Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Experimento no Balde - Strain PESA

Socrates010

Hifa
Cadastrado
02/01/2021
28
5
27
Boa rapaziada.

Fiz um Grain to Grain da Strain Pesa para um spawn de Arroz integral e vermiculita. Demorou cerca de 20 dias para colonizar tudo(não controlei temperatura, apenas deixei numa caixa em baixo da cama). Resolvi arriscar um Casing ao invés do tradicional PFTEK onde já tive uma colheita bem sucedida( esse será meu segundo cultivo).

Já li bastante conteúdo aqui no fórum, porém mesmo assim fiz minha receita no olho rs.

Arrumei um balde de margarina dos grande, lavei com água sanitária, usei camadas de vermiculita com fibra de coco( pedaços de uns 3cm batido no liquidificador, porém não triturou bem);

deixei o balde isolado, fechado e com um plástico por cima do substrato para manter a umidade por 7 dias, retirei o plástico e coloquei o balde onde receba luz; como não tenho tempo estou abanando 2 vezes por dia! Mas creio que os furos que fiz com filtro de café esteja ajudando na troca gasosa, talvez até de mais pois tenho visto pouquíssimas gotículas de água na parede do balde.

Gostaria de saber se essas pequenas partes mais esbranquiçadas no meio são onde irão pinar, tenho essa impressão por ter reparado isso no cultivo anterior com PFTEK.

Pessoal me desculpem caso esteja violando alguma regra, peço que me orientem caso esteja cometendo algum erro. Só queria deixar registrado aqui.

Segue as fotos.
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2021-02-07 at 00.17.49 (1).jpeg
    WhatsApp Image 2021-02-07 at 00.17.49 (1).jpeg
    67.3 KB · Visualizações: 22
  • WhatsApp Image 2021-02-07 at 00.17.49.jpeg
    WhatsApp Image 2021-02-07 at 00.17.49.jpeg
    77.5 KB · Visualizações: 27
  • WhatsApp Image 2021-02-07 at 00.17.57.jpeg
    WhatsApp Image 2021-02-07 at 00.17.57.jpeg
    123.6 KB · Visualizações: 29
  • WhatsApp Image 2021-02-07 at 00.17.58.jpeg
    WhatsApp Image 2021-02-07 at 00.17.58.jpeg
    90.7 KB · Visualizações: 29
  • WhatsApp Image 2021-02-07 at 00.18.00.jpeg
    WhatsApp Image 2021-02-07 at 00.18.00.jpeg
    74.1 KB · Visualizações: 29
  • WhatsApp Image 2021-02-07 at 00.18.01.jpeg
    WhatsApp Image 2021-02-07 at 00.18.01.jpeg
    130.5 KB · Visualizações: 27
  • WhatsApp Image 2021-02-07 at 00.18.02.jpeg
    WhatsApp Image 2021-02-07 at 00.18.02.jpeg
    113.7 KB · Visualizações: 28
Bacana o cultivo.

Por experiência, cultivos provenientes de grain tô grain tem tendência a ter maior produção do que multi-esporos, então espero que tenha uma colheita bonita chegando.

Mas como ainda está começando, precisa aproveitar pra "pegar a mão" na umidade do substrato e do ar, assim como a troca de ar.
Porque isso sim vai influenciar no desenvolvimento dos cogumelos.

 
Tá muito lindo esse balde irmão! Parabéns por mais uma experimentação no balde sendo relatada por aqui hehehe
Não necessariamente vai pinar nesse micélio que está por cima, mas com certeza virão muitos pins por toda a superfície.
Quanto a umidade, só pela vermiculita você consegue ter uma noção se está muito seco. Ja se estiver muito úmido também dá para perceber, na duvida creio que mais seco é melhor do que enxarcado. Se vê goticulas na parede já está bom.
Quanto a troca de ar diária, pode fazer bastante vezes, como tb se nao tiver como não precisa esquentar com isso, só acaba ficando mais propício a contaminantes, mas em um micélio forte desse acho que ninguém segura hehehe
Se estiver muito seco borrifa um pouco de água por cima, se tiver muito úmido (as vezes passamos a umidade sem querer) é só ventilar varias vezes por dia até perceber que diminuiu.
No mais é só aguardar que tão vindo.
 
Bacana o cultivo.

Por experiência, cultivos provenientes de grain tô grain tem tendência a ter maior produção do que multi-esporos, então espero que tenha uma colheita bonita chegando.

Mas como ainda está começando, precisa aproveitar pra "pegar a mão" na umidade do substrato e do ar, assim como a troca de ar.
Porque isso sim vai influenciar no desenvolvimento dos cogumelos.

Interessante você citar isso, no dia em que fiz o G to G eu também havia feito 2 copos inoculados com seringa de esporos que fiz a partir de um carimbo. Os dois copos contaminaram com 2 fungos diferentes e tive que descartar, creio que não fiz os devidos procedimentos de assepsia, ou o carimbo já estava contaminado.
Os copos que usei a seringa demoraram muito mais pra começar a colonizar do que o G to G.
Além desses eu fiz um GtG no Mugunzá tmb, seguindo o manual MugunzáTek, e parece bem promissor, segue a foto.
Esse vai pro balde tmb kkk
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2021-02-07 at 00.17.52.jpeg
    WhatsApp Image 2021-02-07 at 00.17.52.jpeg
    67 KB · Visualizações: 13
  • WhatsApp Image 2021-02-07 at 00.17.53.jpeg
    WhatsApp Image 2021-02-07 at 00.17.53.jpeg
    74 KB · Visualizações: 13
Tá muito lindo esse balde irmão! Parabéns por mais uma experimentação no balde sendo relatada por aqui hehehe
Não necessariamente vai pinar nesse micélio que está por cima, mas com certeza virão muitos pins por toda a superfície.
Quanto a umidade, só pela vermiculita você consegue ter uma noção se está muito seco. Ja se estiver muito úmido também dá para perceber, na duvida creio que mais seco é melhor do que enxarcado. Se vê goticulas na parede já está bom.
Quanto a troca de ar diária, pode fazer bastante vezes, como tb se nao tiver como não precisa esquentar com isso, só acaba ficando mais propício a contaminantes, mas em um micélio forte desse acho que ninguém segura hehehe
Se estiver muito seco borrifa um pouco de água por cima, se tiver muito úmido (as vezes passamos a umidade sem querer) é só ventilar varias vezes por dia até perceber que diminuiu.
No mais é só aguardar que tão vindo.
Vlw meu bom, espero que dê certo esse experimento.
Será se compensa eu automatizar a ventilação? Colocando uma ventoinha em baixa rotação ligando de tempos em tempos, com filtros de café para "limpar" o ar.
Ao abrir para abanar fico com receio de contaminar, pois to abanando com a tampa e penso que posso acabar direcionando contaminantes no ar para dentro do balde. Esse é um potencial risco será ?
 
Vlw meu bom, espero que dê certo esse experimento.
Será se compensa eu automatizar a ventilação? Colocando uma ventoinha em baixa rotação ligando de tempos em tempos, com filtros de café para "limpar" o ar.
Ao abrir para abanar fico com receio de contaminar, pois to abanando com a tampa e penso que posso acabar direcionando contaminantes no ar para dentro do balde. Esse é um potencial risco será ?
Mais risco automatizar do que ficar abanando
Neste ponto de colonização já nao tem mais risco umas abanadas com a tampa
 
Salve rapaziada!
Vou atualizar aqui o andamento do balde.

Continuei abanando 2 vezes por dia; Humidade não muito alta dentro do balde, devido não ter muitas gotículas de água na parede do mesmo. Não interferi borrifando água.
Obs: a unica entrada de luz é na parte onde tem o filtro de café, creio que seja suficiente pois estão se desenvolvendo.

Ontem tinha deixado o balde no chão perto da cama, ele estava em cima do guarda roupa, e, sem querer ao descer da cama dei uma pesada nele(pé) que voou, pensei que tinha quebrado o bolo, mas não. Aparentemente não interferiu em nada( ou sim, rs) pois os cogu estão crescendo.
Segue imagens.
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2021-02-11 at 22.36.29 (1).jpeg
    WhatsApp Image 2021-02-11 at 22.36.29 (1).jpeg
    69.3 KB · Visualizações: 28
  • WhatsApp Image 2021-02-11 at 22.36.29.jpeg
    WhatsApp Image 2021-02-11 at 22.36.29.jpeg
    63.6 KB · Visualizações: 29
  • WhatsApp Image 2021-02-11 at 22.36.30.jpeg
    WhatsApp Image 2021-02-11 at 22.36.30.jpeg
    47.3 KB · Visualizações: 27
  • WhatsApp Image 2021-02-11 at 22.36.32.jpeg
    WhatsApp Image 2021-02-11 at 22.36.32.jpeg
    56.5 KB · Visualizações: 28
Mano tá bem seco esse substrato... dá para ver a vermiculita seca. Pode borrifar uma agua pelas paredes tranquilamente
No mais... Tá lindo assim também hahaha
Fazendo um dunk de 12h o proximo flush vai ser brabo, com certeza. Vai absorver uma boa quantidade de água
Parabéns
 
Mano tá bem seco esse substrato... dá para ver a vermiculita seca. Pode borrifar uma agua pelas paredes tranquilamente
No mais... Tá lindo assim também hahaha
Fazendo um dunk de 12h o proximo flush vai ser brabo, com certeza. Vai absorver uma boa quantidade de água
Parabéns
Certo amigo, obrigado pela dica.
Vou passar a borrifar até colher esse primeiro flush, após isso vou pro dunk.
E uma dúvida:
É realmente necessário o dunk na água gelada?
Como a água não iria se manter gelada por pelo menos 12h eu poderia colocar gelo?
No meu caso não vai ser possível por esse baldão na geladeira kkk
 
Por experiência, cultivos provenientes de grain tô grain tem tendência a ter maior produção do que multi-esporos, então espero que tenha uma colheita bonita chegando.
Taarrde, entao tenho uma duvida quanto a isso, o grain to grain nao utiliza de multi esporos? vou começar um cultivo mas não queria usar multi esporos no milho, ai vou tentar selecionar a hifa dos esporos na placa de petri com agar (eu acho que é o jeito mais confiável de ter uma genética boa). mas da um trabalhinho a mais kkkk
 
Taarrde, entao tenho uma duvida quanto a isso, o grain to grain nao utiliza de multi esporos? vou começar um cultivo mas não queria usar multi esporos no milho, ai vou tentar selecionar a hifa dos esporos na placa de petri com agar (eu acho que é o jeito mais confiável de ter uma genética boa). mas da um trabalhinho a mais kkk

O grain tô grain é tirar um grão colonizado e colocar em um outro substrato não colonizado (nem injetado nada).

Esse primeiro grão pode ser proveniente de MS, de clonagem ou outra forma de seleção.

Na maioria das vezes, não há necessidade de uma genérica surpreendente, apesar de ser bem útil. A maioria já produz em quantidade suficiente.

Para selecionar o micélio bom, terá que isolar, testar e preservar o micelio inicial (micélio rizomorfico nao é sinônimo de bom frutificador).

Eu prefiro fazer uns cultivos de MS e clonar os cogumelos que se saíram melhor.
Mas alguns cultivadores afirmam que retornar o micelio para o estágio de crescimento, depois do "reprodutor", não é bom para a senescência ou velocidade de colonização.

Então, no meu caso, todo ano eu faço multi esporo, faço a clonagem, inoculo com o micelio selecionado, faço vários substratos e descarto a seleção.
Para ter sempre micelio novo.

Mas o ideal seria manter uma CL com meu micelio "primordial". Só que como gosto de cultivar outras strains, acabo não me importando.
 
O grain tô grain é tirar um grão colonizado e colocar em um outro substrato não colonizado (nem injetado nada).

Esse primeiro grão pode ser proveniente de MS, de clonagem ou outra forma de seleção.

Na maioria das vezes, não há necessidade de uma genérica surpreendente, apesar de ser bem útil. A maioria já produz em quantidade suficiente.

Para selecionar o micélio bom, terá que isolar, testar e preservar o micelio inicial (micélio rizomorfico nao é sinônimo de bom frutificador).

Eu prefiro fazer uns cultivos de MS e clonar os cogumelos que se saíram melhor.
Mas alguns cultivadores afirmam que retornar o micelio para o estágio de crescimento, depois do "reprodutor", não é bom para a senescência ou velocidade de colonização.

Então, no meu caso, todo ano eu faço multi esporo, faço a clonagem, inoculo com o micelio selecionado, faço vários substratos e descarto a seleção.
Para ter sempre micelio novo.

Mas o ideal seria manter uma CL com meu micelio "primordial". Só que como gosto de cultivar outras strains, acabo não me importando.
nossa muito obrigado, clareou muito a sequencia ou a forma que vou prosseguir meu cultivo. Estou começando meu estudo sobre seleção e clonagem agora.. tive até um trabalho pra fazer agar em casa kkkk se tiver alguma dica.. tenho dextrose e agar ^^

dia 23-24 estarei iniciando a inoculaçao entao :piscada::piscada:
 
Bom dia,
Vindo atualizar

No dia 13 colhi o primeiro flush, infelizmente não fiz registros, mas foram cerca de 50g de colheita, colhi antes de abrir o chapéu.
Tomei 22g frescos no suco e tive uma experiência profunda.

Após a colheita fiz o dunk, preenchi o balde com água bem gelada quase cobrindo o bolo, por cerca de 10h, no outro dia mesmo após o dunk ja tinham pins. Obs: abanei diversas vezes pq ficou bem enxarcado.
As fotos a seguir são do segundo flush tirada ontem.
 

Anexos

  • 20210217_225720.jpg
    20210217_225720.jpg
    4.3 MB · Visualizações: 25
  • 20210217_225727.jpg
    20210217_225727.jpg
    1.6 MB · Visualizações: 25
Bom dia,
Vindo atualizar

No dia 13 colhi o primeiro flush, infelizmente não fiz registros, mas foram cerca de 50g de colheita, colhi antes de abrir o chapéu.
Tomei 22g frescos no suco e tive uma experiência profunda.

Após a colheita fiz o dunk, preenchi o balde com água bem gelada quase cobrindo o bolo, por cerca de 10h, no outro dia mesmo após o dunk ja tinham pins. Obs: abanei diversas vezes pq ficou bem enxarcado.
As fotos a seguir são do segundo flush tirada ontem.
cultivo interessante, talvez eu use um balde em um segundo cultivo, pretendo fazer o primeiro em fruiting chamber
 
nossa muito obrigado, clareou muito a sequencia ou a forma que vou prosseguir meu cultivo. Estou começando meu estudo sobre seleção e clonagem agora.. tive até um trabalho pra fazer agar em casa kkkk se tiver alguma dica.. tenho dextrose e agar ^^

dia 23-24 estarei iniciando a inoculaçao entao :piscada::piscada:
Olaaaa gostaria de aprender a clonar, já tenho a Agar e a placa de Petri você poderia me ajudar por favor?
 
Olaaaa gostaria de aprender a clonar, já tenho a Agar e a placa de Petri você poderia me ajudar por favor?
Com certeza eu ajudo, mas não comecei meus estudos com a clonagem ainda kkk, estive enrolado esses tempos mas logo menos vou começar. Basicamente todo conhecimento que eu peguei sobre produzir agar e clonagem foi aqui do Teo e do youtube @Abilene Nunes

encontrei esse video que ajuda bastante com preparar o agar


Aqui um pouco do porque clonar


aqui um video de como clonar um cogumelo selecionado


Sao videos bem básicos mas que descrevem o processo, agora só ir mais a fundo e começar na prática!!
Valeu! espero ter ajudado
 
Back
Top