Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Exite diferença entre aromas na micologia?

Estrelinha

ex-membro
Excluido
01/10/2020
140
6
51
Ola Pessoal, tudo bem?

Tenho uma duvida de novato.

Sobre os aromas, entre as diversas tentativas e erros, que fiz nestes 3 meses de tentativa e erro no cultivo, pude senti o cheiro do micelio em diversas fases.
Para mim o micelio é um aroma agradável e característico.
Quando se abre a estufa pelo aroma ja da pra saber que tudo esta indo bem.
Ja senti cheiro de milho contaminado e arroz também, bem é horrível mesmo o cheiro, dependendo da contaminação, o cheiro muda, pude comprovar o aroma , mas continua terrível .
Então me veio a duvida, em alguns dos bolos pftec que acabei de retirar da estufa o aroma não estão iguais, mas são agradaveis ( claro estou usando diversas estirpes ) então a pergunta me veio : com uma estirpe diferente o cheiro do micelio muda ? ou micelio é micelio e o cheiro e sempre igual?

Se for tudo igual na micologia, tenho algo errado aqui.
 
Olá... nao sei se é verdade... mas sempre dou uma cheirada no pote dps de tirar o bolo ou grão colonizado. E percebi que cada um tem um cheiro diferente... pra mim todos lembram mel mas com pequenas variações... nao entre as strains mas entre os potes. Seja da mesma strain ou não
Agora cheirar pote contaminado... desnecessário e perigoso...
 
Última edição:
Upvote 0
Olá... nao sei se é verdade... mas sempre dou uma cheirada no pote dps de tirar o bolo ou grão colonizado. E percebi que cada um tem um cheiro diferente... pra mim todos lembram mel mas com pequenas variações... nao entre as strains mas entre os potes. Seja da mesma strain ou não
Agora cheirar pote contaminado... desnecessário e perigoso...
Ficou curioso agora "(nao entre as strains mas entre os potes.)" isto é estranho.
Sobre cheirar potes contaminados realmente é desnecessario e perigoso, mas não da pra não sentir o cheiro, não vou jogar o pote fora a ao limpar peregrina o ar .
Obrigado pelo comentário,
 
Upvote 0
Para mim o micelio é um aroma agradável e característico

Como que pode um cogumelo cheirar tão bem e ter um gosto tão ruim neh!!! kkk

com uma estirpe diferente o cheiro do micelio muda ? ou micelio é micelio e o cheiro e sempre igual?

Micélio de cubs tem tudo o mesmo cheiro. A variação ocorre dependendo do estado do micélio, se mais vigoroso ou mais molenga (e talvez em função do substrato? Não sei porque só uso PF Tek). Mas no fim, apenas uma pequena gama de variação do mesmo aroma.

Tem uma contaminação que tem um cheiro delicioso, que eu chamo de "parece glacê açúcar de confeiteiro"... é que eu não chamo as contaminações pelos nomes, exceto as mais famosas... :p Ela dá somente sobre o bolo já todo colonizado, é um parasita do micélio de cubs.
 
Última edição:
Upvote 0
Como que pode um cogumelo cheirar tão bem e ter um gosto tão ruim neh!!! kkk



Micélio de cubs tem tudo o mesmo cheiro. A variação ocorre dependendo do estado do micélio, se mais vigoroso ou mais molenga (e talvez em função do substrato? Não sei porque só uso PF Tek). Mas no fim, apenas uma pequena gama de variação do mesmo aroma.

Tem uma contaminação que tem um cheiro delicioso, que eu chamo de "parece açúcar de confeiteiro"... é que eu não chamo as contaminações pelos nomes, exceto as mais famosas... :p Ela dá somente sobre o bolo já todo colonizado, é um parasita do micélio de cubs.

KKKK verdade, tomei chá uma vez só, eita, é ruim mesmo, mesmo tampando o nariz, olha que tomei com mel kkkk.

Eu digo uma vez, mas quero dizer, enquanto durou este primeiro cultivo,

Eu fiz cápsulas o que para engolir era tranquilo de 1G, (a maior) que tem, mas não tem jeito vira e mexe la vem pelo encanamento o Cheiro e gosto por goela a cima kkkk, mas o fim justifica os meios, pelo amor, afinal voce é responsável por aquele que cuida, correto ? kkkkk

e tambem me diseram que quando mas voce sofre, mais se tem amor kkkk.

Uma pessoa importante para mim disse certa vez: ("e vc tomar algum remédio e ele não for ruim, não creio que voce tera algum proveito disso" ) e sabe ele até que tem razão kkkkk.

Agora falando um pouco mais serio:

Obrigado pelo resposta @ExPoro , Mas acho que vc apertou o (Enter)

Bem, tenho algo relevante aqui, tenho cerca de cinco Strain no mesmo terrário, o bolos tem cheiro de cubeinsis outros tem cheiro agradável, mas não é igual.
Eu postei uma foto os amigos falaram, que não é contaminante, bem vou tentar ver.

Quarta feira agora faz duas semanas e nada de pins, até quarta feira ja acaba de colonizar os outros dois copos de azeitona que cortei na resistência para PFtec e que estão na estufa a colonizar, eu penso em fazer uma estante com umidificador até la e esquecer este terrario vou tentar chegar perto desta e fazer divisão entre elas, para tentar isolar futura contaminação, vou tambem ir para a CL meu primeiro cultivo deste tipo acertei de primeira, agora nestas tentativas dando erro, mas é bom pois o que não nos derruba nos deixa mais fortes.

vou tentar fazer igual a esta da foto.

deixar tudo no ar livre e no natural.

quando terminar vou postar para sugestão blz.

Sucesso.

estante.jpg
 

Anexos

  • estante.jpg
    estante.jpg
    19.5 KB · Visualizações: 4
Última edição:
Upvote 0
Acho interessante antes de montar algo de maior porte partir para o estudo de Mono/Minitubs, teoricamente eles precisam de menos cuidado que bolos de PF Tek, porém manter as condições da superfície do micélio é difícil para iniciantes, desenvolver o design do Monotub ideal também é.

A vantagem de se aprender sobre o cultivo em Monotub é justamente entender sobre as condições ideiais das várias etapas no processo de desenvolvimento do micélio, especialmente condições ideiais de pinagem e frutificação.

Depois de pesquisar bastante acredito que a sequencia ideal de aprendizado seria basicamente essa:

- PF Tek a partir de carimbo de esporos ou seringa de esporos. (sem SAB "Still Air Box" ou Glove Box)
- Primeiro Cultivo, confecção dos próprios carimbos
- Montagem de SAB
- Carimbo ou Seringa para Agar
- Isolamento em Agar
- Agar para Grãos
- Grão para Substrato em Monotub

Apesar de parecer mais difícil ou trabalhoso o conhecimento em Agar é crucial para quem vai se desenvolver no cultivo, crucial para clonagem, isolamento de micélio e teste de contaminação de CL antes de usá-la.
 
Upvote 0
Acho interessante antes de montar algo de maior porte partir para o estudo de Mono/Minitubs, teoricamente eles precisam de menos cuidado que bolos de PF Tek, porém manter as condições da superfície do micélio é difícil para iniciantes, desenvolver o design do Monotub ideal também é.

A vantagem de se aprender sobre o cultivo em Monotub é justamente entender sobre as condições ideiais das várias etapas no processo de desenvolvimento do micélio, especialmente condições ideiais de pinagem e frutificação.

Depois de pesquisar bastante acredito que a sequencia ideal de aprendizado seria basicamente essa:

- PF Tek a partir de carimbo de esporos ou seringa de esporos. (sem SAB "Still Air Box" ou Glove Box)
- Primeiro Cultivo, confecção dos próprios carimbos
- Montagem de SAB
- Carimbo ou Seringa para Agar
- Isolamento em Agar
- Agar para Grãos
- Grão para Substrato em Monotub

Apesar de parecer mais difícil ou trabalhoso o conhecimento em Agar é crucial para quem vai se desenvolver no cultivo, crucial para clonagem, isolamento de micélio e teste de contaminação de CL antes de usá-la.


Ola Tudo bem, fico grato pelo retorno , passei por estas etapas que comentou e até deu certo, mas agora deu errado e parei no isolamento em Agar.

Na verdade nesta instância, não estou muito preocupado com isolamento de micélio e volume em produção ( claro seria Ótimo ), mas este não é o momento para capela laminar, placas de petri nem agar, ( apesar que tenho umas ideias em policarbonato para capela laminar que ficaria bem legal, ) mas sou apenas uma estrelinha Esporo, pensei em CL pois me parece super simples de fazer.

Tenho que estudar ( e estou estudando na verdade, pois me interessa. ).
Como ja tenho os carimbos que eu mesmo fiz da minha primeira tentativa e sucesso vi que as vantagens são incomparáveis em (CL) além da segurança neste método estar em outro nível, sei que não domino as técnicas, mas me parece, mais fácil.

eu estava lendo um topico aqui no forun ( Reiniciando o Inicio ) onde nosso amigo @Mauricio Reiniciando o Início
Comenta sobre as técnicas empregadas, Percebi que a melhor técnica e deixe a vida viver, ao ar livre, e ficar livre de argila expandida de ficar abanando e todas estas coisas.
Voce acredita kkkkkk vou postar uma foto kkkkk terrario.jpg eu cheguei a criar uma cachoeira tripla dentro de uma estufa pensando que isso iria ajudar na umidificação e circulação de ar kkkk, olha que ingenuidade, kkkkkk ficou lindo kkkk tudo azul, agua caindo kkkkk mas nada funcional, pois borrifar agua nas laterais da mais umidade do que uma cachoeira de agua caindo kkkkk sem falar meu era um barulhão de agua caindo kkkkk

Quero fazer uma estante com umidificador para deixar o mais natural possível e ai com o tempo vou apreendendo e adaptando.

obrigado pelos toks, esta em meus planos futuros me especializar desta forma, mas tenho um longo caminho ,pois sou apenas uma estrelinha esporo ainda.
 

Anexos

  • terrario.jpg
    terrario.jpg
    97.7 KB · Visualizações: 10
Última edição:
Upvote 0
kkkkkk depois de duas semana pinou meu primeiro pin kkkkkkkk

Imagina uma estrelinha feliz kkkkk
 

Anexos

  • 1.jpeg
    1.jpeg
    64.8 KB · Visualizações: 7
Upvote 0
Ola Tudo bem, fico grato pelo retorno , passei por estas etapas que comentou e até deu certo, mas agora deu errado e parei no isolamento em Agar.

Na verdade nesta instância, não estou muito preocupado com isolamento de micélio e volume em produção ( claro seria Ótimo ), mas este não é o momento para capela laminar, placas de petri nem agar, ( apesar que tenho umas ideias em policarbonato para capela laminar que ficaria bem legal, ) mas sou apenas uma estrelinha Esporo, pensei em CL pois me parece super simples de fazer.

Tenho que estudar ( e estou estudando na verdade, pois me interessa. ).
Como ja tenho os carimbos que eu mesmo fiz da minha primeira tentativa e sucesso vi que as vantagens são incomparáveis em (CL) além da segurança neste método estar em outro nível, sei que não domino as técnicas, mas me parece, mais fácil.

eu estava lendo um topico aqui no forun ( Reiniciando o Inicio ) onde nosso amigo @Mauricio Reiniciando o Início
Comenta sobre as técnicas empregadas, Percebi que a melhor técnica e deixe a vida viver, ao ar livre, e ficar livre de argila expandida de ficar abanando e todas estas coisas.
Voce acredita kkkkkk vou postar uma foto kkkkk terrario.jpg eu cheguei a criar uma cachoeira tripla dentro de uma estufa pensando que isso iria ajudar na umidificação e circulação de ar kkkk, olha que ingenuidade, kkkkkk ficou lindo kkkk tudo azul, agua caindo kkkkk mas nada funcional, pois borrifar agua nas laterais da mais umidade do que uma cachoeira de agua caindo kkkkk sem falar meu era um barulhão de agua caindo kkkkk

Quero fazer uma estante com umidificador para deixar o mais natural possível e ai com o tempo vou apreendendo e adaptando.

obrigado pelos toks, esta em meus planos futuros me especializar desta forma, mas tenho um longo caminho ,pois sou apenas uma estrelinha esporo ainda.

Acho que um sistema de água corrente tem que ser em ritmo devagar e só funciona se os bolos tiverem algum contato direto (tocar no "pezinho deles") ou indireto (umidificar uma argila expandida sobre a qual o bolo está) com essa água corrente. Talvez num sistema mais fechado, de menor proporção, possa possibilitar uma boa manutenção de temperatura amena, oxigênio e umidade. Mas minha ideia seria mais pra algo tipo 1 gota a cada poucos minutos.

Gostei do que fez, ficou bem legal e inventivo. Pena que não teve aproveitamento.
 
Upvote 0
Acho que um sistema de água corrente tem que ser em ritmo devagar e só funciona se os bolos tiverem algum contato direto (tocar no "pezinho deles") ou indireto (umidificar uma argila expandida sobre a qual o bolo está) com essa água corrente. Talvez num sistema mais fechado, de menor proporção, possa possibilitar uma boa manutenção de temperatura amena, oxigênio e umidade. Mas minha ideia seria mais pra algo tipo 1 gota a cada poucos minutos.

Gostei do que fez, ficou bem legal e inventivo. Pena que não teve aproveitamento.

Neste sistema tinha 4 lagos 3 cachoeiras e não era gotinha não era cataratas do niágara serio kkkk um balde de 50 litros por minuto , eu desisti da ideia porque depois que se liga o sistema de exaustão mais a bomba de circulação mesmo sendo economico, mas a agua caindo era uma barulheira danada até com a tampa fechada do terrário, ouvi até alguém passar na rua e dizer, o cano da casa deve ter estourado kkkkk.

Então desliguei tudo kkkkk

Voce esta certo sobre pequena quantidade, mas creio que um umidificador com um tripot regulável veja viável estou de olho nisso.

Meus olhos estão brilhando para uma capela laminar, num futuro, eu ja tive a oportunidade de adquirir algumas por algumas vezes, vejo empresas falidas fechando e escolas fechando e colocando a venda seus laboratorios até bem legais e sofisticadas algumas, mas o problema de qualquer forma é o tamanho um trombolho, que poderia ser mais versatil.

Tenho umas chapas de policarbonato aqui pensei em fazer uma laminar, pequena, versátil com hepa, exaustor, e testar com gelo seco a eficacia, pois sempre manuseio ácido nítrico entre outros e na verdade deveria ter uma aqui, num futuro quero distrair meus olhos com a clonagem e seleção em petri e colher flutos do aprendizado.



Obrigado pelo incentivo.
 
Última edição:
Upvote 0
Eita tomo cha de trepadeira kkkkkkk

Nasceu algo estranho, então isolei cada bolo em separado, quando borrifo agua se dissolve o que sera isso ? algum companheiro coruja consegue identificar? derrete com agua, sera feito de açúcar kkkk o que será isso? CobWeb ??? ( Teia de Aranha? ) Estão todos separados agora porque fiquei com duvida e não quero estragar o que deu certo.
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2020-10-17 at 13.25.41.jpeg
    WhatsApp Image 2020-10-17 at 13.25.41.jpeg
    87.7 KB · Visualizações: 12
  • WhatsApp Image 2020-10-17 at 13.30.35.jpeg
    WhatsApp Image 2020-10-17 at 13.30.35.jpeg
    316.6 KB · Visualizações: 8
Última edição:
Upvote 0
Eita tomo cha de trepadeira WhatsApp Image 2020-10-17 at 13.25.41.jpeg kkkkkkk

Nasceu algo estranho, então isolei cada bolo em separado, quando borrifo agua se dissolve o que sera isso ?
WhatsApp Image 2020-10-17 at 13.30.35.jpeg
algum companheiro coruja consegue identificar? derrete com agua, sera feito de açúcar kkkk o que será isso? CobWeb ??? ( Teia de Aranha? ) Estão todos separados agora porque fiquei com duvida e não quero estragar o que deu certo.

A imagem em miniatura e a original ao clicar em cima estão muito pequenas. Pode tirar nova foto?
 
Upvote 0
A imagem em miniatura e a original ao clicar em cima estão muito pequenas. Pode tirar nova foto?
Ola @ExPoro Valeu pelo retorno, segue as Fotos.

Fotos 1,2,3 Zoom do Suspeito kkkk
Foto 4 foto do pin que tomou cha de trepadeira, to feliz com ele, pensei que era aporto, mas depois que isolei todos ele ficou animado com o espaço.

PS. quando pulverizo agua, ele dissolve e some.
 

Anexos

  • Micelio 1.jpg
    Micelio 1.jpg
    193.5 KB · Visualizações: 10
  • Micelio 2.jpg
    Micelio 2.jpg
    198 KB · Visualizações: 10
  • Micelio 3.jpg
    Micelio 3.jpg
    291.5 KB · Visualizações: 8
  • Pin.jpg
    Pin.jpg
    284.8 KB · Visualizações: 8
Upvote 0
Contaminação. Está bem branco mas deve ser cobweb sim. Espargir água oxigenada para matar. Acho que o pessoal dissolve um pouco em água comum.
 
Upvote 0
Vieram os frutos do pftec Eu achei pesado para apenas 02 com 32,8 G

Vou fazer 1603250472407.jpeg cold shock de 12 horas, depois roll de vermiculita e ver no que da.
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2020-10-21 at 00.14.33.jpeg
    WhatsApp Image 2020-10-21 at 00.14.33.jpeg
    68.2 KB · Visualizações: 1
Upvote 0
Back
Top