Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

FAQ de Cultura Líquida

gldtn

Artífice esporulante
Membro da Staff
Cultivador confiável
07/01/2003
726
91
40
Terra
Este tópico é uma lista de notas retirada do tópico "Eu quero saber" para fazer um FAQ sobre cultura líquidas. Este tópico é como uma wiki e qualquer membro pode editar e ajudar organizar!

Se você quiser ajudar a responder as perguntas abaixo, pode editar este tópico ou responder com uma reposta num post abaixo. Sugestões para outras perguntas são bem vindas ;)

Conto com a contribuições de todos os membros para enriquecer nossa biblioteca!

Perguntas a ser respondidas:
  • Quanto tempo posso armazenar o micélio numa cultura líquida?
  • Posso agitar a cultura líquida para acelerar a colonização?
  • Qual o melhor método para conservar uma uma cultura líquida?
  • Posso congelar uma cultura líquida?
  • Qual os pros e cons de cultura líquida?
  • Posso usar cultura líquida para inocular bolos?
  • Tem como saber se uma cultura líquida está contaminada?
  • Qual é a melhor agulha para uso com cultura líquida?
  • Posso transferir uma cultura líquida colonizada saudável para colonizar outra solução de cultura líquida?
  • Cultura líquida nebulosa/densa o que devo fazer?
  • Quais são as receitas mais comum para solução de cultura líquidas?
  • Porque minha cultura líquida não germinou, isso significa que os esporos estavam estéreis?

Notas:
Retirada do tópico "Eu quero saber"

Código:
Posso agitar a C.L. para acelerar a colonização?, caso possa: de quanto em quanto tempo???

Espera a nuvem ficar densa
Estou usando uma seringa sem agulha para puxar a cultura, evita entupimento.
diâmetro da agulha maior

Código:
Qual o melhor método testado para conservar uma C.L.? Quanto tempo o micélio pode ficar guardado nestas condições?

Depois de inoculados eu guardo em caixa de isopor no meu quarto onde a temperatura fica em torno de 27º. tenho potes de CL de 2 meses, colonizados, sem contaminação.

Código:
A refrigeração da CL pode retardar este envelhecimento.

Sabendo que o congelamento dos bolos 100% colonizados é possível, seria também possível e funcional congelar uma CL?

Código:
Qual os pros de fazer uma CL?

Sugiro que faça CL's daqui para frente. (: Os benefícios são enormes; o micélio é inoculado vivo, colonização extremamente rápida (20 dias em média), serve para testar a "procedência" do carimbo, se estiver contaminando você não irá perder tempo e todos os substratos... Enfim, é tudo de bom!

Código:
Gostaria de saber se posso injetar cultura líquida em bolos pf e se sim, qual a qtdade em mls para um copo

CL pode ser aplicada em bolos PF e spawn de graos.
A quantidade voce regula conforme aplica e verifica que molhou o substrato.

Código:
Em caso de não germinação de uma CL, significa que os esporos estavam estéreis,

É uma das hipóteses, mas pode ser que o açúcar ou água são inadequados, por exemplo.

Código:
Tem como saber se uma CL está contaminada só vendo na seringa?

Algumas sim, outras só quando aplicada no substrato.

Código:
Posso transferir um CL com micélio saudável para um outra solução de CL para germinar?

qualquer quantidade pequena de micélio ja funciona podendo se replicar quantas vezes você quiser devendo ficar atento a assepsia da glove box e esterilização do material. É necessário usar *agulha grossa para evitar o entupimento na hora de sugar a solução, alguns cultivadores costumam usar seringa sem agulha mas particularmente eu não acho aconselhável.

Código:
Qual agulha devo usar para uma CL?

Não esqueça de usar uma agulha de seringa "mais grossa", com diâmetro maior, as agulhas padrão sempre entopem.

Código:
Muitas Cls minhas ficam com a nuvem amarelada. então eu não sei o que fazer com eles. Será que tem sempre que ficar branca?

Código:
*Agulha hipodérmica 40X1,2 (18Gx 0,5")
 
Última edição:
Sabendo que o congelamento dos bolos 100% colonizados é possível, seria também possível e funcional congelar uma CL?

Também gostaria de saber se congelar uma CL eh possível!
 
Back
Top