Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Fotos de Perfil nos Avatares - É seguro?

Mostrar o rosto e o nome real no avatar e no nick do fórum é algo...

  • Seguro de se fazer.

    Votos: 1 6.7%
  • Inseguro de se fazer.

    Votos: 9 60.0%
  • Tranquilíssimo sem nunca dar qualquer problema pro resto da vida.

    Votos: 0 0.0%
  • Bizarro e tosco que com certeza pode prejudicar gravemente a pessoa em algum momento da vida.

    Votos: 2 13.3%
  • Nenhuma das acima (pode esclarecer?)

    Votos: 3 20.0%

  • Total de votos
    15

ExPoro

Enteogenista Apaixonado pela Vida
Cultivador confiável
14/04/2015
3,699
1
64
São quatro perguntas que faço. Duas no geral, e duas baseadas em minha posição pessoal sobre o tema.

--------------------------------------------------​

Amigos cogumeleiros, repararam que algo que era raríssimo até uns anos atrás, agora ficou absolutamente normal? Membros colocarem suas fotos reais no avatar. Lembro que quando faziam isso há uns anos atrás, 2 ou 3 vezes no ano, sempre alguém (inclusive eu) vinha dar um toque na pessoa se era mesmo seguro pra ela. Às vezes fulano(a) notava que não era uma boa opção e tirava. Às vezes explicava que pra ele(a) tava de boa, e mantinha.

Mas o estranhamento era grande, já que não somos nenhuma rede social nem fórum de tema pacífico no país, que é o cultivo e uso de cogumelos para fins de enteogenia ou entretenimento. E por isso temos o relevante tópico "Ética, postura e inteligência." que nos leva a reflexões sobre nossa própria segurança em nossa relação com a sociedade - seja como micoenteogenistas, seja como cogumeleiros por diversão.

Acho que o tema pode seguir dentro da sessão de "Segurança e Leis", na medida em que mostrar o próprio rosto e nome real possa ser, em alguns casos, um risco. Do tipo que o(a) próprio(a) membro possa não esperar: já tivemos caso de membros que inicialmente colocaram o nome real; e depois de uns anos, solicitaram a mudança de nick com urgência, porque suas vidas tinham mudado e agora tinham que se preocupar com não mostrar aos sete ventos que eram cogumeleiros, normalmente por motivos profissionais. Mas e se já tivessem deixado o fórum há tantos anos que esquecessem que tinham aqui nome e foto reais, e isso os impedisse de entrar num concurso com investigação de antecedente de vida com a mera busca no google pelo setor de averiguação do órgão durante as apurações? Ou por um entrevistador para um cargo numa empresa que faça esse tipo de apuração? As situações podem ser muito diversas, e inesperadas, incluindo inimigos pessoais (parentes babacas, ex-namorado(a) ressentido(a), colegas de serviço que queiram queimar seu nome, etc.).

----------

Minhas duas primeiras perguntas são:
  1. Por que mostrar o próprio rosto?
  2. É seguro?

Eu entendo isso em quem queira levar a mensagem do cogumelo de forma mais profunda, como o @beraldo, que criou o "Esporos no Ar" do Youtube e deu um rosto a um canal de cultivo. Apenas pra citar um exemplo, apesar de que há outros.

Mas a pergunta fica, e não coloco ela dizendo previamente que é melhor ou pior esconder ou mostrar. Claro, no entanto, que tenho meu próprio pensamento, sem ter a mente fechada no entanto.

Minha posição é de que isso não é seguro para o membro, porque ele não terá controle sobre quem saberá que ele lida com cogumelo psicoativos. E esse descontrole de quem pode vir, ver e saber é um risco, mesmo que a pessoa ache que não. Digamos que a pessoa pense "tô me lixando pro mundo, eu não trabalho", até que um primo ou vizinho ou alguém vem no fórum pra ver sobre cogumelos e o papo rola até chegar nos pais desse alguém que se via "imune a tudo", exceto aos pais que lhe sustentam. Lá se vai a paz e o crédito dos pais, e quem sabe se até não o internam por contra de preconceitos se forem extremistas de algum tipo. Lá se foi a chance de apresentar os Santos aos parentes de uma forma enlevada e correta, se possível fosse.

----------

E as perguntas que derivam da minha posição acima são essas duas:
  1. Se errar é humano, até que ponto realmente mostrar seus dados e fotos reais não terá a chance de lhe prejudicar, no presente ou no futuro, devido ao descontrole sobre quem terá acesso a essa informação?
  2. Não é melhor prevenir que remediar, já que você não pode prever todas as possibilidades possíveis?

Veja, meu debate se restringe a fotos de avatar e nick de nome real. Eventualmente uma postagem que leve a identidade real de um membro fica perdida entre milhões de postagens. Não é como postar um link num tópico de arte para um vídeo em que mostra o rosto de verdade, em que a localização da identidade real via Google se torna inviável e questão de azar. No entanto, esses dados (avatar e nick) ficam visíveis em qualquer lugar de que o membro participe - ou até sem participar, pois temos a página de perfil. Se tratam então de dados de fácil localização mediante as ferramentas de busca de palavras e de imagem reversa do Google. Enfim, uma exposição enorme para o Planeta todo, provavelmente desnecessária e que de bom não traz nada, mas que de ruim pode trazer alguma coisa.

É como penso. Agora é com vocês. Se mudar de ideia, que bom. Se não mudar, que bom também, você sabe da sua vida.

Mas, já que este "fenômeno" colou de vez como tendência neste fórum, acho legal iniciar este debate tendo em vista a segurança de todos.

----------

Fiz uma enquete também, pra quem não queira postar mas apenas participar de forma mais simples.
 
Última edição:
Apesar da ideia de conhecer mais gente que também curtem os cogus ser ótima, devemos nos preocupar também com as outras pessoas que não os curtem. Essas sim, são um grande problema!
Eu já cheguei a pensar o quanto seria legal se nós do fórum nos conhecêssemos pessoalmente, marcássemos pra ter uma trip conjunta, etc. Mas a sociedade não funciona assim e com certeza seríamos perseguidos de algum modo. Acho que o melhor é manter o anonimato.
 
A Internet é um território que foge demais do controle de indivíduos como nós e não é raro encontrar pessoas que se arrependem de ter divulgado alguma coisa nas redes sociais e fóruns. Aqui na Internet o melhor a se fazer é ser cauteloso.

Por outro lado, acredito que o processo de mudança sobre como a sociedade vê os psicodélicos esteja avançando. Hoje vemos cientistas (brasileiros) respeitados trabalhando com psicodélicos e esses assuntos são levados até na televisão. Por isso acho que temos mais abertura de falar desses assuntos, inclusive de agir mais pela legalização do Psilocybe (e outros psicodélicos).
 
Se o povo fica apontando e olhando para as estrelas, quanto mais por aqui.
Eu concordo, Agora indo de gancho com o @Ketashi hoje posso investir na Compass Pathways Plc, do Reino Unido,
Bem ela fabrica os Mágicos agora até patenteou uma versão sintética da psilocibina e fez IPO na Bolsa .
posso investir com isso, agora uma discrepância analisando estes dados Falando de Brasil.
Mas voltando o Assunto, Eu acho melhor a pessoa olhar uma estrela distante do que ficar olhando pra mim.
Afinal ela é mais Simpática ;)
 
Só uma curiosidade, antigamente lá nos fóruns gringos de drogas mais complexos, onde há conversas sobre isolamento de determinada substância proibida, os usuários costumavam utilizar a sigla SWIM, que signifca "Someone Who Isn't Me" ou em português "Alguém que não sou eu", como se fosse uma pessoa. Quando eles faziam alguma pergunta, mesmo que já estejam anonimamente escrevendo com nick e avatar aleatórios, eles escreviam a ação principal do tópico na 3ª pessoa, como se o Swim fosse uma outra pessoa sem ser o próprio usuário, tipo: "O Swim acabou de tomar um chá de cogumelos mas notou que tem que trabalhar em 1h, o que ele pode fazer pra resolver essa situação?". Era pra supostamente evitar autoincriminação. :risada:
 
Só uma curiosidade, antigamente lá nos fóruns gringos de drogas mais complexos, onde há conversas sobre isolamento de determinada substância proibida, os usuários costumavam utilizar a sigla SWIM, que signifca "Someone Who Isn't Me" ou em português "Alguém que não sou eu", como se fosse uma pessoa. Quando eles faziam alguma pergunta, mesmo que já estejam anonimamente escrevendo com nick e avatar aleatórios, eles escreviam a ação principal do tópico na 3ª pessoa, como se o Swim fosse uma outra pessoa sem ser o próprio usuário, tipo: "O Swim acabou de tomar um chá de cogumelos mas notou que tem que trabalhar em 1h, o que ele pode fazer pra resolver essa situação?". Era pra supostamente evitar autoincriminação. :risada:

Drugsforum era assim, mas isso faz parte da cultura e um pouco da descultura jurídica dos meios de fórum. Eles impunham que todos ali falassem dessa forma como se fosse fazer a menor diferença... talvez em um ou outro Estado dos Estados Unidos, ou algum país perdido na Europa. Mas isso era de uma imbecilidade sem fim, e felizmente foi abandonado.

Né... "Swim" e pronto, tá livre de ser acusado. Kkkkk "Swim matou minha mãe", diz um num fórum, "e escondeu em tal lugar". A polícia acha. Vai depor na delegacia. Ele diz "foi Swim". O delegado diz: "ah, então não foi você, tá liberado, mesmo que diga tudo com tantos detalhes". Zero sentido. Pura psicose e paranoia - que infelizmente reina nos fóruns de drogas amplas, um tanto por consequência da mente paranoica de seus frequentadores sob efeito ou em pós-efeito. Mal sabem que a maior preocupação dos fundadores de um fórum de drogas amplas tem que ser com seus próprios usuários não terem acesso à identidade real da Equipe, em casos de psicose e paranoia com a Equipe, que não são poucos.

"Swim"... Haja gente interessada em saber coisa de droga em função dos outros kkkkk.

Bem, o ponto desse tópico nem é uma preocupação com autoridades, mas sim com as consequências que expor nome e imagem pode ter pra alguém no futuro em diversos âmbitos de sua vida, o que pode englobar autoridades ou não.

Mas trazer o "Swim" à tona foi bem engraçado kkkk.

Igual perguntar de sexo: "eu tenho um amigo que na hora lá com a menina não conseguia segurar o orgasmo por mais de um minuto depois de penetrar"... aaaaaaaah, sai daí gatilho rápido! Fala logo que é você! Kkkkk (Atenção: ejaculação precoce é um problema mas tem tratamento - procure um urologista ou um centro especializado).
 
Back
Top