Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Gesso, calcário calcítico, calcário dolomítico

M

Mauricio

Visitante
Gesso
É composto principalmente por sulfato de cálcio hidratado (CaSO4•2H2O) e pelo hemidrato obtido pela calcinação desse (CaSO4•½H2O).

Calcário Calcítico (CaCO3)
O calcário calcítico é o calcário comum, rico apenas em cálcio.

São um grande tampão PH, evitam que os grãos grudem demais, principalmente nos casings para manter as contaminações baixa.
O gesso e calcário calcítico são bons para adicionar aos grãos, substratos de bulks, e casings. Aproximadamente 5% de peso.



Calcário Dolomítico [CaMg(CO3)2]
O calcário dolomítico é mais acinzentado, porque, além do cálcio, é também rico em magnésio.
O magnésio inibe a frutificação, calcário rico em magnésio é ótimo para cactos, ruim para cogumelos.
 
Gesso é ótimo para os Pans, tanto no substrato bulk quanto na camada de casing!
Nos Cubensis obtive melhores resultados com o calcário calcitico!
Os Pans são muito mais exigentes com correção de PH, comparados aos Cubensis.
 
Lavar os grãos para remover o joio e outras sujeiras.

Acrescentar o gesso (5% do peso de grãos), deixar de molho por 24 horas.

Ferver na mesma água do molho por 10 minutos em uma plena ebulição.

Escorrer toda água, colocar numa bacia e revirar com uma colher para o vapor escapar e deixar os grãos bem secos.

Deixar esfriar por 15 minutos e carregar os potes.

Importante:
- os grãos ficarem macios.
- não estourarem
- bem secos, senão podem aglutinar e dificultar a colonização
 
Opinião do RogerRabbit sobre o uso e efeito desses materiais - crushed oyster shell or calcium carbonate - Mushroom Cultivation - Shroomery Message Board:

Gypsum actually lowers ph a bit, but the advantage of combining calcium and sulphur in fairly high quantities such as five to ten percent is that wherever you set the ph, it tends to stay there and not swing so much as the mycelium colonizes, which because of the metabolytes produced, lowers ph during colonization. A side benefit to gypsum is that calcium and sulphur are both nutrients used in mycelial metabolism.

Na verdade o gesso realmente reduz o pH um pouco, mas a vantagem de combinar cálcio e enxofre em quantidades bastante elevadas tais como cinco a dez por cento é que onde quer que você defina o ph, ele tende a ficar nessa faixa e não oscilar tanto à medida que o micélio coloniza, porque os metabólitos produzidos na colonização reduzem o pH. Um outro benefício do gesso é que o cálcio e enxofre são ambos nutrientes utilizados no metabolismo micelial.


As we know, mushroom mycelium grows fastest and is perhaps the happiest with a ph of around 6. Unfortunately, that is also the ph favored by most other fungi, which includes the mold fungi that are the enemy. We use lime because mushroom mycelium can tolerate a higher ph than the green molds can.

Como sabemos, o micélio cresce mais rápido e é talvez mais feliz com um ph por volta de 6. Infelizmente, esse é também o ph preferido pela maioria dos outros fungos, que inclui os mofos que são o inimigo. Usamos cal porque o micélio pode tolerar um pH maior do que os mofos verdes podem.


For the reason stated above, I prefer hydrated lime over calcium carbonate to adjust the casing mix because the most critical time to protect your casing layer is right after you put it on and are waiting for it to colonize. The hydrated lime, being water soluable goes to work right away to protect during that critical time. Once the casing layer is colonized, the mushroom mycelium does an amazing job of holding its own against contaminants, and the gypsum then provides the long term stabilizer, preventing the ph from going too low.

Pela razão indicada acima, eu prefiro cal hidratada ao invés de carbonato de cálcio para ajustar o mix do casing, porque o momento mais crítico para proteger a camada de revestimento é logo depois que você a coloca e está esperando ela colonizar. A cal hidratada, sendo solúvel em água, vai trabalhar de imediato para proteger durante este momento crítico. Uma vez que a camada de revestimento é colonizada, o micélio do cogumelo faz um trabalho incrível de realizar a sua própria proteção contra contaminantes, e o gesso, em seguida, providencia estabilização a longo prazo, impedindo que o ph desça para valores muito baixos.
 
Última edição:
Recentemente o @Amaral trouxe um tema interessante para que debatessemos, colocando em xeque as "supostas" propriedades alcalinizantes do Gesso.

Como há inumeros textos no forum aconselhando o uso do gesso, acho que a discussão é necessaria para enterrarmos de vez se é vantajoso o uso do gesso ou se devemos rever conceitos.

Há a citação do uso do gesso em quase toda a literatura sobre cultivo de cogumelos. Não seria estranho que estes micologos experientes cometessem um erro tão bobo?

Veja o que diz no The Mushroom Cultivator de Paul Stamets:

Gesso—Calcium sulfate
O gesso é um elemento essencial em todos os compostos. Sua ação, em grande parte, de natureza química, facilita compostagem adequada. Os seus efeitos são os seguintes:
1. Para melhorar a estrutura física do composto, fazendo a agregação de partículas coloidais. Isso produz uma estrutura mais granular, abrindo estruturas o que resulta em espaços de ar maiores e arejamento melhorado.
2. Para aumentar a capacidade de retenção de água, diminuindo simultaneamente o risco de super-umedecimento.Excesso de agua é ligada a palha por partículas coloidais.
3. Para equilibrar altas concentrações dos elementos K, Mg, P e que pode ocorrer, impedindo desse modo uma condição oleosa no composto.
4. Para fornecer o cálcio necessário para o metabolismo de cogumelo.

Gesso deve ser adicionada a uma proporção de 50-100 libras por tonelada seca de ingredientes. Quando usado com esterco de galinha, é aconselhável utilizar uma proporção maior.

Existem algumas fontes que de fato contraria o uso de Gesso na correção do PH, POREM, há outras que endossam o uso. Afinal o que há de errado?

Pela minha pesquisa, a confusão pode estar na eficiencia do gesso no controle do PH apenas de solo SODICO. Ou seja, ele atua na diminuição do PH de forma diferente do calcáreo. Ele não eleva o PH do substrato por ser alcalino, mas sim por capturar o sodio do solo, que contribui para a acidez do mesmo. E estes substratos são os mais comuns no cultivo de cogumelo, como estercos.

Alguns artigos sobre esta atuação do Gesso em substratos SODICOS:

http://eduep.uepb.edu.br/rbct/sumarios/pdf/feijaocaupi.pdf
http://vric.ucdavis.edu/pdf/Soil/ChangingpHinSoil.pdf
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1415-43662005000300003&script=sci_arttext
http://www.cmtmi.com/gypsum.asp

Gostaria da opinião dos demais para avaliar se houve algum equivoco em minha RAPIDA pesquisa.
Abraço a todos.
 
Acho que a colocação do @Amaral sobre o gesso foi pertinente. Ele não é um corretor de pH no sentido estrito do mesmo.

Serve principalmente para outros fins, como os que o Stamets citou.

Quando se usa grãos o gesso também é útil para evitar que eles se aglomerem.

Mas achei interessante também essa questão sobre sódio em esterco. Deve variar bem, conforme a alimentação do animal de origem, não?
 
Acho que a colocação do @Amaral sobre o gesso foi pertinente. Ele não é um corretor de pH no sentido estrito do mesmo.

Serve principalmente para outros fins, como os que o Stamets citou.
Concordo que a colocação do Amaral foi importantissima. Tenho usado gesso em todos meus cultivos com bulk e casings com pó de coco, por isso o assunto foi de grande interesse para mim.
Podemos concluir que:
1- O gesso possui efeitos beneficos independente de sua eficiencia no controle do PH.
2- O Calcario eleva o PH de forma mais eficiente.

Mesclar os dois compostos seria uma boa opção?

Mas achei interessante também essa questão sobre sódio em esterco. Deve variar bem, conforme a alimentação do animal de origem, não?

Não sei responder, talvez haja sim uma variação, mas no geral podemos concluir que o esterco bovino e outros são bem sodicos.

Sobre a eficiencia do gesso na captura do sodio e consequentemente diminuição da acidez do substrato. Não seria sufuciente ou o calcario ainda seria necessario?
 
Última edição por um moderador:
Podemos concluir que:
1- O gesso possui efeitos beneficos independente de sua eficiencia no controle do PH.
2- O Calcario eleva o PH de forma mais eficiente.

Creio que o gesso tem sim efeitos benéficos independentes da eficiência no controle de pH.

Já o calcário é outro caso. Apesar de geralmente recomendado como corretor de pH, e usado como tal, há quem defenda, RogerRabbit em http://www.shroomery.org/forums/showflat.php/Number/15322604#15322604 - por exemplo, que o calcário leva muito tempo reagir com o substrato e tamponar o pH do mesmo. Por isso não é a melhor alternativa, considerando que os cogumelos que cultivamos têm ciclo de vida curto.

A melhor alternativa seria a cal hidratada, se você realmente precisa corrigir um pH ácido.


mas no geral podemos concluir que o esterco bovino e outros são bem sodicos.

Pode incluir as fontes, por favor, @PsychoEvie?
 
Última edição por um moderador:
Pode incluir as fontes, por favor, @PsychoEvie?

Já citei. Num dos artigos que citei sobre solos sodicos, o esterco é usado como exemplo.
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-43662011000500008

Citando outras fontes:

Quanto a Sodicidade do solo sabemos que:
A classificação dos solos quanto à sodicidade (solos sódicos e não-sódicos) tem por base os teores de sais solúveis e de sódio trocável. Assim, a quantidade de sódio trocável presente no solo em relação aos demais cátions adsorvidos é muito importante nos estudos de solos afetados por sais, sobretudo quando há predominância do íon sódio em relação aos demais cátions trocáveis no complexo sortivo.

A Relação com o Gesso é:
Os resultados obtidos evidenciam a eficiência do gesso na correção da sodicidade do solo e as granulometrias (0,5-0,3 e ,0,3 mm) apresentaram maior redução da Percentagem de sódio trocável do solo. Quanto a produção de matéria seca observou-se uma relação inversamente proporcional a granulometria do gesso.
 
Não vi nenhuma indicação de que os estercos são sódicos.

De qualquer forma tambem não vi nenhum dado que mostre o teor de sódio trocável que seriam os captados pelo Anion de SO4 liberado pelo gesso. Ao que parece essa informação é meio controversa segundo este artigo

Levando-se em consideração a carência de informações sobre os efeitos da salinidade da água de irrigação, esterco bovino líquido e fontes de nitrogênio para a formação de mudas de jaqueira, objetivou-se avaliar o desenvolvimento de mudas de jaca dura tratadas com diferentes águas salinas, esterco bovino líquido e fontes de nitrogênio.
http://www.bibliotekevirtual.org/simposios/II-INOVAGRI-2014/a601.pdf

Mas estou pesquisando sobre o assunto com calma. Se tambem tiver dados acrescente aqui por favor.
 
Bom dia, pessoal.

Estou com dúvida sobre este processo. Não encontro calcário calcítico na cidade, apenas o dolomítico. Então, pensei em ir atrás deste "cal". Mas me surgiu a dúvida sobre onde procurar. É o tradicional cal utilizado em construção? Ou difere?

Desculpem levantar o tópico do nada, mas seria de grande valia para meu atual momento.
 
Back
Top