Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Esterilização de substrato... em forno?

Prisiconauta

Primórdia
Membro Ativo
29/03/2018
397
20
31
Olas!

Tô aqui planejando meu primeiro cultivo de shimeji.

Vou usar um substrato à base de serragem e, como farei alguns testes, vai ficar bastante volumoso.

Não encontrei potes autoclavaveis de PP, e nao quero recorrer aos saquinhos, por isso vou primeiro esterelizar o substrato pra depois colocar em garrafas pet e outros potes (conforme visto em alguns diarios aqui do fórum)

Penso que pra esterelizar a quantidade de substrato que quero numa panela de pressão, vai ser muuito trabalhoso, ja que terei que dividi-las em potes menores (de vidro) e repetir o processo qnts vezes for necessario.

Por isso pensei que pudesse esterelizar td de uma vez num forno... colocar o substrato numa forma (coberta com papel aluminio) em cima de outra forma com agua (a lá banho maria), e deixar um tempo no fogo baixo.

Alguem ja tentou isso?
Ou tem palpites sobre se isso funcionaria ou se seria um desastre?

Gradicida.
 
Interessante; Parabéns por inovar!!

Não sei se vc mora em ap ou casa; Se for em casa acredito que seja uma maneira mais fácil de fazer.

Eu como churrasqueira uso um aro de ferro, leve, fácil de transportar, uso pouco carvão, já tem os buracos que ajudam a oxigenar o carvão, ou lenha, então não apaga nunca o fogo.

Talvez de certo vc fazer algo parecido ou mesmo com tijolos, enche de carvão(melhor pq da menos fumaça que lenha) e usa um taxo, e deixa até ferver; depois escoa a água, acredito que esterilize,

Espero ter ajudado!
Boa Sorte!
Abraços!
 
Talvez de certo vc fazer algo parecido ou mesmo com tijolos, enche de carvão(melhor pq da menos fumaça que lenha) e usa um taxo, e deixa até ferver; depois escoa a água, acredito que esterilize,

Hmmm pode ser uma boa msm... se eu fizer um banho maria com um tacho nesse esquema com carvão fica mais parecido com uma pasteurizadora que um forno.

Meu receio com o forno é ele ficar quente demais e assar o substrato hehehe

Vou pensar direitinho nessa possibilidade :)

Obrigada!
 
Acompanhando o post. Shimejis são meu próximo passo. Quem sabe ganhar uma grana no cultivo dos gourmets. ;)
 
@Priscillocibina
Faz o teste no forno com pouco material, se der certo blz.
Mas se precisar de grande quantidade acho que esse é o jeito mais fácil;
Arrumar um lugar pra armazenar ele esterilizado já te poupará tempo.

Qualquer dúvida estamos a disposição para ajudar!
Abraços!
 
Ja que minha proposta com esse primeiro cultivo é o de fazer testes, tô pensando seriamente em fazer um pouco de cada jeito.

Uma parte do substrato vou tentar esterelizar no forno, outra parte no tacho, outra parte na panela de pressão.

Vai dar um trabalhim... mas se eu n gostasse n teria escolhido os cogus como hobby hehehe

Farei um diario assim que começar :D
Tô empolgadaaaaa!!!

Valeu demais pela força
 
Ótimo!!
Sempre que for fazer os testes, sempre use os EPI's.
Boa Sorte!
 
Back
Top