Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Geladeira secagem dúvida

FabJks

Cogumelo maduro
Cadastrado
04/12/2007
12
67
Deixei a amanita envolta num pano amarrado atrás da geladeira por três dias. Secou certinho, tava bonito de ver. Daí botei num saco zip lock e deixei uns dois dias dentro do armário. Quando fui ver ela tinha encolhido um pouco mais, se enrolando, meio que murchado um pouco, e tava querendo surgir um tipo de bolor cinza em cima, pouca coisa, quase como pão velho. Daí deixei de volta atrás da geladeira e não tirei mais.

Seguinte. Pra deixar atrás da geladeira tem que ser até a hora que for consumir? Pensei que quando ela ficava seca ela não voltava atrás.

Dae galera, o que que há?

Outra coisa. Sobre o crescimento. Quando a gente vê aquelas amanitas botãozinho no chão, que acabou de nascer. Quanto tempo leva pra ela ficar adulta ao ponto de poder colher? Poucos dias?

Acho que é isso.
Valeu.
Boas colheitas pra todo mundo.
Coisa linda esse cogumelis!

Outra coisa.
A haste do cogumelo também tem efeito psicoativo?
 
Última edição por um moderador:
A haste do cogumelo também tem efeito psicoativo?
O princípio ativo está na pele vermelha do píleo (chapéu) - muscimol e acido ibotenico, o caule não tem essas substâncias. Mas pode comê-lo junto, sem medo.

Quanto ao "surgir um tipo de bolor cinza em cima, pouca coisa, quase como pão velho".
Espere o comentário dos mais experientes no assunto.
 
Fala FabJks,
Realmente, o Amanita é um cogumelos lindo, fascinante, e sempre fez e fará parte de nossos sonhos. Se vc parar para reparar, o amanita está introduzido em nossa mente desde que somos crianças, quem nunca viu o famoso cogumelo vermelho em desenhos, quadros infantis e afins, que atire o primeiro amanita!

Meu amigo, após a secagem dos frutos, no seu caso, atrás da geladeira, onde retira-se a maior parte líquida existente, a próxima etapa para se atingir a secagem total, é acondicionar o fruto em embalagem fechada, e utilizar algum dissecante como sílica gel, antimofo neutro. Então, o cogumelo é seco totalmente, e deve continuar guardado até ser utilizado, juntamente com dissecante, em saco totalmente fechado, sem contato com o exterior.

No seu caso, como vc guardou fechado com sem dissecante, a quantidade de líquido ainda presente, fez o fruto amoleçer, murchar, e começar a se decompor, inclusive apresentando o surgimento de outro fungo, que você relatou. Eu indico que este cogumelo é impróprio para consumo, devido às condições em que se encontra.

Respondendo outras perguntas:
Após o amanita surgir, quando vc percebe o chapéu ainda em formato redondo, ele vai demorar de 3-5 dias para chegar a fase adulta, onde já soltou seus esporos, perpetuando sua espécie.

Preserve os locais onde há ocorrência deste fascinante fungo, recolha possível lixo por perto, não remova galhos e partes do solo.

Namastê:pos:
 
Esse silica gel ou antimofo a gente consegue no supermercado mesmo?

Putz, não acredito que vou ter que disperdiçar aquela amanita. Já é super difícil encontrá-las. Como não era muita coisa eu tava pensando em consumi-lo mesmo assim, mas agora já não sei mais.

Nem me fala, a magia da amanita é muito forte. Pra você ter uma idéia eu já tive de 15 a 20 sonhos que estou colhendo esse cogumelo, no período de uns dois meses. Eu estou sendo praticamente compelido a buscá-los. Me irrita agora ver o preconceito que as pessoas têm com cogumelos, mas que eu mesmo tinha antes de ter a minha experiência e ver que não é nada daquilo do que falavam. Não sou traquejado ainda, mas parece ser a coisa mais simples e tranquila do mundo. Só que a galera tem aquela idéia "chá de cogumelo, vai ficar doidão e não vai voltar mais".

Realmente. Eram outros os tempos em que o ser humano era um com a natureza.

Valeu pelas respostas Sahtanoj e Muilok, ajudou bastante.
 
Muito legal isso dos sonhos quererem nos mostrar algo, é especial, não deixe de dar atenção a isso. É uma das formas que nosso subconsciente encontra de se comunicar conosco.

Lembre-se: quando você está dormindo o seu Eu Interior (ou como queira chamar, alma, espírito, etc), está saindo do seu corpo e indo a caça das amanitas, entrando em comunhão com elas, sentindo-as.
E o mais interessante: quando você acorda, não lembra de nada :D
 
Realmente, o Amanita é um cogumelos lindo, fascinante, e sempre fez e fará parte de nossos sonhos. Se vc parar para reparar, o amanita está introduzido em nossa mente desde que somos crianças, quem nunca viu o famoso cogumelo vermelho em desenhos, quadros infantis e afins, que atire o primeiro amanita!

Namastê:pos:

É verdade, a primeira vez que os vi, parecia os cogumelos do mundo magico, tava cheio de enormes cogu, só que eu não sabia que dava para ingeri-los, na época!!!
 
da pra comsumir logo apos os 3 dias ou tem que esperar mais pra secar???
 
Back
Top