Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Experimentação no balde 2.0

Diário de cultivo completo.
Salve irmãos! Vou inaugurar mais este diário, com muito orgulho, será mais simples porém gostaria de compartilhar com vocês.

Estava com 3 potes de mugunzá 100% colonizado na incubadora pedindo para ser desmanchado e hoje foi o dia.
20200807_173832.jpg

A strain é white fever, a strain foi criada a partir de um isolamento feito a partir de um cogumelo leucistico (leucistico nao é albino) da strain TKSSS.

Por praticidade não fiz direto no balde, usei um pote de plastico azul escuro como recipiente para o casing. Desmanchei estes 3 potes de milho canjica20200807_173939.jpg20200807_174005.jpg20200807_174048.jpg

e cobri com a mistura umidecida de fibra de coco com pó de coco + vermiculita. Simples assim. Arrisquei não esterilizar a mistura, um teste, posso perder tudo.
Ainda tentei fazer uma superfície irregular e não plana, o que favorece a maior pinagem.
20200807_174317.jpg20200807_174431.jpg


O terrário um balde de 25kg de margarina (15L) com dois furos laterais com lã acrilica na frutificação e água no fundo. Por enquanto, enquanto coloniza pelos próximos 10 dias, fechei os furos laterais e botei a tampa do balde.
20200807_174456.jpg

É isso! Aberto a sugestões sempre! Valeu.

Preparando a mistura de fibra de coco + po de coco + vermiculita:

(somente fibra+pó),
20200807_172028.jpg

(após picar a fibra e adicionar a vermiculita e umidecido) aqui está pronta.
20200807_173518.jpg

E até as próximas atualizações.
 
Estava esperando o dia de hoje para atualizar este diário.
Este pote que montei contaminou por trichoderma... foi triste porém faz parte do cultivo.
Para nao ficar por isso mesmo, hoje montei o balde de meu antigo diário Completo - Experimentação no balde (meu segundo cultivo)
Tentei fazer bem parecido com este diário passado, pois foi sucesso, a unica diferença é que agora são white fever e adicionei um pouco de fibra e po de coco.

Então vamos lá:

Como minha vermiculita estava acabando (preciso comprar 100L mesmo), utilizei uma quantidade de pó de coco + fibra de coco picotada junto a vermiculita. Uma parte de humus de minhoca e um pouco de gesso e também desta vez botei uma pitada de cinza de fogueira daqui de casa... apenas um pouco de cinza, a tempos queria botar esta cinza nos meus cultivos.
20200824_162403.jpg20200824_162454.jpg
Se fosse escrever uma proporção deste substrato seria de aproximadamente 35% vermiculita 15% fibra de coco 15% po de coco e 35% de húmus.
Alem de uma colher de gesso e uma pitada de cinza.
20200824_163300.jpg
Feito essa mistureba nutritiva aerada e gostosa de se crescer... enxarquei de água (pode enxarcar pois esquentando vai chegar a ficar até seco) e botei no microondas por uns 20 minutos... sempre abrindo dando uma misturada. Deixei esfriar um pouco e fiz mais uma sessao pra corrigir a umidade no ponto certo (escorrer uma gota ao apertar um punhado).

Bem misturado e já frio, mãos a obra:

Essa combinação20200824_184156.jpg... estava com saudades.

Uma camada de substrato bem fina no fundo
20200824_184444.jpg

Um pote de spawn por cima
20200824_184522.jpg

Mais substrato (nao muito, apenas um pouco e uma misturada com o spawn)
20200824_184558.jpg

Mais um pote
20200824_184628.jpg

Mais substrato (nao muito, apenas um pouco e uma misturada com o spawn) não tirei foto

Mais um pote de spawn (dale micelio)
20200824_184723.jpg

Um choro de substrato e uma fina camada de vermiculita, posteriormente umedecida.
20200824_184801.jpg20200824_184857.jpg

Agora foi para a incubadora e atualizarei o desenvolvimento.
20200824_185315.jpg

Valeeeu e fé no bulk no balde!
Fala @mysticgrower adoro ver teus diários 😁
Você acha que fazendo o casing no pote de sorvete e botando dentro do balde como terrário é melhor do que usar o balde inteiro de casing?
Olha... acho que nao viu... mas serve como terrário tranquilamente também
 
DIArio
Bom dia! Vai ficar mais uns 2 dias e ai faço mais uma camada de vermiculita bem fina.
Tiro as fitas isolantes que estão fechando as entradas e substituo por lá acrilica ou micropore.
Junto com uma troca de ar através da "tampa" fazendo o movimento de respiração.
Com isso é feito a indução a frutificação.
De acordo com a agua na parede do balde consigo ter uma ideia da umidade do bulk. Outra vantagem do balde ao meu ver...
20200829_081922.jpg
 
Fala meu povo... negócio tá bonito por aqui.
1 semana dps de montar o balde

Hoje tirei da incubadora e fiz o procedimento que descrevi ali no post anterior.
20200831_111308.jpg20200831_111253.jpg20200831_111302.jpg20200831_111645.jpg20200831_111730.jpg

Agora é com eles! Força total
 

Anexos

  • 20200831_111645.jpg
    20200831_111645.jpg
    1.8 MB · Visualizações: 22
Aiaiai ansidade define este momento...
20200902_142115.jpg
Logo logo começa a subir um chapeuzinho erguendo uma vermiculita
Gosto de ver ideias de simplificação. Vamos ver. :)
Balde é exatamente isso meu amigo @ExPoro, simples e eficiente. Valeu!

Ta bem bonito esse balde hein! Parabéns mano, vai frutificar lindo!
Já me da motivação pra montar o meu kkkk
Bora bora quero ver todo mundo com seu balde por ai heheheheh
Logo logo brota os cabeçudo
 
Salve meus amigos fungicos... mais um aprendizado: esse balde era usado pra limpeza, antes de ser furado e virar o que é, e até hoje tem um cheiro de sabão em pó nele... mesmo lavando e passando alcool e esponja varias vezes...
Então se for fazer um balde compre um novo para isso... no meu cultivo passado o primeiro flush veio todo mutante neste mesmo balde... os seguintes vieram com menos mutação.
Neste aqui parece ter varios mutantes vindo também...
Que seja hehehe
20200909_122421.jpg
 
não manjo muito mas tenho a impressão que falta umidade natural tipo argila ou perlita. Sei lá talvez mais troca gasosa ... mas impressão minha

É normal subir esses tufos abundantes pelos cantos?
Parecem querer mais oxigenio. E com relação a pinagem desordenada ... não é falta de iluminação?
 
Última edição:
não manjo muito mas tenho a impressão que falta umidade natural tipo argila ou perlita. Sei lá talvez mais troca gasosa ... mas impressão minha

É normal subir esses tufos abundantes pelos cantos?
Parecem querer mais oxigenio. E com relação a pinagem desordenada ... não é falta de iluminação?
Salve brother! Quanto a umidade, o balde é uma forma de monotub, e nao vai argila ou perlita. O próprio micélio proporciona essa umidade tranquilamente... as paredes escorrem e formam-se gotículas por toda a tampa. Se o bulk ta meio seco dá para perceber que nao ocorre essa condensação e se está com umidade excessiva dá para perceber também.

Os brancos nas bordas é onde nao joguei vermiculita pq tava em baixo das lãs acrílicas, sou preguiçoso pego uma caneca de vermiculita e jogo por cima mesmo kkkk se faltar um pouco tranquilo também.

Quanto a iluminação de um balde, é bem iluminado pq a "tampa" do balde por aqui é só plastico filme de pvc entao entra bastante luz.

A pinagem do primeiro flush sempre vem bem desordenada em meus cultivos, mas nesse caso são mutações... estao ocorrendo mas tem muito pin normal vindo. No outro cultivo nao nasceu um cogumelo normal no 1 flush

Em meu primeiro balde o terceiro flush foi o maior que ja tive até então, e foi numa epoca que abandonei o balde sem ventilação por dias e dias... isso ja aconteceu muito comigo, eu deixo os terrarios 4 dias sem nem abrir e ventilar e saem lindas colheitas...

Longe do ideal, mas mais do que o suficiente para mim... ja fui de ser neurótico querendo controlar todos os parâmetros possíveis, mas isso me tomava muito tempo e a ansiedade la em cima...

Está escrito em meu primeiro diario todo o procedimento de assepsia que eu fiz, e hoje inoculo na boca do fogão com meu cachorro ao meu lado e um alcool 70 apenas.
 
Última edição por um moderador:
Está escrito em meu primeiro diario todo o procedimento de assepsia que eu fiz, e hoje inoculo na boca do fogão com meu cachorro ao meu lado e um alcool 70 apenas.

kkkkk o cachorro do lado foi massa

Só comentando. O álcool 70 qd uso em procedimento próximo ao forno ligado, fica sempre longe do fogão, em local próprio. Se precisar, levanto, esparjo no pano ou papel toalha ou na tampa da PP, etc., e aí volto com o item espargido pra boca do fogão pra fazer o esfrega do álcool 70.
 
kkkkk o cachorro do lado foi massa

Só comentando. O álcool 70 qd uso em procedimento próximo ao forno ligado, fica sempre longe do fogão, em local próprio. Se precisar, levanto, esparjo no pano ou papel toalha ou na tampa da PP, etc., e aí volto com o item espargido pra boca do fogão pra fazer o esfrega do álcool 70.
Bem lembrado... no início era tão neurotico que cheguei a borrifar alcool na chama de uma vela e k bagui foi doido kkkk


Por aqui segue assim, muito promissor esse balde!
20200910_072335.jpg
é pin pra todo lado
 
Última edição por um moderador:
Vai white fever
Coisa linda!

Foi só esquentar que consegui carimbos excelentes dessa strain... sem falar nesses cogumelos lindos

20200911_211041.jpg
 
Última edição por um moderador:
Back
Top