisa ter ingerido esporos pra que exista a chance disso acontecer.
Que coisa mais louca meu parça , achava que era só das vacas mesmo kkkkkkk e como saber quero animal ingeriu ? Kkkk ontem vi no fantástico apareceu os cogumelos lançando os esporos. Diz que vai muito longe, chega a subir pra atmosfera e também são responsáveis pela chuva. Conhecendo mais desse mundo dos fungos.
 
Back
Top