Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Gente, usem alcool 70

guiguiii

Cogumelo maduro
Cadastrado
30/01/2008
14
68
galera, eu tinha parado um pouco de ler o forum, mas agora voltei e vou dizer uma coisa: ví muita gente usando e dizendo pra usar alcool 90 ou 92 pra acabar com os contaminantes, mas isso pode ser um erro.
Solução de alcool com concentração maior que 70 tem um poder de fixação, criam uma camada ao redor de bacterias(provavelvente dos esporos de fungos tb) e acabam por nao matar o contaminante.
alcool 70 é bem mais caro, o que eu faço é ferver um agua e diluir o 92, já que comprar agua destilada tambem é meio caro

Espero ter ajudado e espero ter postado o topico no local certo:D
Bons cultivos!

aqui tem um texto que pode ilustrar um pouco
 

Anexos

  • Esterilização.pdf
    692 bytes · Visualizações: 71
Última edição por um moderador:
Ja ouvi falar sobre isso, talvez só diferencía o grau de volatilidade demorando mais pra evaporar logo age por mais tempo.
entretanto o alcool 70 é muito mais caro, 6.00R$ por 100ml :eek:
 
Upvote 0
você "engana" a bacterica: quando ela abre camin ho paa os 30% de água entrar o alcool entra junto e não dá tempo dela se fechar
 
Upvote 0
concordo com psilocibec, nos laboratórios as bancadas são limpas com esse álcool, tem que ser melhor mesmo...

e aqui o álcool 70 é mais barato, como R$ 4,00 o litro, procurem em farmácias ambulatoriais (compramos numa)...
 
Upvote 0
da pra diluir o 92 mesmo, sai bem em conta daí
ferve uma agua na panela de pressao e mistura
 
Upvote 0
da pra diluir o 92 mesmo, sai bem em conta daí
ferve uma agua na panela de pressao e mistura


Qual a proporçao de agua a ser misturada? se referindo por 1L de alcool?
 
Upvote 0
Qual a proporçao de agua a ser misturada? se referindo por 1L de alcool?


Para cada litro de álcool 92 coloque 314 ml de água.


É só fazer uma regra de 3.
 
Upvote 0
Para cada litro de álcool 92 coloque 314 ml de água.


É só fazer uma regra de 3.

Não sei como vc chegou pela regra de tres normal, mostrai!. :pos:

Pra quem gosta de química é só aplicar a fórmula básica de concentração, que não deixa de ser uma regra de tres, só que mais feia:

C3*V3=C1*V1+C2*V2 onde C=concentração e V=volume
no nosso caso vai ficar
V3=C1*V1+C2*V2
................C3
O V3 é V1+V2
V2 ainda é desconhecido mas como ele é multiplicado pela concentração de alcool na água, que é 0, some da equação
70*V3=92*1000+0*v2
V3=92000
.........70
V3=1314
V3-V1=V2=314

o v2 na verdade é o desconhecido, mas como ele é multiplicado pela concentração de alcool na água, que é 0, some da equação e só aparece de novo depois da subtração. Ao invés de colocar mil mL dá pra colocar 1L, vai dar na mesma mas o resultado vai ser 1,314L.
 
Upvote 0
Para fazer a regra de três comecei com a fórmula do álcool 92%.

São 920ml de álcool e 80 ml de água.

Quero adicionar água nessa quantidade de álcool 92% para obter álcool 70%.

Então:

920 --- 70
80+x --- 30

Onde x é a quantidade de água a ser adicionada a 1.000 ml de álcool 92%.

Aí é só resolver a rega de três.

920 * 30 = 70 (80+x)

27600 = 5600 + 70x

70x = 27600 - 5600

70 x = 22000

x = 22000/70

x = 314,2857 ml
 
Upvote 0
Isso mesmo,confere a regra de tres
se vc n tem como medir coloca 7 partes de alcool 92,8 e tres de agua fervida
daí ele fica mais diluido que 70, mas ainda é mais efetivo que o 92,8
70 é o ponto de compesação, o mais forte que nao fixa os microorganismos
se puder, dilua os 314ml de agua, é melhor
 
Upvote 0
Propriedades do Alcool 70%

Olá Gente!
Alcool 70% não engana a bactéria. O álcool 70% hidroliza carboidratos (ou proteínas, confundi agora!) da membrana plasmática de bactérias e a cápsula de virus, ou seja, arrebenta eles! A fórmula C1V1=C2V2 está correta. Coloquem num borrifador e usem a vontade!

O alcool etílico 70% é melhor que o isopropanol (este não mata os virus), então é a saída mais barata e melhor. É até melhor que sabonete e desinfetantes. É impressionante. É a melhor solução mesmo! Porém, alcool 70% NÃO MATA ESPOROS. Tenham isso em mente.

Eu recomendo lavar os utensílios com hipoclorito de sódio (água sanitária) diluído em água. Entre dois e cinco ml para cada litro de água já basta. Exague com água mineral de filtro, daqueles garrafões de 20 litros. Se possível, pegue água diretamente do garrafão, mas se não der, tudo bem também.

Vocês não precisam se matar tentando deixar tudo estéril porque todo o resto da casa não é estéril. Então, tomem as precauções necessárias mas sem se matar. Na verdade o que vai determinar uma cultura sem contaminações se você fizer o possível para manter tudo limpinho é o acaso.
 
Upvote 0
Olá!
Vi que tem gente entendida de
química por aqui, gostaria de saber
se é verdade que a água destilada
é melhor para fazer o álcool 70º
do que uma água de torneira fervida
por 15 minutos.
:confused:

Paz a todos
 
Upvote 0
Água destilada ou água mineral é melhor pois não contém os sais que você tem na água de torneira. Então ela é mais pura e estável. Use água destilada.
 
Upvote 0
Agua mineral contem sais sim, contem minerais.

eu consegui alcool 70 por um preço bem bom, foi numa loja que vende produtos pra consultorios odontologicos(5 reais 1 litro)
 
Upvote 0
Apesar do tópico já ser antigo, trago algumas contribuições.

Eu aprendi diferente nas aulas de microbiologia...
Tanto o álcool 70 quanto o 92 (na verdade qualquer teor desde o 70 até o 99) vão ter o mesmo poder de desinfecção, caso sejam utilizados para imersão.
Quando a intenção é passar o álcool em superfícies ou objetos, o 70 se sai melhor porque demora mais tempo pra evaporar e permanece mais tempo na superfície/objeto.
O álcool que perde o poder de desinfecção é o acima de 99, que desidrata as células muito rápido e evapora muito rápido - numa velocidade suficiente pras células reidratarem e continuarem vivas.

Entretanto, uma vez que qualquer álcool de 70 a 99% tem o mesmo poder de desinfecção, é economicamente vantajoso usar o 70.
Também não vejo problema nenhum em se utilizar água mineral ou da torneira pra se diluir o álcool, desde que ela tenha passado por um bom tempo de panela de pressão (a fim de matar os esporos que, por terem conteúdo de água muito reduzido ou nulo, o álcool não dá conta).

Melhor ainda que etanol 70 seria etanol 70 + 1% iodo (que é o que usávamos nas aulas de microbio). Aí uma imagem que compara a eficiência de vários anti-sépticos.


desinfec.jpg
 
Última edição:
Upvote 0
Boa explicação da eficiência desse grau. Iodo com álcool 70 é o mais efetivo, mas pode ser um pouquinho complicado de fazer, ou conseguir.

Valeu.
 
Upvote 0
Creio que soluções de álcool com iodo podem encontradas em farmácias, RainSpirit. Ou então misturado de forma caseira a partir de álcool 92% e essas tinturas de iodo à base de água que se encontram em farmácias´(mas talvez essas soluções já sejam tão ou mais eficientes que o iodo com álcool 70%).

A solução de álcool e iodo pode variar de 0,1% de iodo até a mais de 1% de iodo. E o álcool não necessariamente precisa ser 70%.

Essa solução de álcool com iodo realmente tem maior poder bactericida e residual que somente o álcool 70%, mas parece que é também mais irritante para a pele e olhos, então, cuidado com a mesma. E não conseguir confirmar se é eficaz contra esporos. Na dúvida, acho que não. Mas, ao contrário do que se poderia esperar em caso de uma superioridade marcante, não parece tão popular assim, mesmo para uso em ambiente hospitalar.

Não custa nada lembrar que uma boa limpeza antes do uso de qualquer antisséptico, para remover o que puder de matéria orgânica aumenta, e muito, a eficiência do uso posterior do antisséptico.


Qual é a fonte dessa figura do seu post, por favor, MoKsha?
 
Última edição:
Upvote 0
Bá, não sei dizer a fonte... Peguei de uns slides das aulas de microbiologia. Também não sei quanto a eficiência esporicida do álcool iodado.

E isso sobre a limpeza é realmente importante... Vendo a figura, algum desavisado pode acabar subestimando a importância da água e sabão. Apesar de ter um poder germicida bem baixo, o mecanismo de ação é diferente. A eficiência do sabão não mora na sua capacidade de matar microrganismos, mas de removê-los. O sabão tem uma cabeça polar, que interage com a água, e uma cauda apolar, que interage com os particulados - isso inclui bactérias, esporos, fungos, vírus - que a água por si só não consegue remover. Depois de terem sido envolvidos por essa cauda apolar, eles são removidos pela água, que interage com a cabeça polar. Na figura dá pra entender bem.


estrutura_sabao - b.e.jpg
 
Upvote 0
"A concentração de pelo menos 70% é exigida porque a presença de aproximadamente 30% de água, nessa solução, propicia a desnaturação de proteínas e de estruturas lipídicas da membrana celular, e a consequente destruição do micro-organismo, com maior eficiência do que em porcentagens menores ou maiores de etanol. Nesse último caso, o álcool evapora mais rápido, diminuindo o tempo em que o mesmo fica em contato com o micro-organismo, sendo, portanto, menos eficaz."
 
Upvote 0
Back
Top