Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Fungo atacando outro fungo? Qual a explicação?

difrancisco

Esporo
Cadastrado
24/05/2018
3
2
Ok, pergunta pode parecer besta pra quem tem mais experiência, mas é uma curiosidade que me surgiu. Bolor/contaminante atacando substrato eu consigo entender, pois fornece nutrientes. Mas quando o bolor/mofo está colonizando um bolo de micélio totalmente colonizado, qual é o mecanismo por trás disso? Um fungo se alimenta de outro, é isso? É uma coisa meio boba, mas quando pensei não fez sentido, "fungo comendo fungo"?
Estou ainda aguardando a melhor hora de criar meu tópico na seção diário de cultivo, estou lendo o máximo possível antes. É minha primeira experiência, usando spawn de Pleutorus Ostreatus em borra de café em pequenos potes de requeijão e doce de leite para ver se iria colonizar OK. Passou duas semanas, parecia ir tudo bem, aí claro não aguentei a curiosidade, abri a tampa para dar uma olhada em um deles. Na semana seguinte, esse que eu tinha aberto a tampa estava com um pouco de bolor verde se agrupando na crosta, peguei uma colher e removi essa camada de cima do substrato, na camada de baixo parecia não ter nada errado, só percebi que a borra estava bem compactada e que o micélio ainda não havia chegado ali, futuramente quero experimentar com borra+bagaço de cana, um substrato menos compactado. Foi até uma surpresa pra mim ter colonizado a borra pura sem qualquer tipo de cuidado mais analítico com esterilização e etc, a única coisa que fiz foi lavar tudo com álcool e deixar uma camada de papelão no fundo dos potes para alguma água poder escorrer, não ficar em contato direto com o micélio. Deveria ter furado em baixo do pote, mas enfim, como eu disse foi uma surpresa que tenha colonizado com o mínimo de cuidado possível. A minha intenção nesse momento nem é produzir cogumelos em si, é apenas aumentar a quantidade de micélio que eu tenho e deixar para frutificar apenas quando eu tiver uma quantidade grande. Vocês sabem quanto tempo um micélio sobrevive assim, apenas na forma de base para gerar mais micélio?
Fotos:
05 Set 2018

Percebi aquelas gotas de água na tampa e também uma camada algodoada na superfície, dois sinais de que tem muita umidade. Afinal de contas, na fase de colonização, o micélio deve ficar fechado ou aberto? Ele precisa de oxigênio também nessa primeira fase? Porque na natureza o micélio fica enterrado ou dentro de um tronco, teoricamente fechado, "selado", então creio que deveria ser fechado? Creio que o meu erro principal foi ter aberto a tampa.
 
Última edição por um moderador:
Afinal de contas, na fase de colonização, o micélio deve ficar fechado ou aberto? Ele precisa de oxigênio também nessa primeira fase? Porque na natureza o micélio fica enterrado ou dentro de um tronco, teoricamente fechado, "selado", então creio que deveria ser fechado? Creio que o meu erro principal foi ter aberto a tampa.

Olá!

Em primeiro lugar, q bom saber q tem mais gente fazendo shimeji em borra de café, hehe. Inoculei uns sacos com borra + corretor de ph faz alguns dias, mas ainda não olhei como está o processo de colonização. Vou abrir um diario deles aqui no fórum, mas tô protelando hehe.

Sobre se deve ficar fechado ou aberto na fase de desenvolvimento do micélio: não sei te responder direitinho os porquês biológicos, mas em todo lugar que vi fazer shimeji, a galera coloca um algodao, um filtro, ou qlq coisa assim, pra fechar a boca do saquinho de pp. Dessa maneira existe alguma troca gasosa ou algo do tipo, mas protegendo de contaminantes.

Com certeza vai dar ruim se vc abrir o pote nessa fase de colonização, que é bastante delicada. Os outros fungos tornam-se competidores, por isso creio que um tenda a inibir o crescimento do outro, ou qlq coisa assim. Eles não se contentam em dividir igualmente a comida, hehe.
 
Upvote 0
Bom, obrigado pelas dicas pessoal, eu estava me perguntando "como que o bicho cresce na natureza se ninguém esteriliza com álcool 70% lá?", esse tipo de coisa, mas cheguei à conclusão de que provavelmente estou sofrendo de SRR - Síndrome de Reinventar a Roda :facewall: :whistle: :roflmao: :roflmao: :roflmao:(:
Enfim, acho que consegui salvar... Dois potes consegui salvar tirando a camada de borra que tinha mofo verde do topo, no dia seguinte em um deles voltou e eu tirei de novo. Só lavei a colher com álcool antes e era isso. Agora passou 3 dias e não voltou o mofo. Está começando a aparecer micélio branco no topo, sem sinal de nada verde.
Uma coisa que fiquei pensando para experimentos futuros: será que não seria interessante uma camada de solo (terra) em cima do substrato para formar uma espécie de camada isolante, como acontece na natureza? (para o caso de criar em potes, baldes etc) Mas agora que terminei de escrever me dei conta de que isso daria mais trabalho do que simplesmente usar os sacos transparentes próprios para isso. Essa síndrome é coisa braba mesmo, né? Falou abraços! Se tiver resultados faço um tópico completo de cultivo.

Que estranho, algumas mensagens ali em cima foram removidas... Hummmmmmmmmm interessante... ;) :bigode::deolho::whistle:
 
Última edição por um moderador:
Upvote 0
Que estranho, algumas mensagens ali em cima foram removidas... Hummmmmmmmmm interessante... ;) :bigode::deolho::whistle:
Devem ter ido parar em outro tópico, principalmente se não tinham a ver com a sua dúvida. A moderação aqui é bem ativa.

Uma coisa que fiquei pensando para experimentos futuros: será que não seria interessante uma camada de solo (terra) em cima do substrato para formar uma espécie de camada isolante, como acontece na natureza?
Isso se chama :teo_seta_direita: casing | Teonanacatl
 
Upvote 0
Back
Top