Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Esporos - Trocas

Status
Não está aberto para novas respostas.

P4ulada

Cogumelo maduro
Membro Ativo
07/04/2008
54
63
Fala rapaziada,

Estive longe por um tempo mas estou de volta empolgadaço! Fiz uma doação que espero que traga um aumento substancial pro nosso banco. Troca feitas com usuários de outros fóruns (mycotopia). Foram alguns tipos que não tínhamos. Nessa época estava aprendendo inglês para tentar trazer umas teks e também para essas trocas. Há um site onde tem possibilidade de trocar, mas é em espanhol, quem quiser ir dando uma olhada está aqui:

https://lisergia.org/temas/intercambio-de-esporas.26/page-11

Acho válida a troca à nível global, soma pra todos os lados. Eh nóis
 
Concordo plenamente. Melhor que ficar perdendo dinheiro para os correios ( extravio de cartas ) ou pagar caro em carimbos; coletividade sempre.
 
Contribuidores podem trocar esporos aqui no CM, nos tópicos do fórum exclusivo de Contribuidores.

A Administração está estudando um sistema de trocas entre usuários bem interessante, para mediar as trocas de forma que todos se queden satisfeitos. Mas ainda não está em vigor.
 
Contribuidores podem trocar esporos aqui no CM, nos tópicos do fórum exclusivo de Contribuidores.

A Administração está estudando um sistema de trocas entre usuários bem interessante, para mediar as trocas de forma que todos se queden satisfeitos. Mas ainda não está em vigor.

Então man, falava entre trocas de nós, membros do Brasil, com pessoas de outros países, relativos a outros bancos de esporos, por exemplo, para que haja intercâmbio e acesso a uma maior variedade de strains. Acho massa se rolar esse sistema que falou mas penso na ideia de que hajam trocas mais específicas, como de strains novas ou em falta pro banco da profungos. Por exemplo, de usuários do mycotopia tive trocas que trouxeram redboy, sygyzy também, por exemplo, mas faz um tempo que estive longe. Fiz um envio com espécies e strains tipo P. semilanceata P. azurescens Pan cambo Sandoze, Goliath, cambodginiensis, dos cubensis Mex. albino Portobello, quila méxico, F albino, entre outros. Penso que é legal testar outras strains, até pelos nomes é excitante ficar imaginando qual será o resultado...por isso coloquei o link do fórum, para que quem visse alguma oferta de troca de strains interessantes para nosso banco que desse um salve. Eh nóis
 
Me considero novato ainda, estou testando os meus primeiros carimbos e por enquanto não me sinto seguro em envia-los para alguém, pra ser sinceros tive problemas com o primeiro testado, preciso ter certeza absoluta da qualidade dos meus carimbos para poder participar de um sistema de trocas.
 
...mas é isso memo. Maurício, nunca teremos garantia de fato mesmo, fazer o que, somos humanos, E falhos rs
SiriusII, mano, não é possível garantir esterilidade do trabalho, então a ética de cada um é o guia... só pra considerar mesmo, o empenho vale mano, a seriedade, etc, enfim.
 
Acho plausível desde que não tenha envolvimento financeiro, incentivar novos cultivadores tornaria o CM mais democrático e dinâmico em termos de pesquisa.
A idéia é essa mesma, troca de carimbo por carimbo, ou doação de carimbo, nada financeiro. "Escambo", por assim dizer.

Então man, falava entre trocas de nós, membros do Brasil, com pessoas de outros países, relativos a outros bancos de esporos, por exemplo, para que haja intercâmbio e acesso a uma maior variedade de strains.
Concordo, já que não existe mesmo outra forma de trazer novas strains para o país (exógenas), a não ser importar de outros bancos e anéis.

Mas tenho a impressão que o mais difícil é manter a nova strain "viva" em nosso círculo (Brasil), com cultivos e boa produção de bons carimbos.
Pode não ser muito óbvio, mas para que as strains continuem disponíveis, elas precisam continuar a serem cultivadas periodicamente, já que os carimbos não são eternos.

Cultivadores individuais, entretanto, creio que poucos sejam capazes de manter uma strain em atividade por muito tempo, sozinhos. De quê adianta alguém conseguir novas strains lá de fora, se não produzir (bons) carimbos e distribuir?

Acho que aí está o grande papel de um banco de esporos - reunir e também reciclar as strains, através de novos cultivos, e/ou do incentivo a estes.

TL;DR Se conseguirem carimbos dos hermanos, não esqueçam de doar alguns para a PróFungos :D
 
to com muitos prints aqui
muitos mesmos

prefiro ficar no isolamento ate achar alguem legal pra doar

qualquer coisa me da o toque ai q ue mando pra quem ta , e sabe como funciona o ambientalismo
 
Mas tenho a impressão que o mais difícil é manter a nova strain "viva" em nosso círculo (Brasil), com cultivos e boa produção de bons carimbos.
Pode não ser muito óbvio, mas para que as strains continuem disponíveis, elas precisam continuar a serem cultivadas periodicamente, já que os carimbos não são eternos.

Então, acho que isso se aplica a todas as strains, todas precisam ser cultivadas periodicamente. Acho que algumas "novas" dão um ânimo pra que mais pessoas as queiram cultivar, mas sei lá, concordo que há um segundo problema, o de reprodução mesmo, mas que se aplica a todas as strains que possamos ter no banco... já a questão de nossos cultivadores, do Brasil, serem capaz ou não de produzir algo de qualidade, é só dando oportunidade pra eles cultivarem mano. Sempre se contou com aqueles que mostram os resultados dos trabalhos por aqui.

Quando você questiona: "De quê adianta alguém conseguir novas strains lá de fora, se não produzir (bons) carimbos e distribuir?", invalida a proposta do tópico. Isso é um segundo problema, o da manutenção, etc... Assim como pode haver pessoas com prints no armário por 10 anos esperando um micologista profissional pra doar, outros estão procurando oportunidade de contato por outros meios. E o fato é que sempre foi clareado em números a situação do banco da profungos para que então se desse ênfase na reprodução de strains com pouca disponibilidade de carimbos em detrimento a outras - isso feito em grupo, sem discriminar o destinatário... quando se separa quem é bom cultivador e quem não é acho que se comete um erro grave, a não ser que o bom cultivador tenha investido em equipamentos no sentido de obter esterilidade, o que não existe...
 
Então, acho que isso se aplica a todas as strains, todas precisam ser cultivadas periodicamente.

Ou os métodos de armazenamento de carimbos precisam ser caprichados.

Carimbos úmidos, guardados em lugar quente, em recipientes não herméticos e sem silica gel se deterioram bem rapidamente.

Já vi referências no Shroomery de carimbos desidratados e mantidos em freezer ou geladeira ficarem viáveis durante anos. Isso diminuiria muito o esforço de ficar sempre cultivando a strain para mantê-las vivas.


Outra opção é procurar outros meios, como manter os esporos em uma solução estéril de água destilada e glicerol (10 a 40%) no freezer. O glicerol, ou glicerina, impede o congelamento da solução e os esporos ficam viáveis por um bom tempo. Essa técnica eu já usei no início da década de 2.000 e realmente funciona. Eu só não anotei os dados e os prazos de forma exata. Mas vou tentar de novo agora.
 
É por aí mesmo Ecuador... ao invés de hierarquizar os capazes e os duvidosos hehe
Quando não tinha nenhum resultado pra apresentar o nomade me enviou 2 prints, devolvi mais de 100, tirei uns 50 e cacetada de cada, acho, lembro de nem ter contaminações, se não me engano, de forma que depois de um tempo cultivei os esporos que tinha coletado e estavam bala! Enfim, to aqui, pra somar =D
 
a questão de nossos cultivadores, do Brasil, serem capaz ou não de produzir algo de qualidade, é só dando oportunidade pra eles cultivarem mano.
Apoiado :)
Quando você questiona: ... produzir (bons) carimbos e distribuir?", invalida a proposta do tópico.
...
quando se separa quem é bom cultivador e quem não é acho que se comete um erro grave, a não ser que o bom cultivador tenha investido em equipamentos no sentido de obter esterilidade, o que não existe...
... ao invés de hierarquizar os capazes e os duvidosos hehe
Ninguém aqui falou em "separar", "hierarquizar" cultivadores, entre "bons" e "não bons"...

Por "bons" carimbos, entenda-se apenas "viáveis e livres de contaminantes". Claro que um cultivador experiente tem mais chance de acertar na mão, mas em momento algum quis dizer que o cultivo (e distribuição) de uma nova strain não possam ser executados por um iniciante.

Enfim, to aqui, pra somar =D
E seja muito bem vindo! ;)
 
ue o q tu ta fazendo aqui entao, muda la pro foruns deles
ninguem é obrigado a doar prints nao, ainda mais pra nego q chega ontem

abraços
Tira esta mágoa do coração amiguinho. Não é pq vc tem todos os prints do mundo que isto te faz melhor que qualquer outro aqui. Aproveita e arruma uma namorada, pois acho que o motivo dessa sua arrogância é outro.
 
Quanto a falta de acessibilidade aos carimbos, vejo dois motivos(desconsiderando os bancos de venda de esporos). O primeiro é a merda do Correios, mas quanto a isso não podemos fazer nada. Já o segundo, é a falta de doações para a profungos. Porque não tentamos mudar isso?
Pensei em algumas coisas que talvez ajudem, por exemplo, temos uma data anual para "celebrar" nossos cogumelos mágicos? se sim, porque não tornamos um hábito doar(para a profungos e também para os coleguinhas) nesse dia? Se não temos essa data, porque não criamos? Acho que os cogumelos sagrados merecem um dia(mesmo que só reconhecido por nós), um dia onde desenvolveríamos juntos as tradições. Acredito que se muitos levarem a sério a data, pelo menos por um período do ano teríamos muitos carimbos disponíveis. Além de fortalecer o espírito de unidade entre nós.

Quanto a manter raças novas disponíveis, os cultivadores dedicados a causa poderiam se organizar para fazer carimbos e doar, Exemplo: esse mês ficou acordado entre todos que Fulano vai receber de Ciclano um carimbo da raça 1 e cultiva-lo o mais breve possível, para assim, produzir mais carimbos e doa-los, um para Beutrano( que deu da raça 2 pra pro fungos e um pra Cicalno) e o resto para profungos. Beutrano faz a mesma coisa que Fulano fez, mas enviando depois para outro. Assim por diante.
Espero que intendam o que eu quis dizer :rolleyes:
Creio que com isso daria pra manter algumas raças raras sempre ou com uma boa frequência na profungos. quanto ao trabalho dos que se voluntariam para fazer isso, eles teriam a vantagem de estar sempre recebendo carimbos pra se divertirem, além de estar realizando algo "nobre" pela causa.

Me perdoem se falei bobagem:whistle: e pelo texto longo, sou novo por aqui e por isso não tenho noção do quanto é possível realizar alguma dessas ideias, também quanto elas seriam realmente efetivas.
 
Última edição por um moderador:
@Mexicouts, vamos manter o nível da discussão, por favor.
nivel?? nao preciso manter o nivel da conversa, estou nivelado, so pq disse algo que nao te agradou nao quer que seja que estou fora do nivel.

Tira esta mágoa do coração amiguinho. Não é pq vc tem todos os prints do mundo que isto te faz melhor que qualquer outro aqui. Aproveita e arruma uma namorada, pois acho que o motivo dessa sua arrogância é outro.

não estou com magoa, e tb nao sou seu amiguinho. Não tenho todos os prints do mundo, tenho os que eu gosto e aprecio. Eu tenho mulher, e se minha arrogancia incomoda vende sua cama e para de dormir.

abraços a todos!
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Back
Top