Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Estão nascendo frágeis, murchos, mas em quantidade.

Brunostange

Esporo
Cadastrado
06/07/2019
8
2
35
Bom dia Pessoal!

Estou no 4 dia de frutificação do strain golden teacher, nos primeiros começou bonito, mas a partir do segundo dia começei a notar que eles estavam nascendo meio caído, murcho, parece que estão sem força e desidratados. Não achei nada parecido aqui no fórum até o momento.

Existe salvação?
 

Anexos

  • Cogu.jpg
    Cogu.jpg
    65.8 KB · Visualizações: 57
Boa tarde mano. Está conseguindo medir temperatura e umidade? Qual o substrato?
Cara a umidade está em 90% e a temperatura em 25,8º, acredito que esteja na média né?

O substrato eu já te falo exatamente pois fui um amigo meu que preparou e me forneceu o casing, já te passo.

Eles estão com aspecto de contaminação?

Será que tem como reverter esse quadro?
 
Upvote 0
Bom dia Pessoal!

Estou no 4 dia de frutificação do strain golden teacher, nos primeiros começou bonito, mas a partir do segundo dia começei a notar que eles estavam nascendo meio caído, murcho, parece que estão sem força e desidratados. Não achei nada parecido aqui no fórum até o momento.

Existe salvação?

Pode ser também só que os cogumelos tão crescendo sem qualquer direção, o que não é problema.

Fora a estética deles, algo de errado? Ao toque e cheiro?
 
Upvote 0
Pode ser também só que os cogumelos tão crescendo sem qualquer direção, o que não é problema.

Fora a estética deles, algo de errado? Ao toque e cheiro?

Cara o cheiro está normal, de cogumelo mesmo! Notei que estagnou o crescimento deles e o chapéus deles já abriram.

Tenho dúvidas em relação ao consumo dos mesmos, será que tento a sorte ou descarto?

Será que houve perda na potência deles?

Ahh outro ponto que gostaria de expor é que durante a frutificação o terrário ficou dentro de um estúdio isolado acusticamente ( Sala pequena 3x2) durante 2 dias, portanto renovação de ar. Será que esse foi o motivo de eles terem nascido dessa forma meio monstruosa? kkkkkk

Vou fazer o dunk e iniciar uma nova tentativa! Valeu pelas informações pessoal!
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2020-01-08 at 08.04.43.jpeg
    WhatsApp Image 2020-01-08 at 08.04.43.jpeg
    103.4 KB · Visualizações: 26
  • WhatsApp Image 2020-01-08 at 08.04.58.jpeg
    WhatsApp Image 2020-01-08 at 08.04.58.jpeg
    75.4 KB · Visualizações: 26
Upvote 0
Olá, bom dia. Estou com o mesmo problema que o seu no meu atual cultivo de GT. Eles ficaram iguaizinhos aos seus. No meu terrário coloquei uma bomba de ar, então no meu caso acredito que não seja a troca de ar o problema, pois a bomba é forte e também abria o terrário pra abanar e borrifar. Não coloquei pedra porosa na mangueira de ar, acho que está espirrando água devido aos borbullhos. Tô achando que é o excesso de umidade que está prejudicando o crescimento. Colhi eles, sequei e guardei para consumo pois não há sinal de contaminação. Fiz dunk, coloquei no terrário novamente, desliguei a bomba e vou ver como sairão.
 
Upvote 0
Olá, bom dia. Estou com o mesmo problema que o seu no meu atual cultivo de GT. Eles ficaram iguaizinhos aos seus. No meu terrário coloquei uma bomba de ar, então no meu caso acredito que não seja a troca de ar o problema, pois a bomba é forte e também abria o terrário pra abanar e borrifar. Não coloquei pedra porosa na mangueira de ar, acho que está espirrando água devido aos borbullhos. Tô achando que é o excesso de umidade que está prejudicando o crescimento. Colhi eles, sequei e guardei para consumo pois não há sinal de contaminação. Fiz dunk, coloquei no terrário novamente, desliguei a bomba e vou ver como sairão.


Tem fotos dos seus no período da colheita? Chegou a consumir?

Fiquei de cara, se chegasse no tamanho normal essa leva ia dar uma baita colheita!
 
Upvote 0
Não tenho foto. Mas tava igualzinho ao seu, vários cogus, só que pequenos e retorcidos. Ah, esqueci de falar, o meu casing de Golden Teacher foi comprado. Engraçado que meu primeiro cultivo foi um B+ AKM, sendo que desse eu inoculei os esporos e deu tudo certo (Bolo PF TEK), o terrário estava nas mesmas condições. Estou iniciando ainda nos estudos.
Colheita de GT rendeu 48g frescos
 
Upvote 0
Pode consumir sem problemas, mas recomendo secar antes se quiser ter mais certeza da dosagem.

Os meus ficaram ocos e quando apertava vazava água, bem desagradável se comer direto.

Perderam mais que 90% de peso depois de secos.

-----

Os meus eram tulum no 3 flush, logo depois esverdeou com trichoderma
 
Upvote 0
Beleza pessoal! Obrigado pelas dicas!

Vou colher hoje e depois que secar volto aqui para falar quanto me rendeu!

Queria saber qual foi o erro só, fiz tudo certinho!
 
Upvote 0
Fala galera! O segundo flush aconteceu a mesma coisa, o que pode ter dado errado, tentei seguir todas elas dicas mas infelizmente não deu certo novamente. Pode ser algum tipo de problema no esporo?
Seguem fotos!
 

Anexos

  • IMG_20200120_131535.jpg
    IMG_20200120_131535.jpg
    1.7 MB · Visualizações: 25
  • IMG_20200120_131528.jpg
    IMG_20200120_131528.jpg
    1.2 MB · Visualizações: 25
Última edição:
Upvote 0
O segundo flush aconteceu a mesma coisa, o que pode ter dado errado, tentei seguir todas elas dicas mas infelizmente não deu certo novamente. Pode ser algum tipo de problema no esporo?


Provavelmente é algum produto químico ou condição ambiental no seu terrário que está causando isso. Ou, menos provável, é algum contaminante que está estressando os cogumelos.

Mas esses frutos são aproveitáveis. Só não estão bonitões.
 
Upvote 0
Eu chutaria alguma questão genética.

Já tive problemas com falta de ventilação e os cogumelos ficaram caídos, mas também acinzentados, aveludados e meio moles, além de estagnarem por completo, sem nem abrir os chapéus.

Os Escondidos (linhagem) que cultivo a partir de um carimbo da FSRE, porém, nascem todos contorcidinhos assim, apesar de crescerem mais. E isso rola mesmo quando outras linhagens que cultivo simultaneamente seguindo os mesmos procedimentos dão cogumelos não retorcidos.

Não digo que seja uma característica da linhagem, mas, talvez, nos nossos casos, os esporos que germinaram e deram origem às hifas que formaram os cogumelos tinham alguma mutação que conferiu essa característica.

No meu caso, em que essa condição não mexe muito com o tamanho deles, não vejo como um problema, acho até interessante e, de certa forma, prático, já que consigo identificar a linhagem pela aparência dos cogumelos (o que não me faz deixar de anotar certinho qual é qual hehe).

Quanto à potência, só comi deles umas vez e achei mais ou menos equivalente à potência de cogumelos não contorcidos da linhagem Palenque, com a qual tive mais experiências.

Abraço!
 
Upvote 0
Olá, bom dia. Estou com o mesmo problema que o seu no meu atual cultivo de GT. Eles ficaram iguaizinhos aos seus. No meu terrário coloquei uma bomba de ar, então no meu caso acredito que não seja a troca de ar o problema, pois a bomba é forte e também abria o terrário pra abanar e borrifar. Não coloquei pedra porosa na mangueira de ar, acho que está espirrando água devido aos borbullhos. Tô achando que é o excesso de umidade que está prejudicando o crescimento. Colhi eles, sequei e guardei para consumo pois não há sinal de contaminação. Fiz dunk, coloquei no terrário novamente, desliguei a bomba e vou ver como sairão.
Eu tiver o msm problema tmb e a causa é borrifar água diretamente neles nunca faça isso eles morrem se isso acontece q foi o nosso caso tira todos e faz um duck por no mínimo 12h e colocar no tarrario e pronto nunca borrife água em nenhum lugar da cassing nem nos bolos espero ter ajudado
Fala galera! O segundo flush aconteceu a mesma coisa, o que pode ter dado errado, tentei seguir todas elas dicas mas infelizmente não deu certo novamente. Pode ser algum tipo de problema no esporo?
Seguem fotos!
Vc está borrifando água diretamente neles? Se sim esse e o problema nunca faça isso vc os matam se fizer tiver esse mem problema e no primeiro cultivi aconteceu issoai fiz um duck e no segundo flush elea cresceram lindos espero ter ajudado
 
Upvote 0
Estranho, nunca aconteceu.
Podes baixar uns 2 graus a temperatura.
Tens uma luz branca por cima do terrario? É aconselhável.

Eu colocaria a pedra na mangueira, é super barata e evita salpicos.

Cogumelando4i20 eu sempre borrifei directamente nos bolos sem qualquer problema. No caso dele pode ser que tenha alguma relação (não faço ideia) mas comigo, e em diversas strains em diferentes Cultivos, nunca tive qualquer problema.
 
Upvote 0
Back
Top