Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Exame toxicológico para motoristas categorias C, D e E será obrigatório a partir de abril

Arcturus

Cogumelo maduro
Membro Ativo
18/02/2010
805
70
PB
Medida foi publicada nesta sexta-feira (30), no Diário Oficial da União (DOU), por meio da Resolução n° 517/2015 do Contran

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabeleceu novo prazo de 30 de abril de 2015 para a exigência do exame toxicológico aos motoristas que irão adicionar ou renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para as categorias C, D e E.

A medida foi publicada nesta sexta-feira (30), no Diário Oficial da União (DOU), por meio da Resolução n° 517/2015 do Contran.

A Resolução n° 517/2015 revoga as Resoluções n ° 460/2013 e 490/2014 do Contran, que estabeleciam o prazo de 1° de março de 2015 como data limite.

De acordo com a resolução, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) deverá credenciar os laboratórios que estejam aptos para realizar as análises laboratoriais toxicológicas.

O exame toxicológico tem o objetivo de identificar o uso de substâncias psicoativas no organismo do motorista e oferecer mais segurança no trânsito em relação ao transporte de cargas e vidas.

O exame custa em torno de R$ 270 a R$ 290 e deverá ser apresentado na renovação da CNH a cada cinco anos, ou mudança de categoria.

A análise clínica poderá ser realizada pelo fio de cabelo ou pelas unhas para detectar diversos tipos de drogas e seus derivados, como a cocaína (crack e merla), maconha e derivados, morfina, heroína, ecstasy, ópio, codeína, anfetamina (rebite) e metanfetamina (rebite).

Além de outros elementos que poderão ser acrescidos em razão da descoberta das autoridades competentes. O exame é capaz de detectar substâncias usadas em um período de tempo de três meses.

A realização do exame e a identificação de substâncias psicoativas não constitui por si a inaptidão.

Os motoristas podem estar utilizando medicamentos, sob prescrição médica, que possuam em sua composição algum elemento detectado pelo exame.

Por esta razão, a quantidade e a duração do uso identificadas no exame deverão ser submetidas à avaliação médica em clínica credenciada que emitirá um laudo final de aptidão do candidato a condutor.

A existência da substância psicoativa não configura isoladamente o uso ilícito ou dependência, o médico avaliador é o responsável final pela análise e avaliação das informações.

É importante ressaltar que o Contran estabelece na resolução 460, os procedimentos que permitam ao cidadão a realização do exame, o anonimato, o conhecimento antecipado do resultado e sua decisão sobre a continuidade ou não dos procedimentos de habilitação profissional, somente possível mediante a apresentação no Detran do exame laboratorial.

O uso de substâncias tóxicas é o fator responsável por maior parte dos acidentes graves nas rodovias brasileiras.

Estudos realizados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) indicam que as principais ocorrências de acidentes envolvendo veículos grandes acontecem no período da noite e com condutores suspeitos de terem feito uso de algum tipo de substância psicoativa.

Categorias

A categoria C corresponde ao condutor de veículo motorizado utilizado em transporte de carga em que o peso bruto total exceda a 3500 Kg.

O motorista deve estar habilitado pelo menos um ano com CNH B. Na categoria D, o condutor de veículo motorizado utilizado no transporte de passageiros em que a lotação exceda a oito lugares, sem contar o motorista.

Deve ter no mínimo um ano na categoria C ou dois anos na categoria. Já a categoria E, o condutor de combinação de veículos em que a unidade tratora se enquadre nas Categorias B, C ou D e cuja unidade acoplada, reboque, semi-reboque ou articulada, tenha 6000 Kg ou mais de peso bruto total, ou cuja lotação exceda a oito lugares, ou, ainda, seja enquadrado na categoria trailer.

O motorista deve estar habilitado no mínimo um ano na categoria C.

Fonte
 
A boa notícia é que provavelmente a psilocibina não vai entrar na lista de substâncias detectáveis. Na resolução, não consta como "substâncias mínima" para ser detectada. Posterior regulamentação pode adicionar. O que eu vi é apenas a detecção das substâncias mais clássicas e comumente usadas para entretenimento - ou até mesmo para dirigir em longas viagens - o que exclui a psilocibina. Sequer o LSD, o mais abusado dos psicodélicos, está listado ali, e acho que deve ser o único dos psicodélicos clássicos a entrar na lista, por ser muito popular.

Ainda bem que, apesar da visão popular de cogumelos de diversão, acho que quem trabalha com essas coisas reconhece que o grande uso da psilocibina é enteógeno.
 
Pessoal, pretendo tirar carta de motorista na categoria D já que trabalho numa empresa onde as entregas são feitas com um caminhão e pelo que pesquisei, mesmo tendo só a categoria B eu poderia "pular" direto pra D sem ter a C e dirigir tanto caminhões de carga "leve" como veículos com vários passageiros.

Bom, minha preocupação principal era em relação a maconha que eu pretendo ficar sem por pelo menos 6 meses antes de fazer o exame (já estou sem a um mês). Pelo visto a psilocibina não será um obstáculo no exame, já que atualmente só faço uso de tabaco e teonanacatl. Alguém conhece a lista completa de drogas detectadas no exame? ouvi dizer que eles procuram cerca de 15 drogas no exame e não achei nada sobre psilocibina. Não gostaria de reprovar no exame por causa dos cogumelos e queria saber se alguém tem informações pra me deixar mais tranquilo.

Brigadão
 
Última edição por um moderador:
Alguem conhece a lista completa de drogas detectadas no exame? ouvi dizer que eles procuram cerca de 15 drogas no exame e nao achei nada sobre psilocibina.


A lista mínima está na Resolução Contran 517:

1.2. Os exames deverão testar, no mínimo, a presença das seguintes substâncias: maconha e derivados, cocaína e derivados incluindo crack e merla, opiáceos incluindo codeína, morfina e heroína; "ecstasy" (MDMA e MDA), anfetamina e metanfetamina.

O exame já está sendo criticado pelo custo. Não creio que psilocina seja incluída, pois ficaria ainda mais caro. Mesmo esse 14 Panel Hair Follicle Drug Test, um dos melhores que vi anunciados, não testa para psilocina. O anunciado na lista mínima da resolução se parece mais com esse: 5 Panel Hair Follicle Drug Test.


Entretanto, se estiver inseguro, é bom dar um intervalo no uso de cogumelos antes do teste.
 
Provavelmente vou arriscar kkkkk

Estou guiando para o uso com microdosing da psilocibina e to confiante que não vou ser barrado..

Brigado pela atenção :D
 
Última edição por um moderador:
Back
Top