Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Esporos em Suspensão Líquida + Meio Cultura Líquida

Telmix

Cogumelo maduro
Cadastrado
23/02/2010
1
46
43
Olá!

Sou novo por estes lados. Isto está muito interessante, parabéns!
Já não sou propriamente um iniciante nesta matéria, há uns 4 anos comprei uma box com micélio, daquelas que só necessita de juntar água.
Obtive 4 colheitas e de alguns cogumelos fiz prints para utilizar nos meus próprios bolos. Apesar de não ter tido alguns cuidados de esterilização e de não tomar os procedimentos mais correctos acabei por conseguir ter dois bolos com frutos :)

Entretanto decidi recomeçar e arranjei esporos em suspensão liquida, acham que vale a pena comprar um frasco de cultura liquida (MODERADO - sem menção a fornecedores, por favor)?
Os esporos comerciais em suspensão liquida não têm meio de cultura até serem injectados no bolo?
Se os injectar no meio de cultura antes do bolo ajudará muito na rapidez e eficácia do processo?
Vi alguns tópicos a falar de meios de cultura com mel para clonagem, esse meio também funciona com esporos em liquido?
Conhecem mais meios de cultura caseiros? :?::?::?::?::?:


Desculpem a ignorância e tantas perguntas mas como referi antes os meus estudos de Micologia já foram há 4 anos, e estive mais atento ás aulas de colheita, secagem e ingestão :D
Agradeço a colaboração, qualquer coisa ajuda!

Big Up! :pos:
 
!!!nossa me enrolei inteiro!!!
As perguntas sobre as solucoes comerciais nao saberei lhe responder, teria que entrar em contato direto com o comerciante para tirar suas duvidas.
:pos:
 
A glicose, glucose ou dextrose, um monossacarídeo, é o carboidrato mais importante na biologia. As células a usam como fonte de energia e intermediário metabólico. A glucose é um dos principais produtos da fotossíntese e inicia a respiração celular em procariontes e eucariontes. É um cristal sólido de sabor adocicado, de formula molecular C6H12O6, encontrado na natureza na forma livre ou combinada. Juntamente com a frutose e a galactose, é o carboidrato fundamental de carboidratos maiores, como sacarose e maltose. Amido e celulose são polímeros de glucose.

É encontrada nas uvas e em vários frutos. Industrialmente é obtida a partir do amido.

No metabolismo, a glucose é uma das principais fontes de energia e fornece 4 calorias de energia por grama. A glucose hidratada (como no soro glicosado) fornece 3,4 calorias por grama. Sua degradação química durante o processo de respiração celular dá origem a energia química (armazenada em moléculas de ATP - entre 36 e 38 moléculas de ATP por moléculas de glucose), gás carbônico e água.

Apresenta fórmula mínima: CH2O



Estrutura
A glucose (C6H12O6) contém seis átomos de carbono e um grupo aldeído e é consequentemente referida como uma aldohexose. A molécula de glucose pode existir em uma forma de cadeia aberta (acíclica) e anel (cíclica) (em equilíbrio), a última sendo o resultado de uma reação intramolecular entre o átomo C do aldeído e a grupo hidroxil C-5 para formar um hemiacetal intramolecular. Em solução aquosa as duas formas estão em equilíbrio, e em pH 7 a forma cíclica é predominante. Como o anel contém cinco átomos de carbono e um átomo de oxigênio, o que lembra a estrutura do pirano, a forma cíclica da glucose também é referida como glucopiranose. Neste anel, cada carbono está ligado a um grupo hidroxila lateral com exceção do quinto átomo, que se liga ao sexto átomo de carbono fora do anel, formando um grupo CH2OH.




Função
O nome Glucose veio do grego glykys (γλυκύς), que significa "doce", mais o sufixo -ose, indicativo de açúcar. Tem função de fornecedor de energia, participa das vias metabólicas, além de ser precursora de outras importantes moléculas.

Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Glicose"

CL com caldo de milho de pipoca.


Atualmente estou preparando o milho cozinhando e resfriando por 3 dias seguidos, isso seria uma pasteurização.
Coloco pouco água na panela, 2 dedos acima da superfície do milho, fervo 20 minutos e resfrio 24 horas.
Ao fim do processo, escoo a água restante, essa agua é decantada, o resíduao sólido fica no fundo e então derramo o líquido nos copos de requeijão, coloco a tampa preparada c/ o filtro e fervo e resfrio por 3 dias.
Não estou esterilizando, mas pasteurizando, para manter as qualidades do caldo de milho.
Depois de frios os copos são abertos dentro da glove, raspo um pouquinho de esporos para dentro e fecho a tampa em seguida.
Incubação dentro dessa caixa plástica para manter aerado e protegido de poeira.
Em 8 dias surgiu micélio em 15 está bem desenvolvido e pronto para inocular.
PIC_0019.JPGPIC_0021.JPGPIC_0026.JPGPIC_0027.JPG

CL em dextrose

#1-Meça 2 gramas ou uma colher rasa de chá de dextrose
#2-Meça 250ml de água quente no pote para mistura
#3-Adicione dextrose à água quente
#4-mexa para dissolver
#5-adicione os pedaços de vidro no pote
#6-preencha os potes abaixo da metade com a solução contendo a dextrose
#7-os potes devem ter apenas 1 furo na tampa. Cubra-o com a folha de alumínio bem apertado.
#8-ponha os potes na panela de pressão e deixe esterelizar por 30 minutos.
PIC_0024.JPGPIC_0028.JPGPIC_0029.JPGPIC_0030.JPGPIC_0031.JPG

CL em suco de uva

Inicie a experiencia com uvas vermelhas. Descasque 8 uvas, corte, retire os caroços e triture. Então ao sumo misture água e filtre. Distribua em copos de requeijão com tampas c/ filtro e pasteurize. Abra a panela depois que esfriar.
Dentro da glove raspe um pouco de esporos em cada copo.
Em 8 a 15 dias surgue micélio.

Experimentei copos de requeijão, são de polipropileno (PP) de alta densidade, são firmes e não amolecem na panela de pressão.

Os copos de requeijão tem o volume pequeno, mas tem a vantagem de poder colocar muitos na panela de pressão.
É importante arrumar de forma que fiquem apertados dentro da panela, para que não virem.

Coloque bolas de gude para fazer peso e não virar.

É interessante, avaliar a utilização de copos e potes de grande volume, pois a colonização 100% demora mais dias e quando ocorre contaminação a perda de substrato é maior.
PIC_0002.JPGPIC_0004.JPGPIC_0006.JPGPIC_0007.JPGPIC_0008.JPG
 
Última edição por um moderador:
acho que a forma de inoculaçao dessa
cultura liquda é um pouco mais complicada
será que se o fungo for criado por um bom tempo
no liqudo e depois for inoculado
ele nao vai sofrer mudanças para
se adaptar ao meio liquido
e essa troca rapida de substratos
nao atrazaria seu crescimento
até ele se adaptar ao substrato mesmo?
arroz vermiculta e etc ...

nao me expresse como queria
mas ta ai!!!
 
Caramba, muito interessante, sou menbro novo (apesar de ja ter lido bastante, e estou interessado em começar um cultivo), desculpe - se as perguntas não forem coerentes!
O CL seria uma alternativa à seringa de esporos na pré inoculação dos bolos? Como faço pra inocular os bolos depois que o micélio tomar todo o líquido?
Em que estado fica o micélio após o desenvolvimento, fica solidificado líguido, pastoso?
Posso usar o CL ao invés do bolo, e depois fazer o casing direto (me corrija se estiver errado, mas o casing é a distribuição de nutrientes sobre o micélio, que depois vai pro terrário?)

Se eu colocar a vermiculita dentro dos potes de requeijão, ela seria tomada pelo micélio? poderia então colocar ela pra nascer os cogus direto, pulando o dunk and roll?


Desculpe novamente pelas perguntas!

Grande abraço!
 
A Cl é outra opção para guardar o fungo.
A 1ª é o carimbo. Você cultiva e carimba, quando quer iniciar outro cultivo faz a seringa de esporos e inocula.
Seringa de esporos demora mais para colonizar o substrato.
A 2ª é a CL, nela você guarda o micélio, tanto tempo quanto o carimbo.
Uma CL precisa de uma raspa de esporos para iniciar, depois que o micélio se desenvolve, você multiplica o volume quantas vezes quiser. Inocular com CL a colonização é rápida em 4 dias tem micélio em 7 ou 8 está 100%.

As duas maiores vantagens da CL são rapidez de colonização do substrato e a multiplicação.
Colonizar rápido o substrato, afasta contaminação, porque o micélio é um competidor forte e outros não tem chaces de invadir depois que ele tomou conta.
Multiplicar então é melhor ainda, veja: você faz uma seringa de esporos, se usar diminui o volume, se acrescentar água dilui. Com a CL, você multiplica. Basta uma quantidade ínfima de esporos para iniciar, depois é só dividir o volume noutros copos e por mais solução de dextrose. Se usar acrescenta mais solução ao que sobrou e tem micélio novamente.
 
Última edição por um moderador:
acho que a forma de inoculaçao dessa
cultura liquda é um pouco mais complicada
será que se o fungo for criado por um bom tempo
no liqudo e depois for inoculado
ele nao vai sofrer mudanças para
se adaptar ao meio liquido
e essa troca rapida de substratos
nao atrazaria seu crescimento
até ele se adaptar ao substrato mesmo?
arroz vermiculta e etc ...

nao me expresse como queria
mas ta ai!!!

A Cl é outra opção para guardar o fungo.
A 1ª é o carimbo. Você cultiva e carimba, quando quer iniciar outro cultivo faz a seringa de esporos e inocula.
Seringa de esporos demora mais para colonizar o substrato.
A 2ª é a CL, nela você guarda o micélio, tanto tempo quanto o carimbo.
Uma CL precisa de uma raspa de esporos para iniciar, depois que o micélio se desenvolve, você multiplica o volume quantas vezes quiser. Inocular com CL a colonização é rápida em 4 dias tem micélio em 7 ou 8 está 100%.
 
A dextrose é aquela que se encontra em lojas de suplemento alimentar? É a mesma que o pessoal que gosta de malhar toma? A dextrose indicada é a pura ou existe problema se ela for associada com outros componentes energéticos (guarana etc)?
 
A dextrose é aquela que se encontra em lojas de suplemento alimentar? É a mesma que o pessoal que gosta de malhar toma? A dextrose indicada é a pura ou existe problema se ela for associada com outros componentes energéticos (guarana etc)?

o mel KARO eh dextrose de milho pura.
custa 4,50 aqui na minha regiao.
 
A dextrose é aquela que se encontra em lojas de suplemento alimentar? É a mesma que o pessoal que gosta de malhar toma? A dextrose indicada é a pura ou existe problema se ela for associada com outros componentes energéticos (guarana etc)?

Digite dextrose no Google e aparecerá diversos fornecedores. Compre dextrose pura (dextrose 100%) você encontra de R$12,00/kg.

o mel KARO eh dextrose de milho pura.
custa 4,50 aqui na minha regiao.

Já fiz CL em karo e também serve.
Karo tem dextrose, sacarose (açúcar de cana) e mais outras coisas, daí a cor laranja do produto.
Dissolvendo dextrose pura em água, a solução fica com a própria água, incolor.
1 kg de dextrose custa uns R$12,00 e dá para fazer umas 200 CL.
 
Última edição por um moderador:
Alguém sabe me dizer quais as medidas para a diluição da dextrose, para que se tenha um melhor resultado de crescimento e que o CL fique por bastante tempo colonizado?
vou fazer meu primeiro cultivo e achei interessante ter um estoque de micélio para fazer outros cultivos futuramente e também para não ter que ficar carimbando sempre.
também acho muito mais comodo fazer isolamentos por este método.
 
Galera to postando o resultado do clone em cultura liquida feita com milho de pipoca e batido no mixer e coado numa malha ultra fina de coador de café...

duvidas ...fikou meio leitoso a cultura, porém é o terceiro dia e não tem contaminantes em nenhum dos frascos ...4 grandes e uma garrafinha pequena.

olhem as fotos ... já é o micelio ou é algo do milho tipo amido aglutinado ...??

tudo feito na Grove Edredon Box ... por enquanto contaminação Zero ! ..:D

PS> qquer coisa me avisem se postei errado... vlw:pos: NÃO LIGEM PRO TETO DO BANHEIRO..sahushusau
arrumarei em breve...shhuuashsuauaush
Foto_A0710.jpgFoto_A0714.jpgFoto_A0715.jpgFoto_A0716.jpgFoto_A0717.jpg
 
Mexicano, lê os posts do mauricio, la ele diz a relação qnt de dextrose por qnt de agua.

Minha dúvida é: Posso esterelizar a dextrose+agua no microondas?

eu vi lá, valeu pelo recado

pelo que vi, muita gente já perguntou sobre esterilizações usando microondas, e percebi que não é muito indicado. Só não viria nenhum problema caso fosse pasteurizar a dextrose. Para este fim vc poderia usar o microondas.
 
Caraca Deseroy! Akilo la é uma glovebox? Vc uso como suporte pro plastico ,palito de churrasco? Fico muito loko, congratulations! :pos:

Até pidi pra um amigo meu um desses (é que eu tava contando pra ele sobre glovebox, falei do edredon, ai ele me deu o dele, pq robaram a casa do cara e levaram até o edredon, ai ele compro um novo ,put azar) e já ta aki em casa ,só falta o cano a luva e os palitos:D
 
Velho então ... o esquema foi assim, eu peguei o saco do edredon e fiz o esquema eventual de por as luvas com o pedaço de cano, tudo vedado e também dei uma reforçada nas costuras com fita ... ai como quando eu manuseava coisas mais longes do alcance a sacola entortava (tbm me falaram pra reforçar aq)... ai eu fiz uma armação de varinhas de bambo, pois ja tinha (faço artesanato) ...tipo tem o bambu maior ... os gravetos que nascem do bambo lavados com candida e bucha e tirei as pontas e as que ñ consegui isolei com fita...
então foi tudo por fora só para dar sustentação, ai da pra vc pirar e fazer por fora uq acha que fika melhor ...eu vo ve se bolo algo pra fika mais a pampa visualmente,...

:seta: agora voltando .. não havia reparado essa camada branca na hora do clone, ai ta me parecendo que é micélio, o micelio pode pacer uma poeira branca ... ou eu to pirando e é coisa da aglutinação do caldo de milho?
olha ai novas fotos ,...
Foto_A0718.jpgFoto_A0720.jpgFoto_A0723.jpgFoto_A0724.jpg
 
pode ser micelio sim , evite agitar muito nos primeiros 5 ou 6 dias.

Demorou meu velho valeu !... parece que esta dando tudo certo ,... vou mandar meu pedido de carimbo de esporos ..husshuahush ...
Qual me recomendam para estreia !?


:seta: mais antes disso terei shitaque eternamente ....eeeeeeeehhh
 
Back
Top