Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Falta de umidade no meu bolo ?

vi4321

Hifa
Cadastrado
03/06/2021
37
6
25
Oi!
Mandei meus bolos para o terrario no dia 24/07 mas estou na dúvida se talvez a vermiculita possa esta seca.
A umidade dentro do terrario fica em 99% e a temperatura entre 22 - 25° (aqui está fazendo bastante frio, por isso não consigo aumentar mais)
2 ou 3 bolos estão com mancha azulada também (pode ver que aparece na foto), no período da Incubação eles já estavam azulados.
Caso esteja seco eu devo dar uma borrifada diretamente nos bolos ?? As paredes do terrario ficam bem úmidas, a única parte que não fica úmida é perto da garrafa com o termostato, mas ai não tem o que fazer, se eu borrifar vai secar novamente.
Não realizei dunk nos bolos apenas roll
 

Anexos

  • Screenshot_20210731-222351_Gallery.jpg
    Screenshot_20210731-222351_Gallery.jpg
    470 KB · Visualizações: 26
Outra observação importante, ali na vermiculita do primeiro bolo está com uma parte bem úmida que provavelmente aconteceu quando eu abri a tampa do terrario e algumas gotículas da tampa caíram ali.
 
Lave bem suas mãos, higienize dois potes com tampa e coloque água fervida (fria) neles. Pegue os bolos, retire o grosso de vermiculita e mergulhe-os por 12h. Faça a transferência o mais ágil possível.
Deixe no escuro e NÃO coloque na geladeira.
Após, leve novamente ao terrário, deposite nova vermiculita e não tenha medo de borrifar água diretamente nos bolos. Mantenha úmido, não encharcado.
:piscada:
 
Última edição:
Lave bem suas mãos, higienize dois potes com tampa e coloque água fervida (fria) neles. Pegue os bolos, retire o grosso de vermiculita e mergulhe-os por 12h. Faça a transferência o mais ágil possível.
Deixe no escuro e NÃO coloque na geladeira.
Após, leve novamente ao terrário, deposite nova vermiculita e não tenha medo de borrifar água diretamente nos bolos. Mantenha úmido, não encharcado.
:piscada:
Posso deixar eles até 24h mergulhados ?
Por conta do trabalho não consigo deixar as 12h
E obg pela resposta!!!
 
Lave bem suas mãos, higienize dois potes com tampa e coloque água fervida (fria) neles. Pegue os bolos, retire o grosso de vermiculita e mergulhe-os por 12h. Faça a transferência o mais ágil possível.
Deixe no escuro e NÃO coloque na geladeira.
Após, leve novamente ao terrário, deposite nova vermiculita e não tenha medo de borrifar água diretamente nos bolos. Mantenha úmido, não encharcado.
:piscada:

Por que deixar no escuro durante o dunk, nobre @Reishi?
 
Oi!
Mandei meus bolos para o terrario no dia 24/07 mas estou na dúvida se talvez a vermiculita possa esta seca.
A umidade dentro do terrario fica em 99% e a temperatura entre 22 - 25° (aqui está fazendo bastante frio, por isso não consigo aumentar mais)
2 ou 3 bolos estão com mancha azulada também (pode ver que aparece na foto), no período da Incubação eles já estavam azulados.
Caso esteja seco eu devo dar uma borrifada diretamente nos bolos ?? As paredes do terrario ficam bem úmidas, a única parte que não fica úmida é perto da garrafa com o termostato, mas ai não tem o que fazer, se eu borrifar vai secar novamente.
Não realizei dunk nos bolos apenas roll
esse azulamento você pode ter machucado o micélio quando retirou do pote, nada pra se preocupar. a umidade esta boa, e a temp tbm, como está a troca de ar? outra coisa é que eles demoram um pouco pra pinar mesmo de 7 a 10 dias pra começarem. alguns levam até 15 dias.
outro ponto é que algumas Strains precisa de afogar na água e levar pra geladeira. de 12 a 24h. eu já deixei 3 dias o risco é o bolo desmanchar na sua mão.( ah e deixando mais tempo não faz aumentar a quantidade nem vir cogumelos maiores) só aumenta a chance de contaminar
 
esse azulamento você pode ter machucado o micélio quando retirou do pote, nada pra se preocupar. a umidade esta boa, e a temp tbm, como está a troca de ar? outra coisa é que eles demoram um pouco pra pinar mesmo de 7 a 10 dias pra começarem. alguns levam até 15 dias.
outro ponto é que algumas Strains precisa de afogar na água e levar pra geladeira. de 12 a 24h. eu já deixei 3 dias o risco é o bolo desmanchar na sua mão.( ah e deixando mais tempo não faz aumentar a quantidade nem vir cogumelos maiores) só aumenta a chance de contaminar
Então, o micélio já dentro do pote já tinha umas manchas azuladas que provavelmente já era por conta da falta de umidade (devia ter feito um dunk antes de mandar para o terrário.
A troca de ar eu abano 3 vezes no dia, as 06:00, as 13:00 e as 23:00.
Eu acabei de fazer o dunk em 3 bolos e em outro bolo eu vi uns pelinhos em uma parte que tem pouca vermiculita (parece que caiu uma gota da tampa e tirou um pouco a vermiculita), eu nem cheguei a ver direito se era cobweb, mas eu acho que não, eu reparei essa diferença nesse bolo faz uns 3 dias e é só nessa parte que tem pouca vermiculita que tem esses "pelinhos", pelo que eu li o cobweb espalha rápido então acho que não é, mas só para não correr riscos eu botei ele de volta no terrario e vou fazer o dunk separado.
 
Já fiz o roll e mandei eles de voltar para o terrario!
O cheirinho do micélio é muito bom!! Quando abri o pote do dunk o cheirinho gostoso subiu.
Agora é aguardar!
Inclusive vou até ver de colocar sobre isso no meu diário
 

Anexos

  • Screenshot_20210803-181004_Gallery.jpg
    Screenshot_20210803-181004_Gallery.jpg
    269.4 KB · Visualizações: 15
Back
Top