Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Eu tava tendo alguns problemas com umidade, precisava abrir o terrario mais de 4 vezes no dia pra borrifar agua nas laterais. Por conta disso, optei por comprar um atomizador (daqueles USB que vende na shopee) e coloquei no terrario. Dai, deixei em torno de 2 horas ligado dentro do terrario, quando voltei, tinha MUITA água, tava com neblina, goticulas na tampa da caixa, microgoticulas na superficie dos meus casings. Isso representa algum problema? Não possuo nenhum timer, mas não me importaria de ligar e desligar o atomizador de forma manual, mas de quanto em quanto tempo eu devo ligar ele? e por quanto tempo?
 
https://teonanacatl.org/threads/uso-de-húmus.5705/



respondendo:

1º uma fonte de informação para sabermos o que é húmus de minhoca:

Húmus – Wikipédia, a enciclopédia livre

Espero que tenham lido o link acima.

O húmus pode participar de um cultivo de cogumelos, porém sua utilização deve ser restrita na fase de confeção do casing.
Então supondo que faremos um casing, 1º inoculamos uma fonte de carbohidratos, que pode ser milho de pipoca, arroz ou centeio, tem outros.
A fonte de carbohidratos é suficiente para fazer o micélio se desenvolver com eficiência, ela por si só basta, porém são feitas adições de suplementos como: sementes, cremogema, vitaminas, etc.
Com ou sem esses suplementos o micélio se desenvolveria.
Quando o substrato estiver totalmente colonizado, chamamos isso de 100%, ou pronto para aniversariar , faremos então a composição do casing.
Para fazer o casing escolhemos um material para servir de cobertura dos grãos colonizados.
É como fazer um bolo e depois cobrir com chocolate. Os grãos colonizados, que chamamos de semente, é o bolo, o chocolate, o material que escolheremos para cobertura.
São vários os materiais que podem ser utilizados:
Material para cobertura de casing deve ser:
1 - Não fonte de carbohidrato, ou seja nada de alto valor nutritivo.
2 - Não compactador, senão asfalta os grãos, areia não serve.
3 - Deve então ser:
3.1- poroso- para permitir aeração, ou seja circulação do ar, que é necessario para formação de primórdias e pins. Ex.: pó de coco, sphagnum, pó de pinha, fibra de coco
3.2 - acumulador de água- para ser um reservatório de água para os pins que se desenvolvem, já que 99% do cogumelo é água.Ex.: vermiculita
3.3 - seletor/isolante microbiano - para ser uma 1ª barreira a impedir a invasão de microorganismos inconvenientes. Ex.: vermiculita, sphagnum
3.4 - fonte de sais minerais e indutor de pinagem - esse material é um gatilho de pinagem, ele possui sais minerais e mais importante, um colônia de microorganismos bons para o micélio.Ex.: esterco, turfa, substrato, para planta, húmus

Essas são as 4 necessidades básicas. Então procuramos um material ou mistura de materiais que abragem as necessidades.

Uma mistura boa é vermiculita que atende 3.2 e 3.3 ; húmus que abrage 3.4 e pó de coco que abrage 3.1.

No húmus estão os sais minerais e os" micros bons", devemos pasteurizar e não esterilizar o húmus, para manter vivos os " micros bons".


Como usar ?

Todo material com caraterística 3.4 deve ser no máximo 10% do peso total, então compomos uma boa cobertura assim:

1 parte de vermiculita
1 parte de pó de coco
1/10 parte de húmus

Pasteurize por 3 horas entre 70 - 90º C.
Deixe esfriar 24 horas e repita no dia seguinte.
Use assim que pronto para montar o casing, guardar para depois não é bom.

Com as mesmas funções do húmus temos:
- esterco, nas diversas versões ( bovino, equino, coelho, codorna)
- turfa
- substrato para planta
- e outros
Muito bom irmão. Valeu pelo texto. Eu
 
Eu tava tendo alguns problemas com umidade, precisava abrir o terrario mais de 4 vezes no dia pra borrifar agua nas laterais. Por conta disso, optei por comprar um atomizador (daqueles USB que vende na shopee) e coloquei no terrario. Dai, deixei em torno de 2 horas ligado dentro do terrario, quando voltei, tinha MUITA água, tava com neblina, goticulas na tampa da caixa, microgoticulas na superficie dos meus casings. Isso representa algum problema? Não possuo nenhum timer, mas não me importaria de ligar e desligar o atomizador de forma manual, mas de quanto em quanto tempo eu devo ligar ele? e por quanto tempo?

O tempo vc vai descobrir na base da experiência.

Acho mais apropriado desligar assim que vir condensacao nas laterais, e ligar pouco antes do tempo pra parecer seco demais.

Marque esses intervalos e veja se ajuda.
 
Uma dúvida de iniciante nível -1

Estou juntando materiais para começar o meu primeiro cultivo e tenho me preocupado com a manutenção da temperatura. Tanto para a incubação quanto para a frutificação. Nas madrugadas, temos chegado a 10 graus onde eu moro, então pensei em colocar garrafas pet com termostato de aquário pra tentar regular a temperatura. Vi que tem uns aquecedores simples de 10w de potência, mas sem termostato. Meu receio é colocar um aquecedor simples e a temperatura sair do controle ou talvez não esquentar o suficiente. Algum conselho? Vou iniciar fazendo uns bolos de PF usando o guia que o ExPoro disponibilizou.

Um abraço pra todos!
 
Uma dúvida de iniciante nível -1

Estou juntando materiais para começar o meu primeiro cultivo e tenho me preocupado com a manutenção da temperatura. Tanto para a incubação quanto para a frutificação. Nas madrugadas, temos chegado a 10 graus onde eu moro, então pensei em colocar garrafas pet com termostato de aquário pra tentar regular a temperatura. Vi que tem uns aquecedores simples de 10w de potência, mas sem termostato. Meu receio é colocar um aquecedor simples e a temperatura sair do controle ou talvez não esquentar o suficiente. Algum conselho? Vou iniciar fazendo uns bolos de PF usando o guia que o ExPoro disponibilizou.

Um abraço pra todos!

Melhor não usar aquecedor sem termostato.

O frio da noite (10° nem é tão frio) não vai prejudicar os bolos, só vai reduzir a velocidade de colonização.

Agora, se você esquecer o aquecedor ligado o dia inteiro e o dia ficar quente, vai facilitar contaminantes.
 
Melhor não usar aquecedor sem termostato.

O frio da noite (10° nem é tão frio) não vai prejudicar os bolos, só vai reduzir a velocidade de colonização.

Agora, se você esquecer o aquecedor ligado o dia inteiro e o dia ficar quente, vai facilitar contaminantes.

Valeu Texugo! Obrigado pela dica. Durante o dia fica mais quente mesmo, aí acho que não seria legal usar o aquecedor mesmo. Pra uma caixa de isopor ou cooler contendo uns 6 bolos de 220ml, você acha que uma garrafa de 1 a 2 litros de água com o um termostato de 25w seria uma boa ideia?
 
Valeu Texugo! Obrigado pela dica. Durante o dia fica mais quente mesmo, aí acho que não seria legal usar o aquecedor mesmo. Pra uma caixa de isopor ou cooler contendo uns 6 bolos de 220ml, você acha que uma garrafa de 1 a 2 litros de água com o um termostato de 25w seria uma boa ideia?

Sim, se a caixa for térmica é bem útil.

Mas se estiver apertado na grana, não é indispensável.
Da muito bem pra cultivar sem aquecedor aqui no Brasil.

Se preferir esperar outro mês pra comprar, não tem nenhum problema
 
Duvida de novato, estou dividido entre duas culturas liquidas em seringa para fazer meu primeiro cultivo. Um é o cubensis B+ 10ml 40$, e o outro é o Syzygy 20ml 55$. Sei que o mais comum é o B+ mas o Syzygy esta mais em conta, o que vcs me recomendam?
 
ambas sao otimas.
Obrigado camarada, e aproveitando que vc me respondeu, ouvi falar que vc da curso de cultivo, por onde entro em contato a respeito disso?

@ExPoro , li sua recomendacao de terrario de garrafa pet 3L no tutorial pra iniciantes e tá mto bom. Uma duvida que eu tive é se tem algum risco em furar a garrafa e colocar uma sonda de termohigrometro, pois como sou de primeira viagem queria monitorar a temperatura e umidade afim de absorver mais conhecimento.
 
@ExPoro , li sua recomendacao de terrario de garrafa pet 3L no tutorial pra iniciantes e tá mto bom. Uma duvida que eu tive é se tem algum risco em furar a garrafa e colocar uma sonda de termohigrometro, pois como sou de primeira viagem queria monitorar a temperatura e umidade afim de absorver mais conhecimento.

É só tampar qualquer buraco que sobre com fita, micropore ou qualquer coisa, pra evitar a entrada direta de contaminantes, poeira, etc ;)
 
Galera, outra duvida, estou escolhendo a strain para comecar e estou na duvida entre comprar o carimbo para aprender a fazer a seringa ou a seringa direto. Tem muitas chances de falha no processo de fazer a seringa? E existem diferencas conhecidas entre as especies SyGyZy e White Ferver por exemplo ou sao coisas minimas?
 
Galera, outra duvida, estou escolhendo a strain para comecar e estou na duvida entre comprar o carimbo para aprender a fazer a seringa ou a seringa direto. Tem muitas chances de falha no processo de fazer a seringa? E existem diferencas conhecidas entre as especies SyGyZy e White Ferver por exemplo ou sao coisas minimas?
ambas sao otimas.

Aqui você pode ver sobre a seringa de esporos. Totalmente tranquila de ser feita, inclusive muito legal de ser estudada.

Aqui você encontra o guia de strains do site, no qual pode ver as características das strains mencionadas. No meu ponto de vista, as diferenças são mínimas entre as cepas, afinal são todos Cubensis e as "strains" são só pequenas variantes, mas não outras espécies ou realmente outras "raças".

Sou da época em que a gente vinha aqui no fórum, pedia uma doação de carimbo, qualquer carimbo pra começar, e a comunidade aqui fornecia esse carimbo e todos eram gratos, independente da cepa, porque era uma época na o acesso aos carimbos não eram como hoje. Enfim, coisa de dez anos atrás, haha.

Estou falando isso só pra te dizer que é bom poder escolher a cepa, mas na real tanto faz, o que vier pra você, é porque tinha que vir. Cubensis são sagrados, eles vão te dar o que for seu, tanto faz a cepa.

Boa jornada!
 
Aqui você pode ver sobre a seringa de esporos. Totalmente tranquila de ser feita, inclusive muito legal de ser estudada.

Aqui você encontra o guia de strains do site, no qual pode ver as características das strains mencionadas. No meu ponto de vista, as diferenças são mínimas entre as cepas, afinal são todos Cubensis e as "strains" são só pequenas variantes, mas não outras espécies ou realmente outras "raças".

Sou da época em que a gente vinha aqui no fórum, pedia uma doação de carimbo, qualquer carimbo pra começar, e a comunidade aqui fornecia esse carimbo e todos eram gratos, independente da cepa, porque era uma época na o acesso aos carimbos não eram como hoje. Enfim, coisa de dez anos atrás, haha.

Estou falando isso só pra te dizer que é bom poder escolher a cepa, mas na real tanto faz, o que vier pra você, é porque tinha que vir. Cubensis são sagrados, eles vão te dar o que for seu, tanto faz a cepa.

Boa jornada!
muito obrigado pelo esclarecimento e incentivo, em breve venho aqui contar mais sobre a jornada kk, tamo junto.
 
Hoje eu processei um pouco de arroz para 2 pfteks, so que achei alguns posts falando que isso da problema, e outros dizendo que nao prejudica em nada, e queria saber se eu deveria usar ou nao.
 
Salve @VSJ ! Como vai amigo?

Quando preparei meus bolos, triturei o arroz no liquidificador porque era mais prático. Talvez a vermiculita faça bem o papel de aerar a massa do bolo e isso não causa tantos problemas para a colonização. Nos meus bolos eu usei vermiculita de granulação média. A minha farinha de arroz ficou com uma granulação parecida com areia de praia.

É claro, se estiver com medo de dar errado, vc pode sempre processar outro tanto deixando uma textura mais grossa.
 
Salve @VSJ ! Como vai amigo?

Quando preparei meus bolos, triturei o arroz no liquidificador porque era mais prático. Talvez a vermiculita faça bem o papel de aerar a massa do bolo e isso não causa tantos problemas para a colonização. Nos meus bolos eu usei vermiculita de granulação média. A minha farinha de arroz ficou com uma granulação parecida com areia de praia.

É claro, se estiver com medo de dar errado, vc pode sempre processar outro tanto deixando uma textura mais grossa.
Eai mano, tudo certo? To pensando sobre fazer outra, sobrou metade do saco de arroz integral, a minha tambem parece uma areia de praia, com alguns fragmentos maiores de arroz, voce usou e rolou tudo de boa? Se sim nao vejo motivo para nao usar ela.
 
Eai mano, tudo certo? To pensando sobre fazer outra, sobrou metade do saco de arroz integral, a minha tambem parece uma areia de praia, com alguns fragmentos maiores de arroz, voce usou e rolou tudo de boa? Se sim nao vejo motivo para nao usar ela.

Opa, tudo certo! Então, aqui comigo deu tudo certo sim. A textura da minha farinha de arroz integral ficou mais ou menos uniforme. Tinha sim uns pedacinhos maiores no meio do resto que parecia mais com uma areia fina de praia, sem chegar a textura de talco. A farinha de arroz que já vem processada no supermercado acaba sendo até mais fina do que isso e já ouvi falar de gente que usa com sucesso (principalmente lá no exterior onde o pessoal é chegado num produto processado hahaha).

Uma coisa que eu fiz na hora de misturar a massa do bolo foi meter a mão e misturar bem mesmo, pra deixar a massa o mais homogênea possível.

Dá uma espiada em como anda o meu cultivo aqui pra vc ver. Os meninos estão crescendo.
 
Back
Top