Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Explosão na panela de pressão

giovani01

Hifa
Cadastrado
15/10/2014
4
12
33
Explosão na panela de pressão

Sou novo aqui no forum, não tenho certeza que essa é a área certa para postar isso, mas, como estava escrito conversa livre deu a entender que aqui pode falar de tudo.

Comprei um carimbo de esporos e estou esperando ele chegar, enquanto isso estou vendo algumas técnicas de esterilização e, pelo que eu entendi a da panela de pressão é a melhor e eu corro menos riscos de ter uma contaminação. Tem algum perigo da panela explodir meus potes com grãos durante uma fervura de uma hora? Eu fecho meus potes completamente ou eu deixo a tampa levemente fechada para escape de ar? Tem problema de entrar água enquanto os potes estiverem fervendo?

OBS: Não achei nenhum tópico falando de risco de explosão, digitei la no buscador e não achei nada do tipo.
 
Segundo o ecuador é necessário o contato do vapor para a esterilização
Ecuador disse:
Sem contato com o vapor de água pressurizado não há esterilização
Com os copos vedados não há contato do vapor da água com o substrato , a não ser que a própria agua do substrato seja suficiente
 
Caaaara, já explodi uma! Negócio é medonho, tinha feijão até no banheiro! Na verdade a válvula explodiu e virou o Vesúvio de feijão!
Não vede os copos, apenas papel alumínio já é suficiente.
 
Todo mundo faz com o alumínio fechado e assim farei.

Alumínio fechado se você não selar o alumínio nos copos com fita isolante, senão é melhor fazer furinhos em cima pra não rasgar com a pressão interna quando esquentar na PP. :coffee:
 
Eu tenho um pé atrás com a panela até de cozinhar feijão,imagina com copos dentro :D Mas é só seguir as instruções direitinho que tudo vai da certo. :sneaky:
 
Todo mundo faz com o alumínio fechado e assim farei.
O alumínio deve ficar levemente solto sobre a boca do copo ou recipiente (embalagens de Polipropileno 5) para que possa ocorrer a esterilização do substrato através do contato com o vapor de água pressurizado que entrará pelas bordas do alumínio, por isso não podemos fechar absolutamente um copo se quisermos obter um substrato esterilizado completamente.
 
O mesmo procedimento pode ser aplicado em copos de vidro?

Sim. Inicialmente só se usavam copos e potes de vidro pois suportavam o interior da PP durante a esterilização, até chegarem os potes de polipropileno que passaram a ser uma excelente opção. O que muda é apenas o material, o resto do procedimento em essência é o mesmo. :coffee:
 
Sim, com o uso de uma autoclave (forno de laboratório).

A PP que usamos é na verdade um substituto para a autoclave, que seria o ideal. Algumas pessoas afirmam ter sucesso fervendo os copos em panela comum, mas não há consenso sobre isso.
 
Back
Top