Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

  • Os tópicos em esta seção, são para discussões dos artigos enviado a nossa Biblioteca.

    Recomendamos que use a aba "Biblioteca" no menu principal acima para navegar com mais fácilidade.

Tutorial Guia de cultivo no milho (passo a passo) em PDF

Precisa de uma geladeira frost-free? :D

Agora, acho que entre 30 a 60 minutos é pouco para o milho em panela de pressão. Vejo o pessoal aqui esterilizando por mais tempo que isso e tendo problemas.

E essa ideia de sugar a água com a seringa e retornar ao MIF pode é favorecer que qualquer contaminante presente no ar se misture na solução de esporos. Já que os esporos e a água estão dentro do MIF, melhor fechá-lo bem e balançar para misturar os esporos.

Injetar 1 ml por copo é muito. Não deve causar nenhum excesso de água, mas bem menos do que isso, cerca de 0,25ml por furo, vai funcionar satisfatoriamente.

E, por fim, no terrário, 30 graus é muito. Pode até dar certo, mas não é o mesmo que frutificar na temperatura ideal, de 24 a 26 graus.


Acho que o pessoal com experiência em milho pode contribuir com mais dicas :)
 
Aqui funcionou perfeitamente grande amigo @Ecuador , pode não ser o ideal mas comigo foi o funcional em questão da assepsia falo no final que é pra usar sempre uma solução com 15% de água sanitária no ambiente em todos os procedimentos. Quem puder me ajudar nas correções como o amigo @Ecuador ficarei grato para montar um tutorial melhor e com informações precisas.
 
falo no final que é pra usar sempre uma solução com 15% de água sanitária no ambiente em todos os procedimentos

A questão é que no caso do milho parece que os contaminantes estão dentro do grão, e de alguma forma resistem muito bem aos processos de esterilização.

A solução de hipoclorito externo serve para a assepsia do ambiente, não para esses contaminantes que o milho carrega.

Eu deixaria no mínimo uma hora e meia esterilizando na panela de pressão.
 
Acho que só a tindalização e esterilização do milho da conta desses contaminantes mesmo. Talvez tenha sido esses 30 minutos que me fizeram perder um copo em incubação por trichoderma.
 
Quem puder me ajudar nas correções como o amigo @Ecuador ficarei grato para montar um tutorial melhor e com informações precisas.

Isso é muito importante. É sempre bom o autor ir atualizando o tutorial com novas informações. Se não, muitos erros cometidos no passado ficam se perpetuando entre os novatos.
 
Agora, acho que entre 30 a 60 minutos é pouco para o milho em panela de pressão.

Como iniciante e usando milho desde o início, preparei pela primeira vez e continuo seguindo a técnica descrita pelo Maurício:

1 - Em panela comum, deixe o milho cozinhar por 30 minutos, deslige o fogo.
Sem abrir a panela o milho fica de molho até o dia seguinte.
2 - Retire o milho da panela coloque num escorredor de macarão e enxágue com água da torneira. Coloque numa bacia e deixe de molho em água com 2 colheres de água sanitária por 24 horas.

- Os passos 1 e 2 são o que fazem a técnica ser tão efetiva pois consegue livrar o milho do "duende verde". Como descrito por Mauricio, "O milho já amolecido absorve o hipoclorito e esteriliza o miolo do grão."

3 - Retire o milho do molho coloque num escorredor de macarão e enxágue com água da torneira. Coloque numa bacia e deixe de molho em água com 2 colheres de calcáreo ou bicarbonato ou outro produto do tipo por 24 horas

- Depois de enxaguar, deixei de molho somente com água da torneira, sem utilizar bicarbonato ou outro produto para regular o pH. A própria água diluiu o pH do hipoclorito à uma concentração tolerável para o desenvolvimento do micélio.

4 - Retire o milho do molho, lave em água corrente e seque em fralda de pano de criança, até ficar sem umidade nenhuma aparente.

Secar é essencial pois, mesmo depois de esterilizar na panela de pressão, a umidade atrapalha o desenvolvimento do micélio e, por consequência direta e indireta, propicia o aparecimento de bactérias.

5 - Distribua em potes, coloque tampão de papel alumínio, não passe fita ao redor, para promover maior circulação do vapor entre os grãos.
Distribua os potes na panela de pressão e esterilize por 60 minutos, só abra a panela quando estiver fria, então vede com fita durex.

Aqui ele sugere 60 minutos, na primeira vez eu deixei por 45 pois senti cheiro de pano queimado e desliguei a panela. Funcionou. A partir daí estou deixando sempre 45min

Aproveito o post para agradecer a todos que contribuem com o fórum e que ajudam pessoas como eu a conhecer um pouco mais sobre a natureza.
 
Back
Top