Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Se deixar o terrário funcionando, quando voltar vai estar uma meleca. Os cogumelos que abrirem e esporularem no terrário vão fazer sujeira, e depois de uns dias vão começar a apodrecer. Se acontecer qualquer coisa com a troca de ar, quando você voltar vai estar parecendo um algodão doce de tanto cobweb.

Colhe o que tiver para colher, limpa os bolos e põe tudo na parte de baixo da geladeira (gaveta de legumes), embalado de forma que não perca umidade. Talvez dê para voltar a frutificá-los quando você voltar.

Os que estiverem na incubadora, e já estiverem fechados de micélio, também.
 
Boa tarde!

É a primeira vez que consigo uma colonização boa, em 4 bolos PF TEK. Estão quase 100% colonizados pelo micélio. Mas estou com dúvidas em relação ao terrário.
Tenho essa caixa organizadora de plástico, com 25cm de largura, 35cm de comprimento e 30cm de altura e um termostato de aquário. Aí a ideia é colocar argila expandida no fundo com água e abrir uns 4 buracos grandes nas laterais, vedados com filtros de café. A questão é que, no meu caso, vai ser muito complicado usar uma bomba de ar.
Aí vem a dúvida: como fazer da melhor forma possível sem a bomba? Já vi algumas pessoas falando de simplesmente abrir a tampa de vez em quando e abanar um pouco. Mas aí o risco de contaminação é muito alto fazendo isso? Tem alguma outra forma de circular o ar que seja mais segura?

Muito obrigado!
 

Anexos

  • 20181201_131616.jpg
    20181201_131616.jpg
    6.6 MB · Visualizações: 11
Última edição:
Aí vem a dúvida: como fazer da melhor forma possível sem a bomba? Já vi algumas pessoas falando de simplesmente abrir a tampa de vez em quando e abanar um pouco. Mas aí o risco de contaminação é muito alto fazendo isso? Tem alguma outra forma de circular o ar que seja mais segura?

Minha bomba de ar ta encostada aqui, não vejo muito sentido em usá-la mais.

Se vc tiver buraco suficiente pra troca de ar, ta suave, e acho que o filtro de café deve permitir uma boa troca, ao msm tempo que protege o terrário.

Basta abrir 1x ou 2x no dia pra dar uma abanada. Contanto que vc n use algo sujo pra abanar, n tem mt risco de contaminação n. Lava a mão direitim e boas.
 
As regras do fórum impossibilitam a troca de informações relativas a localizações precisas.

Mas eu ouvi relatos confiáveis de pessoas que encontraram na Serra Grande.

Também ouvi um relato não confiável de alguém que disse ter encontrando em Guaramiranga.

O primeiro é mais plausível porque há grandes extensões de pastos. O microclima é adequado, principalmente na temporada atual de chuvas.
 
As regras do fórum impossibilitam a troca de informações relativas a localizações precisas.

Mas eu ouvi relatos confiáveis de pessoas que encontraram na Serra Grande.

Também ouvi um relato não confiável de alguém que disse ter encontrando em Guaramiranga.

O primeiro é mais plausível porque há grandes extensões de pastos. O microclima é adequado, principalmente na temporada atual de chuvas.
Valeu irmão!
 
Alguém já viajou de avião portando microdoses em cápsulas? É tranquilo levar na bagagem de mão, passar pelo raio-x e tals?

Quero levar as minhas pra viagem, e apesar de os coguzitos não serem ilegais, tão naquele limbo jurídico... o que me faz querer pensar duas vezes.

Eu ""pulverizo"" manualmente com pilão e fica um ""pó"" bem irregular, fazendo com que o conteúdo das cápsulas não pareça homogêneo, ou seja, cada capsula tem um conteúdo aparentemente diferente, apesar de terem a mesma quantidade pesada na balança (considerando tb que a balança que uso não é tãão precisa assim).

Será que essa diferença aparente de conteúdo aparece no raio-x? Ou aparece só as cápsulas msm? Até explicar q fucinho de porco não é tomada... e que faço minhas próprias microdoses de cogumelos do sol :roflmao:

Nível paranóico hard aqui hehe
 
@Priscillocibina Então pega uma receita para complexos vitamínicos, manda fazer em um laboratório e joga tudo lá dentro, chacoalha bem pra ficar misturado... rsrsrs

Poise, mas msm assim... se o raio-x conseguir mostrar o conteudo das capsulas vai dar pra ver que sao diferentes.
Acho q vou levar no bolso msm :p
 
Uma ótima noite a todos!!

Super animado aqui com o primeiro micélio que consigo desenvolver bem!! Agora, chegando a hora de montar o meu primeiro terrário, três perguntinhas:

-Devo fazer um Dunk antes do primeiro aniversário ou melhor só depois de produzirem? E, caso sim, preciso de fazer em uma água bem esterilizada (como esterilizar?)?

-Como esterilizar a vermiculita pra fazer o Roll sem microondas? Será que deixo ferver numa panela?

-E quanto tempo espero pra tirar os meninos do copo e colocar no terrário? (fotos no anexo) Estão quaaaase fechando inteiro! Acham que aniversariar no sábado (daqui 3 dias) é uma boa?

Muito obrigado pela atenção galera!!
 

Anexos

  • 20181212_213310.jpg
    20181212_213310.jpg
    1.3 MB · Visualizações: 11
  • 20181212_213329.jpg
    20181212_213329.jpg
    1.3 MB · Visualizações: 11
@Pedrozaiden Olá

-Devo fazer um Dunk antes do primeiro aniversário ou melhor só depois de produzirem? E, caso sim, preciso de fazer em uma água bem esterilizada (como esterilizar?)?

"O dunk pode ser feito antes ou depois do primeiro Flush, e depois a cada 2 ou 4 flushes, ou quando o Bolo ou Casing estiver com aparência de ressecado. O tempo de dunk mais citado atualmente é de 12 horas, mas há quem defenda 24 horas."

Sim, ideal é que seja agua mineral ou fervida; Caso ferva deixe esfriar antes, com tampa no recipiente.

Sobre esterilizar a vermiculita, já vi por aqui que é desnecessário, pois a mesma não carrega contaminantes. Dependendo de onde foi armazenada.

Acredito que já pode aniversariar eles.

Abraços e Boa Sorte.
 
Opa pessoal! Tenho uns bolos já 100% colonizados, faz uns 10 dias que ficaram prontos(inoculados há 30 dias), porém só vou poder aniversariar eles depois do dia 31, e não consigo guardar eles na geladeira. Será que eles estragam na incubadora mais esses dias? Obrigada, paz e luz!!!
 
Back
Top