Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

  • Os tópicos em esta seção, são para discussões dos artigos enviado a nossa Biblioteca.

    Recomendamos que use a aba "Biblioteca" no menu principal acima para navegar com mais fácilidade.

Esclarecimento sobre técnicas bulk, casing ou balde

SPAWN ou semente é a carga de carbohidrato que sustenta o crescimento e reprodução do fungo.
O SPAWN pode ser preparado com um único tipo de grão ou misturas de grãos.
Saber o que será feito com o SPAWN otimiza o rendimento do cultivo.

BOLO assim, se o intuito é fazer bolos para frutificação, o grão mais comumente usado é o arroz, misturas de arroz com semente de passáros (niger, linhaça, painço, etc) enriquecem o bolo. Além do grão é necessário juntar a mistura ou provedor de água, a vermiculita é muito usada para esse fim. A proporcão entre grão e vermiculita é 1X2, as sementes entram com 10% do peso de arroz. Nesse caso o SPAWN é o produto final para promover a frutificação, e o bolo depois de 100% colonizado é colocado em condições de pinagem num terrário.

CASING é uma forma de frutificar um SPAWN utilizando apenas uma camada superficial que atua como reserva de água e expansora do micélio. Esse tipo de formatação é o mais simples entre os 3 que serão discutidos, pois a camada é constituída de material inorganico como vermiculita ou no caso de não dispor dela poderá ser usado pó de coco ou pó de pinus. A montagem é simples, tendo o SPAWN 100% colonizado basta deitá-lo num recipiente e cobri-lo com a camada, esse material qualquer que seja o escolhido deve ser umedecido e esterilizado para cumprir sua função. Para preparar um casing a semente pode ser qualquer tipo de grão ou mistura de grãos e não é necessário adicionar vermiculita, já que adiante na montagem do casing a vermiculita terá sua função de cobertura.

BULK essa montagem é mais sofisticada no que se refere ao material que se juntará a semente. O BULK é uma tecnica de montagem que favorece um excelente rendimento de frutos. Ele agrega ao SPAWN um material orgânico rico em fibra (fibra de coco, sphagnum) e um material pré metabolizado (esterco, humus, etc) que será colonizado pelo SPAWN antes de ser colocado em condições de pinagem. Então a sequencia é mais alongada do que as anteriores, pois depois de ter o SPAWN pronto e o material do bulk pasteurizado, eles serão misturados na proporção até 1X4 e colocado na incubadora até que a superficie esteja totalmente colonizada, dai então segue para o terrário para frutificar ou recebe uma cobertura de casing com vermiculita e então colocado para pinar.

BALDE é um bulk que não vai para o terrário a pinagem é feita outdoor.

A escolha da forma é uma questão de disponibilidade de material, tempo, espaço, destreza, confiança, entre outras, mais deve ser claro que ter um caminho a seguir é a melhor forma de não se perder ou por tudo a perder.
 
Última edição por um moderador:
Então a sequencia é mais alongada do que as anteriores, pois depois de ter o SPAWN pronto e o material do bulk pasteurizado, eles serão misturados na proporção até 1X4 e colocado na incubadora até que a superficie esteja totalmente colonizada

* Neste caso tenho uma dúvida sobre essa proporção e a incubação, por exemplo:
- 1(Spawn)
- 2(material pasteurizado)
Fazendo no BALDE como faço para INCUBÁ-LO?

Já que minha intenção é fazer no BALDE o BULK...

Se vou fazer o BULK no BALDE eu apenas misturo na proporção 1x2 ou 1x3 e deixo no BALDE mesmo, já que não tem como por o balde na incubadora, então fica na temperatura ambiente, isso vai colonizar bem devagar pela lógica, a pergunta é: dará certo?

Pelo menos para mim que sou pouco experiente faltou essa informação, vou fazer um bulk por esses dias e usarei um balde...

Pensei que poderia também fazer a mistura num pote maior, por na incubadora, aguardar a colonização e somente depois que estiver concluída coloco no balde.

Esse POST está muito bom, esclarecedor, grato pela força!

bom dia!
 
Última edição por um moderador:
@F.J.P.

MuiLok disse:
Um cultivo em balde é uma espécie de casing monotub, onde o substrato está acondicionado no mesmo ambiente de frutificação. E, ele acaba sendo menos exigente que os bolos, por fornecer condições mais "completas" para a frutificação. Os bolos são bem mais exigentes, tanto com temperatura, como com umidade e nível de O2.

O que pode ser feito é encher um outro balde com um pouco de agua e adicionar um aquecedor/termostato e colocar o balde do bulk dentro para manter a temperatura adequada. Ja tive bom sucesso fazendo isso com monotub! Mais tem que ficar enchendo o balde de agua conforme a agua for evaporando.

cubanos-1.jpg cubanos-18.jpg
 
Última edição:
Tenho notado a um bom tempo que o pessoal tem se confundido com os passoas a seguir nestas tecnicas onde voce mistura SPAWN (material colonizado) a Substrato Nutritivo (bullk) ou substrato inocuo (casing)

Entao segue passo a passo:

1- Produza seu SPAWN como bem entender: Milho, PF, Graos ou ate papelao.

2- Decida-se entre Casing ou Bullk.

3a- casing:
Faca uma camada inferior de vermiculita umida
coloque o spawn
cubra com vermiculita umida e aniversarie

3b- bullk ou balde:
faca uma camada inferior de vermiculita pura seca(pra absorver qualquer excesso da camada de bullk e evitar que o micelio cole no recipiente)
misture o spawn ao substrato nutritivo (vermiculita + po de fibra de casca de coco + borra de cafe ou qualquer outro substrato que voce tenha em maos)
deite esse spawn + substrato nutritivo sobre a cama seca e cubra com um plastico
AGUARDE COLONIZAR 100%
cold shock/dunk a seu gosto.
cobertura com vermiculita umida E ANIVERSARIO no mesmo dia.


Da pra fazer casing apenas com spawn e vermiculita!?!?
Ele bomba desta forma???

Vermiculita umida + Spawn + Vermiculita umida.... incuba por alguns dias e depois canta parabéns? ;D
 
tenho vermiculita seca e esterelizada,como faço para deixa-la umida sem contaminar?
posso borrifar agua+agua sanitaria em cima do casing ,depois de coberto com a vermiculita seca? se sim,qual a quantidade de agua sanitaria?
ou eu posso usar apenas agua mineral?
 
tenho vermiculita seca e esterelizada,como faço para deixa-la umida sem contaminar?



Molhe a vermiculita com água esterilizada, ora.

E NÃO borrife água sanitária em cima do casing do casing em hipótese nenhuma.

Como o @tupy aconselhou, siga o básico da técnica. Você vai acabar causando problemas no seu cultivo se tentar inovar sem entender direito o que acontece.
 
Olá pessoal , procurei mais não encontrei, posso usar xaxim, no lugar da fibra de coco? fazendo uma cama de vermiculita, xaxim, café, rola ? ou é bom por esterco de vaca curtido também? grata
 
Olá pessoal , procurei mais não encontrei, posso usar xaxim, no lugar da fibra de coco? fazendo uma cama de vermiculita, xaxim, café, rola ? ou é bom por esterco de vaca curtido também? grata

Não se encontra mais xaxim legalmente em lojas, pois o comércio dele foi proibido (risco de extinção). Já se você tiver em casa, em estoque, pode usar sim!

fazendo uma cama de vermiculita, xaxim, café, rola ? ou é bom por esterco de vaca curtido também? grata

Não faça camadas, com a exceção daquela para cobrir os grãos misturados ao substrato. Sugiro dar uma olhada no meu tutorial de bulk: https://teonanacatl.org/threads/cultivando-cogumelos-com-sementes-para-pássaros.10185/
 
posso colocar wheyproten com milho e arros normal para dar forsa para os cogus

@minotauro,

Proteína não é um aditivo normalmente usado em substratos para cogumelos. E é muito fácil encontrar arroz integral.

Fora isso sugiro que, se for cultivar, comece com uma PFTek básica, seguida à risca, como o guia do @tupy - Cultivo básico e simples (ILUSTRADO)

Peço também para que leia as regras do fórum - https://teonanacatl.org/wiki/regras-do-forum/ .

Creio que os dois pontos abaixo merecem sua atenção especial, de início:

:teo_seta_direita:Artigo 11 - Escreva da melhor forma possível

(...)

§ 2° O fórum é um espaço público que reúne pessoas dos mais variados objetivos, lugares, formações, idade, etc., portanto preze pelo português correto. Escrevendo dessa forma suas chances de ser interpretado corretamente aumentam consideravelmente. Usuários do Internet Explorer podem utilizar o Spell Checker (botão ABC da caixa de resposta) para corrigir as suas mensagens.

e:

:teo_seta_direita:Artigo 12 - Edite as suas mensagens

§ Único Não poste uma nova mensagem se você puder utilizar a que já postou para corrigir ou adicionar algo. Isso quer dizer, não postem novas mensagens com pouco espaço de tempo entre elas ou sem mensagens de outros usuários entre elas.
 
A montagem é simples, tendo o SPAWN 100% colonizado basta deitá-lo num recipiente e cobri-lo com a camada, esse material qualquer que seja o escolhido deve ser umedecido e esterilizado para cumprir sua função.
Caso o SPAWN (arroz triturado e vermiculita) não esteja totalmente colonizado, eu posso retirar os bolos do recipiente de incubação e retirar/descartar manualmente a parte não colonizada e proseguir com o casing normalmente?
 
Caso o SPAWN (arroz triturado e vermiculita) não esteja totalmente colonizado, eu posso retirar os bolos do recipiente de incubação e retirar/descartar manualmente a parte não colonizada e proseguir com o casing normalmente?
Acredito que não, pois o processo de colonização não estando totalmente completo, na proporção da massa que você têm dentro do copo, indica que o micélio ainda está buscando completar o seu desenvolvimento pleno, em outras palavras, ele ainda não está "forte", o que ocasionalmente ele vai buscar completar o seu fortalecimento dentro do casing, deixando ele em condições desfavoráveis, lutando contra contaminantes.
 
Acredito que não, pois o processo de colonização não estando totalmente completo, na proporção da massa que você têm dentro do copo, indica que o micélio ainda está buscando completar o seu desenvolvimento pleno, em outras palavras, ele ainda não está "forte", o que ocasionalmente ele vai buscar completar o seu fortalecimento dentro do casing, deixando ele em condições desfavoráveis, lutando contra contaminantes.
E se for o BULK?
Não a nada que eu possa fazer no caso de querer fazer com que os bolos comecem a germinar antes que eles estejam totalmente colonizados? Daqui 1 mês eu vou viajar e vou passar um ano fora do Brasil e não tem ninguém aqui para manter o cultivo e se eu deixar eles dentro dos copos por 1 ano, acredito eu, que eles iram morrer, por isso precisava tirar eles agora.
 
E se for o BULK?
Não a nada que eu possa fazer no caso de querer fazer com que os bolos comecem a germinar antes que eles estejam totalmente colonizados? Daqui 1 mês eu vou viajar e vou passar um ano fora do Brasil e não tem ninguém aqui para manter o cultivo e se eu deixar eles dentro dos copos por 1 ano, acredito eu, que eles iram morrer, por isso precisava tirar eles agora.

Então tire, faça o teste, depois conta pra gente como foi!
 
CASING ...a camada é constituída de material inorganico como vermiculita ou no caso de não dispor dela poderá ser usado pó de coco...

BULK ...um material orgânico rico em fibra (fibra de coco)...

Fibra de coco é material orgânico. Isso faz do set Fibra de coco + Spawn + Fibra de coco bulk? Ou isso non ecziste?
 
Respondendo aqui a dúvida do @Psicx e outros:

Se você deixar o bolo inteiro continua sendo um bolo PF-Tek, mas se despedaçar e cobrir com uma camada de fibra, esperar colonizar a camada e aniversariar depois de colonizada a camada, é um Casing.

A menos que você use um substrato nutritivo na camada (normalmente a fibra ou vermiculita com esterco e mais outras coisas), aí é um Bulk.
A fibra de coco é orgânica, mas não é considerada uma camada nutritiva, para estes propósitos. Então seria um casing mesmo.

Se você colocar camada não nutritiva em cima E embaixo, é um double casing. Que também pode ser feito "de fábrica" nos bolos PF (colocando vermiculita ou fibra no fundo do copo e por cima do substrato, antes de colocar para esterilizar).

Casing ou bulk, se você fizer o cultivo colocando o spawn + substrato direto no fundo de um balde ou caixa fechado, com espaço para os cogumelos crescerem sem o uso de um terrário, é um Monotub.

E finalmente, Spawn ou Inóculo é aquilo que é colonizado previamente para ser despedaçado e usado para inocular uma quantidade de substrato. Normalmente milho ou outros grãos, sem adição de vermiculita ou outros ingredientes que promovem aeração e deixam o substrato colonizado coeso como num bolo.
 
Ótima explicação, @Salaam`aleik. Eu só não concordo com um pequeno trecho:
esperar colonizar a camada e aniversariar depois de colonizada a camada, é um Casing.
E se eu cobrir com vermiculita e colocar pra frutificar não deixa de ser casing, até porque não há motivos pra esperar a vermiculita colonizar, não?
 
Back
Top